Ir para o conteúdo principal

O conteúdo do post foi ocultado

Para desbloquear este conteúdo, por favor clique aqui

Ines
Super Noiva Agosto 2018 Montalegre

Quanto se dá aos noivos?

Ines, a 2 de Março de 2017 às 18:50 Publicado em Fórum Organizar um casamento 1 34

Noivinhas lindas!

Eu sei que a resposta à minha pergunta tem imensos factores que fazem variar a resposta (proximidade da pessoa, capacidade financeira de cada um, etc.). Mas gostava de saber, qual acham o valor razoável/médio que se deve dar/costuma dar aos noivos como presente de casamento, quando se trata de presente monetário?

Gostava de saber isto por várias razões: saber quanto devo dar aos meus amigos e saber com o que devo contar.

Noivas já casadas, quais foram as vossas experiências?

34 respostas

Última atividade por Bárbara Fazenda, a 10 de Outubro de 2025 às 08:31
  • Bárbara Fazenda
    Super Noiva Agosto 2025 Oliveira de Azeméis
    Bárbara Fazenda ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo

Eu perguntou sempre o valor do prato para dar um valor justo + prenda .

não tem variado , temos dado 250 os dois Smiley shame

• Responder
  • Catarina
    Noiva Experiente Junho 2026 Mira
    Catarina ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo

Olá! Smiley smile

Hoje em dia, não menos de 120€. Sendo uma pessoa próxima não menos de 150€.

Mas.... do ponto de vista de noivos, não queremos contar com isso. Até porque temos convidados com 3 filhos e não estamos a contar que nos entreguem 500€.

• Responder
  • Noiva
    Noiva Novata Outubro 2025 Tomar
    Noiva ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo

Dos casamentos que fui, dou normalmente 100 euros por pessoa. No por casa somos 5, por isso dou 500 euros. Mas se se trata de uma pessoa mais chegada a mim, dou um pouco mais. fui madrinha de casamento e vesti a noiva dos pes a cabeça, no dia do casamento, ofereci lhe 200€ (para alem do que gastei com a noiva, que sempre lhe disse que não havia plafond estipulado)

• Responder
  • Daniela
    Noiva VIP Julho 2026 Matosinhos
    Daniela ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo

Depende por norma costumam dar 100€ por casal ou por pessoa

• Responder
  • Mariana Duarte Monteiro
    Noiva Master Julho 2024 Sintra
    Mariana Duarte Monteiro ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo

Olá, por norma o mínimo que se dá deve ser o suficiente para cobrir o valor da refeição (valor por cabeça que a quinta indica). Nos que fui dei sempre, por norma, 100€ Smiley heart

• Responder
  • Raquel
    Noiva VIP Outubro 2022 Mafra
    Raquel ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Acho que um mínimo de 90 euros é correto, dependendo das possibilidades de cada um, mas nunca menos que isso 🙂
    • Responder
  • Andreia
    Super Noiva Julho 2018 Porto (Concelho)
    Andreia ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada
    No mínimo quando eles casam numa quinta com valores ditos normais claro ☺️ k normalmente os valores rondam os 70/80 euros.
    • Responder
  • R
    Noivo Novato Maio 2019 Porto (Concelho)
    R M ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada
    Se os noivos quiserem o casamento numa quinta toda chique que custe 150eur por cabeça os outros pagam !! E era !!
    Eu dou sempre 100eur, se não chegar para o restaurante azar o deles .... Se for alguém mais muito chegado 150eur .....
    • Responder
  • Paulo
    Noivo Novato Abril 2019 Aveiro (Concelho)
    Paulo ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Hoje em dia quem casar numa quinta paga entre 80€ a 120€ Por pessoa. Se queremos dar prenda, no mínimo 100€ por pessoa, acho que é o justo.
    Mas cada um dá o que pode.
    • Responder
  • Joana
    Noiva Novata Outubro 2019 Porto (Concelho)
    Joana ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo

Já fui a casamentos que dei 100€ por casal.. a outros que dei 150€ porque na altura era o que podia. Este ano vou a outro e tenciono dar mais dado que estou mais a vontade. Acho que devemos dar prendas consoante as nossas possibilidades. Temos, damos. Não temos, não damos.

