Ir para o conteúdo principal

O conteúdo do post foi ocultado

Para desbloquear este conteúdo, por favor clique aqui

Maria
Noiva Experiente Julho 2017 Vila Nova de Famalicão

Pressão social para ter filhos pois a idade avança!

Maria, a 3 de Outubro de 2017 às 19:41 Publicado em Fórum Vida de casal 0 28

Olá minhas queridas ,

Bem venho aqui em tom de desabafo visto que não me conhecem e quero saber a vossa opinião acerca deste assunto já que algumas das pessoas que conheço me julgam por aquilo que sinto neste momento.

Bem, casei a pouco tempo. Sempre sonhei casar e foi um dia lindo com o homem que é definitivamente o da minha vida e a seguir ao casamento lá vem a pergunta que me enerva profundamente :”então agora só falta o bebé??”.

Bom aqui está o meu drama: não quero ser mãe para já, não me sinto verdadeiramente preparada para isso. Depois vem o fator idade:”ah mas já tens 33 anos , estás a espera de ter filhos quê, aos 40?”(outro comentário que me faz atirar aos arames).Lá esta aquela pressão social da mulher casar e ter de ter filhos logo a seguir porque é o que tem de ser feito.

A verdade é que eu e o meu marido temos uma vida fantástica só os dois , vamos onde queremos , quando queremos , temos os fins de semana só para nós, viajamos sempre que nos dá na real gana e a verdade é que o facto de ter um filho e tudo isto mudar me aterroriza , posso estar a ser egoísta mas apenas quero aproveitar um pouco mais o meu casamento ,a dois sozinhos mais um tempinho . Há algum crime nisso?

Se sonho ter filhos?Claro que sim, sonho em ter o menino que seja a cara do meu marido , mas é assim uma admiração tão grande que tenha 33 anos e queira esperar mais dois anos ate dar esse passo? Se dependesse do meu marido teríamos já um filho e sinceramente ainda não tivemos uma conversa seria acerca disso pois acho que tenho um pouco de receio que que ele não me entenda mas sei que mais cedo ou mais tarde isso tém de ser falado.

Já estou com o meu marido a quase 9 anos , moramos juntos á 3 anos e estamos casados a dois meses e sou da total opinião que não é necessário casar e ter logo filhos. Há mulheres que mal casam engravidam logo, têm aquele sonho e pressa em serem mães, para já não sinto essa necessidade. Acho que apesar de já nos conhecermos bem e estarmos juntos a tanto tempo devemos estar ainda mais um tempo sozinhos , curtir o casamento a dois , durante um tempo vivermos um para o outro e depois disso sim passar ao próximo passo que é o de ter filhos. Sempre que digo que não estou preparada para ter um filho já, dizem-me sempre.”Nunca estás preparada , mas quando o tiveres vais achar que deverias ter tido a mais tempo”. Talvez isso possa acontecer mas para já não me sinto preparada.

O que acham ??Que estou a ser demasiado egoísta??

28 respostas

Última atividade por Bianca, a 13 de Outubro de 2017 às 20:07
  • Bianca
    Noiva Constante Junho 2017 Rio de Janeiro
    Bianca ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo

É sempre assim, as pessoas sempre fazem pressão. Quando ta namorando perguntam quando vão casar, quando casam ficam perguntando quando vão ter filhos.

Eu casei agora, tenho 21 anos mas eu e meu marido não queremos filhos nem tão cedo queremos aproveitar a vida a dois. Acho que você não deve ligar pro que falam, o que importa é o que você e o seu marido querem. Se por ele vocês já tinham um filho mas por você ainda não, conversa com ele. Tem que ter sim uma conversa séria sobre o assunto pra que entrem em acordo.

• Responder
  • Sonia
    Noiva Constante Maio 2020 Santa Maria da Feira
    Sonia ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo

Revejo-me em muitosss aspetos que referiste! é complicado gerir essa pressão! Já cheguei a "inventar desculpas" (com conhecimento do namoradinho/noivo) para não ir a jantares de família do noivinho porque já sabia que não me ia sentir bem e iria desanimar. Contudo, penso que temos que ser nós enquanto casal que devemos "gerir" da melhor forma as prioridades! O facto de ter 30 anos não deve ser obrigatoriamente sinal de maternidade! São escolhas, ou não.... Cada um sabe de si, não é? Smiley smile O mais importante é que o teu marido compreenda e te apoie! Beijinhos

• Responder
  • Cláudia
    Noivo Ativo Junho 2018 Sintra
    Cláudia ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo

Um conselho, vivam a vossa vida ao máximo com o vosso ritmo, é um assunto que só a vocês vos diz respeito. Nós estamos com 34 por muito que nos queiramos eu não posso agora por motivos de saúde. Quem sabe para o ano já consiga, senão no seguinte...36/38 não é tarde. Cada vez se vê mais casais a terem mais tarde derivado a N motivos.

