Ir para o conteúdo principal

O conteúdo do post foi ocultado

Para desbloquear este conteúdo, por favor clique aqui

Natacha
Noiva VIP Agosto 2016 Seixal

Querer emigrar ... ajuda !!!

Natacha, a 10 de Maio de 2015 às 11:03 Publicado em Fórum Vida de casal 0 30

Bom dia Noivas/os !!!

Preciso de uma grande ajuda de quem está a viver fora de portugal... eu e o meu noivo estamos a pensar em emigrar para a Belgica, mas queriamos opiniao de quem conhece o país e alguns conselhos de como devemos de fazer.

Eu estou desempregada e nao consigo nada ja estou saturada e nao esta a dar mesmo, temos que juntar dinheiro para o casamento e nao esta a dar, e pensamos que viver aqui nunca iremos ter um bom futuro para os nosso filhos...

Alguem que esteje na Belgica me pode dar conselhos????

Beijinhos a todas

30 respostas

Última atividade por Hélia, a 12 de Maio de 2015 às 17:17
  • Hélia
    Noiva Constante Novembro 2015 Espinho
    Hélia ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo

Desejo-te toda sorte. Eu tenho familia imigrada, aliás tenho meus irmãos na Irlanda, e apesar de ter estado bastante tempo desempregada, nunca consegui imigrar.. Gosto demasiado de Portugal e não tenho espirito imigrante! Um beijinho e tudo de bom*

• Responder
  • Natacha
    Natacha ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo

Foi um pais que falamos, e que temos pessoas conhecidas que estao lá e é sempre bom conhecer alguem num pais estrangeiro ... sinceramente nao achava mal o ordenado, para quem nao tem nada aqui , ja é bom ter algo assim ...

• Responder
  • Vanessa
    Top das Noivas Setembro 2016 Lisboa (Concelho)
    Vanessa ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo

Para ti espera um pordenado limpo de cerca de 1500 (possivelmente menos até), dificilmente mais. Ele pode ganhar bem, tipo 2000 ou talvez mais. As casas em bruxelas sao super caras e um ordenado de 1500 é ridiculo. O meu conselho se é mesmo para esse pais que gostarias de ir é ficar fora de bruxelas, noutra cidade, de preferencia na parte neerlandesa, onde ha muito mais educaçao e encanto...mas onde também ha a barreira da lingua. se posso perguntar...porquê a Bélgica?

• Responder
  • Natacha
    Natacha ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada
    Obrigada Vanessa pelo testemunho, eu é recepcinista/assistente dentaria ele é manutenção industrial
    • Responder
  • Vanessa
    Top das Noivas Setembro 2016 Lisboa (Concelho)
    Vanessa ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo

Olá. Eu vivi na Bélgica... Durante 2 anos e meio. Tenho uma opiniao mt ma de Bruxelas. Cidade perigosa, cara e sem interesse. Não sei k profissões têm mas eu como enfermeira ganhava mt mal. Estaria melhor em Portugal. O problema é k em Portugal não há empregos. Como vocês são um casal talvez se safem com dois ordenados. Aconselho ir para outras cidades k não Bruxelas e visitar antes de dar o passo.

• Responder
  • Mónica
    Top das Noivas Abril 2016 Paredes
    Mónica ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo

É realmente uma situação complicada e todas sabemos que o casamento implica imensas despesas...

• Responder
  • Natacha
    Natacha ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada

Pois nos estamos a pensar emigrar para termos uma vida melhor, e porque temos o casamento marcado para o ano e fiquei desempregada desde o inicio do ano e ate agora nao consigo nada, e nao estamos a conseguir juntar dinheiro e é muito stress porque o dinheiro é basicamente para as desepesas do mes :/

• Responder
  • Mónica
    Top das Noivas Abril 2016 Paredes
    Mónica ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo

Olá Natacha!

É uma decisão muito dificil de tomar! Compreendo as vossas motivações! Devem escolher um país em que a barreira da lingua não seja um problema e onde podem ter uma vida melhor!

