Ir para o conteúdo principal

O conteúdo do post foi ocultado

Para desbloquear este conteúdo, por favor clique aqui

Mariana
Noiva Principiante Agosto 2020 Faro (Concelho)

Prós e contras do casamento pelo civil/cerimónia religiosa

Mariana, a 22 de Janeiro de 2018 às 19:13 Publicado em Fórum Organizar um casamento 0 10
Olá noivas lindinhas! 😊

Para este debate gostaria de saber algumas das vossas opiniões.

Os prós e contras do casamento pelo civil ou da cerimónia religiosa!

Beijinhos 😘

10 respostas

Última atividade por Mariana, a 25 de Janeiro de 2018 às 15:05
  • Mariana
    Mariana ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Muito obrigada a todas por partilharem as vossas opiniões, acreditem que me ajudaram muito a refletir!

Para todas, bons preparativos e muitas felicidades 😊
    • Responder
  • Inês V.
    Top das Noivas Julho 2022 Évora (Concelho)
    Inês V. ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo

Olá querida Smiley smile

Não é uma questão de prós e contras. Mas percebi a tua questão.

Por exemplo, tanto eu como o meu noivo sempre tivemos uma educação católica. Catequese, baptismo, 1ª comunhão, profissão de fé e crisma. Ambos temos isso tudo. Mas acabámos por nos desligar. Nem sei à quanto tempo não meto um pezinho na igreja. E ele igual. E então achei que seria hipócrisia da nossa parte casar pela igreja. Aquela história que os padres gostam de repetir que é «é preciso haver uma festa para a casa de deus estar cheia» é mesmo verdade, e eu iria sentir-me um pouco mal a ouvir isso, porque sei q é verdade. Não é que não seja católica, porque sou, mas é mais o que a minha conciência me manda fazer.

Para além disso, sempre me encantaram os casamentos aos ar livre. Nas quintas, e nas praias como se vê nos filmes Smiley xd

• Responder
  • Jacinta
    Top das Noivas Outubro 2017 Barcelos
    Jacinta ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada
    Concordo completamente!
    Também não acho que seja uma questão de prós e contras, mas sim da vida que cada casal pretende seguir depois do casamento enquanto isso mesmo, enquanto casal. Pois um casamento religioso implica responsabilidades perante a Igreja e ambos têm de estar de acordo! (infelizmente, não significa que se venham a cumprir)
    Já para não dizer que estamos a assumir um compromisso perante Deus e a fazer a promessa de que é para toda a vida! Obviamente que isso tem a ver com o que cada um quer!
    Atenção que não estou a que, no casamento civil a intenção não pode ser a mesma! Aliás, convém que seja (e é, claro)! Só é uma cerimónia mais simples e menos tradicional. No entanto, pode ser muito bonita, também!

Lá está, a cerimónia deve reflectir o maneira de estarmos na vida e, como tal, é uma decisão pessoal e não deve ser tomada pelo nível de burocracia ou exigências que faz. Mas é a minha opinião.

Bons preparativos! ☺️
    • Responder
  • Ana.
    Noiva Experiente Junho 2018 Lisboa (Concelho)
    Ana. ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Eu percebi a tua pergunta. No meu caso essa questão faz sentido pois os meus pais sempre me incutiram a religião, andei na catequese, fiz a primeira comunhão mas a partir daí desliguei-me. Quando decidimos casar ponderámos o religioso porque não deixa de ter significado para nós e a igreja da minha terra é muito bonita e é um espaço que me traz muitas memórias. No entanto optámos pelo civil porque para nós é mais simples, o religioso envolve coisas com as quais não nos identificamos e assim o casamento é todo no mesmo espaço e pronto. Mas é uma questão extremamente pessoal sem dúvida 😉
    • Responder
  • S & P
    Noiva VIP Outubro 2018 Lisboa (Concelho)
    S & P ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Eu não acho que haja pros e contras. Tem mais a ver com a idealização de casamento de casa um e o significado deste dia
    • Responder
  • L
    Top das Noivas Março 2019 Póvoa de Varzim
    Lady ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo

Olá Mariana. Para mim, não existem prós e contras, são casamentos cada um com o seu significado e sentimento, nenhum melhor ou pior. Beijinhos

• Responder
  • Mariana
    Mariana ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada
    Obrigada Steph!
    Beijinho
    • Responder
  • Mariana
    Mariana ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada
    Obrigada pela tua opinião, ao lê-la percebi que não expus a minha questão de uma forma perceptível mas a tua resposta ajudou-me a pensar! 😊
    • Responder
  • Steph
    Top das Noivas Julho 2018 Palmela
    Steph ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Depende muito do que tu e o noivo acreditam.. nos vamos nos casar só por o civil por as nossas famílias serem de religiões diferentes 😙
    • Responder
  • Silvia
    Noiva Master Agosto 2018 Ponte de Lima
    Silvia ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Olá Mariana. Não percebi a tua questão dos prós e contras do casamento civil e religioso. Simplesmente cada um casa-se da maneira que lhes é mais importante. Se os noivos são católicos e o casamento religioso é importante, assim o farão... Se para outros noivos o importante é o casamento civil, será essa a opção.... Não vejo pros e contras mas sim a importância e simbolismo de cada um
    • Responder

Escolheste . Escreve um comentário e adiciona mais detalhes à tua escolha 👇

Artigos relacionados

Grupos gerais

Inspiração