Ir para o conteúdo principal

O conteúdo do post foi ocultado

Para desbloquear este conteúdo, por favor clique aqui

Sofia
Noiva Novata Setembro 2024 Coimbra (Concelho)

Processo casamento religioso - cerimónia mista (burocracias paróquia)

Sofia, a 6 de Setembro de 2024 às 14:05 Publicado em Fórum Cerimónia Nupcial 0 10

Boa tarde a todas,

Não sei se me conseguem ajudar.

O meu noivo é católico mas eu não. Ele gostaria de ter o sacramento do casamento e temos um padre amigo que está ok com a celebração mista mas como esse padre reside no Brasil, é necessário que alguma paróquia oficialize a documentação.

Falámos com padre da paroquia do João mas não se mostrou muito aberto pondo inclusive entraves pelo noivo já tendo sido casado (só pelo civil)...

Só faltam 3 semanas para o casamento (não fazíamos ideia deste processo) e queríamos tentar perceber com outras noivas se conseguiram agilizar este processo nalguma paróquia mais "flexivel" na zona da Grande Lisboa (eu resido aqui e o noivo em Santarém). Obrigada!!

10 respostas

Última atividade por Teresa, a 7 de Setembro de 2024 às 15:08
  • Teresa
    Noiva Master Setembro 2024 Coimbra (Concelho)
    Teresa ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada
    Ahhh ok ok
    • Responder
  • Magda Calisto
    Super Noiva Maio 2025 Tavira
    Magda Calisto ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada
    Nós não poderemos casar pela igreja Teresa, o meu noivo já casou pela igreja há muitos anos atrás. Eu sei porque fui eu quem procurou os sítios onde o meu irmão e a minha cunhada poderiam fazer o CPM num fim-de-semana e quem reservou o alojamento para eles 😉
    • Responder
  • Teresa
    Teresa ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada
    Não, tens de ver com o teu padre, no nosso caso a igreja pôs logo o papel a frente pra isso 🤣
    • Responder
  • Magda Calisto
    Magda Calisto ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada
    Exacto, o CPM... Pensei mesmo que todos exigissem 😉
    • Responder
  • Teresa
    Teresa ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada
    Se casares pela igreja é o cpm, nem todos os padres existem. O meu não exigiu, mas a igreja sim
    • Responder
  • Magda Calisto
    Magda Calisto ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada
    Ah ok! Pensei que fosse uma "coisa" universal..
    • Responder
  • Beatriz
    Noiva VIP Setembro 2025 Mafra
    Beatriz ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada
    Olá Magda. Pelo que percebi, nos dias de hoje uma paróquias ainda pedem e outras já não.
    • Responder
  • Magda Calisto
    Magda Calisto ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada
    Oh Teresa, quando o meu irmão se casou, pediram que fizessem um curso antes do casamento. Já não é necessário fazer?
    • Responder
  • Patricia
    Super Noivo Outubro 2024 Montijo
    Patricia ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Olá Sofia!
    Infelizmente tudo o que saia do tradicional é sempre um filme junto das igrejas! 🙄
    Nós não vamos casar pela igreja mas tenho uma amiga que vai casar este ano e eles vivem ambos na Alemanha mas o casamento vai ser cá pois é onde têm a família e na realidade é o país deles... foi um problema para conseguirem arranjar uma paróquia que lhes fizesse o casamento por não viverem cá! 🤦‍♀️Eles conseguiram na paróquia da Amora (fica na margem sul) tenta contactar com eles a perguntar se aceitam fazer.
    • Responder
  • Teresa
    Teresa ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo

Olá Sofia! A igreja so poderia por algum entrave se ele tivesse casado pela igreja, aí já vamos para a mente quadrada do padre, mas enfim.

A questão é que o processo religioso é algo demorado e tem de ser tratado na paroquia da vossa residência, é muita burocracia a ser pedida na paroquia de batismo, etc etc.

Dica, quando lhe perguntarem a morada onde ele residiu mais tempo que dê a mesma de residência atual, é meramente burocrático e so isso demora 15 dias se for para outra paróquia. Se ele tiver possibilidade vá ja pedir o papel do batismo, peçam celeridade no processo porque sem a atestação do bispo não é válido o casamento religioso.

• Responder

Escolheste . Escreve um comentário e adiciona mais detalhes à tua escolha 👇

Artigos relacionados

Grupos gerais

Inspiração