Ir para o conteúdo principal

O conteúdo do post foi ocultado

Para desbloquear este conteúdo, por favor clique aqui

Lau
Noiva Master Abril 2018 Vila Nova de Gaia

Porque usamos o anel de noivado e a aliança no dedo anelar?

Lau, a 17 de Setembro de 2018 às 12:26 Publicado em Fórum Casamentos.pt 0 25

Afinal de contas, por que usamos alianças e anéis de noivado no quarto dedo, isto é, no anelar? Há diversas lendas, mitos e fatos que explicam esse costume, mas é difícil encontrar os motivos históricos precisos para o dedo anelar ter se tornado o dedo do anel. No entanto, as lendas são belas, cheias de significado e inspiradoras. Conheça duas delas:

A Bela Lenda Chinesa

O chineses possuem uma bela e convincente explicação para a tradição. Para eles, cada dedo representa um membro da família: os polegares representam os seus pais; o segundo dedo, ou indicador, representa seus irmãos; o dedo médio representa você mesmo; o anelar representa o seu companheiro ou companheira; e o dedo mínimo representa seus filhos.

Agora, posicione suas mãos palma com palma e una os dedos pelas pontas, exceto pelos dedos médios, que deverão ser dobrados, de forma que apontem para aquilo que representam, você mesmo, conforme a imagem:

Nessa posição, tente separar os polegares. Eles se abrirão com facilidade, pois os seus pais não estão destinados a viver com você pelo resto de sua vida.

Os indicadores também podem se abrir, pois seus irmãos construirão uma vida separa de você. assim que formarem suas próprias famílias.

Os dedos mínimos, que representam seus filhos, também se separam com facilidade, já que seus filhos irão crescer e se casar.

Finalmente, tente separar os dedos anelares, o dedo da aliança e do anel de noivado, que representam seu cônjuge. Você ficará surpreso, pois perceberá que você simplesmente não poderá separá-los, porque marido e mulher estão destinados a estar um ao lado do outro pelo resto de suas vidas.

Assim, usamos alianças e anéis de noivado no dedo anular, pois representam uma união duradoura e inquebrável.


A Lenda da Vena Amoris

Vena Amoris significa a Veia do Amor. Antes do mapeamento do sistema circulatório pela medicina, acreditava-se que existia uma veia que ligava o dedo anelar da mão esquerda diretamente ao coração: a Vena Amoris. Assim, como símbolo um de amor, o dedo anelar monopolizou a representação do matrimónio e da união entre casais.

O primeiro registo do termo Vena Amoris aconteceu em 1686, pelo advogado Henry Swinburne, em um tratado sobre contratos matrimoniais. Até meados daquela época, pessoas tinham o costume de usar alianças em outros dedos, como o polegar e o dedo médio, por exemplo.

O costume parece ter se estabelecido na cultura ocidental no século XVII e não se sabe ao certo qual a influência que Vena Amoris teve nessa história toda. Na verdade, tudo é uma grande mistura de lendas, falta de documentação e até um esforço da indústria joalheira de capitalizar em cima de mitos.

Embora as características da Vena Amoris sejam um facto, atualmente, sabemos que todos os dedos da mão possuem veias que os ligam diretamente ao coração.


Vocês conheciam estas lendas? Conhecem outras que queiram partilhar connosco?

25 respostas

Última atividade por Catarina, a 19 de Setembro de 2018 às 03:51
  • Catarina
    Noiva Master Setembro 2019 Setúbal (Concelho)
    Catarina ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada
    Podes crer! Não conheço muitas, mas as que conheço bate tudo certo ☺
    Beijinho
    • Responder
  • Jacinta
    Top das Noivas Outubro 2017 Barcelos
    Jacinta ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada
    😂😂😂 Acho uma boa ideia! 😁😉😄😄

    Beijinho querida 😘
    • Responder
  • Gisela
    Noiva Master Outubro 2018 Vila Franca de Xira
    Gisela ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada
    Jacinta tu respira e inspira!
    Estas coisa do amor não se explicam e quando tentas explicar fica tudo muito confusos...
    Vamos pela explicação mais simples, somos todos malucos e ninguém nos disse 😂😂😂😂
    • Responder
  • Lúcia
    Noiva Master Junho 2019 Torres Novas
    Lúcia ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Que lindo Lau obrigada pela partilha 😍💖
    • Responder
  • Jacinta
    Top das Noivas Outubro 2017 Barcelos
    Jacinta ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada
    😂😂😂 Deve ter sido um lapso... Digo eu... 😅

    Óptima partilha! 😊
    Beijinhos
    • Responder
  • Lau
    Noiva Master Abril 2018 Vila Nova de Gaia
    Lau ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada
    Sempre atenta! Eu nem tinha reparado que Portugal aparecia em ambos os casos Smiley xd Realmente NUNCA vi alguém usar aliança na mão direita, no nosso país...
    • Responder
  • Jacinta
    Top das Noivas Outubro 2017 Barcelos
    Jacinta ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada
    Acho que é por aí! 😁
    O simbolismo é que é importante! 😉
    • Responder
  • Jacinta
    Top das Noivas Outubro 2017 Barcelos
    Jacinta ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada
    Ahahah! 😂 😂 😂 De mulher do Norte, para mulher do Norte: percebo-te, perfeitamente! "osso duro de roer"... 😆😆