Espero ter ajudado. Boa sorte. Smiley smile

• Responder
  • Patricia
    Noiva Ativa Maio 2018 Odivelas
    Patricia ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo

Eu acho que cada pessoa dá o que pode! Claro, que pagar o que comeu acho que seria o mais correto. De qualquer forma há que não esquecer, pessoas que estão a passar dificuldades e pessoas que se deslocam, pois o que essas pessoas gastam na viagem devia ser levado em conta, para além do cansaço da propria deslocação em si...há que valorizar que faz centenas de km para ir a um casamento.

Acho que não devemos contar com o dinheiro dos outros para pagar o casamento...o que vier será benvindo apenas...acho que o mais importante é ter a pessoa presente.

Pelo menos no meu caso que só vou convidar quem me é proximo, e não uma tia que mora no luxemburgo e que eu troco duas frases com ela por ano (é um exemplo).

• Responder
  • Genifer
    Noiva Master Junho 2017 Sintra
    Genifer ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    O último que fui demos 220€ é claro somos um casal, mas meus sogros deram 300€, normalmente é entre esse valor é tbm depende um pouco da afinidade que temos😘
    • Responder
  • Carla
    Super Noiva Agosto 2017 Lamego
    Carla ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo

Nós demos 100€ por pessoa nno último casamento, mas por impossibilidade de darmos mais, pq esse valor não cobre o preço por cabeça em alguns lugares.

• Responder
  • Soraia
    Noiva Master Abril 2017 Tavira
    Soraia ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo

Depende. Já fui a um casamento que tivemos uma enorme deslocação e demos 100€. Já fui a casamentos a dar 150€, depende Smiley smile

• Responder
  • Vera
    Noivo Master Outubro 2017 Lisboa (Concelho)
    Vera ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo

Olá, se souberes qual é a quinta tentar saber o preço médio por pessoa que a quinta faz e costumo dar esse valor e um pouco mais. Acho que um valor aceitável é entre os 75€ e os 100€ por pessoa. Smiley smile Beijinhos

• Responder
  • Lils
    Noiva Master Maio 2017 Abrantes
    Lils ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo

Ultimamente temos oferecido entre 75 e 100€ por pessoa...

• Responder
  • Ines
    Ines ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada
    Isso é óptimo! Obrigada pela partilha
    • Responder
  • T. Isabel
    Noiva Master Junho 2017 Coimbra (Concelho)
    T. Isabel ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo

Normalmente e entre os 50€ e os 100€.

Acho que nao se dever ficar constrangido de dar o que se pode e nao o que e suposto. As pessoas nao convidam pelo o dinheiro (ou pelo menos nao deviam)

No no nosso casamento estamos a contar com mais porque da parte do noivo e tradicao darem o equivalente a um ordenado minimo (na Romenia o ordenado minimo sao uns 300€)

• Responder
  • Juliana
    Noiva Constante Setembro 2016 Ansião
    Juliana ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo

Ola ola Smiley smile Olha eu costumo dar 100 por pessoa, as vezes tambem depende do sitio das pessoas etc. No nosso caso tivemos pessoas a dar entre os 75 e os 100 e depois claro aquelas que deram mais como em tudo, no final cobriu todas as despesas e ainda nos sobrou bastante, tendo em conta que a quinta era bastante cara.

