Ir para o conteúdo principal

O conteúdo do post foi ocultado

Para desbloquear este conteúdo, por favor clique aqui

Sandra
Noiva Experiente Fevereiro 2023 Guimarães

Registo cívil

Sandra, a 25 de Outubro de 2021 às 16:31 Publicado em Fórum Casamentos.pt 0 11
Boa tarde meninas, eu tenho andado desaparecida daqui. Tenho uma duvida, vou me casar pela igreja em 2023. Mas tamos em pensar em ir ao registo civil no inicio deste ano.
Podemos fazer isso e depois quando for a, reunião com o padre levar os papeis?
Nos nao queremos que os do registo civil vá a igreja no dia, fica mais caro.

11 respostas

Última atividade por Rita, a 8 de Novembro de 2021 às 15:55
  • Rita
    Porto (Concelho)
    Rita ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada

Olá Sandra! Smiley heart

Acho que este comentário da Zélia está bastante esclarecedor.

Mas deixo aqui um artigo, para consultares.

O que necessito para me casar na Igreja?

Beijinhos

• Responder
  • Telma
    Top das Noivas Agosto 2021 Oliveira de Azeméis
    Telma ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada

Os papéis do registo civil só podem tratar nos 6 meses que antecedem a data do vosso casamento religioso! Assim, devem ir abrir o processo ao Registo Civil em Outubro'2022 😘

• Responder
  • Sandra
    Sandra ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada
    E isso que vou fazer. Nos temos casamento marcado na igreja para 2023.
    O resto da papelada ainda nao sei porque ainda nao falamos com o padre.
    • Responder
  • Krizitah
    Top das Noivas Julho 2021 Loures
    Krizitah ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo

Olá Sandra. O registo civil não vai à igreja. 6 meses antes da data da igreja, podes abrir processo no registo civil.

• Responder
  • Zélia
    Noiva Master Junho 2021 Rio Maior
    Zélia ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Olá Sandra, como a Telma disse, os conservadores nunca vão à igreja até porque eles não vos podem casar pela igreja. Quem vos pode casar pela igreja é o padre ou o diácono.
    Os da conservatória podem deslocar-se à quinta para vos casar no civil na quinta. Entendes? Caso o casamento seja na quinta custa 200€ + deslocação. Caso seja no registo são 120€. Caso seja um casamento religioso e civil ao mesmo tempo (sendo que o padre é que terá a papelada do civil) são os 120€ na mesma mais algo que a igreja peça como doação.

Resumindo, vocês têm várias hipóteses:1. Casar no registo só os dois e mais tarde, noutra data, casar na igreja
    2. Casar só no civil no registo ou numa quinta
    3. Fazer o casamento civil e religioso no mesmo dia (que é o que a maioria das noivas fazem), sendo que os papéis do civil terão que ser dados ao padre que depois tratará de vos declarar casados ao registo.
    • Responder
  • Ana
    Noiva Master Maio 2022 Lisboa (Concelho)
    Ana ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Olá eu penso que sim até porque o casamento só é oficial no registo assim quem é o problema de casar antes ou no dia?
    • Responder
  • Telma
    Telma ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada

Mas os conservadores nunca vão à igreja querida! Vocês apenas têm de ir abrir processo nos 6 meses que antecedem a data no religioso e não têm de se preocupar nem pagar mais nada! É tudo tratado pela paróquia diretamente com o registo!

Se forem ambos portugueses e não quiserem convenção até podem abrir online!

• Responder
  • Sandra
    Sandra ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada
    Nos nao queremos que va a igreja os do registo civil.
    E a padres que nem gostam no caso do meu ainda nao sei se ele se importa ou nao.
    • Responder
  • Telma
    Telma ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada

Grande parte dos padres só abrem agenda a partir de Setembro, por isso convém verem com o vosso como ele faz querida!

Se ambos forem portugueses, no registo civil não precisam de padrinhos, bastam vocês! Mas se fizerem mesmo questão, porque não tentam fazer o registo civil no mesmo dia que irão casar na igreja no próximo ano? Nós casamos a 13'Agosto'2020 no civil e a 13'Agosto'2020 no religioso 😍

Esse valor aplica-se caso queiram que o Conservador vos vá casar à quinta (aplicável só a casamentos civis apenas) e não é mais 200€, são 200€ + deslocação do conservador em vez dos 120€. Nos casamentos religiosos pagam apenas 120€ se não quiserem nenhuma convenção e o conservador não vai lá, é o padre quem trata de tudo, e ficam casados pelo civil e pelo religioso no mesmo momento.

• Responder
  • Sandra
    Sandra ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada
    Esses tais papeis ainda nao fomos ao padre vamos agora no inicio do ano.
    Mas como vamos ter cá os padrinhos e mais facil para nos o registo civil no inicio do ano.
    Como me dizeram que no dia do casamento se quisermos que o registo civil va a igreja era mais 200€
    • Responder
  • Telma
    Telma ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo

Olá Sandra 😍

Se casarem por religioso não têm de pagar mais no civil, é o mesmo montante! E não vai ninguém do registo civil à igreja, é um processo "automático" que fica ao encargo do padre/paróquia tratar com o Registo Civil.

De qualquer das formas, não há problema nenhum em casar no registo civil agora e depois na igreja em 2023, nós fizemos isso! Com o Covid, adiamos o casamento de 2020 para 2021 (religioso) mas mantivemos em 2020 o Civil. Depois, bastou levar a Certidão de Casamento do Registo Civil além da habitual papelada 😘

• Responder

Escolheste . Escreve um comentário e adiciona mais detalhes à tua escolha 👇

Artigos relacionados

Grupos gerais

Inspiração