Ir para o conteúdo principal

O conteúdo do post foi ocultado

Para desbloquear este conteúdo, por favor clique aqui

Ana
Noiva Novata Março 2025 Viana do Castelo (Concelho)

Quando queres incluir o que fazes no dia-a-dia no teu casamento

Ana, a 13 de Março de 2026 às 15:56 Publicado em Fórum Manualidades 0 8

Olá! Quase quase a celebrar o primeiro aniversário de casamento e decidi vir partilhar alguns detalhes do meu casamento feitos exclusivamente por mim.

Faço crochet há mais de 15 anos, principalmente amigurumi mas, de vez em quando, também faço outras coisas.

Desde que iniciamos as preparações para o grande dia, eu sabia que queria fazer pelo menos duas coisas: algo que o noivo pudesse usar e o meu ramo. Claro que, no caso dele, só poderia começar depois de ele escolher o fato.

Eventualmente decidimos que lhe faria uma gravata. Aqui, a saga foi encontrar um fio exatamente da cor pretendida com a espessura ideal. Mas conseguimos!

Quando queres incluir o que fazes no dia-a-dia no teu casamento 1

Quanto ao meu ramo, a razão pela qual o queria fazer deve-se ao facto de eu querer levar as flores de que mais gostamos, e que não são propriamente as melhores para um ramo: margaridas selvagens e amores-perfeitos. Os amores-perfeitos foram igualmente feitos em cores que ele gosta.

Quando queres incluir o que fazes no dia-a-dia no teu casamento 2

Quando queres incluir o que fazes no dia-a-dia no teu casamento 3

Acabei também por fazer a almofadinha do nosso porta-alianças. Algo bastante simples.

Por último, e porque não encontrava nada que me agradasse em relação ao topo do bolo, optei por fazer o mesmo inspirado nos Funkos e de acordo com o nosso vestuário. A única coisa que tenho um bocado mais de pena foi não ter tido tempo suficiente para encontrar uma base melhor. Mas, ainda assim, muito satisfeita no geral!

Quando queres incluir o que fazes no dia-a-dia no teu casamento 4

Ultimamente, fiquei com vontade de investir tempo e começar a desenvolver outros topos de bolo deste género, ou mesmo para ofertar a alguém especial. Se tiverem interesse, convido a conhecerem a minha página de instagram @mariecatmade Smiley laugh

Boas preparações para os noivos que aqui andam!

8 respostas

Última atividade por Ana, a 16 de Março de 2026 às 17:15
  • Ana
    Ana ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada

Infelizmente não somos como os polvos com vários braços para fazer multitask! Smiley xd Percebo perfeitamente!

Tendo em conta que a tua mãe está com bastantes responsabilidades, percebo não quereres adicionar mais uma. Se me permitires dar a sugestão, podes sempre pensar em algo mais intimista e simples, só dos noivos. Inicialmente, tive a ideia de fazer a flor da lapela do noivo para combinar com o ramo, mas depois deu-me a loucura da gravata...

Sendo algo mais "pequeno" e vosso, poderia ser algo que não sobrecarregasse a tua mãe e te sentisses mais confortável.

Claro que depois, a alternativa mais imediata é sempre encomendar a alguém. Mas também é assim, nos preparativos para o grande dia, muitas decisões têm de ser feitas. Por isso, foca-te no essencial e no que vocês realmente querem que faça parte do vosso dia. Se, por algum acaso, houver a possibilidade de adicionar algo, então força.

Interessa é que o mais importante esteja lá, e vocês já vão estar Smiley heart

• Responder
  • Daniela
    Noiva Ativa Junho 2026 Viseu (Concelho)
    Daniela ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada
    Perfeccionismo e detalhe andam de mão dada. Para um trabalho tão importante imagino que era aquela história, podia estar sempre melhor.
    No meu caso, a minha mãe já está a fazer as lembranças que serao guardanapos de tecido e ficaram também com alguma parte da decoração e o meu buquê efetivamente será ela mas com flores normais. Tendo em conta a restante trabalheira, nem tenho coragem de abordar o assunto.
    Estou a fazer uma pós graduação que só termina no final de abril (caso no início de junho), pelo que não tenho tempo útil para me dedicar aos DIY. Ha coisas que inevitavelmente ficam para essa altura mas bordar já não dá não. Obrigada 🥰
    • Responder
  • Ana
    Ana ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada

Muito obrigada! Smiley love

Sim! Acho que, quando são coisas que gostamos de fazer, adicionar o nosso toque num dia como este, em que formato for, torna tudo tão mais especial.

Pequenos detalhes, mas que fazem a diferença. Afinal de contas, é o nosso dia! Smiley heart

• Responder
  • Ana
    Ana ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada

Muito obrigada!!

Jogar com as flores é sempre um desafio. Hoje em dia já se conseguem encontrar receitas em crochet de uma variedade de flores, o que ajuda imenso. Ainda assim, também acho que a construção do bouquet em si tem de ser bem pensada. Na altura em que comecei a fazer as flores para o meu, tive de depois pesquisar que outros componentes poderia adicionar para torná-lo bonito e montado com equilíbrio.

Mas acho que poderia ser um bom desafio para a mãe! Smiley love Isto se ela estiver receptiva, claro!

Bordar?! Já começo a imaginar imensas coisas giras que podiam ser feitas para o casamento! Estás a pensar fazer alguma coisa? Fiquei curiosa! Smiley love

Relativamente aos detalhes que fiz para o meu, gostava mesmo de ter tido mais tempo para ter procurado uma forma de ajustar melhor os "noivos" na base para o topo do bolo. Mas isso é algo que, enquanto perfecionista, tenho de afastar. Além disto, claro que houve mais coisas que teria tentado fazer diferente, mas como já me disseram, só quem está por trás dos preparativos tem noção disso. Para os convidados, está tudo bem! Se não referirmos nada, nem reparam. Smiley xd

Bons preparativos!

• Responder
  • Ana
    Ana ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada

Sim, exatamente o que pensei! Smiley heart

Colocar um bocadinho mais de nós num dia que nos é tão especial Smiley star

Muito obrigada pelas palavras!

• Responder
  • Alexandra
    Super Noiva Setembro 2026 Porto (Concelho)
    Alexandra ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo

Que detalhes amorosos, Ana.

E feitos pelas nossas mãos, têm outro encanto, outro significado.
    Os meus parabéns, estava tão bonito. Smiley heart

• Responder
  • Daniela
    Noiva Ativa Junho 2026 Viseu (Concelho)
    Daniela ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo

Estou maravilhada com os detalhes!

O buquê acho só uma ideia incrível mesmo. A minha mãe tem muito jeito também, mas acho que seria ambicioso fazer algo com as flores que pretendo. Já eu, só me safo a bordar.

Algo que gostasses de ter feito diferente?

Um beijinho

• Responder
  • Daniela
    Noiva VIP Novembro 2027 Paredes
    Daniela ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo

Que bonito! Smiley love

Acho que tem mais significado e é ainda mais especial quando conseguimos colocar um bocadinho de nós no casamento.. quando é feito por nós, tem mais amor envolvido Smiley love

Adorei a ideia, muitos muitos parabéns Smiley heart

• Responder

Escolheste . Escreve um comentário e adiciona mais detalhes à tua escolha 👇

Artigos relacionados

Grupos gerais

Inspiração