Olha que eu sei do que falo pois no ultimo ano até acabei respondendo mal sem querer pois a minha cunhada teve bebé em Abril 2016 e nas festas de agosto já umas 10 pessoas ou mais nos tinham perguntado para quando..até que desistimos de estar nas festas e já estávamos de saída comigo depois de ter estado a chorar e vira-se uma e sai-se com a típica frase a qual eu respondo " Nós temos um filho apenas não nasceu quando deveria. Se não o tivesse perdido seria apenas 1 mês mais velho que o João", a mulher desgraçada começou a gaguejar e eu virei costas e bazei. As pessoas não se apercebem o quanto podem ser inconvenientes e magoar as outras.

• Responder
  • Berta
    Noiva Experiente Outubro 2016 Felgueiras
    Berta ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo

Também tenho 33 anos e casei há 1 ano...mas estamos juntos há 12 anos, e estou a sofrer do mesmo..

"Já não estás à espera da idade!"

"Então já estás grávida?"

"Estão à espera de quê?"

Enfim...no nosso caso, estamos a pensar começar a tentar agora no final do ano, já tenho os exames para fazer, marcado com a médica para me receitar o ácido fólico...

Mas o que me enerva mais, é pensar que, agora ouço estes comentário, e nem me enerva muito, desvalorizo, mas quando estiver a fazer por engravidar, e se demorar algum tempo....esses comentários certamente me vão destabilizar.

Mas enfim, a vida é nossa, e nós é que mandamos nela!

• Responder
  • P
    Noiva Ativa Julho 2017 Porto (Concelho)
    Pinkie ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Eu ainda não cheguei aos 30 mas também me estão constantemente a fazer essa pergunta...E partilho da tua opinião.Quero aproveitar mais uns 2/3 anos o casamento é um tempinho a dois!Nao me parece egoísta...Mas se considerarem que é.Entao que seja!Ainda há muito que queremos fazer a dois e só depois então pensar em bebés.
    • Responder
  • Tania
    Top das Noivas Setembro 2017 Sintra
    Tania ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo

Olá Maria. Não acho nada que estejas a ser egoísta, tens todo o direito de querer aproveitar o teu casamento ao máximo e acho que fazes bem em fazê-lo. Percebo a questão da pressão dos amigos e família pois agora também já começamos a sentir isso, até porque muitos dos nossos amigos já se adiantaram nesse campo (apesar de ter sido acidental). No entanto somos um pouco diferentes, pois tanto eu como o meu marido sempre quisemos ser pais cedo mas a vida não nos tem proporcionado isso e sempre quis ser mãe, mas confesso que agora começo a ter receios sempre que penso em avançar neste assunto, contudo acho que é o receio normal de qualquer pessoas que pense em ter filhos.

No teu caso, talvez se coloque mais a pressão "social" pela questão idade, pois nós mulheres temos sempre o problema de ter uma idade dita fértil e de o aproximar de uma certa idade para além de ser uma gravide considerada de risco as probabilidades de conseguir engravidar podem ser mais reduzidas.

Acho que deves sim aproveitar o teu casamento, mas também deves falar com o teu marido sobre este assunto e ponderarem em conjunto sobre o tema, quais os desejos dos dois e qual a melhor altura para avançarem.

