Ir para o conteúdo principal

O conteúdo do post foi ocultado

Para desbloquear este conteúdo, por favor clique aqui

Jessiica
Noiva Curiosa Agosto 2021 Sintra

Processo de casamento 🤯

Jessiica, a 7 de Outubro de 2019 às 23:18 Publicado em Fórum Cerimónia Nupcial 0 13
Olá noivinhas. Preciso da vossa ajuda ...
já tenho a igreja marcada e estou a pedir os documentos para o processo, na igreja pediram-me cartão de cidadão, certificado de batismo, certidão de nascimento, atestado livre.
Mas já ouvi dizer que o processo de casamento só se pode tratar 6 meses antes. Mas tenho medo de não levar rapidamente os documentos e depois a igreja não aceite :/

13 respostas

Última atividade por Joana, a 9 de Outubro de 2019 às 11:35
  • Joana
    Noiva Experiente Novembro 2019 Portimão
    Joana ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo

    Nao te preocupes, e' tempo mais que suficiente Smiley smile Eu tambem andava stressada sobre isso, mas resolveu-se em menos de nada.

    Certifica-te so que pedes os certificados dentro desses 6 meses (ate a data do casamento), se pedes antes, nao tos aceitam e tens de pedir outra vez.

    • Responder
  • Isabel
    Porto (Concelho)
    Isabel ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo

    Olá Jéssica, como já te disseram os documentos têm validade de 6 meses por isso não vale a pena pedires antes dessa data. Os padres já sabem desse timing por isso não te preocupes, normalmente também costumam comunicar-se entre si, não precisas de comunicar nada. Mas é melhor perguntares à tua conservatória. Não te preocupes 😘


    E olha, já escolheste o cake topper para o teu bolo de casamento? Tenho as inspirações ideias para ti, só precisas de votar e guardar os teus favoritos 💕

    Entra aqui >> Duelo de cake toppers: VOTA!

    Um beijinho!

    • Responder
  • Telma
    Top das Noivas Agosto 2021 Oliveira de Azeméis
    Telma ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada

    Acredito! Infelizmente acho que todos os serviços desse género são um caus em Portugal! Smiley amazing

    • Responder
  • Jessiica
    Noiva Curiosa Agosto 2021 Sintra
    Jessiica ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada
    Acho que é um documento que a igreja passa, tens de dar as moradas todas que moraste depois dos 14 anos para eles terem a certeza que és solteira.
    • Responder
  • Jessiica
    Noiva Curiosa Agosto 2021 Sintra
    Jessiica ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada
    Sim temos que fazer. Pois mas ontem fui ao registo pedir o certificado de nascimento é horrível em Sintra tanta gente tanta gente que desisti :/
    • Responder
  • Teresa
    Noiva VIP Outubro 2019 Penela
    Teresa ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Eu não tive que entregar nada na igreja, foi a conservatória que enviou diretamente. É o padre sabe que só temos esses documentos 6 meses antes, por isso não te preocupes.
    • Responder
  • Maria
    Noiva Master Setembro 2019 Mafra
    Maria ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    São duas coisas diferentes. Uma coisa é o processo religioso, que podem tratar quando quiserem. Outra coisa é o processo do registo civil que tem validade de 6 meses, que quando tiveres vais entregar na igreja. A paróquia sabe que esse papel só tem a validade de 6 meses. Mas enquanto esse papel vai e não vai, Eles tratam do processo relegioso, esse processo é só para a igreja.
    • Responder
  • Catarina
    Top das Noivas Outubro 2021 Abrantes
    Catarina ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ola querida ❤
    Desculpa a pergunta mas o que é o atestado livre?
    Obrigada.Beijinhos
    • Responder
  • Milhinha
    Top das Noivas Outubro 2020 Madeira
    Milhinha ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Olá Jessica. O atestado tem 6 meses de validade. Não vale a pena entregares antes! Deixo-te os meus debates sobre o assunto: Processo Religioso: a Agenda Obrigatória para Noivas em Preparação! https://comunidade.casamentos.pt/forum/archive/processo-religioso-a-agenda-obrigatoria-para-noivas-em-preparacao--t214687


    Trâmites para Cerimónia Religiosa https://comunidade.casamentos.pt/forum/tramites-para-cerimonia-religiosa--t203865

    • Responder
  • V
    Top das Noivas Setembro 2019 São João da Madeira
    Vânia ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Olá Jessiica, ainda é cedo para tratares dos papéis porque estes só tem validade de 6 meses e tanto é válido para o religioso como para a abertura do registo civil. Mais perto de fazeres os 6 meses vais a secretaria da tua paróquia e pedes os documentos que precisas e o noivo faz o mesmo na paróquia dele caso seja diferente da tua.😘
    • Responder
  • Ritinha
    Top das Noivas Novembro 2021 Viseu (Concelho)
    Ritinha ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Olá Smiley smile só poderás abrir o processo na conservatória a partir dos 6 meses de antecedência da data do dia C. Não te preocupes, é mesmo assim.
    O padre que vai preparar o nosso processo também só irá começar a tratar das papeladas religiosa na mesma altura, pelo que ele me explicou.
    • Responder
  • Telma
    Top das Noivas Agosto 2021 Oliveira de Azeméis
    Telma ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    E sim, os papéis do processo civil quando saem têm validade de 6 meses (ou seja, tens 6 meses para te casares senão expira a "licença"), daí dizerem-te que só podes tratar 6 meses antes! 😀
    • Responder
  • Telma
    Top das Noivas Agosto 2021 Oliveira de Azeméis
    Telma ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Olá Jéssica 😍
    Segundo nos disse o nosso padre eles próprios abrem os processos. Provavelmente o que acontece é que o cartório paroquial deverá já ter experiência com outros noivos e pede tudo isso antecipadamente para quando chegar a data terem tudo tratado! Vão fazer cpm? Pode ser para isso também 😘
    • Responder

Escolheste . Escreve um comentário e adiciona mais detalhes à tua escolha 👇

×

Artigos relacionados

Grupos gerais

Inspiração