Ir para o conteúdo principal

O conteúdo do post foi ocultado

Para desbloquear este conteúdo, por favor clique aqui

Margarida
Noiva Constante Setembro 2022 Sintra

Ponto de situação pt.2 - Casamento sustentável / rústico

Margarida, a 1 de Março de 2022 às 15:38 Publicado em Fórum Organizar um casamento 3 22

Olá comunidade Smiley heart

Espero que estejam todos bem!


Sei que já passou imenso tempo desde a minha última publicação e isso deveu-se a muitos stresses e elementos do casamento que foram muito difíceis de arranjar o que me desmotivou um bocadinho a partilhar o processo convosco. Desde sapatos e vestidos vindos da net que chegaram em péssimo estado, alianças que ficaram na alfândega e voltaram para os EUA, atrasos na entrega do fato do noivo, etc. Aviso já que esta publicação vai ser longa para vos por a par de todo o processo.


tenor.gif



1- Os Convites

Ponto de situação pt.2 - Casamento sustentável / rústico 1


Ponto de situação pt.2 - Casamento sustentável / rústico 2


Ponto de situação pt.2 - Casamento sustentável / rústico 3

Os convites foram desenhados por mim e a impressão foi oferecida por uns amigos que têm um estúdio de risografia o Mago Studio em Lisboa. Para quem não sabe, temos uma preocupação forte com o ambiente, e apesar de termos pensado muito se devíamos ou não imprimir os convites, sendo eu ilustradora achei que seria importante ter esta ilustração materializada. Decidimos então optar por a risografia que é uma técnica bastante amiga do ambiente, com impacto ambiental muito baixo, porque a tinta é composta por óleo de soja e água (contendo baixos níveis de composto orgânico volátil e não-tóxica), a master é feita de fibra vegetal e poliéster e, por fim, a máquina consome pouca energia, porque não precisa de calor para fixar a imagem no papel.

Optámos por um envelope craft sem branqueamento e fizemos uns selos com o desenho da folha ginkgo biloba (que é o símbolo que está no meu anel de noivado e representa longevidade). A cera que usámos foi reciclada de velas brancas que tínhamos em casa.

Aproveitámos a desculpa de entregar os convites para marcar pequenos encontros com familia e amigos e só enviámos por correio para os amigos e familia que estão fora do país e que sabíamos que não tinham data prevista para vir a Portugal. Acreditem ou não, só depois de ter entregue os convites é que reparei que o João (o noivo) não tem óculos no desenho! Smiley ups ele que está SEMPRE de óculos e que eu desenho SEMPRE com óculos, vá se lá perceber como é que isto aconteceu, enfim é aceitar os erros e continuar

tenor.gif


2- Vestido de Noiva

O vestido de noiva já me foi prometido há anos por uma das minhas melhores amigas que tem formação como costureira! Assim que lhe contei que estava noiva ela desatou a gritar "Não te esqueças que sou eu que te faço o vestido!!". E assim tem sido! Inicialmente queria um vestido com um modelo império dos anos 40, mas comprei um na vinted para ver como me ficava o modelo e para além de vir com problemas ficava-me muito mal. Foi por isso que optei por um modelo que é semelhante a alguns vestidos vintage que tenho e que me fazem sentir confiante e esquecer os mil complexos que tenho com o meu corpo.

Ponto de situação pt.2 - Casamento sustentável / rústico 4Ponto de situação pt.2 - Casamento sustentável / rústico 5

Ponto de situação pt.2 - Casamento sustentável / rústico 6Ponto de situação pt.2 - Casamento sustentável / rústico 7

Mostrei à amiga algumas imagens parecidas com o modelo que queria mas, infelizmente, não consegui encontrar nenhum vestido real exactamente como eu queria, por isso fizemos um esboço do modelo e com as imagens que tínhamos pusemos mãos à obra.

Ponto de situação pt.2 - Casamento sustentável / rústico 8

Ponto de situação pt.2 - Casamento sustentável / rústico 9

O vestido ainda está super atrasado porque primeiro eu e o João tivemos covid, depois teve a nossa amiga. Hoje seria a primeira prova já com o tecido final e com as mangas (nas imagens vê-se o protótipo em pano cru, sem mangas e sem os botões) mas a minha amiga teve um acidente há dois dias com uns copos de vidro e tem a mãos cheias de ligaduras e teve de levar pontos. Ela está bem felizmente! E já lhe disse que não se preocupe com o vestido que ainda temos muito tempo.


