Ir para o conteúdo principal

O conteúdo do post foi ocultado

Para desbloquear este conteúdo, por favor clique aqui

Vera
Noiva Constante Setembro 2019 Sintra

Quantas testemunhas no Casamento pelo civil

Vera, a 25 de Março de 2019 às 00:29 Publicado em Fórum Casamentos.pt 0 18
Boa noite princesas.
Venho aqui para vos colocar uma questão acerca de um assunto que me anda a deixar de coração apertado...
Quantas testemunhas é que nos é permitido ter no dia do casamento pelo civil? É que temos 5 pessoas para ocupar esse lugar no nosso dia e não somos capazes de excluir nenhuma delas, e só de pensar em ter de "regeitar" alguma das 5 aperta me o coração e está a deixar me nervosa e ansiosa... E já agora, nesse dia o que fazem as testemunhas? Assinam algum papel, é referido alguma coisa durante o discurso do notário?
Help me please!!!
😘😘😘😘

18 respostas

Última atividade por Cátia, a 3 de Fevereiro de 2020 às 12:23
  • Cátia
    Noiva Principiante Junho 2021 Palmela
    Cátia ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo

    Olá Vera,


    Chegaste alguma conclusão relativamente à questão das 5 pessoas... deparo-me com o mesmo problema. Como resolveste?


    Obrigada.


    Cátia

    • Responder
  • Patricia
    Noiva Master Setembro 2019 Seixal
    Patricia ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    No civil o máximo são 4 testemunhas oficiais, podes dar outro nome para incluir todas, por exemplo damas de honor
    • Responder
  • Jacinta
    Top das Noivas Outubro 2017 Barcelos
    Jacinta ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada
    De nada! Sempre que precisares, pergunta! 😉
    • Responder
  • F
    Super Noiva Setembro 2020 Paços de Ferreira
    Filipa ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada
    Obrigada Jacinta, deste uma grande ajuda! Beijinhos
    • Responder
  • Jacinta
    Top das Noivas Outubro 2017 Barcelos
    Jacinta ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada
    No máximo, seis meses antes, pois é a validade do documento. Mas, para um casamento religioso, normalmente, um ou dois meses antes, é suficiente. Mas, o melhor é perguntatem ao padre, pois ele é que sabe quando precisará do documento para abrir o processo religioso.
    • Responder
  • F
    Super Noiva Setembro 2020 Paços de Ferreira
    Filipa ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada
    E sabes quanto tempo antes temos de fazer isso?
    • Responder
  • Jacinta
    Top das Noivas Outubro 2017 Barcelos
    Jacinta ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada
    Olá Filipa! ☺️

    Se for um casamento pelo Igreja Católica, não, não tens de casar, antes, pelo cibil. O casamento católico é, automaticamente, reconhecido pelo Registo Civil! Portanto, só te casas no dia em que casares pela igreja.
    No entanto, tens, na mesma, de ir com o noivo, ao Registo Civil, abrir o processo de casamento, ou seja, demonstrarem a vossa intenção de casar. Nesse dia, escolhem o Regime de Bens e decidem se pretedem adquirir o(s) apelido(s) um e/ou do outro, e pagam o valor do desse registo. Nada mais! Tudo o resto, é tratado pelo e com o padre. 😉
    • Responder
  • Vera
    Noiva Constante Setembro 2019 Sintra
    Vera ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Obrigada a todas vocês. Já lá fui à conservatória e só são mesmo aceites até 4 testemunhas no máximo... 😢😢😢😓😓😓 Agora seja o que Deus quiser para tentar resolver a situação...
    • Responder
  • Vera
    Noiva Constante Setembro 2019 Sintra
    Vera ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada
    Olá Filipa, não te sei responder, nós só vamos casar mesmo pelo civil, não vamos casar pelo religioso
    • Responder
  • F
    Super Noiva Setembro 2020 Paços de Ferreira
    Filipa ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Olá Vera Smiley smile
    vou aproveitar para te colocar uma questão. Antigamente sei que se tinha que casar pelo civil pelo menos 3 meses antes do casamento pela igreja. Sabes dizer-me se ainda é assim?
    beijinhos
    • Responder
  • Raquel
    Top das Noivas Julho 2019 Odivelas
    Raquel ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo

    Olá Vera! Hoje em dia não são necessárias testemunhas nem é preciso assinarem nada.. Por vezes o conservador deixa assinarem por uma questão de tradição..