• Responder
  • Maisa
    Noiva VIP Setembro 2018 Setúbal (Concelho)
    Maisa ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Percebo bem o que dizes, apesar da minha situação ser diferente. Quero muito ser mae e o noivo quer tanto ou mais qe eu, mas ainda assim e apesar de irmos para 10 anos de namoro e 8 de vida em conjunto eu continuo a ter medo... Ha tanta coisa qe pode mudar ou correr mal, eu gosto da maneira qe levamos a nossa vida agora tal como dizes e tenho receio qe ao ter filhos nem chegue perto de ser o qe era, dps tbm ha alguma instabilidade no meu trabalho e eu fui criada por uma mae solteira, apesar de confiar muito no noivo e ele n ter comparação ao meu pai, pois o noivo é um homem com H grande e n ha comparação mesmo, eu sei qe apesar de casarmos, nesta vida nada é garantido e sei como funcionam as coisas, ja assisti bem de perto. Criar um filho sozinha n é facil. E esta é uma conversa qe tenho muitas vezes com o noivo. Portanto qero muito ser mãe, mas quando o decidir ser vai ser um acto de coragem e será porque ja me sinto preparada. Lá esta, resumindo, acho qe devias conversar muito com o noivo sobre isto para perceberes o qe ele realmente quer e o que sente, mas ainda assim manteres te fiel a ti própria. Quanto ao resto só têm é de te respeitar, o corpo é teu e um filho será uma responsabilidade tua para o resto da vida e nao dos outros, por isso a decisão cabe unica e exclusivamente a ti e estas no direito de nao te sentir preparada ou nem qereres ter filhos. 😉 Força nisso e desculpa o testamento. Lol
    • Responder
  • Andreia
    Noiva VIP Julho 2021 Amadora
    Andreia ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo

Ola olha realmente para ter filhos nunca vais sentir que e a hora certa ou o momento certo, porque não ha esse momento, mas apenas tu podes decidir isso. Acho que fazes bem em aproveitar o teu casamento e o momento a dois. Se fores mãe aos 35 anos vais muito a tempo. Na minha opinião não tens que te preocupar com o que os outros dizem pois não te pagam as contas. Tens que te sentir bem com a tua opinião e sentimentos, ter filhos e lindo, a gestação, o nascimento, etc mas é algo ( no meu ver) que tem mesmo que se crer... boa sorte e muitos beijinhos

• Responder
  • Gabriela
    Noiva Ativa Maio 2017 Grândola
    Gabriela ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Entendo tão bem. Também estou nessa fase da vida mas acho que a decisão só pode ser nossa. Quando sentirmos que é a altura, será a altura certa Smiley smileSê fiel à ti mesma.
    • Responder
  • Catarina
    Noiva Master Junho 2018 Vila Nova de Gaia
    Catarina ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Se querem esperar é uma decisão vossa e ninguém têm que se meter, ainda não casei e já ouvi algumas bocas em relação ao casamento, do gênero para que casar nem vale a pena só gastam dinheiro passem logo para os filhos, um dia estava tão exausta dessa conversa que respondi mal a uma tia do meu noivo.... perguntei lhe se ela servia de colchão para estar a exigir que seja mãe e também lhe perguntei se lhe pedi algum dinheiro para pagar o meu casamento... sei que não foi bonito mas enchi tanto da conversa que foi quem apareceu primeiro.
    • Responder
  • Marisa
    Noiva VIP Agosto 2017 Aveiro (Concelho)
    Marisa ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Sejam felizes e não ligues ao k as pessoas dizem . Hoje em dia as coisas são diferentes e a medicina está muito avançada. Conheço pessoas k tiveram filhos aos 40 e são felizes . Beijinhos e tudo de bom para vocês
    • Responder
  • Ana.
    Super Noiva Agosto 2017 Oliveira de Azeméis
    Ana. ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Nós tb casamos há 1 mês e meio e não tencionamos ter filhos já. Queremos esperar tb 1 ano ou dois. É certo que somos mais novos, mas acho que mesmo que tivesse a tua idade ia ter a tua opinião. Nunca esteve nos meus planos ter filhos mal casasse. De todo. Lá está, é como dizes, temos uma vida boa e queremos aproveita lá assim como é durante mais algum tempo. Mas claro que tb queremos MT ser pais e vamos se lo, se Deus quiser, mas não já. Não te preocupes com isso. Cada um sabe da sua vida. Ponto.
    • Responder
  • Vera
    Noiva Master Março 2018 Vila Nova de Gaia
    Vera ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Não, não estas a ser egoísta. Eu e o meu namorado decidimos o mesmo, ter tempo para nós, como casal e a seguir venham os filhos!

• Responder
  • Débora
    Noiva Master Maio 2018 Seixal
    Débora ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo

Olá Maria Smiley smile eu nem precisaria de casar para ter filhos portanto não vai ser por casar que vou pôr o mindset em ter filhos. Infelizmente já tentamos há 2 anos, mas sem stresses e planos e truques e insistências: se acontecer aconteceu, e eu vou fazer 35 anos mas não me sinto minimamente "velha" para que tal aconteça quando tiver que ser.
    Conheço inclusivamente pessoas que não querem ser pais e nada tem a ver com egoísmo, trata-se de nos conhecermos bem, portanto minha querida: não há absolutamente mal nenhum nem tens que duvidar do teu instinto e sim, não vai faltar gente a perguntar-te sobre o assunto e a questão é: será que estão preparados para a resposta? Beijinhos e tudo a correr bem Smiley smile