    Muito bem! Gostei muito de ler! Embora não ache estas justificações tão "românticas"! Mas, adoro saber e saber e saber, e aprender! ☺️ Além disso, é como diz no final, não interessa o dedo! O importante é o seu significado e que seja símbolo do amor! 😊

    (Só não percebi porque é que Portugal aparece em ambos os exemplos... 😅 Principalmente, porque nunca ouvi sobre a colocação da aliança na mão direita, no nosso país... 🤔 Mas pode ser só um lapso, também...)

    Obrigada, querida!
    Beijinho 😘
    • Responder
  • Jacinta
    Top das Noivas Outubro 2017 Barcelos
    Jacinta ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada
    Olha, conseguiste deixar-me mais confusa... 😂😂😂🙈
    Isso do "cruzamento" não acontece só no cérebro? 🤔 Ou seja, o Lobo Cerebral Direito é o responsável pelo lado esquerdo do corpo, e o Lobo Cerebral Esquerdo é o responsável pelo lado direito do corpo. Mas, o Coração... 🤔 Que cruzamento sanguíneo é que existe entre o lado direito e o esquerdo? Eu só conheço as "ligações" Aurícula-Ventrículo (cima e baixo). Não há cruzamento sanguíneo, entre parte direita e parte esquerda... 🤔
    Mas pronto... 😅


    Bem... Não é à toa que se chama "matrimónio"! 😉 😁

    Beijinho 😘
    • Responder
  • Gisela
    Noiva Master Outubro 2018 Vila Franca de Xira
    Gisela ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada
    Adorei!
    Obrigada querida Lau ❤
    • Responder
  • Andréa
    Top das Noivas Julho 2019 Aveiro (Concelho)
    Andréa ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada
    Mesmo! Adoro!💕
    • Responder
  • Lau
    Noiva Master Abril 2018 Vila Nova de Gaia
    Lau ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada

    Eu encontrei outra(s) história(s), que partilhei no comentário da Jacinta.

    Agora, qual delas é a verdadeira?! Não faço idéia... Talvez aquela na qual quisermos acreditar Smiley winking

    • Responder
  • Lau
    Noiva Master Abril 2018 Vila Nova de Gaia
    Lau ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada

    Os chineses são fantásticos em lendas Smiley smile

    • Responder
  • Lau
    Noiva Master Abril 2018 Vila Nova de Gaia
    Lau ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada

    Como sou uma mulher do Norte e não sou de ser desafiada e ficar quieta, aqui te apresento o resultado da minha exaustiva pesquisa Smiley winking

    "Os romanos foram os primeiros a usar o anel de casamento no dedo anelar da mão direita. Naquele então, eles acreditavam que a mão esquerda trazia má sorte e era ’pouco segura’.

    Na Índia, durante muitos séculos era costume usar anel apenas na mão direita, porque a mão esquerda era ’suja’. Hoje em dia, as pessoas colocam o anel na mão que quiserem.

    Na Alemanha e na Holanda os apaixonados usam anel de compromisso na mão esquerda e, após o casamento, na mão direita, o que simboliza uma mudança de status social.

    Segundo a tradição judia, o noivo coloca o anel no dedo indicador da mão direita da noiva, este que é considerado o dedo mais importante. Após a cerimônia, ela coloca o anel no dedo anelar da mesma mão.

    Países nos quais a aliança de casamento é colocada preferencialmente na mão direita: Noruega, Dinamarca, Áustria, Polônia, Bulgária, Rússia, Portugal, Espanha, Bélgica (em alguns de seus territórios), Geórgia, Sérvia, Ucrânia, Grécia, Letônia, Hungria, Colômbia, Cuba, Peru, Venezuela.

    Colocar o anel de casamento na mão esquerda é uma tradição relativamente recente. Teve início no começo do século XVIII (antes disso, nos países de língua inglesa o anel também era usado na mão direita).

    Em um artigo de 1869, acreditava-se que em alguns países a mudança de mão — da direita (dominante) para a esquerda (secundária) — foi um sinal de respeito com que a mulher tratava seu marido. Naquele tempo, os homens não usavam anel de casamento.

    No Líbano, na Turquia e na Síria, antes do casamento o anel é colocado na mão direita e, depois do casamento, na esquerda.

    Países onde o anel de casamento é colocado na mão esquerda: Austrália, Canadá, Egito, Botswana, Irlanda, Nova Zelândia, África do Sul, Grã Bretanha, Estados Unidos, França, Itália, Suécia, Finlândia, República Checa, Suíça, Romênia, Eslovênia, Eslováquia, Croácia, Portugal e Brasil e grande parte dos países asiáticos.

    No Sri Lanka, o noivo coloca o anel na mão direita e a noiva na esquerda.

