Ir para o conteúdo principal

O conteúdo do post foi ocultado

Para desbloquear este conteúdo, por favor clique aqui

Márcia
Noiva Experiente Agosto 2021 Almeida

Prendas de casamento

Márcia, a 12 de Abril de 2021 às 23:14 Publicado em Fórum Casamentos.pt 7 21
Boa noite noivinhas, noivinhos e casados! 😉



As vezes há coincidências estranhas...Ontem foi dia do noivo ir comprar o fato, como tal, convidou a madrinha para ir com ele e ela acabou por nós entregar já a prenda de casamento adiantada num envelope.Eis que hoje vejo no Facebook uma rapariga a perguntar sobre possíveis taxas sobre prendas de casamento em dinheiro.
Alguém lá postou o link de uma notícia sobre isso na página da Deco.
Prendas de casamento 1
Alguém teve problemas com prendas em dinheiro? É que sinceramente não queríamos estar a pagar 10% do valor que nos foi dado... afinal eles já terão pago ao estado as devidas taxas quando receberam aquele dinheiro, e agora nós temos de pagar também?!

21 respostas

Última atividade por Catarina, a 3 de Julho de 2021 às 19:11
  • C
    Noiva Constante Setembro 2021 Porto (Concelho)
    Catarina ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo

    NUNCA TINHA OUVIDO TAL COISA!!!! QUE ROUBO!!! Smiley surprise

    Pelo que li aqui parece-me que haverá uma solução fácil...os convidados darem o dinheiro em numerário e os noivos darem os envelopes aos pais e pedirem para eles depositarem e transferirem para os noivos...se não há problema de ser dado pelos pais oki Smiley smile Tipo o meu pai está a pagar parte do casamento por isso já me vai depositando de vez a vez, não soaria estranho ele transferir uma parte após o casamento.

    • Responder
  • Márcia
    Noiva Experiente Agosto 2021 Almeida
    Márcia ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada
    Obrigada Patrícia ☺️ um beijinho 😘
    • Responder
  • Patrícia
    Noiva VIP Setembro 2021 Lisboa (Concelho)
    Patrícia ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Olá 😊
    É verdade ! Também descobri isto quando estava a organizar o casamento e confesso que fiquei chocada ! Por mais que seja chato pedir, é mais vantajoso dizer aos convidados se quiserem oferecer quantias acima dos 500 que tentem faze lo em numerário. Existe excepções, se for transferências entre pais e filhos, e conjugues e acho que também irmãos, não teremos de declarada nada.
    Isto é só mais uma forma do nosso querido estado português nos colocar a mão no bolso e tirar o pouco que alguns têm, enfim!
    Um beijinho e bons preparativos 😘
    • Responder
  • Márcia
    Noiva Experiente Agosto 2021 Almeida
    Márcia ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada
    Olá Jorge 🥰
    É não é? É que se pensarmos bem, estariam a receber 3x taxas sobre o mesmo dinheiro, quem o recebeu já descontou sobre ele, agora passa para nós, iríamos descontar 10%, e depois usamos o dinheiro para pagar um fornecedor que vai também pagar o IVA ao estado... 😱 Absurdo 😕
    • Responder
  • Jorge
    Noivo VIP Agosto 2021 Seixal
    Jorge ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo

    Smiley surprise Olá Marcia,

    Desconhecia tal coisa! Realmente o estado português sempre a "roubar" os mais fracos. . .

    Já não chega o que se gasta num casamento hoje em dia, ainda temos de dar 10% do valor das prendas Smiley ups Era só o que mais faltava. . .

    Por aqui não temos conta conjunta, ainda, só iremos abrir depois do casamento. . . Mas vou seguir alguns conselhos daqui. . . Depositar o dinheiro aos poucos. Para passar despercebido.

    Obrigado por esta partilha Marcia!

    • Responder
  • Marta Vieira
    Top das Noivas Junho 2021 Penafiel
    Marta Vieira ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada
    Acho que já tivemos comentários bem esclarecedores 🙂
    • Responder
  • Carla
    Noiva Master Julho 2021 Madeira
    Carla ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Márcia, não fazia ideia disto e acho um absurdo. Como alguns disseram aqui, se não declarares e fores depositando aos poucos passa despercebido. Esperemos que corra tudo bem. Beijinhos
    • Responder
  • Telma
    Top das Noivas Agosto 2021 Oliveira de Azeméis
    Telma ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada

    Como ainda não casaram, não deverá haver grande stress se arriscarem 😘

    • Responder
  • Márcia
    Noiva Experiente Agosto 2021 Almeida
    Márcia ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada
    É mesmo nisso que estou a pensar, só temos agora o problema em mãos que a prenda da madrinha dele foi dados já em cheque... Não sei se ele deva falar com ela para levantarem o dinheiro ou se arrisque em depositar 😬


