Ir para o conteúdo principal

O conteúdo do post foi ocultado

Para desbloquear este conteúdo, por favor clique aqui

Catarina
Top das Noivas Agosto 2021 Madeira

Processo civil - Imigrantes

Catarina, a 7 de Junho de 2021 às 16:33 Publicado em Fórum Antes do casamento 4 31

Muito boa tarde comunidade linda .

Existem mil debates sobre a abertura do processo civil mas decidi abrir este em específico para casais que estao emigrados ( com morada actualizada no país estrangeiro em que residem).

Achei que fosse útil depois da minha experiencia.

Nós decidimos abrir o Processo Civil online tendo em conta que somos ambos portugueses, com cartao de cidadao válido e possuimos a máquina de leitor de cartoes. Só de pensar na confusao que seria marcar uma hora no Consulado portugues... bem, nem pensar!

Fizemos tudo direitinho online, pagamos e aguardamos que o processo fosse confirmado.

Qual o meu espanto quando recebo um email da conservatória com umas questoes que já haviamos respondido ao darmos início ao processo ( entre outras situacoes) e achamos aquilo muito estranho.

Um erro que cometemos sem querer foi termos escolhido a opcao " civil sob forma religiosa".

Já tinha visto algumas meninas que se iam casar pela igreja e que tinham confirmado em debates ( ou em resposta a ) que tinham aberto o processo desta maneira. O que a Sra responsável pelo nosso processo na conservatória nos explicou foi que, quando nos casamos pela igreja, a opcao correta é " casamento católico" apenas e ficamos automaticamente casados pela igreja e pelo civil.

Assim, a data oficial do casamento será sempre o dia em que nos casamos pela igreja .

Outra questao que surgiu e que nao estávamos a perceber era que tinhamos de fazer uma convencao/ decreto lei por o nosso casamento ser considerado transfronteirico.

Acreditem que quando lemos isto ficamos sem perceber patavina Smiley ups

Lá tive que entrar em contacto com a Sra via telefone para perceber realmente o que isto significava.

Muito resumidamente, todos os casamentos após 2019 ( criaram uma nova lei nesse ano) em que a morada dos noivos ( mesmo sendo ambos portugueses) seja estrangeira, tem que fazer/assinar uma convencao/ decreto de lei onde escolhem que tipo de regime de bens querem e pagam 100 euros adicionais por esse papel.

No total, a abertura do processo de casamento fica em 220 euros.

É obrigatório? Nao é. Se nao fizermos a convencao/ decreto de lei, podemos nos casar na mesma, nada nos impede. Na certidao de casamento ira apenas aparecer ### na parte onde aparece o tipo de regime de bens escolhido aquando do casamento.

O problema acontecerá depois, se algum dia houver uma partilha de bens em Portugal ou se quisermos vender um bem adquirido em Portugal em caso de divórcio. Nessa situacao é que será um verdadeiro 31 pois ao verificarem os papeís de casamento nao estará nada declarado quanto ao regime de bens.

E numa situacao dessas, o que prevalece é a lei do país da vossa primeira morada oficial após o casamento.

Eu, pessoalmente, conheco alguns casos de pessoas que abriram o processo civil no Consulado e que nunca ouviram falar em tal coisa. Ao confrontá-la com isso a resposta da mesma foi: " Se no consulado trabalham assim, estao a fazer um péssimo trabalho que pode dar muitas dores de cabeca a muita gente no futuro.".

Bem, quis fazer este debate mesmo para poder alertar outros noivos na mesma situacao que nós : imigrantes e com morada oficial num país estrangeiro.

Tentei ser o mais breve possível e deixar-vos apenas a informacao que achei mais importante.

