Ir para o conteúdo principal

O conteúdo do post foi ocultado

Para desbloquear este conteúdo, por favor clique aqui

Stéphanie
Noiva VIP Agosto 2016 Ponte de Lima

Quem costuma pagar o qué ?

Stéphanie, a 3 de Junho de 2014 às 22:07 Publicado em Fórum Organizar um casamento 0 26
Olá comunidade Smiley smile !
Como se anda ?
Bem como sabemos todas um casamento custa um certo dinheiro e nem sempre é facíl para um casalinho :/
Mas em algumas familias costuma ter ajudinhas para este grande dia ...
A minha pergunta é então a seguinte :
Por tradições, quem costuma pagar o qué no casamento ?
Eu sei que ninguem tem obrigação de pagar algo mas só por curiosidade queria saber .

Espero por respostas Smiley smile

Beijinhos .

26 respostas

Última atividade por Alexandra, a 12 de Agosto de 2014 às 14:28
  • Alexandra
    Noiva Constante Setembro 2014 Odivelas
    Alexandra ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo

    Bem, daquilo que eu sei, segundo a tradição os pais da noiva e noivo pagam a boda da respectiva parte. Os padrinhos da noiva oferecem o vestido de noiva e os padrinhos do noivo o fato do noivo e as alianças.

    No meu caso em relação à boda nós vamos pagar metade. A outra parte será oferecida pelos pais da noiva e pela madrinha do noivo.

    A madrinha e padrinho do noivo ofereceram-lhe o fato.

    A madrinha da noiva vai oferecer o bouquet, acessórios e ainda dá uma prendinha. O padrinho da noiva vai oferecer prenda.

    Tudo o resto está a ser custeado por nós. A festa é nossa por isso fazemos questão de a custear. Se alguém quiser ajudar, tanto melhor Smiley smile

    • Responder
  • Virgínia
    Noiva Principiante Setembro 2014 Gondomar
    Virgínia ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo

    Olá,

    Como já foi aqui referido a boda é paga pelos pais da noiva (que atualmente é cada familia paga a sua parte, acho que está corretissimo). Os pais do noivo compram os moveis para casa (não sei se é todos ou só alguns), os padrinhos da noiva dão o vestido, os padrinhos do noivo dão o fato, as alianças e pagam a igreja.

    Agora na pratica não é bem assim. No nosso caso, a única coisa que vai de encontro a tradição é os meus pais pagaram a quinta da minha parte... A parte do noivo seremos nós a pagar... Mas se vier ajuda é bem vinda.

    No total, incluindo a Quinta, o casamento ficará também pelos 20.000€ (com lua de mel incluida, tudo mesmo tudo)

    • Responder
  • Pliiim
    Super Noiva Novembro 2015 Oeiras
    Pliiim ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo

    O nosso casamento é em novembro de 2015 e o que temos pensado é em pagarmos nós.

    ainda nao falamos a serio com os nossos pais e sao capazes de querer colaborar em algumas coisas, mas nao queremos maqssacra-los. queremos um dia simples e feito à nossa medida, a melhor coisa é faze-lo com o nosso dinheiro porque o dinheiro das outras pessoas pede sempre satisfaçoes. lol

    • Responder
  • Diana
    Noiva Experiente Junho 2015 Vila Nova de Gaia
    Diana ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo

    Olá,

    Não sei como costuma ser a tradição, mas cada vez mais deixa-se de aplicar... Cada vez mais os noivos pagam o próprio casamento. Mas já me disseram que normalmente as alianças são oferecidas pelos padrinhos e que parte da igreja também é paga pela igreja...O resto não sei como é...