• Responder
  • Marlene
    Noiva Master Junho 2018 Aveiro (Concelho)
    Marlene ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Olá!!! Eu penso exatamente igual a ti... Eu também tenho 33, caso com 34 e kero aproveitar primeiro um bocadinho da vida a 2 até pk não vivemos juntos e só dps pensar em filhos, claro que não vou esperar pelos 40, Também penso k a idade está a passar e entretanto terei de o ter, mas primeiro kero aproveitar o casamento, senão será tudo seguido e um filho quer muita atenção e dedicação...
    • Responder
  • Yara
    Noiva Master Maio 2017 Matosinhos
    Yara ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Não estás a ser egoísta, na verdade nem és obrigada a ser mãe, não tens que sentir culpa alguma por não querer ser mãe agora. É normal querer curtir o casamento, é normal planear filhos para depois uns anos a frente! Antes de casar meu marido e eu tivemos uma conversa sobre filhos, e chegamos a hipótese de engravidarmos um ano depois do casamento, ou seja engravidaria 2018 e 2019 teriamos um bebé, depois de casarmos fomos lá fazer exames e tudo ok... mas aí bateu esta vontade de ser só nós dois por mais um tempinho, pelos mesmos motivos que enumeraste, então conversei com meu marido para adiarmos os planos para 2020, ele aceitou e estamos felizes, mesmo que ele e a família morra de falar de nossos futuros filhos. Eu tenho 34 anos, já há quem cobre, quem diga que já estou a ficar velha... eu no geral brinco dizendo que vou esperar pelos 40 anos heheh.
    • Responder
  • Raquel
    Noiva Master Outubro 2017 Castelo Branco (Concelho)
    Raquel ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Se é o que vocês querem, segue o teu coração e sejam felizes sempre... a 2.. a 3 ou a 20 😂😂😂
    • Responder
  • Telma
    Noiva VIP Junho 2018 Beja (Concelho)
    Telma ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Acho que devem seguir o que sentem! Os outros têm sempre uma opinião a dar sobre tudo, mas devemos ser nós a tomar as decisões importantes da nossa vida. Se não sentem que este é o momento ideal, ninguém tem nada a ver com isso. Aproveitem, namoram muito e há-de chegar uma altura em que ter um filho será uma prioridade, sendo um desejo dos dois... Beijinhos
    • Responder
  • Silvia
    Noiva Master Agosto 2018 Ponte de Lima
    Silvia ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Fazes tu muito bem de deixares tempo de viveres a tua vida a dois... Quando sentires que é o momento vais saber... As pessoas têm o vício de virem com essa conversa, penso que não há mais assunto vão sempre falar dos filhos! E quando tiveres um já sabes que a pergunta será "para quando um irmão?". A idade não tem nada a ver, o nosso "relógio biológico" varia de mulher para mulher e não podemos pensar que só porque casamos o próximo passo é ter filhos! Sou a favor de o casal aproveitar o tempo que quiser a dois... E quando a vontade de ter filhos aparecer, é uma decisão do casal se querem um bebé ou não.
    • Responder
  • L
    Top das Noivas Março 2019 Póvoa de Varzim
    Lady ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo

Olá. Não me parece egoísmo, não estás a tirar nada de ninguém, até estás a ser altruísta para com o teu casamento. Se estão felizes é o que importa, se existe alguém a quem deves ""justificações"" é ao teu marido. Já sabes, a sociedade e as suas normas vindas de não sei onde... Quando te questionarem diz que por enquanto não, daqui a 5 anos (dás margem), etc etc. Sabes, mais pessoas deviam de ser como tu, assim organizadas mentalmente, é o que me parece. Quem ler isto pensa que farei igual ou assim, por acaso não pretendo mas isso são opções e situações diferentes, mas consigo compreender tudo o que disseste e apoio-te!