3 - Fato do Noivo

Queríamos um fato bordô simples e estilo boho, mas infelizmente não conseguimos encontrar em nenhuma loja em Portugal. As que tinham o ano passado este ano deixaram de ter e pareceu-nos muito arriscado esperar-mos pela coleção de verão. Por isso procurámos no estrangeiro e encontrámos numa loja Belga um fato exatamente como queríamos, e estava em promoção! Comprámos logo o fato, enviaram-nos logo um email para confirmar as medidas o que me deixou mais descansada com o serviço. Passaram-se 3 semanas e não nos disseram mais nada, não houve notificação de envio nem nada. Comecei a stressar e a enviar montes de emails e mensagens para o instagram e passado muitos dias lá me responderam a dizer que já tinham enviado mas que haviam atrasos na transportadora. O fato chegou finalmente, o João experimentou-o e está quase perfeito, só um pouco comprido nas mangas e no comprimento das calças, mas a minha tia avó costureira já o está a arranjar! Fica só a faltar uma camisa (ele está a usar uma minha x) ), os sapatos já tem, e eu ofereci-lhe umas meias com flores estilo arte nova no natal que ele decidiu usar com o fato (ele é viciado em meias com padrões). Ia-lhe oferecer uns botões de punho com coelhos dourados mas ele decidiu levar uns botões que eram da tia que faleceu este ano, como forma de homenagem.

Ponto de situação pt.2 - Casamento sustentável / rústico 10


4- Maquilhagem e cabelo

Já contratei a maquilhadora e o mais giro é que foi minha colega de faculdade e é uma querida, por isso sinto-me em excelentes mãos! O cabelo será feito por um amigo dela. Aqui podem ver como pretendo levar o cabelo, curto e com o toucado atrás, e a maquilhagem com eyeliner e batom vermelho.

Ponto de situação pt.2 - Casamento sustentável / rústico 11

Ponto de situação pt.2 - Casamento sustentável / rústico 12Ponto de situação pt.2 - Casamento sustentável / rústico 13


5- Lingerie e acessórios

Comprei um roupão branco simples com renda, um body e uma liga.

Ponto de situação pt.2 - Casamento sustentável / rústico 14


6- "Livro de assinaturas"

No nosso caso, como somos muito apreciadores de jogos de tabuleiro, optámos pela ideia dos convidados assinarem uma peça de Jenga. Tenho a certeza que vai ser muito bom revermos as assinaturas e comentários sempre que estivermos jogar!

Ponto de situação pt.2 - Casamento sustentável / rústico 15


7- As Alianças

A odisseia das alianças foi das mais stressantes até agora. Acontece que queríamos umas alianças baratas (porque o nosso casamento está a ser todo low cost) mas com um estilo orgânico e contemporâneo. Sendo eu muito fã da etsy decidi comprar umas alianças lindas a uma ourives dos EUA. Acontece que as alianças ficaram na alfandega, nós nunca fomos avisados, e quando liguei para saber o que se passava o processo já tinha expirado, tivemos de pedir autorização para reabrir o processo, e depois de mil tentativas lá enviámos todos os documentos necessários, recebemos notificação de que os anéis tinham sido desalfandegados com sucesso, e passado várias semanas sem nenhuma noticia liguei novamente à alfandega e disseram-me que as alianças tinham sido devolvidas à origem e não tivemos direito a nenhuma justificação. A ourives foi super atenciosa e devolveu-nos o dinheiro.

Foi então que procurei outro ourives dentro da União Europeia, escolhemos um ourives grego muito querido que nos foi dando updates de todo o processo e até nos enviou umas pedrinhas da ilha onde ele vivia. As alianças chegaram, são bonitas e têm uma palavra muito especial para os dois que eu pedi ao ourives para gravar em segredo, para fazer surpresa ao João. Infelizmente o tamanho não estava certo, mas uma das minhas melhores amigas trabalha na boutique dos relógios e conseguiu que as apertassem e ficaram perfeitas! Smiley smile

Ponto de situação pt.2 - Casamento sustentável / rústico 16Ponto de situação pt.2 - Casamento sustentável / rústico 17


8- As Flores

Temos utilizado a desculpa do casamento para fazermos longos passeio na natureza sozinhos, com os meus pais e com os pais do João, para apanhar muitas plantas e flores que temos estado a secar ao longo dos meses. Não sei se se lembram mas os meus sogros são os dois jardineiros e ficaram muito entusiasmados em ajudar-nos a fazer tudo o que são arranjos florais, bouquet, toucado e boutonnieres (podem vê-los todos contentes nas fotos!).


