Ir para o conteúdo principal

O conteúdo do post foi ocultado

Para desbloquear este conteúdo, por favor clique aqui

Dulcina
Noiva Novata Agosto 2016 Pombal

Quem lê as leituras

Dulcina, a 28 de Julho de 2016 às 22:46 Publicado em Fórum Cerimónia Nupcial 0 28
Olá noivinhas! Não estou a conseguir entender uma coisa: as leituras que escolhemos somos nós que escolhemos as pessoas para as ler? E o padre precisa saber as leituras que escolhemos?

28 respostas

Última atividade por Marlene, a 30 de Julho de 2016 às 23:57
  • Marlene
    Noiva Experiente Setembro 2017 Porto (Concelho)
    Marlene ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Sim as pessoas que lêem somos nós a escolher e sim o padre também tem que saber quais são para que tudo esteja pronto no dia e ele preparado Smiley smile
    • Responder
  • Andreia
    Top das Noivas Agosto 2016 Nazaré
    Andreia ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Nos serao as damas de honor
    • Responder
  • Renata
    Top das Noivas Setembro 2017 Bahia
    Renata ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo

    Oi Dulcina! Bem-vinda à comunidade! Smiley kiss Que bom que as noivinhas já te ajudam com as tuas dúvidas! Smiley heart
    Te deixo dois artigos que te podem ajudar:
    Textos de casamento para a primeira leitura de uma cerimónia religiosa
    Textos bíblicos para casamentos

    Espero te ter ajudado! Como vão os preparativos? Smiley ring

    • Responder
  • Elsa
    Noiva Master Agosto 2016 Cantanhede
    Elsa ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo

    Ainda não tratei disso!!!! Mas sºão os noivos quem escolhem as leituras e quem as lê!

    • Responder
  • Catarina
    Super Noiva Julho 2016 Coimbra (Concelho)
    Catarina ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Noralmente sim são os noivos que escolhem as leituras e quem as irá ler. Nos fizemos um draft do missal já com músicas e tudo ele enviámos para o padre pois era importante para nós que ele estivesse de acordo e em sintonia connosco e também porque normalmente o padre esboça a homilia com base nas leituras que forem escolhidas logo faz sentido que ele esteja a par de td. Quanto a quem lê, escolhemos os nossos irmãos: primeira leitura, segunda leitura e oração dis fiéis. O salmo foi uma prima que cantou. Foi maravilhoso Smiley love
    • Responder
  • Mariana
    Noiva VIP Setembro 2016 Estarreja
    Mariana ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo

    Olá!

    No livro do ritual do matrimónio (tens o link em baixo - é o mesmo que o Padre tem) tem várias leituras e coisas que podes escolher! No casamento os noivos é que são os presidentes da cerimónia logo podemos decidir tudo (o padre é só o mandatário que está ali como testemunha e celebrante, mais nada).

    Podes escolher as leituras e quem vai ler. Até podem ser os noivos a ler se acharem conveniente! As pessoas que vão ler convém serem pessoas que costumam ir à missa ou costumam ler na missa! Assim não há problemas!

    Para te dar um exemplo, nós escolhemos as 2 leituras, o salmo, o evangelho e a oração universal e ainda escrevemos um texto para as ofertas dos símbolos! As 2 primeiras leituras vão ser lidas pela mãe do noivo e pelo meu pai, o salmo como vai ser cantado vai ser a minha tia que é cantora lírica a cantar, o evangelho é sempre o padre que lê, a oração universal vai ser lida pela minha irmã e pelo irmão do noivo e o texto do ofertório vai ser lido por 2 primos meus!

    http://www.liturgia.pt/rituais/Matrimonio.pdf

    Boa sorte!

    • Responder
  • S
    Super Noiva Setembro 2016 Aveiro (Concelho)
    Sandra ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo

    Olá querida! Sim, és tu que escolhes as leituras, dentro do conjunto de leituras que podem ser lidas na cerimónia do casamento. No papel que preenches na tua paróquia com os vossos dados e dados dos padrinhos há um local para se indicar quais são as leituras escolhidas (pelo menos na minha paróquia há). Se não convém dizeres na mesma ao sacerdote quais as tuas escolhas, até porque também escolhes o evangelho que será ele a ler! Smiley smile Quanto aos leitores, como as noivinhas te disseram, convém escolheres pessoas que estejam habituadas a ler na igreja ou que sejam praticantes de forma a saberem o momento da cerimónia! No meu caso, como dirijo um coro de pequenos cantores, serão eles (os mais velhos) a ler Smiley smile

    • Responder
  • Joana
    Noiva VIP Setembro 2016 Vila Nova de Gaia
    Joana ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo

    Olá! Sim, normalmente os noivos escolhem as leituras. Há um livro oficial que contém todas as leituras que podes escolher. Depois o padre aprova. E sim, podes escolher os leitores. Se possível, escolhe pessoas que já estejam habituadas a ler na Igreja porque a leitura deve ser bastante pausada. Em algumas Igrejas o som ecoa bastante e se for lido rapidamente não se entende nada Smiley xd

    • Responder
  • Filipa e Fábio
    Top das Noivas Setembro 2016 Cascais
    Filipa e Fábio ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Fomos nós que escolhemos a leitura e o padre quais eram aquelas que os convidados poderiam ler Smiley smile
    • Responder
  • Bàaa
    Noiva VIP Agosto 2016 Castelo de Paiva
    Bàaa ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo

    Nos escolhemos as leituras e fizemos o missal nos proprios, o padre aprovou tudo. Os leitores escolhemos a irma do noivo e o meu irmao Smiley smile

    • Responder
  • Dulcina
    Noiva Novata Agosto 2016 Pombal
    Dulcina ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Como estou no estrangeiro é mais complicado.. Mas tudo se resolve e com a vossa ajuda melhor ainda.
    • Responder
  • Vanessa
    Top das Noivas Julho 2017 Matosinhos
    Vanessa ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo

    De nada Smiley smile beijinhos

    • Responder
  • Dulcina
    Noiva Novata Agosto 2016 Pombal
    Dulcina ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada
    O padre da minha paróquia sugeriu me um site para escolher as leituras e formalizar o missal. Só não sabia que leituras as pessoas escolhidas por mim iam ler..
    • Responder
  • Dulcina
    Noiva Novata Agosto 2016 Pombal
    Dulcina ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada
    Obrigada querida é isso que vou fazer! Beijinhos
    • Responder
  • Vanessa
    Top das Noivas Julho 2017 Matosinhos
    Vanessa ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo

    Olá querida Smiley smile Quem escolhe as pessoas para as leituras são vocês sim Smiley smile Em relação às leituras tens de mostrar ao padre para ver se ele está de acordo.

    • Responder
  • I
    Top das Noivas Junho 2017 Nazaré
    Inês ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Sim querida normalmente sao os noivos que escolhem as pessoas para ler, pessoas importantes para voces! E o padre tem de estar informado que leituras se vao ler sim Smiley smile
    • Responder
  • Sofia
    Super Noiva Outubro 2016 São João da Madeira
    Sofia ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Normalmente o padre tem alguns exemplos para te puder orientar..mas és tu quem escolhe as pessoas para ler e o padre precisa de aprovar as tuas decisões..como cânticos, rezas e essas coisas..:p
    • Responder
  • Sofia
    Top das Noivas Agosto 2016 Porto (Concelho)
    Sofia ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo

    Na minha paroquia sim nos e que escolhemos e sim convem o padre estar a par das leituras escolhidas Smiley winking

    • Responder
  • Tatiana
    Top das Noivas Julho 2016 Vila Franca de Xira
    Tatiana ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo

    Sim, esse tb foi um motivo Smiley winking

    • Responder
  • Tatiana
    Top das Noivas Julho 2016 Vila Franca de Xira
    Tatiana ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo

    Eu à medida que fui fazendo fui mostrando, ele fez algumas alterações!

    • Responder
  • Dsnd
    Noiva Master Setembro 2016 Lisboa (Concelho)
    Dsnd ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada


    Eu também escolhi pessoas que são praticantes e que sabem em que momento têm que ler Smiley smile assim fico descansada e não tenho que estar a fazer sinais :p

    • Responder
  • Dulcina
    Noiva Novata Agosto 2016 Pombal
    Dulcina ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada
    Eu já fiz o missal! Neste caso vou ter com o padre e entrego para ele conformizar..
    • Responder
  • Tatiana
    Top das Noivas Julho 2016 Vila Franca de Xira
    Tatiana ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo

    Olá!

    Sim, tens que dizer quais a leituras que queres. Se fizeres missal o Padre guia-se por ele.

    Os leitores são escolhidos por ti e convém que os avises antes do casamento Smiley winking

    Nós escolhemos pessoas importantes para nós e que são praticantes!

    • Responder
  • Dulcina
    Noiva Novata Agosto 2016 Pombal
    Dulcina ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada
    Era mesmo isso que queria saber! Muito obrigada
    • Responder
  • Sofia
    Noiva VIP Setembro 2016 Óbidos
    Sofia ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Tu escolhes quem vai ler! Mas as leituras foram o padre que nos sugeriuSmiley winking
    • Responder
  • Dsnd
    Noiva Master Setembro 2016 Lisboa (Concelho)
    Dsnd ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo

    Quando eu fiz o CPM ofereceram-nos um livrinho com as várias leituras possíveis... tens de escolher uma leitura do Antigo Testamento (1ª leitura), um Salmo, uma leitura do Novo Testamento (2ª leitura) e o Evangelho. O padre tem de saber todas as leituras que escolheram para poder preparar a celebração (para que a homilia esteja de acordo com as leituras escolhidas). Deves escolher uma pessoa para cada leitura... o salmo poderá ser cantado pelo coro caso tenhas...

    Existe ainda outra leitura (Oração dos Fiéis) que são as preces... pode ser lido por uma pessoa ou por várias, como preferirem...

    Além das leituras, convém o padre ter acesso aos cânticos escolhidos para cada momento para poder aprová-los...

    Espero ter ajudado Smiley smile

    • Responder
  • Maria
    Noiva Principiante Novembro 2017 Minas Gerais
    Maria ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Oi noivinha, tem uma moça da paróquia (onde vc escolheu se casar) responsável por te orientar e ela te mostrará as leituras que podem ser usadas e você escolhe as de sua preferência para montar seu livrinho com o roteiro e leituras do casamento. Acho bom deixar o Padre ciente do Evangelho que você escolher para que ele já se prepare com base naquela passagem bíblica. Espero ter ajudado
    • Responder

Escolheste . Escreve um comentário e adiciona mais detalhes à tua escolha 👇

×

Artigos relacionados

Grupos gerais

Inspiração