Um beijinho a todos Smiley kiss

31 respostas

Última atividade por Catarina, a 8 de Junho de 2021 às 13:29
  • Catarina
    Catarina ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada
    Andas tu e andamos nós. Já não basta o stress das viagens, agora foram os papéis.
    Vamos sofrer mesmo até às ultimas😅
    • Responder
  • Telma
    Top das Noivas Agosto 2021 Oliveira de Azeméis
    Telma ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada

Sim, sem dúvida alguma que é mesmo importante 😍

Mas é como dizes, com dinheiro consegue-se tudo 😘

• Responder
  • Milhinha
    Top das Noivas Outubro 2020 Madeira
    Milhinha ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada
    Sinto muito que tenhas de incorrer nesse gasto, mas é muito muito fino! Bjs
    • Responder
  • Bebiana
    Noiva Master Agosto 2021 Montalegre
    Bebiana ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada

Pois foi o que nos disseram também 😌 mas nos so abrimos também o processo em julho segundo a senhora que n os ligou tinhamos tempo suficiente 🙏🏻 imagina a pilha de nervos em que ando ahah queria ter tudo tratado de uma vez por todas. Mas bem depois la falei com a prima do noivo que me assegurou que o deles foi aberto duas semanas antes do casamento e tinham tudo em ordem para casar 😂

• Responder
  • Catarina
    Catarina ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada
    É mesmo. Tal como lhe disse ao telefone, é muito mau estarmos a confiar nos profissionais que nos atendem, que devem saber mais do que nós, e que, afinal, não sabem fazer o seu trabalho como deve ser 😐
    Ela falou-me nisso do Pre- nup. A estrangeirada é muito fina 🤭🤭
    • Responder
  • Milhinha
    Top das Noivas Outubro 2020 Madeira
    Milhinha ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Oi Babe! Excelente debate é super esclarecedor! É assustador pensar que o Consulado não está a fazer as coisas como deve ser 😱 obrigada pela ajuda (A minha babe assinou um Pre-nup! Que chique! “Gente coisa é outra fina”!) Bjs
    • Responder
  • Catarina
    Catarina ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada
    Exactamente. Aplica-se a todas as religiões não católicas. Eu tinha um definição do " civil sob forma religiosa" que não era a real.
    Mas vivendo e aprendendo.. também é a primeira vez ( e espero a última) que me caso 😆
    • Responder
  • Alexandra
    Noiva Master Setembro 2021 Porto (Concelho)
    Alexandra ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Olá Catarina! Óptimo debate. Tive a mesma questão do tipo de casamento mas acho que na altura específica a que casamento civil sob a forma religiosa apenas se aplicava a religiões que não a católica. É mesmo pertinente este tipo de debates que ajudam a perceber melhor a situação. 😘
    • Responder
  • Catarina
    Catarina ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada
    Exactamente. Não sabemos o dia de amanhã e não custa nada fazermos as coisas direitinhas.
    Bjs Carla
    • Responder
  • Carla
    Noiva Master Julho 2021 Madeira
    Carla ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    *beijinhos
    • Responder
  • Carla
    Noiva Master Julho 2021 Madeira
    Carla ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Catarina, mas que debate importantíssimo, aposto que muitos não sabem disso! Claro que na névoa de noivado ninguém pensa em divórcio mas temos que ser realistas e explicaste isso muito bem, pois partilha de bens é do piorio! Bem
    • Responder
  • Rita
    Noiva Master Setembro 2021 Braga (Concelho)
    Rita ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada
    Muito obrigada pela partilha!!! Beijinhos
    • Responder
  • Marta Vieira
    Top das Noivas Junho 2021 Penafiel
    Marta Vieira ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada
    Exato, após pesquisas chegamos a essa conclusão 🙂
    • Responder
  • Catarina
    Catarina ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada
    É um bocadinho confuso confesso. Mas a Sra lá me esclareceu que civil sob forma religiosa é, por exemplo, quando és Jeová, etc .
    • Responder
  • Marta Vieira
    Top das Noivas Junho 2021 Penafiel
    Marta Vieira ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Olá Catarina, adorei o debate foi super esclarecedor! Quando abri o processo online também tive dúvidas se era a opção civil sob forma religiosa ou religiosa, até cheguei a fazer um questionário aqui com essa dúvida e fizemos tudo bem, por sorte 🤞
    • Responder
  • Catarina
    Catarina ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada
    Ainda bem Margarida. Fico feliz por ajudar outros noivinhos 😘
    • Responder
  • Catarina
    Catarina ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada
    Por nos precavermos, não significa que estamos a casar já a pensar no falhanço.
    Todos nós conhecemos casos de todo o tipo ( uns acabam super bem, outros super mal) . Não custa nada fazer tudo direitinho just in case 😁
    • Responder
  • Margarida
    Noiva VIP Junho 2022 Braga (Concelho)
    Margarida ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Olá Catarina,
    Muito obrigada por este debate. Estamos na mesma situação e este debate será muito útil para quando for a nossa vez de tratar do processo civil 😉
    Beijinhos
    • Responder
  • Catia
    Top das Noivas Outubro 2021 Sintra
    Catia ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada
    Exatamente eu estou sempre a debater com o noivo que as coisas acontecem, senão é divórcio é morte.... É preciso entender as coisas
    • Responder
  • Catarina
    Catarina ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada
    Olá Zélia.
    O teu caso é um pouco diferente. Repara se na tua certidão de casamento estará lá o regime de bens ou não.
    Bjs
    • Responder
  • Catarina
    Catarina ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada
    É preciso muita atenção a estas legalidades... e são estas situações que realmente nos fazem relembrar que um casamento é no fundo um contrato😅
    • Responder
  • Catarina
    Catarina ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada
    Beijinho Laura😘
    • Responder
  • Catarina
    Catarina ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada
    Achei mesmo importante partilhar. A parte legal de um casamento já é, por vezes, complicada em Portugal imagina para quem vive fora.
    Mas tudo se faz. Aja dinheiro para pagar😅
    • Responder
  • Catarina
    Catarina ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada
    Olá rita. Tens mesmo de ver isso e informa-te bem para, mais tarde, não haver problemas. 😘
    • Responder
  • Catarina
    Catarina ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada
    Ainda bem que não fui a única ( no bom sentido claro, não pela dor de cabeça que é).
    Nós também vamos tratar desse papel em Julho quando formos de férias porque ainda por cima exigem que seja feito presencialmente.
    Pelo menos deram seguimento ao proceso civil com a promessa de tratarmos disso nas férias antes do casório 🙄O papel fica pronto na hora segundo o que a Sra me disse. Menos mal😬
    • Responder
  • Zélia
    Noiva Master Junho 2021 Rio Maior
    Zélia ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Olá Catarina!
    Ai que 31 🤦🏻‍♀️ Como disse não nos pediram isso, pode ser por o noivo ser estrangeiro... mas casaremos com o regime normal de bens adquiridoz
    • Responder
  • Catia
    Top das Noivas Outubro 2021 Sintra
    Catia ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Hello catarina fogo se para mim foi um bico de obra conseguir imagino vocês fogo... E cada um diz sua sentença a sério
    • Responder
  • Laura
    Noiva Master Dezembro 2021 Matosinhos
    Laura ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo

Olá Catarina! Um excelente debate que poderá ajudar muitos noivinh@s! 😊😘

• Responder
  • Telma
    Top das Noivas Agosto 2021 Oliveira de Azeméis
    Telma ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo

Que excelente partilha querida Catarina! Irá ser bastante útil sem dúvida a muitos casais na em situação idêntica 😍😘

• Responder
  • Rita
    Noiva Master Setembro 2021 Braga (Concelho)
    Rita ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo

Ai Catarina que tu nem me digas isso... Nós abrimos o nosso processo de casamento ainda com a morada portuguesa, só que entretanto tive de renovar o CC e com o covid tive de meter a morada de UK para poder levantá-lo... E agora para a renovação da data provavelmente isso vai mudar também o que dizes na certidão, certo? Ai tenho de ver isso! 😱

• Responder
  • Bebiana
    Noiva Master Agosto 2021 Montalegre
    Bebiana ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo

Coucou Catarina,

Excelente debate 😍

Também andei a ler sobre o assunto e fiquei tipo "WHAT?", depois la consegui ligar para la e agora se tudo correr bem la vamos a portugal em julho tratar finalmente de toda a papelada, asseguraram nos que teriamos tudo prontinho para Agosto, espero bem 🙏🏻

Isto de abrir processo e estar no estrangeiro é uma valente dor de cabeça 😱

• Responder

Escolheste . Escreve um comentário e adiciona mais detalhes à tua escolha 👇

Artigos relacionados

Grupos gerais

Inspiração