Ir para o conteúdo principal

O conteúdo do post foi ocultado

Para desbloquear este conteúdo, por favor clique aqui

Edite
Noiva Curiosa Agosto 2021 Seixal

Processo Casamento civil

Edite, a 18 de Março de 2021 às 21:33 Publicado em Fórum Organizar um casamento 0 13
Boa noite.
Alguma noiva que irá casar no verão sabe-me dizer como se inicia o processo de casamento pelo civil e depois religioso?
Nas conservatórias da minha zona não aceitam presencial, terá de ser online pelo que percebi, sabem como funciona? Quanto tempo demora? Beijinho 😘

13 respostas

Última atividade por Edite, a 17 de Abril de 2021 às 20:10
  • Edite
    Noiva Curiosa Agosto 2021 Seixal
    Edite ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada
    Boa noite a todas.
    Obrigada pelos vossos esclarecimentos.
    Estou neste momento a tratar do casamento civil online e deparei me com uma dúvida, eu vou casar em Almada mas pertenco à Paróquia de Corroios. Gostaria de saber quando no processo online me perguntam qual é o distrito e a conservatória se seleciono a conservatória de Almada porque me ireia casar na igreja de Almada ou se seleciono a Conservatória do Seixal porque pertenco ao seixal?
    Alguém me consegue ajudar?
    • Responder
  • Lara
    Noiva Ativa Junho 2021 Vila Real (Concelho)
    Lara ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada
    Podes fazer online em que pelo que as novinhas aqui tem dito, é bastante mais rápido! Mas podes marcar para uma conservatória pois já fazem marcações presenciais (pelo menos na da minha zona) a partir do dia 19 que é quando se podem realizar casamentos. Tanto online como presencial irão te dar uma folhinha para depois entregares ao padre que te irá casar para então começar o processo religioso. Há padres que pedem também uma certidão de batismo. É apenas isso.
    • Responder
  • Edite
    Noiva Curiosa Agosto 2021 Seixal
    Edite ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada

    Esclareceram-me só mais uma questão por favor, que eu não estou a conseguir relacionar!
    Portanto, segundo eu percebi, damos entrada com o processo online e passado uma semana chega nos uma declaração que temos de entregar na paróquia onde abrimos o processo religioso, correcto? O que faz com que o casamento civil e religioso seja no mesmo dia é isso? Ou são dias diferentes? O quero perguntar é se o início do processo no civil não significa que fique logo casada pelo civil, certo?
    Obrigada 😘😘😘
    • Responder
  • Edite
    Noiva Curiosa Agosto 2021 Seixal
    Edite ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada
    Obrigada a todas!!


    😘😘😘😘😘😘
    • Responder
  • Lara
    Noiva Ativa Junho 2021 Vila Real (Concelho)
    Lara ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Olá Edite!
    Eu liguei para a conservatória na terça feira passada e marcaram me para dia 19 de abril que é quando já fazem atendimento presencial e quando se pode realizar casamentos. Pelo menos na conservatória da minha zona já começaram a fazer marcações presenciais depois de dia. Eu caso em junho 😘
    • Responder
  • Rita
    Noiva Master Setembro 2021 Braga (Concelho)
    Rita ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo

    Olá Edite! Eu comprei o meu leitor de CC pela amazon, mas vi à venda em várias lojas de electrónicos. Prepara os vossos códigos de acesso! Eu mesmo em pandemia (em Dezembro) consegui marcar com a conservatória, por email responderam-me rápido. Beijinhos 😘

    • Responder
  • Isabel
    Porto (Concelho)
    Isabel ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo

    Olá Edite! Vocês já têm o leitor de cartões?

    • Responder
  • Catarina
    Noiva Curiosa Maio 2021 Barreiro
    Catarina ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Olá Edite!
    Nós tivemos de abrir o processo online porque na nossa conservatória não aceitavam marcações presenciais e nós casamos já em maio.
    Tivemos de comprar um leitor de cartões e é necessário também a carta com os códigos que enviam quando fazes o cc.No nosso caso, o processo foi simples (escolhi casamento católico e o regime de bens adquiridos, que penso que seja o único possivel de escolher online).Depois de pagar, demorou 1/2 semanas até recebermos um email da conservatória a dizer que podíamos ir levantar o certificado para entregar na igreja (este prazo acho que depende da conservatória, já vi um debate em disseram que no próprio dia já tinham o documento).
    • Responder
  • Marta Vieira
    Top das Noivas Junho 2021 Penafiel
    Marta Vieira ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Olá Edite, eu abri online e foi muito simples. Fiz com a ajuda deste debate espero ajudar-te 😍😘
    https://comunidade.casamentos.pt/forum/abertura-do-processo-no-registo-civil-online--t226731

    • Responder
  • Telma
    Top das Noivas Agosto 2021 Oliveira de Azeméis
    Telma ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada

    Olá Edite 😍

    Sim, é preciso o leitor de cartões bem como os códigos de acesso 😘

    • Responder
  • Edite
    Noiva Curiosa Agosto 2021 Seixal
    Edite ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Boa noite.
    Obrigada pelas rápidas respostas mas para fazer online é preciso ter o leitor de cartões?
    😘
    • Responder
  • Milhinha
    Top das Noivas Outubro 2020 Madeira
    Milhinha ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Olá Edite. O processo civil tem de ser iniciado até 6 meses antes da data do vosso casamento porque o Certificado de Capacidade Matrimonial tem validade de 6 meses. Pode ser aberto online mas ambos noivos têm de ter leitor de cartões ou chave móvel ativa. Outra forma é fazeres marcação presencial na conservatória que julgo que será possível em Maio. Deves obviamente mandar e-mail à conservatória.
    Para o processo religioso podes ler os seguintes debates: Processo Religioso: a Agenda Obrigatória para Noivas em Preparação! https://comunidade.casamentos.pt/forum/archive/processo-religioso-a-agenda-obrigatoria-para-noivas-em-preparacao--t214687


    Trâmites para Cerimónia Religiosa https://comunidade.casamentos.pt/forum/tramites-para-cerimonia-religiosa--t203865 Bjs

    • Responder
  • Zélia
    Noiva Master Junho 2021 Rio Maior
    Zélia ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Olá Edite!


    Podes mandar e-mail à conservatória da tua cidade para marcar apontamento para abrir o processo civil. Ou podes fazer on-line com leitor de cartão mas isso não sei como funciona porque o meu noivo é estrangeiro. Mas pelo que sei on-line em duas semanas tens o papel para levar à igreja.
    Em relação ao processo religioso tens que ir à tua paróquia começar o processo. É melhor começares o mais rápido possível porque ainda há várias coisas que têm que fazer e podem ter que fazer curso pré matrimonial ☺️
    • Responder

Escolheste . Escreve um comentário e adiciona mais detalhes à tua escolha 👇

×

Artigos relacionados

Grupos gerais

Inspiração