Ir para o conteúdo principal

O conteúdo do post foi ocultado

Para desbloquear este conteúdo, por favor clique aqui

Margarida Pereira
Noiva Novata Outubro 2026 Alenquer

Registo Civil

Margarida Pereira, a 9 de Março de 2026 às 20:21 Publicado em Fórum Organizar um casamento 0 9
Olá Noivinhas!
Tenho uma pequena dúvida ...
Quando vamos ao registo para abrir o processo do casamento, depois como funciona?Nós vamos casar à igreja em Outubro e vamos tratar disto do registo em Abril. A minha dúvida é : quando vamos à igreja, já vamos casados. Mas quanto tempo antes é que é feito o casamento civil?Tenho esta dúvida por conta da alteração dos dados nos documentos e tudo isso. Podem ajudar?Obrigada Smiley smile

9 respostas

Última atividade por Margarida Pereira, a 10 de Abril de 2026 às 16:08
  • Margarida Pereira
    Margarida Pereira ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Muito obrigada a todas pela ajuda!!
    Na próxima semana, vamos tratar de iniciar o processo do registo para ficar despachado e não correr o risco de atrasos! Smiley smile
    • Responder
  • Bruna
    Noiva Principiante Abril 2026 Gondomar
    Bruna ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo

Olá! O casamento realizado na Igreja é reconhecido pelo Estado.

Recomendo que inicies o processo civil 3 a 4 meses antes da data da cerimónia religiosa. Depois é só entregares o documento na igreja e eles darão seguimento a todo o processo, o civil inclusive. Espero ter ajudado.

• Responder
  • Andreia
    Noiva Novata Novembro 2026 Lisboa (Concelho)
    Andreia ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Actualmente penso que já para dar início ao processo do civil on-line, eles depois enviam para a igreja e a data de casamento é a da igreja, que depois a igreja envia os documentos necessários para o cartório. Atenção que o documento de início do processo tem 6 meses de validade, por isso não fazer muito longe da data do casamento.
    • Responder
  • Magda Calisto
    Noiva Master Maio 2025 Tavira
    Magda Calisto ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Infelizmente não te posso ajudar pois apenas casámos pelo civil por motivos pessoais do noivo mas decerto que outras Noivinhas por aqui te poderão esclarecer essa dúvida 😉
    Continuação de óptimos preparativos!
    • Responder
  • Alexandra
    Super Noiva Setembro 2026 Porto (Concelho)
    Alexandra ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo

Olá Margarida,

À semelhança do que a Daniela e a Mafalda já disseram, atualmente já não é obrigatório casar previamente no Civil e só depois na Igreja. Podes fazer tudo no mesmo dia.

Se pretenderes casar sob regime católico, tens de abrir o processo de casamento na Conservatória com 6 meses de antecedência e selecionar essa modalidade. Entregar-te-ão um documento que à posteriori terás de entregar na Igreja e geralmente é a paróquia que trata do resto.

• Responder
  • Mafalda
    Noiva Experiente Novembro 2025 Mafra
    Mafalda ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo

Nós casamos no mesmo dia pelo civil e pela igreja pois na nossa igreja era possível logo isso como a Daniela disse.

• Responder
  • Daniela
    Noiva VIP Novembro 2027 Paredes
    Daniela ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada
    Do que me informaram terás de fazer dentro do prazo de seis meses.. mas posso estar errada
    • Responder
  • Margarida Pereira
    Margarida Pereira ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada
    Olá! Sinceramente, também não sei ao certo como se processa. Mas a minha dúvida é mais sobre as datas e os prazos .
    Obrigada pela tua resposta! Smiley smile
    • Responder
  • Daniela
    Noiva VIP Novembro 2027 Paredes
    Daniela ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo

Ola noivinha, aqui na nossa paroquia, ja nao fazemos o casamento antes no civil e depois na igreja.

Abrimos processo no civil, solicitamos uma certificado de casamento com validade de 6 meses e entregamos na paroquia.

Portanto, basta fazermos o casamento na igreja, ja nao sera necessario ir ao civil porque eles acabam por tratar do resto

Nao sei se no teu concelho tambem será assim

• Responder

Escolheste . Escreve um comentário e adiciona mais detalhes à tua escolha 👇

Artigos relacionados

Grupos gerais

Inspiração