    No nosso caso, vamos ser nós a pagar o casamento, mas a minha mãe vai-me oferecer o vestido e a mãe do noivo o fato... Se entretanto alguém fizer questão de oferecer alguma coisa, logo se vê Smiley winking

    • Responder
  • Jorge
    Top dos Noivos Agosto 2015 Figueira da Foz
    Jorge ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Tanto eu como a Catarina estamos a tentar ser nós a pagar o casamento no entanto vamos ter alguma ajuda dos pais mas fazemos questão de não "obrigar " ninguém a ajudar
    • Responder
  • Catarina
    Noiva Constante Agosto 2016 Arouca
    Catarina ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    O meu tb era pra 2015 e entretanto resolvemos adiar para 2016.
    A tradição em alguns casos há não e o que era por isso não estamos a contar com ajudas nenhumas (também ainda não anunciamos) e tudo o que vier e lucro Smiley smile segundo os meus cálculos também penso que será necessário a volta de 20.000 €, estamos a tentar juntar. A parte positiva e que não e todo de uma vez Smiley smile
    • Responder
  • Telma
    Noiva Constante Setembro 2015 Almada
    Telma ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo

    Bom pela experiencia que tenho da familila e o seguinte : vestido da noiva - madrinha / copo de agua - metade os pais dos noivos e outrametade os noivos / fato do noivo - os padrinho dele / igreja - Padrinho da noiva / Alianças - madrinha do noivo.

    Ate agora tem sido assim , mas como vai esta crise.. No meu pelo menos as alianças vou ser eu Smiley ring

    • Responder
  • Catarina
    Noiva Constante Julho 2017 Felgueiras
    Catarina ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Casar em 2017 ate nao e mau de todo porque assim tenho bastante tempo para preparar tudo e como estou no estrangeiro vou preparando tudo com calma.
    • Responder
  • Joana
    Noiva Constante Outubro 2014 Lisboa (Concelho)
    Joana ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo

    Olá Stephanie,

    Somos nós os 2 que vamos pagar tudo, só o colete e o gravatão do noivo é que são oferecidos pelos padrinhos.

    • Responder
  • Stéphanie
    Noiva VIP Agosto 2016 Ponte de Lima
    Stéphanie ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada
    Olá Joana Smiley smile
    Obrigadinha pelo a resposta Smiley smile
    É verdade os tempos mudaram sobretudo no que toca no preço das coisas .
    E tu como vais fazer ?
    Beijinhos
    • Responder
  • Stéphanie
    Noiva VIP Agosto 2016 Ponte de Lima
    Stéphanie ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada
    Olá Catarina Smiley smile
    Eu percebo que não seja facíl . Sim podes contar com 20 000 euros foi o que contei com o meu noivo.
    Não te preocupes se te casares só em 2017 pois vai passar rapido . Tens razão de ir com calma e fazeres as coisas da melhor maneira.
    Eu tambem só caso para 2016.
    Beijinhos e força Smiley winking
    • Responder
  • Anabela
    Noiva Master Agosto 2014 Braga (Concelho)
    Anabela ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo

    Por acaso não sei quem paga o quê. Nós é que vamos pagar o nosso. Smiley smile

    • Responder
  • Joana
    Noiva Constante Outubro 2014 Lisboa (Concelho)
    Joana ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo

    Olá Stephanie,

    Segundo a tradição os pais da noiva pagam a boda, a madrinha o vestido, o padrinho as alianças e/ou o fato do noivo e os pais do noivo ou o noivo a casa.

    Isto porque antigamente só os homens que tivessem casa para viver com a futura esposa (mesmo que fosse na casa dos pais) podiam casar, os próprios pais da noiva não davam a benção para o casamento se assim não fosse. (Conta a minha avozinha com 92 anos que no tempo dela era assim que funcionava)

    Mas mudam se os tempos...

    Hoje em dia quando há ajudas e possibilidades para isso ambas as familias pagam a boda a meias, a madrinha o vestido, e o padrinho o fato do noivo ou as alianças.

    Apesar de que na realidade de muitas de nós isto não acontece.