• Responder
  • Rebeca
    Super Noiva Julho 2018 Porto (Concelho)
    Rebeca ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Não e quem te pergunta que se meta na sua vida!
    • Responder
  • Tânia
    Noiva Experiente Setembro 2019 Leiria (Concelho)
    Tânia ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Se és feliz assim... Tens de fazer o que achas melhor para ti...
    • Responder
  • Steph
    Top das Noivas Julho 2018 Palmela
    Steph ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Querida se tas feliz assim.. é o air interessa a opinião dos outros é mesmo isso uma opinião.. curte a vida com o teu marido aproveitem que teem tempo um para o outro.. que é muito dificil quando se tem um bebé ter tempo para o casal.. or ao cinema coisas simples deixao de o ser.. um jantar romantic passa a ser a 3 e as atemçoes vão estar sempre no bebé.. eu sou mãe de 2 meninos um com 8 e outro com 15 meses.. é a melhor coisa que tenho deste mundo não trocaria pot nada.. e um dia tambem te vais sentir assim mas quando tiveres preparada.. acho que fazes muito bem em curtir com o maridão primeiro. Beijinhos e força.. não ligues ao que dizem 😘 (desculpa o testamento 😂)
    • Responder
  • S & P
    Noiva VIP Outubro 2018 Lisboa (Concelho)
    S & P ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Acho que deves fazer aquilo que sentes e que os dois como casal decidem para a sua vida. Se for nem sequer ter filhos, que seja! A decisão é tua! A única coisa que tens de ter em atenção, por motivos biológicos, é que o teu organismo vai ficando cada vez menos fértil e por isso infelizmente nós mulheres temos “prazo de validade” (não querendo ofender ninguém, mas é verdade!) e por isso podes ter mais dificuldade ou problemas em engravidar quanto mais velha fores mas de resto, vive a vida como bem quiseres e sê feliz!
    • Responder
  • Fabiana
    Super Noiva Julho 2018 Vila Nova de Gaia
    Fabiana ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Olá querida !
    Não deixes que nada disso te afete, se não estás preparada então acho que fazes bem em não avançar com esse plano pra já, pois tenho a ideia que não queres ter um filho só para agradar a sociedade e depois despreza-lo, por isso, deves pensar nisso só quando estiverem completamente preparados !!
    A sociedade tem de acabar com estes "ciclos viciosos " casar, ter filhos, ser dona de casa .. enfim, os tempos mudam mas algumas mentalidades não Smiley smile
    Um beijinho grande e força para lutar contra estes estereótipos Smiley smile
    • Responder
  • Gisela
    Noiva Master Outubro 2018 Vila Franca de Xira
    Gisela ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Olha eu tenho 31, casamos pelo civil o ano passado e iremos casar pela igreja no próximo ano e sim também já oiço os comentários de já passate os 30, está na idade de teres filhos...
    E dou a mesma resposta a toda a gente não me sinto preparada para esse paço sei que pelo noivo/marido já podíamos ter filhos mas gostamos te não sinto que esteja preparada, além disso filhos é para a vida e depois não há marcha atrás e inversão de marcha. Por isso sei como te sentes eu costumo dizer que não é egoísmo é consciência que muita coisa muda.
    E eu ainda tenho direito de decidir quando me apetece fazer essa mudança, nós queremos dois pipocos lindos mas no seu tempo certo... Nesta parte eu falo abertamente com o noivinho/marido, ele sabe compreende e respeita. E no fundo acho que todos aqueles que nos rodeiam também... 😁
    Liberta é esse pensamento please... Quem gosta de ti há-de compreender e respeitar a tua decisão, o importante é tu estares bem
    • Responder
  • Maria
    Noiva VIP Agosto 2017 Lisboa (Concelho)
    Maria ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Claro q n! Não existe uma regra para ter filhos, tenho ouvido a mm pergunta e respondo o mm q tu. No meu caso, quero mudar de trabalho e estabilizar noutro sítio e dp ter, mas tb tenho pressa e tb quero. Compreendo-te muito bem, adoramos as nossas escapadelas, e a liberdade de sermos só dois. É uma pressão social intrínseca como se todos tivessemos de ser iguais...
    • Responder
  • Georgina Neves
    Noiva VIP Janeiro 2018 Madeira
    Georgina Neves ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo

Se não te sentes ainda preparada para seres mãe, acho que não o deves fazer só porque os outros assim o exigem!

Posso dar o exemplo da minha irmã mais velha, ela estava já casada 9 anos e só agora teve o meu sobrinhooo lindooo!

Ela fez este ano 37 anos e a verdade é que ao longo destes anos nunca quis ter filhos até que chegou o momento certo para ela!

Por isso não acho que sejas egoísta, quando te sentires preparada e chegar ao momento irás ter o teu filhote Smiley smile!

Muita felicidades para os dois, e que tenham um futuro risonho!

• Responder

Escolheste . Escreve um comentário e adiciona mais detalhes à tua escolha 👇

Artigos relacionados

Grupos gerais

Inspiração