    É uma questão de falares com o conservador Smiley smile

    • Responder
  • P & R
    Noiva VIP Setembro 2019 Coimbra (Concelho)
    P & R ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    As testemunhas atualmente não são obrigatórias nem assinam nada, pelo que podes ter quantas quiseres 😘
    • Responder
  • Andreia
    Noiva Master Outubro 2019 Nazaré
    Andreia ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Olá Vera,
    Assinar acho que só 4.
    No fim da cerimónia que fui chamaram as testemunhas para assinar 😉❤️
    • Responder
  • Ana😉
    Noiva Experiente Julho 2019 Vila Nova de Gaia
    Ana😉 ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Olá querida são 4 testemunhas e ao podem assinar 4 bjnh
    • Responder
  • Patrícia
    Super Noiva Junho 2022 Odivelas
    Patrícia ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Olá.
    Diretamente no civil não te sei dizer. Mas a minha afilhada teve duas madrinhas e um padrinho, e o marido teve uma madrinha e um padrinho.
    Na igreja todos assinamos o mesmo papel, e depois a igreja mandou uma cópia desse papel para o registro civil. Se assinamos os 5, e o papel foi igual, é por que no registro civil também estamos os 5.
    Mas não há nada como ligares para lá e perguntares. É mais seguro...
    • Responder
  • Tânia
    Noiva VIP Junho 2019 Mafra
    Tânia ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Olá vera! Vou casar pelo civil e já abri o processo. Podes levar no máximo 4 testemunhas e no dia elas não assinam. No dia em q abri o processo não levei os dados das testemunhas ( abri em dezembro) e disseram me para enviar depois por e-mail cópia dos seus CC e respectivas moradas, só enviei o e-mail está semana, pois disseram me que não precisava ter pressa. ( faltam agora 2 meses )
    • Responder
  • Jacinta
    Top das Noivas Outubro 2017 Barcelos
    Jacinta ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Olá Vera! ☺️

    Não tenho a certeza, mas penso que, pelo civil, só podem ter, no máximo 4 testemunhas, até porque, hoje em dia, nem sequer é obrigatório ter.
    Quanto à papelada, não assinam nada! Nem mesmo os noivos! O que se costuma fazer é, o/a Conservador/a levar um papel, para a cerimónia, onde tanto os noivos como as testemunhas assinam só "para a fotografia", mas não tem qualquer valor. Só que, isso, tem de ser previamente falado e acertado com o celebrante.
    No entanto, o melhor, é contactares o Registo Civil e colocares essa questão das 5 pessoas! 😉

    Espero ter ajudado.
    • Responder
  • Catarina
    Noiva Master Julho 2019 São Miguel
    Catarina ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Olá Vera. Quando eu me casei pelo registo civil não levamos testemunhas nenhumas nem assinamos nada. Primeiro fomos ao registo para abrirmos o processo, pagar e marcarmos o dia e depois no dia foi só ouvir o que a pessoa da conservatória tinha para dizer. Agora vamos casar pela igreja e vamos levar 2 testemunhas de cada lado sendo que na nossa paróquia só uma testemunha de cada lado assina no livro da igreja. Se vai ao registo civil só abrir o processo para depois casar a civil e pela igreja no mesmo dia não necessita de levar testemunhas. Agora se casar só pelo civil numa quinta e/ou restaurante e ter a pessoa da conservatória lá, eu já não sei se as testemunhas têm que assinar mas penso que não. 😘
    • Responder

Escolheste . Escreve um comentário e adiciona mais detalhes à tua escolha 👇

×

Artigos relacionados

Grupos gerais

Inspiração