Ir para o conteúdo principal

O conteúdo do post foi ocultado

Para desbloquear este conteúdo, por favor clique aqui

Cátia
Noiva Principiante Junho 2025 Vila Nova de Famalicão

Portugueses na Alemanha

Cátia, a 18 de Março de 2024 às 07:04 Publicado em Fórum Cerimónia Nupcial 0 13
Bom dia Noivinhas
Queria partilhar com vocês algo que me está a deixar algo afetada e pedir alguma ajuda. Desde pequena casar na igreja sempre fui o que "vi como normal" e acho que sempre assumi que o faria. Ontem percebi que sendo uma portuguesa emigrada na Alemanha isto requer automaticamente que se casar em Portugal pela igreja tenho de passar a descontar na Alemanha 8% do meu ordenado para a igreja , o que acho completamente absurdo e não o pretendia muito fazer.

Gostava de saber se alguém passou pela mesma situação e como tudo isso funciona? Caso eu queira casar pela igreja em Portugal tenho de informar isso aqui na Alemanha , será que posso simplesmente não dizer ....?
Parte de mim gostava de ir a igreja mas não queria que me imposessem um Imposto com o qual não concordo Portugueses na Alemanha 1

13 respostas

Última atividade por Ru, a 10 de Agosto de 2024 às 21:33
  • Ru
    Noiva Constante Setembro 2024 Matosinhos
    Ru ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada

Não há comunicação entre Dioceses de países diferentes de forma automática.

O que tens de garantir é que na Alemanha não fazes nenhum Sacramento, porque de outra forma vais ter de pagar. Na Igreja em Portugal dás a morada dos teus pais, por exemplo, para não cruzarem os dados.

Contrariamente ao que foi dito aqui ao registares o teu estado civil na Alemanha como casada com o teu Meldezettel, por exemplo, ninguém comunica nada à Igreja. Apenas comunicam aos serviços da Kasse para que atualizem e ao Finanzamt.

Além disso no teu Meldezettel não tens de te auto-declarar como "ateu", mas na parte de religião podes optar por não escrever nada.

• Responder
  • Ru
    Noiva Constante Setembro 2024 Matosinhos
    Ru ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Sim, passei o mesmo na Áustria. Se tratares de absolutamente tudo em Portugal não tens de pagar nada na Alemanha. Não podes é fazer nenhum Sacramento na Alemanha, porque se fizeres tens de pagar.
    • Responder
  • Katia
    Super Noiva Agosto 2025 Lamego
    Katia ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo

Minha nossa! Eu não fazia ideia disto. Vou casar-me numa cerimónia civil na Suíça e depois numa igreja em Portugal. Nunca ouvi falar de tal coisa.

• Responder
  • Beatriz
    Noiva Master Agosto 2024 Óbidos
    Beatriz ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo

Olá Cátia, Nunca ouvi falar de tal coisa, que absurdo mesmo!

• Responder
  • Cristele
    Noiva VIP Agosto 2024 Setúbal (Concelho)
    Cristele ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Olá Cátia, as igrejas são o que suportam uma grande parte do imposto da Alemanha. O que te aconselho é casares somente pelo civil, pois assim que casares pela igreja em Portugal tens que te declarar como casada na Alemanha e vão pedir documentação. Se o fizeres pela igreja eles vão ver e vais passar a descontar e certamente podem questionar o de te teres declarada ateu e vires casar numa igreja portuguesa. Assim que fizeres algum tipo de celebração na igreja a documentação tem que ser entregue sempre se não fizeres podem surgir problemas para ti.
    • Responder
  • Mariana Duarte Monteiro
    Noiva Master Julho 2024 Sintra
    Mariana Duarte Monteiro Online ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada

Não fazia a mínima ideia!

• Responder
  • Cátia
    Cátia ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada
    Obrigada pela sugestão, vou fazer isso sim 😊😊😊
    • Responder
  • Teresa
    Noiva Master Setembro 2024 Coimbra (Concelho)
    Teresa ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada

Surreal mesmo! Olha fala com a igreja cá, onde queres casar, pode ser que eles te consigam ajudar.

Isso é muito absurdo de facto.

• Responder
  • Cátia
    Cátia ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada
    Este Imposto é algo obrigatório que basicamente te questionam quando vens para a Alemanha, se és religioso ou ateu. Sendo religioso descontado automaticamente esses 8% , sendo ateu não. Eu declarei me ateu para efeitos fiscais agora questiono me se terá sido um erro ... Porque tenho medo se for descoberto que casei em Portugal ( para o ano) que depois tenha de pagar todos os retroativos.
    • Responder
  • Teresa
    Teresa ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada

Mariana não é muito fácil ter casamentos pela igreja fora da igreja, uma amiga minha queria e não conseguiu.

• Responder
  • Teresa
    Teresa ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo

Nunca ouvi falar de tal coisa e conheço muita gente emigrada que casou pela igreja.

Quem te disse isso?

• Responder
  • Cátia
    Cátia ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada
    Sim isso é possível.
    A minha questão é, eu ao casar pela igreja lá em Portugal será que vou automaticamente ter de fazer esses descontos para a igreja aqui na Alemanha. Será que haverá essa comunicação entre dioceses?

Porque parece que não ainda é um desconto bastante significativo
    • Responder
  • Mariana Duarte Monteiro
    Noiva Master Julho 2024 Sintra
    Mariana Duarte Monteiro Online ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo

Olá Cátia.

Eu, que não estou por dentro do assunto de casar em igreja uma vez que me vou casar pelo civil, vou sugerir uma opção mas que não faço ideia se será possível ou não: achas que há a possibilidade de te casares pelo civil (cá ou na alemanha) e depois fazeres uma cerimónia na igreja?

Basicamente alugar o espaço e fazerem uma espécie de uma missa.

Mais uma vez, não estou por dentro do tema e não sei se é possível.

Boa sorte Smiley heart

• Responder

Escolheste . Escreve um comentário e adiciona mais detalhes à tua escolha 👇

Artigos relacionados

Grupos gerais

Inspiração