Ponto de situação pt.2 - Casamento sustentável / rústico 18


Ponto de situação pt.2 - Casamento sustentável / rústico 19


Ponto de situação pt.2 - Casamento sustentável / rústico 20


Ponto de situação pt.2 - Casamento sustentável / rústico 21


Ponto de situação pt.2 - Casamento sustentável / rústico 22


Ponto de situação pt.2 - Casamento sustentável / rústico 23


Ponto de situação pt.2 - Casamento sustentável / rústico 24

Já limpei, sequei e separei as flores e plantas por tonalidades e texturas, e mais perto da data vamos começar a fazer os arranjos, pois também queremos usar eucalipto fresco para dar uma cor de verde mais vivo.


9- Fotografia analógica

Eu e o João conhecemo-nos no secundário num curso de audiovisuais, e a fotografia analógica sempre teve muito presente ao longo destes 10 anos de namoro. Para marcar esse momento pedi-mos a familiares e amigos que nos emprestassem por um dia as máquinas fotográficas antigas para as distribuir pelos convidados e para que possam jogar ao jogo do I SPY (exemplo nas imagens). Já conseguimos arranjar 5 máquinas, só nos falta arranjar rolos baratos, talvez usemos rolos expirados para dar uns efeitos criativos às fotografias.

Ponto de situação pt.2 - Casamento sustentável / rústico 25

Ponto de situação pt.2 - Casamento sustentável / rústico 26


-
Por agora é tudo. Farei um outro post com o Open Day da quinta e a nossa experiência na escolha das decorações do espaço.

Espero que tenham gostado! Peço desculpa pelo post gigante



Um abraço,

Margarida



















22 respostas

Última atividade por Margarida, a 3 de Março de 2022 às 13:02
  • Margarida
    Noiva Constante Setembro 2022 Sintra
    Margarida ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada

    Muito obrigado Carla, um beijinho Smiley smile

    • Responder
  • Carla
    Noiva Master Julho 2021 Madeira
    Carla ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Olá Margarida, o vosso casamento vai ser definitivamente único 😍 parabéns pela organização. Beijinhos
    • Responder
  • Margarida
    Noiva Constante Setembro 2022 Sintra
    Margarida ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada

    Olá Tânia ^^ É verdade, um casamento sem peripécias não tinha piada nenhuma! x) Mas apesar de tudo estou a gostar muito do processo e de passar tempo com a família e os amigos mais próximos, envolve-los no processo está a ser muito especial! Quanto ao I SPY acho um jogo super divertido para os convidados ^^ Um abraço e tudo a correr bem com os teus preparativos Smiley heart

    • Responder
  • Margarida
    Noiva Constante Setembro 2022 Sintra
    Margarida ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada

    Olá Carolina Smiley smile

    é verdade dá imenso trabalho mas acho que é um processo que dá muito gosto! ^^ Sem dúvida que eu e o noivo somos uns sortudos com as pessoas que temos à nossa volta, ainda nem mencionei metade das pessoas que nos têm estado a ajudar mas nos próximos posts falarei disso! Smiley smile muito obrigado pelo teu comentário e apoio Smiley heart felicidades para ti e bons preparativos!

    • Responder
  • Margarida
    Noiva Constante Setembro 2022 Sintra
    Margarida ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada

    Olá Gabriela, fico muito feliz que estejas a gostar! Smiley smile também fico ansiosa para ver tudo finalizado, e depois partilharei tudo aqui claro ^^

    • Responder
  • Margarida
    Noiva Constante Setembro 2022 Sintra
    Margarida ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada

    Olá Marisa Smiley smile fico muito contente que tenhas gostado! Queríamos um casamento com um aspecto boho por isso pareceu-nos a cor indicada para o fato dele ^^ Em princípio os meus sapatos serão dessa cor também Smiley heart

    • Responder
  • Margarida
    Noiva Constante Setembro 2022 Sintra
    Margarida ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada

    Olá Etã, muito obrigado pelo teu comentário ^^ Fico feliz que tenhas gostado do relato. E sim também acho que apesar de tudo, estamos a conseguir fazer as coisas ao nosso gosto, é a vantagem de fazermos as coisas com calma Smiley smile espero que os teus preparativos estejam a correr bem também! ^^

    • Responder
  • Margarida
    Noiva Constante Setembro 2022 Sintra
    Margarida ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada

    Haha obrigado Bruna ^^ fico contente que tenhas gostado da ideia! Nós achámos que era uma missão divertida para dar aos convidados Smiley smile

    • Responder
  • Margarida
    Noiva Constante Setembro 2022 Sintra
    Margarida ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada

    Olá Damiana Smiley smile sem dúvida! estou a gostar muito de usar a desculpa do casamento para estar com as pessoas que gosto. também acho que vai ser um dia muito especial Smiley smile
    obrigado e bons preparativos para ti também ! ^^