• Responder
  • Joana
    Top das Noivas Julho 2016 Alenquer
    Joana ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo

Olá Natacha,

Não estou dentro desse assunto, por isso restam-me desejar-te boa sorte Smiley winking

• Responder
  • Daniela e Fábio
    Top das Noivas Julho 2016 Barcelos
    Daniela e Fábio ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo

A língua é uma questão de adaptação, tens a suiça também

• Responder
  • Natacha
    Natacha ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada

Olá Liliana obrigada pelo teu testemunho.

sim eu conheco uns amigos que estao em bruxelas, e eu preferia ir para a regiao onde se fala mais o frances pois a outra lingua e bastante complicada loool ja andei a "estudar" lol eu primeiro antes de ir estou a pesquisar empregos para ter onde me agarrar primeiro, pois estou a ver que nao vai dar para ir os dois ao mesmo tempo, por isso devo de ir eu primeiro..

• Responder
  • Natacha
    Natacha ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada

Acredito que nesses paises se viva bem, mas eu para emigrar vou para um país onde me sinta confortavel com a lingua, so domino o frances Smiley smile

• Responder
  • Daniela e Fábio
    Top das Noivas Julho 2016 Barcelos
    Daniela e Fábio ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo

Neste momento e conhecendo várias pessoas imigrantes, aconselho 3 países : Alemanha, Inglaterra e Irlanda

• Responder
  • L
    Noiva Experiente Agosto 2015 Lagoa
    Liliana ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Olá Natasha
    Sem terem algo em mãos é complicado.
    Eu vivi na Bélgica aliás sou meia belga por parte do meu pai.
    Vivi em Bruxelas e estudei lá o que foi meio caminho andado para depois arranjar trabalho. Mas muitos amigos meus já lá a viverem penaram para arranjar trabalho isto porque também foi no início da crise mais propriamente em 2008. Eu regressei em 2010 por muito bem quem estivesse a ganhar as saudades eram mais que muitas, fosse do tempo fosse da família fosse dos amigos, ou seja tudo.
    E não me arrependo de ter voltado mas também não me arrependo de ter ido. A Bélgica é um país maravilhoso para morar, nao digo Bruxelas mas tens Antuerpia, tens Bruges etc. Em termos de trabalho nao sei como estao as coisas agora.
    Boa sorte Smiley smile
    Beijinhos
    • Responder
  • Natacha
    Natacha ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Oh que giro, eu adoro medicina dentária e adorava arranjar lá algo como assistente, eu tenho lá um casal amigo em bruxelas mas tiveram um bebe a pouco tempo e n queria muito chatia-los, e o meu namorado conhece um amigo mais a sul da Bélgica uma terrinha ... Ainda não tenho que fazer isso , vou ver se faco isso ainda hoje, escolhemos Bélgica por termos pessoas conhecidas e por ser um país na UE e que se fale francês lool .. Tenho família em franca mas aquilo n ta muito famoso e n queríamos ir para lá.
    • Responder
  • Pati
    Super Noiva Junho 2015 Vila do Conde
    Pati ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo

Acho que la consegues trabalhar como assistente!!! Eu sou médica dentista, ainda vamos encontrar-nos por lá!! :-) estive lá em agosto e se não fosse pelos meus papéis tinha já lá ficado numa clínica na zona portuguesa. Nem queriam saber se falava francês ou não. Espero ter a mesma sorte mal tenha os papéis...

O meu noivo é enfermeiro. Na altura foi por uma agência de recrutamento mas tinha lá família, o que ajudou imenso nos primeiros tempos.

Tens alguém a quem deitar a mão? Pensaram na Bélgica porque?

Sei que la a altura das vacas gordas também já passou mas tenho a certeza que conseguem alguma coisa. Se fosse para enfermagem ou para a construção Civil podia dar-lhe uma mão mas assim não sei se consigo alguma coisa mas posso perguntar. Já viste sites de emprego? Já tens o cv traduzido?

Falamos por MP se quiseres Smiley winking

• Responder
  • Natacha
    Natacha ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada
    Eu tenho o curso de recepcionista mas sempre trabalhei en clínicas dentárias por isso eu ate vou para trabalhar numa área qualquer desde que tenha trabalho e que aqui tou desempregada e n consigo encontrar mesmo nada e o ordenado que ele recebe n da para nada também ... Ele tem experiência em manutenção industrial como fazer pecas para automóveis ... O teu noivo conseguiu trabalho e ir ou foi sem trabalho e procurou lá??? Eu queria tar na parte francesa pois e a língua que mais domino ... Eu ajuda preciso e de muita lol
    • Responder
  • Pati
    Super Noiva Junho 2015 Vila do Conde
    Pati ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo

O meu noivo está em Bruxelas há 2 anos e eu vou para lá mal consiga resolver a burocracia que exigem à minha profissão.