    • Responder
  • Catarina
    Noiva Constante Julho 2017 Felgueiras
    Catarina ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Sim e verdade. Seremos a volta de 130 pessoas. Apesar de achar um bocado caro nao queria cortar em nada por so casarei uma vez e entao tem que ser tudo como eu quero xD ja pensei em fazer algumas coisas como convites ou lembranças mas nao tenho jeito para isso. E de qualquer maneira eu meti sempre mais um bocadinho a mais para os custos que nao estou a contar. Tenho que poupar durante muito tempo. E por mais acabo os meus estudos em agosto e so tenho trabalho ate ao fim do ano. Se nao arranjar trabalho ainda mais dificil ira ser.
    • Responder
  • Ana Paula
    Noiva Ativa Outubro 2014 Vila Nova de Famalicão
    Ana Paula ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada

    20.000€? isso e muito caro.

    • Responder
  • Catarina
    Noiva Constante Julho 2017 Felgueiras
    Catarina ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Pelo o que eu conheço de tradiçoes da minha terra sao os pais da noiva que pagao o copo d'agua os padinhos oferecem ou o vestido da noiva ou as alianças.
    Como ainda nao anonciei o noivado ainda nao sei como vai ser comigo mas possivelmente vou pagar tudo ( ca. 20000€ ) por isso e que so vamos casar para 2017 ( com muita pena minha).
    • Responder
  • Stéphanie
    Noiva VIP Agosto 2016 Ponte de Lima
    Stéphanie ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada
    Olá Joana Smiley smile
    Então estamos no mesmo caso Smiley smile
    Não é facíl aceitar mas prontos eles fazem gosto não é ?
    É verdade que para um casalinho novo não é nada facíl.
    Beijinhos e obrigadinha pelo a partilha Smiley winking
    • Responder
  • Stéphanie
    Noiva VIP Agosto 2016 Ponte de Lima
    Stéphanie ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada

    Ola Maria ! Esta tudo bem obrigada ! Smiley smile

    Obrigadinha pelo o artigo ainda não tinha visto este .

    Tal como disse em principio vão ser os meus pais assim como os do meu noivo que vão pagar a parte mais grande ; A minha mãe diz que tambem me quer pagar o vestido. Eu acho uma loucura pois é muito dinheiro para eles ...

    Ainda não fiz muita coisa nos preparativos pois o meu casamento agora esta previsto para 2016 em vez de 2015 previsto inicialemente. Como estamos no estrangeiro é melhor fazer as coisas com mais calma e assim temos mais escolha nas quintas Smiley smile
    Neste momento estou a disfrutar das dicas e ideias da comunidade Smiley smile E para o mês de agosto vamos começar a sério.
    No entanto ja pedimos orçamentos a varias quintas e serviços que gostamos !

    Ps: Desculpem pelo o meus erros ortograficos (se tiver) pois estar fora de Portugal não ajuda lol !

    Um beijo Smiley smile

    • Responder
  • Maria
    Coimbra (Concelho)
    Maria ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo

    Olá Stephanie, tudo bem? Smiley smile
    Deixo-te um artigo que te pode interessar, relativamente a quem paga o quê no casamento:

    https://www.casamentos.pt/artigos/tres-maneiras-de-custear-o-casamento--c4214

    Como vão todos os preparativos? Smiley smile

    • Responder
  • P
    Super Noiva Agosto 2015 Braga (Concelho)
    Paris ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Olá olá :-)
    O meu caso é diferente. Em minha casa sempre se disse que o papa pagava a boda às meninas (mas também pagou a parte do meu irmão no casamento deles mais o fotógrafo e ajudou o na casa). Desta forma os meus pais vão pagar a quinta e ainda o meu vestido. O resto seremos nós em princípio. Quanto a tradições é complicado, já me falaram do vestido da noiva ser dado pela madrinha(mas a minha mãe nem quer diz que eu tenho mãe para isso lool), já me falaram também das alianças, mas acho que hoje em dia já não se segue muito e como é lógico não vou "cobrar" isso aos padrinhos. Nós estamos a contar e a juntar para pagar depois se alguém oferecer logo se vê. ;-)
    • Responder
  • Maria
    Noiva Ativa Outubro 2014 Paredes
    Maria ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Stephanie hj em dia é realmente fora de moda as família pagar. Como e lógico os pais podendo ajudam sempre. O ideias e vocês definirem mesmo um orçamento e não passar daquilo pk caso contrário vais gastar sempre mais. Pk ao defenires já sabes que ao ultrapassar tens de cortar em alguma coisa. No meu caso os pais vão ajudar pk caso contrário seria impossível fazer mos tal festa até pk tb tivemos uma casa para montar mais obras. E hj em dia e mesmo mt difícil dinheiro para tudo mesmo a poupares mt. Os meus padrinhos de casamento tb querem oferecer as alianças acho que vou aceitar pk dizem que não devemos recusar quando eles se oferecem. De resto e o normal Smiley winking) espero ter ajudado beijinho
    • Responder
  • Stéphanie
    Noiva VIP Agosto 2016 Ponte de Lima
    Stéphanie ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo

    Ola noivinhas ! Smiley smile

    Obrigadinhas pelos as respostas !
    Eu assim como o meu noivo vamos pagar a maioria das coisas do casamento.Marisa, na minha terra tambem se costuma dizer que quem paga as alianças são os padrinhos de casamento. Mas eu não quero que seja o caso.

    Tal como a Ana, os nossos pais querem dar uma ajudinha com o preço da quinta (comida) que é certamente a parte maior.
    O orçamento que fizemos com o meu noivo roda por volta dos 20 000 euros (é uma previsão).

    Beijinhos para todas ! Smiley smile

    • Responder
  • Marisa
    Noiva Master Setembro 2015 Oliveira de Azeméis
    Marisa ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Olá stéphanie, na minha terra acho que os padrinhos dão as alianças. Beijo
    • Responder
  • Rita
    Noiva Constante Setembro 2014 Lisboa (Concelho)
    Rita ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Eu percebo a pergunta... claro que ninguém é obrigado a pagar. Mas "por tradição" os padrinhos "vestem" os noivos por exemplo.. Padrinhos da noiva pagam o vestido da noiva e padrinhos do noivo o fato do noivo. Acho que é assim....
    • Responder
  • Ana Isabel
    Noiva Master Agosto 2015 Vila Nova de Famalicão
    Ana Isabel ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Sinceramente acho que hoje em dia por jornadas são os noivos que arca com as despesas é claro que existe sempre ajudas...nos vamos pagar o nosso casamento. ..estipulam os um orcamento (20000€) e dentro disso temos tudo o que queremos...mas como disse existe sempre ajudas mas ninguém é obrigado a dar nada os tempos mudaram muito e é difícil para toda a gente..
    • Responder
  • Ana Sofia
    Noiva Experiente Setembro 2014 Vila Nova de Gaia
    Ana Sofia ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Olá noivinhaSmiley smile tanto quanto sei antigamente os pais da noiva pagavam o copo de água e os pais do noivo davam a mobília ( penso que do quarto) mas como sabemos os tempos mudaram ( muuuitooo) e actualmente pelo menos para mim não faz qualquer sentido. Quando os pais podem ajudar actualmente os pais da noiva pagam os seus convidados e os pais do noivo os seus respectivos convidados. No nosso caso não falamos muito sobre isso mas os meus pais e os meus futuros sogros deram uma quantia que paga o valor do copo de água. Nós ficamos com as outras despesas: foto, vídeo, alianças, grafismo, etc... Apesar do dinheiro que ainda vamos gastar sei que foi uma ajuda muito grande.... Sinceramente não tenho grande resposta a tua pergunta... Mas fui t o mais sincera possível!
    • Responder

Escolheste . Escreve um comentário e adiciona mais detalhes à tua escolha 👇

×

Artigos relacionados

Grupos gerais

Inspiração