    • Responder
  • Margarida
    Noiva Constante Setembro 2022 Sintra
    Margarida ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada

    Olá Diana Smiley smile Obrigado pelo teu comentário, é sempre bom saber que não estamos sozinhas nisto Smiley heart bons preparativos! abraço

    • Responder
  • Tânia
    Noiva Experiente Agosto 2023 Loulé
    Tânia ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Olá!
    Primeiro que tudo...que aventura!!!! Mas também o que seria a preparação de um casamento sem todas as peripécias 😆😆
    O que importa é que no fim corra tudo bem e que cries as memórias mais bonitas! ❤️❤️Já agora, adorei a ideia do "I Spy" tenho andado a pensar em incorporar algo do género mas a tua versão com as máquinas analógicas está genial!!!
    • Responder
  • Carolina
    Super Noiva Junho 2022 Pico
    Carolina ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Bem que trabalheira que nos dá estes casamentos eheh mas acho que tens de te sentir super sortuda porque pelo que percebi tens imensos amigos/familiares que conseguiram sempre ajudar te por trabalhar em algum ramo que era equivalente ao necessário 😊 vai correr tudo bem e o dia vai ser lindo! Felicidades
    • Responder
  • Gabriela
    Barcelona
    Gabriela ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo

    Olá, Margarida

    estou absolutamente encantada com os detalhes do seu casamento, e admiro muito a preocupação ambiental.

    Ficou tudo incrível, apesar dos contratempos. Parabééns! Ansiosa para ver as fotos do teu Dia C!

    • Responder
  • M
    Super Noiva Agosto 2022 Albufeira
    Marisa ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Olá Margarida. Adorei ler tudinho. Está tudo a encaminhar-se. Adorei a cor do fato do teu noivinho 😉
    • Responder
  • Etã
    Top das Noivas Julho 2022 Sintra
    Etã ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo

    Olá, Margarida! Amei o teu relato. Parece que apesar de tudo, as coisas vão correndo bem como queres. Estou certa de que será um casamento muito lindo. Parabéns.

    • Responder
  • Bruna
    Noiva Experiente Setembro 2022 Arruda dos Vinhos
    Bruna ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Adorei!! E confesso que, tal como tu terei os convidados a tirarem as fotos, vou roubar a ideia do "I spy" 💜💜💜🤍
    • Responder
  • Damiana.s
    Super Noiva Outubro 2022 Viseu (Concelho)
    Damiana.s ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo

    Olá Margarida,

    Adorei todos os detalhes e pormenores! Os contratempos ajudam a recordar, mais tarde, como foi uma fase intensa, mas especial, em que tudo se ultrapassou; vai resultar tudo num dia bem único. Smiley smile

    Continuação de bons preparativos e que tudo corra bem!

    • Responder
  • Diana
    Top das Noivas Julho 2022 Viseu (Concelho)
    Diana ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Olá Margarida,
    Contratempos todas nós temos. O importante é saber como ultrapassá-los.
    Gosto muito das tuas ideias, e obrigada por as partilhares connosco.Continuação de bons preparativos.Beijinhos
    • Responder
  • Margarida
    Noiva Constante Setembro 2022 Sintra
    Margarida ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada

    Muito obrigado Fabiana ^^ Já começo a ver tudo encaminhado, agora o vestido é que está a causar um bocadinho de ansiedade, mas tudo se resolve, o que importa é haver amor e o casamento acontece Smiley smile tudo a correr bem com os teus preparativos! Smiley heart

    • Responder
  • Margarida
    Noiva Constante Setembro 2022 Sintra
    Margarida ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada

    Muito obrigado Ana! é isso mesmo, não desistir ! ^^

    Espero que esteja a correr tudo bem com os teus preparativos Smiley heart

    • Responder
  • Fabiana
    Noiva Master Outubro 2023 Coimbra (Concelho)
    Fabiana ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo

    Apesar de todas essas peripécias menos felizes, parece-me que este vai ser um casamento cheio de originalidade e momentos únicos.

    Parabéns pelos avanços e que daqui para a frente corra tudo com menos percalços

    • Responder
  • Ana
    Noiva Master Maio 2022 Lisboa (Concelho)
    Ana ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Apesar de contratempos que todas temos importante é fazer como tu, persistir no sonho do que se quer… gosto muito das tuas ideias e iniciativas. Continuação de bons preparativos
    • Responder

Escolheste . Escreve um comentário e adiciona mais detalhes à tua escolha 👇

×

Artigos relacionados

Grupos gerais

Inspiração