• Responder
  • Carolina
    Top das Noivas Maio 2017 Nazaré
    Carolina ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo

Eu acho que no minimo 75, mas tento ver primeiro o que a noiva vai pagar, se pagar por exemplo 75 dou 100 no minimo

• Responder
  • Margarida
    Top das Noivas Maio 2017 Vale de Cambra
    Margarida ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Hallo ... Eu costumo dar no minimo 100€ por pessoa caso nao seja uma pessoa proxima. Se for proxima dou mais...depende da afinidade. Mas nominimo 100€.
    Mas tenho conhecimento de pessoas que só dao 100€ por casal, 80€ por casal ... etc... :/
    Eu gosto de pagar o prato e dar sempre algo a mais. nao podes estar a contar com nada porque pode ter pendas boas como mas. Mis vale contarmos com menos. Beijinho
    • Responder
  • Sara
    Noiva Master Dezembro 2017 Porto (Concelho)
    Sara ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo

A maioria das pessoas que conheço dizem que dão 50€ cada se forem apenas amigos ou família afastada e 100€ se forem chegados. O último casamento de família que fui os meus pais deram 500€ de prenda. Eramos 5, fez sentido. Acho que tudo depende da condição e/ou vontade de cada um. Num casamento duma amiga não dei dinheiro pois ela estava a montar a casa e pediu certas coisas, mas houve gente que lhe deu envelopes com 10€ e outros vazios. Como os mesmos não têm nome nunca se sabe quem deu o quê. Na teoria todos dão muito mas na prática nem por isso Smiley atonished

• Responder
  • Andreia
    Noiva VIP Outubro 2017 Cascais
    Andreia ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Normalmente, 100 euros por pessoa. Casal, entre 150 a 200
    • Responder
  • P
    Super Noiva Agosto 2017 Chaves
    Patricia ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Faço sempre questão de dar o valor por cabeça e quando tenho mais proximidade meto uma coisinha a mais. A volta dos 200-250€ somos um casal. Beijinhos
    • Responder
  • Andreia
    Andreia ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Fazes trabalho de terreno.. pesquisas na NET para teres uma ideia ou puxas conversa com a noiva/noivo de forma discreta Smiley shame é o que eu faço Smiley shame
    • Responder
  • Sara
    Noiva Master Setembro 2017 Espinho
    Sara ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Infelizmente na minha família acaba sempre por se saber, as pessoas fazem questão de se informar e dão as prendas de acordo com esse valor Smiley atonished
    • Responder
  • Ines
    Ines ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada
    A questão é que normalmente não conhecemos esse valor
    • Responder
  • Ines
    Ines ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada
    A questão é que normalmente não sabemos quanto custou a quinta
    • Responder
  • Sara
    Noiva Master Setembro 2017 Espinho
    Sara ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Concordo com a Joana, normalmente é dado o valor por cabeça, depende da quinta claro...
    • Responder
  • Andreia
    Andreia ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    No mínimo dar o valor k os noivos pagaram por cabeça.
    • Responder
  • Maria
    Noiva VIP Agosto 2017 Lisboa (Concelho)
    Maria ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Olá, eu vou casar no mm ano q uma amiga. Espero ter a capacidade financeira de lhe dar 100 meus e 100 do meu futuro marido, julgo q é a "norma" mas quem não pode dá menos e n deve sentir-se mal por isso..
    • Responder
  • Daniela
    Noiva VIP Setembro 2017 Paredes
    Daniela ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    O último casamento que fui dei 100€ (fui sozinha).Acho que depende da proximidade e de como andar financeiramente.Sei que no minimo dou 100€ para ajudar a pagar a despesa do almoço/fotógrafo e entre outros custos que o casal tem.Claro que se estiver a falar de um familiar próximo ou amigo próximo poderei dar mais dinheiro...E outra questão, se me tiver que deslocar para longe e pagar alojamento sei vou gastar mais logo a prenda pode diminuir...O nosso casamento é no Porto mas vivemos em Lisboa. Daqui vêm os amigos que já avisamos para não se preocuparem com a prenda porque sabemos que vão gastar em alojamento e portagens.
    • Responder

Escolheste . Escreve um comentário e adiciona mais detalhes à tua escolha 👇

Artigos relacionados

Grupos gerais

Inspiração