Olá comumindade
Se bem se lembram, eu fiz o meu prórpio porta-alianças, com um bastidor de bordar. Podem ver aqui neste post: https://comunidade.casamentos.pt/forum/archive/porta-aliancas-bastidor-o-meu--t56770
Deixo-vos aqui um tutorial, para quem quiser fazer um, seja como porta-alianças ou decoração.
1. colocar um tecido, de preferência algodão, no bastidor, esticando muito bem.
2. Desenhar as letras, ou motivo que querem que fique em branco
3. Aplicar uma máscara própria para aguarelas. Eu comprei a minha numa loja de artes e forma uma película plástica que pode ser retirada como se fosse um filme flexível. Convém aplicar esta máscara com o pincel com bastante líquido e de forma a não carregarem no tecido, para não agarrar demasiado às fibras. Tentem que a camada fique grossa, para ser mais fácil retirar
Podem experimentar num pedaço de tecido primeiro, para verem como é.
4. Molhar a zona que querem pintar
5. Diluir as tintas. Podem usar aguarelas, tintas de tecido ou tintas acrílicas, tanto faz. Eu usei uns recipientes para diluir bastante a tinta e deixei um pouco da tinta na borda, para caso quisesse escurecer algumas áreas.
6. Aplicar a tinta de forma aleatória, garantindo que fica sempre um pouco mais escuro ao redor das letras ou do vosso motivo, para se notar o contraste com o tecido branco.
7. Deixar secar e retocar, se necessário.
No meu caso, quando secou, vi que estava tudo muito claro. Voltei a aplicar tinta, mais ou menos diluída, em zonas que queria escurecer e voltei a esperar que secasse. Se tiverem pressa, como eu, podem secar com um secador, não muito quente.
8. Retirar a película. Se a vossa for como a minha, raspar um pouquinho numa ponta é o suficiente para conseguir retirar a maior parte.
9. Colocar o tule ou outro tecido transparente por cima e esticar muito bem os dois tecidos.
10. Costurar as fitas para as alianças. No meu caso, queria retirar as fitas depois do casamento, por isso dei apenas dois pontos, para ser fácil de as retirar sem deixar marca.
11. Esticar muito bem o tecido e apertar muito bem o bastidor.
12. Com uma tesoura de tecido ou com pontas bem afiadas, recortar o excesso de tecido em volta, com muito cuidado.
12. Aplicar cola universal na parte de trás, de forma a segurar o tecido ao bastidor e garantir que não se vai mexer dali.
Porta-alianças bastidor
E voilá! Cá têm o vosso porta-alianças Eu tinha feito o meu como nas fotos acima, com uma fita em cima e outra em baixo. Depois de várias sugestões, decidi colocar ambas as fitas em cima e de duas cores diferentes, uma para cada aliança.
E vocês, como vai ser o vosso?