Ir para o conteúdo principal

O conteúdo do post foi ocultado

Para desbloquear este conteúdo, por favor clique aqui

L
Noiva Ativa Agosto 2020 Aveiro (Concelho)

Que confusão

Liliana, a 23 de Julho de 2019 às 12:53 Publicado em Fórum Organizar um casamento 0 13
Ola, sinto me bastante confusa com as informações que me foram dadas em relação a abertura do processo, estamos na Suíça a viver e temos a nossa morada na Suíça, mas somos os dois portugueses, a senhora da Igreja disse nos que como temos morada Suíça que temos que abrir o processo no consulado e que o mais fácil seria mudar a morada para Portugal de novo no cartão de cidadão, ora bem hoje eu e o meu noivo fomos à conservatória mudar as moradas a senhora disse nos que isso não fazia sentido nenhum que somos os dois portugueses a morada não tem nada haver... agora estamos confusos afinal quem está certo?? A igreja ou à conservatória ??

13 respostas

Última atividade por Liliana, a 23 de Julho de 2019 às 18:41
  • L
    Noiva Ativa Agosto 2020 Aveiro (Concelho)
    Liliana ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada
    Obrigado 😊
    • Responder
  • L
    Noiva Ativa Agosto 2020 Aveiro (Concelho)
    Liliana ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada
    Obrigado 😊 é preciso mesmo muita exploração xD
    • Responder
  • Joana
    Noiva Principiante Setembro 2021 Porto (Concelho)
    Joana ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ora bem, depois de muita exploraçao percebi que podemos dar inicio ao processo no consulado, e explicar que è cerimonia religiosa. Enviandobo processo para a paroquia destacada!!!
    • Responder
  • Milhinha
    Top das Noivas Outubro 2020 Madeira
    Milhinha ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Olá Liliana. Peço-te que leias este debate Trâmites para Cerimónia Religiosa https://comunidade.casamentos.pt/forum/tramites-para-cerimonia-religiosa--t203865o processo Religioso abre-se na Paróquia de residência da noiva e aí faz sentido o que te disseram na Suíça . Precisas de “iniciar processo civil” para poder começar o processo religioso. E ainda deve ser no IRN ou Consulado. Bjs
    • Responder
  • L
    Noiva Ativa Agosto 2020 Aveiro (Concelho)
    Liliana ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada
    Obrigado aqui ninguém sabe informar ninguém uma pessoa fica mesmo desesperada xD
    • Responder
  • Joana
    Noiva Experiente Novembro 2019 Portimão
    Joana ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo

    O meu conselho e' fazeres tudo na Suica. Abre o processo civil na Embaixada/ consulado, e abre o processo religioso na tua paroquia de residencia, ou na missao portuguesa, caso haja ai. Nao faz sentido nenhum mudares a tua morada so para abrires o processo, e teres de voltar a mudar outra vez depois. Poderas entrar em problemas com as financas em Portugal sem necessidade nenhuma.

    Agora, a morada TEM MUITO A VER. Se nao tivesse nada a ver, nao terias de fazer nada na Suica. A tua morada fiscal age nao so para o civil, como para o religioso (aos olhos de Portugal).

    • Responder
  • Inês
    Noiva Novata Outubro 2021 Matosinhos
    Inês ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Olá Liliana! Estou na mesma situação e quase entrei em desespero em Portugal com a falta de informação/informação errada Smiley smile mas felizmente tive um Padre em Portugal que me ajudou. O processo civil tem que ser desencadeado no consulado (mas só pode ser iniciado o processo 6meses antes). Processo religioso vou tratar na Missão Católica de Zurique (falam Português e tratam de todo o processo sem custos. Também só pode ser tratado 6meses antes e o que precisas inicialmente são as duas certidões de nascimento válidas. Depois serão precisos mais documentos mas eles tratam disso contigo a medida que seja necessário!). Espero ter ajudado! Felicidades!
    • Responder
  • Carla
    Noiva Master Setembro 2019 São Miguel
    Carla ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo

    Acho que a Patrícia tem razão. Terão que tratar da parte civil e católica na Suiça, passando depois os processos para cá.

    • Responder
  • Patricia
    Top das Noivas Outubro 2019 Lisboa (Concelho)
    Patricia ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada
    Se a morada é da Suíça então têm de abrir tudo aí, porque já não têm perante o estado português morada fiscal em Portugal
    • Responder
  • L
    Noiva Ativa Agosto 2020 Aveiro (Concelho)
    Liliana ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada
    O cartão de cidadão é português porque somos os dois portugueses mas a nossa morada actual no cartão de cidadão é Suíça mudamos o ano passado quando fomos viver para lá
    • Responder
  • Patricia
    Top das Noivas Outubro 2019 Lisboa (Concelho)
    Patricia ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Olá Liliana! A questão da morada é simples. Se tens morada no cartão do cidadão da Suíça tens de abrir tudo na Suíça, processo civil no consolado português e processo católico na tua igreja de residência
    • Responder
  • Patrícia
    Super Noiva Outubro 2019 Santarém (Concelho)
    Patrícia ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Olá noivinha,
    Mas chegaram a mudar mesmo a vossa morada para uma portuguesa? Se o fizeram mais vale tratarem de tudo já em Portugal... Cá têm os dois de estar presentes, levar os respectivos cartões de cidadão e escolher o regime de bens que pretendem. E claro, pagar... A declaração só fica pronta uns 3/4 dias depois para levantamento...
    • Responder
  • Catarina
    Top das Noivas Agosto 2021 Madeira
    Catarina ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Bem , compreendo a tua confusão.. eu aproveitei as férias para perguntar valores e quanto tempo tínhamos para abrir o processo.. a senhora deu-nos a informação dos valores todos e qie tinhamos 6 meses para abrir o processo mas ela não me referiu nada quanto às moradas 🤔 para mim isso não faz sentido ..
    • Responder

Escolheste . Escreve um comentário e adiciona mais detalhes à tua escolha 👇

×

Grupos gerais

Inspiração