Custa bastante deixar o país... quais são as vossas áreas? Querem trabalhar em quê?

O melhor Conselho que vos posso dar é que tentem escolher o país que vos possa dar melhor estabilidade aos dois. No nosso caso, se fosse hoje, não tínhamos escolhido a Bélgica como destino, apenas e só porque me colocaram o entrave do reconhecimento da minha licenciatura e não ma dão sem eu ter 3 anos de experiência cá...e então tivemos de esperar separados, ele lá porque não tinha trabalho decente em Portugal e eu cá porque consegui manter o meu trabalho enquanto espero que o tempo passe.

Se não tivéssemos tomado esta decisão acho que nem data para casamento tínhamos resultado estaríamos com a vida parada à espera de um milagre...

Se precisares de alguma coisa diz!! :-)

• Responder
  • E
    Noiva Ativa Agosto 2015 Penafiel
    Eden ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Olá Natacha
    Eu estou no Luxemburgo a 9 anos. Já na altura em que os meus pais vieram foi complicado o meu pai tinha um contrato mas a minha mãe veio de mãos atadas. Para dizer que se a 9 anos foi difícil agora é pior. Estou a trabalhar numa agência e trabalho temporário e sei que esta muito difícil e muita gente para poucos trabalhos e sem falar que hoje em dia e quase tudo com contratos determinados. Na Bélgica não sei bem como funciona mas aqui para trabalhar como recepcionista precisas de falar as 3 línguas oficiais e mesmo assim é complicado (eles são muito nacionalistas).
    se o teu noivo tem trabalho fixo eu não arriscava e a minha opinião.

Beijinhos e boa sorte
    • Responder
  • Sandra
    Noiva Master Julho 2016 Oeiras
    Sandra ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Olá Natacha devo dizer que não é fácil. .eu vim para a Holanda já com contracto de trabalho e 2semanas de hotel pago..foi um autêntico sarilho para arranjar casa..o meu noivo veio 1semana depois sem trabalho e teve 3meses sem arranjar nada..depois acabei por lhe na mesma loja mas numa outra cidade..os ordenados são bons mas a vida é bem mais cara!! Ir à aventura é um risco..como a Andreia disse existem comunidades no Facebook que podem ajudar um cadito mais mas pelo que a minha tia me conta na Bélgica tb há muita falta de trabalho..há muitas pessoas que moram lá e trabalham no Luxemburgo ou na Alemanha!!
    Boa sorte
    • Responder
  • Natacha
    Natacha ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada
    Nada me desmotiva, pois aqui nada me prende, e n custa nada tentar, e claro que n ia sem trabalho nem aventureira ... Lol obrigado pelo conselho, para ir vamos is dois juntos
    • Responder
  • Natacha
    Natacha ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada
    Estas em que país? Acredito que n seja fácil mas estar desempregada e ter contas para pagar também b e facil
    • Responder
  • D
    Noiva Master Julho 2016 Santa Maria da Feira
    Daniela ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Olá Natacha. . Como já várias disseram, esquece a parte da aventura porque ir para onde quer que seja sem contrato é muito difícil.
    Eu vim para a Suíça em Janeiro de 2014 para casa de familiares.. só consegui emprego em Setembro e mesmo assim não é a 100%. Estou fixa e na minha área, mas só consigo juntar algum dinheiro pq estou em casa dos meus tios pelo que contribuo para áa despesas mas nada que se compare as despesas reais. São países em que os ordenados são bons mas o custo de vida também é elevado. Arranjar emprego já nap em fácil mesmo para quem está cá há alguns anos.
    Um casal a trabalhar consegue ter uma vida equilibrada mas se for só um, esquece, as despesas são muitas.
    Já para não falar claro, que faz nos sempre falta o nosso país, a nossa língua e a nossa gente.
    Não te quero desencorajar ou desmotivar de todo, apenas te estou a dar a perspectiva real do que se passa actualmente.
    Boa sorte! !
    • Responder
  • Kika29
    Noiva VIP Agosto 2016 Braga (Concelho)
    Kika29 ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo

Eu estou fora e arrpendo me cada segundo.. longe de tudo e todos.. So estou ca pelo o trabalho e porque o meu namorado me pede para ter paciencia mas nao e facil.

