Ir para o conteúdo principal

O conteúdo do post foi ocultado

Para desbloquear este conteúdo, por favor clique aqui

Catarina
Noiva Curiosa Agosto 2024 Amares

Processo religioso

Catarina, a 16 de Maio de 2022 às 14:52 Publicado em Fórum Casamentos.pt 0 8

Boa tarde a todas Smiley smile

Esta é a minha primeira intervenção apesar de já cá andar há algum tempo.


No dia em que nos dirigimos à igreja para marcar o casamento, eis a minha surpresa: a minha paróquia os casamentos são marcados a partir de Junho no ano anterior. Até aí tudo bem (espero conseguir garantir a data), no entanto, fiquei com uma dúvida assim que cheguei a casa. Tendo em conta que a minha igreja (batismo, comunhões, missas...) é numa freguesia e que a minha morada fiscal é noutra, o processo deve entrar onde? Na igreja que sempre frequentei e onde pretendo casar ou na igreja da freguesia para a qual me vou mudar?


Obrigada Smiley heart

8 respostas

Última atividade por Margarida, a 18 de Maio de 2022 às 10:09
  • Margarida
    Noiva VIP Junho 2022 Braga (Concelho)
    Margarida ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo

    Ola' Catarina,

    Eu vivo no UK, e quando foi para iniciar o processo religioso fui falar com o Padre da minha antiga paróquia em Braga, onde também queremos casar. Ele disse que teriamos de ir falar com o padre da paróquia aqui no UK, iniciar o processo e fazer a preparação. Assim fizemos, e depois de termos os papéis todos reunidos e preparação feita o padre enviou os papéis para a arquidiocese daqui que posteriormente enviou a confirmação para a arquidiocese de Braga. Agora o padre da paróquia em Braga tem de ir levantar esse papel 'a arquidiocese, para dar continuação ao processo.

    Mas sei que este processo varia muito dependendo do pároco, sem de uns amigos que nao tiveram de fazer nada disto, o padre em Portugal tratou de tudo.

    O melhor será mesmo falar com o pároco.

    beijinhos Smiley kiss

    • Responder
  • Catarina
    Noiva Curiosa Agosto 2024 Amares
    Catarina ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo

    Muito obrigada a todas Smiley smile

    • Responder
  • Carlota
    Noiva Master Julho 2024 Madeira
    Carlota ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada

    Obrigada Gabriela.. Vamos ver isso entao junto do Sra Padre daqui Smiley heart

    • Responder
  • Gabriela
    Noiva VIP Julho 2022 Santo Tirso
    Gabriela ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada

    Olá noivinhas,

    Também moro e tenho a minha morada fiscal no estrangeiro.

    Primeiro que tudo fui falar com o Padre da paróqui onde me vou casar, para ver a data com ele e também o que era preciso.

    Como moramos os dois no estrangeiro, o processo teve de ser iniciado na diocese onde vivemos, que depois de aceite e autorizado pelo Bispo, foi enviado para o meu páraco em Portugal que tratou de dar seguimento.

    O melhor é mesmo falar primeiro com o padre qe vos irá casar e saber com ele como proceder.

    Beijinhos e espero ter sido útil, principalmente para quem mora fora

    • Responder
  • Diana
    Top das Noivas Julho 2022 Viseu (Concelho)
    Diana ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo

    Olá,

    A Etã já disse tudo o que precisas saber.

    Lembra-te que muitas das vezes, há um jogo de empurra por parte dos padres, mas nada que não se resolva Smiley winking

    • Responder
  • Etã
    Top das Noivas Julho 2022 Sintra
    Etã ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo

    Olá, Catarina. Bem-vinda! É um assunto meio simples meio complicado. O processo deve dar entrada na paróquia da noiva. No entanto, podes sempre simplificar tudo, desde que a paróquia onde vais casar aceite, e tratar tudo lá diretamente. Terás sempre que levar as certidões de batismo, mas isso é mais tranquilo (acho eu). Só mesmo a secretaria da paróquia (ou o cartório da paróquia) poderá dizer como preferem fazer. Do que percebi, ninguém gosta de tratar dessa papelada, mas há igrejas com mais organização e com gente responsável que tratam de tudo sem problemas. Espero ter ajudado.

    • Responder
  • C
    Noiva Principiante Setembro 2022 Maia
    Cátia ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Olá noivinha,


    Vou casar na paróquia onde tanto eu como o noivo temos morada fiscal. Mas segundo o que o nosso padre nos explicou é que se fôssemos de outra paróquia devíamos de ir falar na mesma com ele, ou seja ir à paróquia onde nos pretendemos casar, e a partir daí veríamos o que era necessário.
    • Responder
  • Carlota
    Noiva Master Julho 2024 Madeira
    Carlota ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Olá Catarina.. bem vinda a estas andanças..
    O Sr Padre da minha zona também só abre o ano q vem em Outubro pelo q vou ter de esperar bastante tempo para concluir este check.. (só lá pata Outubro de 2016)..
    A minha morada é no estrangeiro e eu vou casar em Portugal pelo q também gostava de saber..
    • Responder

Escolheste . Escreve um comentário e adiciona mais detalhes à tua escolha 👇

×

Grupos gerais

Inspiração