    • Responder
  • Telma
    Top das Noivas Agosto 2021 Oliveira de Azeméis
    Telma ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada

    (Aqui que ninguém nos ouve) o habitual é ir "escondendo" no dia no mesmo envelope! E depois não o depositar, irem gastando sem pedir faturas com o vosso nif! Se no dia vos forem fiscalizar e questionarem, dizem que aquele é o dinheiro para pagar a quinta e restantes fornecedores! Fica resolvido eheh 😍😘

    • Responder
  • Márcia
    Noiva Experiente Agosto 2021 Almeida
    Márcia ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada
    Olá Telma 🥰
    Já não bastava as dores de cabeça de organizar um casamento, agora tenho mais este embroclio para resolver 😂
    • Responder
  • Márcia
    Noiva Experiente Agosto 2021 Almeida
    Márcia ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada
    Pois é, na terra do noivo é tradição no final da noite receberem os envelopes de toda a gente seguida, e agora a saber isto não sei como vou fazer.
    Obrigada pelo teu feedback 😘
    • Responder
  • Márcia
    Noiva Experiente Agosto 2021 Almeida
    Márcia ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada
    Obrigada Alex pela tua opinião! Subscrevo totalmente! É como disse, se quem recebeu aquele dinheiro originalmente já fez os devidos descontos, porque temos nós também de descontar... Ainda se fosse só 1% por exemplo, ainda dava a mão á palmatória, mas 10% ainda é muito 😐
    • Responder
  • Telma
    Top das Noivas Agosto 2021 Oliveira de Azeméis
    Telma ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo

    Olá Márcia 😍

    Sim, é verdade e a legislação é bem clara. No entanto, é óbvio que a grande maioria dos noivos não declara e toma outras medidas de "fuga" 😘

    • Responder
  • Laura
    Noiva Master Dezembro 2021 Matosinhos
    Laura ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo

    Olá Márcia! Esse também é um assunto que estive a ler à pouco tempo e não fazia a mínima ideia que era assim. Li até que já chegaram a fiscalizar casamentos, daí não ser o ideal ter um local próprio para as pessoas colocarem os envelopes (há muitos noivos que criam esse local). Á medida que foram recebendo vão guardando no carro por exemplo. No entanto é algo que ainda não estou muito à vontade para comentar e tenho de ler um pouco melhor sobre o assunto 😘

    • Responder
  • Alex
    Noivo Experiente Maio 2022 Vila Nova de Famalicão
    Alex ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Como gestor posso apenas te dizer que tem cuidado para não fazeres depósitos altos e não declares, e a comprar com esse dinheiro pede sem número contribuinte. Consegues passar bem despercebida. Também já estive a pensar nessa situação porque a soma das prendas de um casamento no geral chega facilmente aos milhares de euros... peço desculpa mas não estou disposto a partilhar esse meu bolo com o estado ...
    ps: não sou contabilista e o que disse não é o correto, cada um por sua conta e risco.
    mas tanto abuso de imposto só faltava esta (Velha tática de guardar o dinheiro no colchão 😂) e aos poucos vão depositando

    • Responder
  • Alexandra
    Noiva Master Setembro 2021 Porto (Concelho)
    Alexandra ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Olá Márcia! Efectivamente, é verdade. Todos os donativos monetários iguais ou superiores a 500€ devem ser declarados e estão sujeitos a imposto. Estão excluídos donativos por parte de familiares como pais e avós.
    Está sujeito a declaração por parte dos noivos e por isso nem sempre é fácil controlar mas deixo aqui um artigo super esclarecedor sobre o tema. Espero que ajude. 😘
    https://www.economias.pt/doacoes-dinheiro-imposto/
    • Responder
  • Márcia
    Noiva Experiente Agosto 2021 Almeida
    Márcia ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada
    Espero que alguém ajude a esclarecer 😬🤞
    • Responder
  • Krizitah
    Top das Noivas Julho 2021 Loures
    Krizitah ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Também desconheço este tema! Espero que alguém saiba responder 🙏🏻
    • Responder
  • Márcia
    Noiva Experiente Agosto 2021 Almeida
    Márcia ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada
    Olá Marta! Nós estávamos completamente na ignorância... fica colada a vontade! 😋
    • Responder
  • Marta Vieira
    Top das Noivas Junho 2021 Penafiel
    Marta Vieira ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Olá Márcia esta é uma boa questão do qual eu jáe tinha lembrado! Não te consigo ajudar mas vou-me colar ao debate para saber como funciona! Excelente questão 🙂
    • Responder

Escolheste . Escreve um comentário e adiciona mais detalhes à tua escolha 👇

×

Artigos relacionados

Grupos gerais

Inspiração