    Na maioria dos países muçulmanos não é costume usar anel de casamento (a tradição de trocar alianças tampouco aparece nas cerimônias religiosas). Não obstante, se decidem usar, pode ser tanto no dedo anelar da mão esquerda (Irã) como da mão direita (Jordânia).

    Nos países em que o anel é usado na mão esquerda, após o falecimento do marido ou da esposa, muitas pessoas o colocam no dedo da mão direita. Este gesto simboliza o vínculo eterno com o grande amor que se foi.

    Antes da Segunda Guerra Mundial, os homens não usavam anel de casamento. Os soldados que lutavam longe de casa e da família começaram a usar como um sinal de lembrança das esposas que os estavam esperando.

    Se você não quiser seguir tradições ou costumes do seu país, a escolha da mão pode seguir comodidade ou preferência. Por exemplo, alguns canhotos escolhem a mão direita, para evitar que o anel fique raspando o tempo todo.

    Um anel de casamento é, em primeiro lugar, um símbolo do nosso amor, e não existe nenhuma lei que exija que você o coloque em uma mão ou em outra."

    • Responder
  • Lau
    Noiva Master Abril 2018 Vila Nova de Gaia
    Lau ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada

    São lendas muito românticas Smiley heart

    • Responder
  • Gisela
    Noiva Master Outubro 2018 Vila Franca de Xira
    Gisela ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada
    Eu tenho ideia que é por causa do cruzamento da circulação, ou seja o que acontece do lado direito do coração reflecte-se na parte esquerda do corpo, assim a verdadeira veia que liga ao coração está do lado direito e não do esquerdo...
    Pelo menos foi assim que me explicaram...
    Mais uma curiosidade: nessas culturas normalmente todos os papéis da família são entregues à mulher (porque é ela que cuidadora da família e como tal a guardadora de todos os papéis importantes) 😂😂 portanto casamento que é casamento acaba a noiva com o ramo e o dito papelinho na mão 😂😂
    • Responder
  • Catarina
    Noiva Master Setembro 2019 Setúbal (Concelho)
    Catarina ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Olá Lau!
    A primeira lenda já conhecia e adoro como tudo enxaixa tão bem ❤
    Beijinhos
    • Responder
  • Jacinta
    Top das Noivas Outubro 2017 Barcelos
    Jacinta ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Adoro todas estas lendas, mitos e crenças que compõem toda a magia e só enaltecem o valor do matrimónio, independentemente da sua veracidade! 🤩

    Pessoalmente, já conhecia ambas! E adoro as duas! 😁

    Só ainda não sei (também nunca me dei ao trabalho de pesquisar 😅), o porquê de, nalguns países (Polónia, Bulgária... De Leste, principalmente, mas em Espanha, também, por exemplo) usarem a aliança de casamento no dedo anelar direito, em vez de ser no esquerdo... 🤔
    Desafio-te a fazeres essa pesquisa e a partilhares connosco! 😆😆 (quem sou eu, para te "desafiar" para o que quer que seja! Mas fica o mote! 😄)

    Adoro estes debates!
    Dankeschön! 😉

    Beijinho 😘
    • Responder
  • Andréa
    Top das Noivas Julho 2019 Aveiro (Concelho)
    Andréa ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Conheço a lenda chinesa e adoro!😍
    • Responder
  • Lau
    Noiva Master Abril 2018 Vila Nova de Gaia
    Lau ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada

    Temos de (e estamos a) fazer por isso, diariamente Smiley ring

    • Responder
  • Patricia
    Top das Noivas Outubro 2019 Lisboa (Concelho)
    Patricia ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada
    Vai sim ❤️❤️
    • Responder
  • Lau
    Noiva Master Abril 2018 Vila Nova de Gaia
    Lau ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada

    Eu não precisei de pesquisar nada disso. O noivo perguntou em que mão é que era para pôr o anel e eu simplesmente respondi: "No dedo anelar. Pode ser no direito ou no esquerdo, mas digo-te já que o esquerdo está reservado ao que for para sempre" - eu já tinha usado anel de compromisso numa relação anterior, na mão direita. O noivo escolheu que seria para sempre. Esperemos que assim seja Smiley heart

    • Responder
  • Patricia
    Top das Noivas Outubro 2019 Lisboa (Concelho)
    Patricia ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Assim que fiquei noiva fui ver onde se usava o anel de noivado ! Obrigado pela partilha querida Lau
    • Responder
  • Lau
    Noiva Master Abril 2018 Vila Nova de Gaia
    Lau ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada

    Eu, por acaso, ouvi primeiro a lenda da Vena Amoris Smiley smile

    • Responder
  • Raquel
    Top das Noivas Julho 2019 Odivelas
    Raquel ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo

    Já tinha ouvido falar das 2 Smiley laugh Mas a primeira que ouvi falar foi a chinesa

    • Responder

Escolheste . Escreve um comentário e adiciona mais detalhes à tua escolha 👇

×

Artigos relacionados

Grupos gerais

Inspiração