Ir para o conteúdo principal

O conteúdo do post foi ocultado

Para desbloquear este conteúdo, por favor clique aqui

Beatriz
Noiva Curiosa Julho 2023 Porto (Concelho)

Prenda de casamento para casal que não vai fazer festa

Beatriz, a 26 de Dezembro de 2022 às 08:09 Publicado em Fórum Casamentos.pt 0 8

Olá a todas!

Espero que tenham tido um feliz natal!

Trago-vos uma dúvida cuja resposta ainda não encontrei por aqui. Um casal de amigos decidiu casar de um mês para o outro. Como não querem fazer festa tradicional (acabaram de comprar casa e não querem ter essa despesa), vão só à conservatória e depois os pais organizam um jantar em casa. Os pais da noiva são bastante festeiros e adoram uma boa desculpa para dar uma jantarada no salão de festa de casa. Os noivos com certeza não vão pagar 1€.

O noivo é o meu amigo mais próximo e inclusive é o celebrante do meu casamento em Julho. Quanto dariam de prenda neste caso? Suponho que não se apliquem os mesmos valores de um casamento numa quinta, em que consideramos o valor por cabeça para dar a prenda.

Adorava saber as vossas opiniões,

Obrigada!

8 respostas

Última atividade por Carlota, a 27 de Dezembro de 2022 às 15:33
  • Carlota
    Noiva Master Julho 2024 Madeira
    Carlota ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Olá Beatriz..
    Parabéns pelo noivado e bem vinda à comunidade.

Em relação à tua questão.. dizes que o casamento é do teu amigo mais próximo, que inclusivamente será o celebrante do teu casamento. Acho que deve ser uma pessoa muito especial na tua vida.. Dar-lhe-ia uma prenda mt especial tb dentro das minhas possibilidades independente do tipo de festa, dar lhe ia mesmo se não houvesse festa. No que diz a valores . Tudo depende das possibilidades.. às vezes nem é preciso que seja monetário 😘
    • Responder
  • Patrícia M
    Noiva VIP Julho 2023 Braga (Concelho)
    Patrícia M ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ola noivinha!
    Pessoalmente, eu daria na mesma uma prenda de acordo com as minhas possibilidades como faria se houvesse festa. Se acabaram de comprar casa de certo que vão precisar de imensas coisas (nos mudamo-nos para Portugal há quase 2 anos e ainda nos faltam coisas 😂), não conheço essa ideia de pagar o mesmo que o nosso lugar na quinta custaria.
    • Responder
  • Cláudia Silva
    Noiva Master Julho 2023 Vila Franca de Xira
    Cláudia Silva ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Bem é certo que não terão o mesmo custo no entanto a "prenda" será sempre o que a pessoa pode dar, eu já tive casos de ir a casamento e ser numa quinta mas não poder dar muito mas será sempre o que cada um acha que deve dar... Se achar que por exemplo poderá ajudar com algo para a casa visto que compraram agora, também seria uma hipótese... Mas você que os conhece melhor, perceberá o que pode ser útil nesta fase 😊
    • Responder
  • V
    Noiva Constante Janeiro 2023 Cartaxo
    Vânia ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada
    Como disse, neste caso e tendo conta a proximidade com os noivos (ou com um deles) a minha prenda é dada de acordo com essa amizade que nos une. Se sou mais próxima das pessoa quero dar mais prendas (adoro oferecer aos meus) por isso os gastos que os noivos possam ter ou não tornam-se irrelevantes para mim na hora de oferecer.
    Por isso é muito difícil para mim dizer os cálculos de acordo com estas considerações, mas acho que não daria menos do que normalmente daria num casamento ccom quinta e afins. É um casamento na mesma
    Tens sempre a opção de comprar uma prenda, se compraram agora a casa devem precisar de algumas coisas (decoração, pequenos electrodomésticos... Ou um vale para uma loja tipo bordalo ou vista alegre que tem peças bonitas, mas mais caras e que às vezes os noivos não compram quando acabam de ter uma despesa grande como é o comprar a casa). Ou um fim de semana a dois num sitio bonito. Acho que há muitas opções além do dinheiro
    • Responder
  • Beatriz
    Beatriz ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada

Colocando a questão de quem paga à parte (noivos ou pais), neste caso vai apenas existir a despesa de um jantar caseiro. Todas as outras despesas, que costumo ter em consideração quando dou uma prenda de casamento, não vão existir. Nada disto é indicador se são merecedores ou não de prenda, a minha questão é quanto dariam?

Se dou por exemplo 100-150€ por pessoa quando vou a um casamento numa quinta para pagar o meu jantar e deixar mais algum de prenda, quanto dariam neste caso?

• Responder
  • V
    Noiva Constante Janeiro 2023 Cartaxo
    Vânia ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Olá,
    As prendas que dou têm em conta a proximidade que tenho com os noivos. Sinceramente, não sei quem paga a festa de casamento quando sou convidada para um e isso não pesa na minha decisão da prenda. Se for menos próxima dos noivos tenho o cuidado de pelo menos pagar o meu lugar em relação aos preços da quinta, mas mesmo assim nunca dou só esse valor porque sinto que só esse valor não é prenda, é como dividir a conta de um jantar. Se forem amigos próximos então dou uma prenda maior, dentro das minhas possibilidade.
    Beijinhos
    • Responder
  • Beatriz
    Beatriz ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada
    Certo Eduarda. Eu também acho que devemos dar uma prenda de qualquer das formas e que a proximidade do casal é o que pesa mais. Mas eu costumo ter em consideração o sítio onde vão fazer o casamento, se são eles a pagar o casamento ou não. Tento sempre que a minha prenda pague o meu lugar e mais um pouco (umas vezes mais, outras menos...).
    • Responder
  • Eduarda
    Noiva Master Maio 2023 Maia
    Eduarda ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Olá Beatriz. Vou dar a minha opinião muito pessoal, que penso que é o que cada um faz aqui. Independentemente de haver festa ou não, se eu quiser dar uma prenda de casamento dou da mesma forma e nos mesmos moldes. Eu nunca cumpri "a regra" de dar a prenda consoante a quinta, até porque eu não sei quanto os noivos vou pagar pelo meu lugar, os preços variam muito. Dou consoante o que posso (quando não trabalhava era menos) e consoante o que significam para mim.
    Já tive uma situação dessas, foi um primo e que tem bastante significado para mim, então no natal do ano passado dei-lhe uma prenda que foi de natal e casamento que foi praticamente o mesmo valor que se tivesse ido a uma festa.
    • Responder

Escolheste . Escreve um comentário e adiciona mais detalhes à tua escolha 👇

Artigos relacionados

Grupos gerais

Inspiração