E de facto, nao venhas sem nada de concreto..

Quando vim p ca em agosto 2012, o meu namorado ja estava ca desde Avril. E digo te, o dinheiro que juntou de abril a agosto, eu gastei uma grande parte para por tudo em ordem, apartamento, compras, papeis, tudo.

Digo te, e preciso ter muita forca e coragem, pq a vida ca n e facil.

• Responder
  • Cristina
    Noiva Constante Junho 2015 Porto (Concelho)
    Cristina ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo

Olá Natacha

Da Bélgica não conheço nada, mas como já disseram aqui, eu também não aconselho ninguém a ir á aventura. São países com nivel de vida mais alto, onde nos primeiros tempos será preciso bastante dinheiro. Se tens alguém que te apoie por lá é uma grande ajuda.

Digo-te já que a nível sentimental não é nada fácil, mas em termos pessoais e profissionais é muito compensador Smiley smile

Só me resta desejar-te muita sorte e felicidade na tua escolha!

• Responder
  • Daniela
    Top das Noivas Agosto 2016 Ovar
    Daniela ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo

Olá Natacha, há cerca de 1 e meio também pensei no assunto. Cá é muito díficil ter trabalho na área e a minha prima está na bélgica e ia-me ajudar, mas entretanto desisti. Sei que convém falares bem francês e tens que preencher uma pedido de autorização à Bélgica para puderes trabalhar lá.

Agora também já não me lembro ao certo como era, mas ela ia ajudar-me a tratar de tudo, por isso é mais fácil falares com alguém que esteja lá

• Responder
  • Natacha
    Natacha ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo

Eu tambem tenho pessoas conhecidas na Belgica, tenho que tentar falar com eles e ver o que me dizem ...

Pois parece que isto ta mau em todo o lado ....

• Responder
  • Maria João
    Super Noiva Agosto 2017 Porto (Concelho)
    Maria João ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Mas se dominas a língua francesa isso é um óptimo começo!
    Com experiência nessa aérea aposto que consegues!
    Tenta fazer como a Andreia te disse, pesquisa um grupo de Portugueses (no Facebook, por exemplo) que sejam da região Smiley smile e coloca um post com essa mesma questão.
    Eu estou na Suíça, é verdade que está cada vez mais difícil de arranjar emprego (sim, até aqui!), mas uma pessoa com disponibilidade e força de vontade consegue tudo!
    Muita força*
    • Responder
  • Natacha
    Natacha ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo

Ola Andreia, pois a holanda para mim nao dava por causa da lingua, pois na belgica tem regioes que se fala frances e essa é a lingua que domino, no entanto ainda nao tenho em vista nada, nem nenhuma cidade, por isso que queria conselhos, pois isto em portugal nao esta mesmo a dar, o noivo esta a 3 anos numa empresa no parque industrial da auteuropa e recebe uma miseria nao da para nada, pois temos renda casa e despesas normais ... e nao coseguimos fazer nada nem juntar dinheiro ...

A minha area é recepcionista/administrativa, sempre trabalhei em clinicas dentárias e tambem tenho bases como assistente dentária.

Enfim, é um questao de ir procurando, e claro nao vou sem ajuda de alguem e sem ter nada em vista...

• Responder
  • Andreia
    Top das Noivas Agosto 2015 Seixal
    Andreia ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Olá Natacha! Smiley smile

Eu vivo, na Holanda e não na Bélgica. No entanto, os países são, de certa forma, semelhantes.

Devo dizer-te que não está fácil arranjar trabalho em geral. Estes países também estão em crise. Estás a pensar emigrar para que área? Uma das mais valias é saber falar a língua. Hoje em dia é muito importante e, com a crise, eles excluem muito as pessoas por isso, dependendo do tipo de serviço.

Não te aconselho a ires à aventura sem nada certo. As casas por aqui são muito caras e em algumas cidades são difíceis de encontrar.

Podes sempre procurar um grupo de portugueses na Bélgica (ou na cidade para onde queiras mudar) e pedires conselhos lá Smiley smile
    • Responder

Escolheste . Escreve um comentário e adiciona mais detalhes à tua escolha 👇

Artigos relacionados

Grupos gerais

Inspiração