Boa noite mamãs, noivinhas e casadinhas Tenho andado um pouco desaparecida aqui da comunidade, mas continuo a vir sempre cá dar um saltinho.
Ora, hoje venho partilhar a nossa decisão. O próximo passo é planear um bébé! :-)
Até á pouco tempo ter filhos era um assunto que pouco abordava a minha mente! Queria ter filhos, mas não era algo que realmente me despertasse o "interesse". Entretanto fui começando a pensar em bébés, a reparar nas grávidas, a imaginar como será o momento em que descobrir que estou grávida, o momento em que vou contar ao marido e pronto! Quando dei por mim o relógio biológico tinha disparado!!! Sempre fui demasiado racional e preocupada e acho que o motivo de nunca me ter deixado levar muito pela ideia de ter um filho foi esse, penso demais nas coisas más que podem acontecer com uma criança... Mas entretanto o instinto despertou e levou a melhor.
Sendo assim, pela vontade do marido podiamos começar a tentar já amanhã. Mas eu decidi, depois de falarmos sobre o assunto, que iremos começar a tentar em 2017.
Tenho pesquisado sobre a preparação para uma gravidez e 1 ano e pouco pareceu-me o ideal no meu caso.
Tendo em conta tudo o que li o meu plano passa por tudo isto(e espero que ajude outras meninas na procura por informação) :
-Médico - Sou acompanhada regularmente pelo ginecologista, infelizmente, porque tenho muitas infecções durante o ano. Isto já à alguns anos. Mas não é nada de grave(em comparação com outros problemas) e segundo os exames e o médico posso engravidar sem grandes problemas.
É essencial sermos acompanhadas pelo médico, seja de família, seja o ginecologista, depende também dos casos. Há exames que têm de ser feitos antes de engravidar, dúvidas que se têm de tirar, suplementos para tomar como o ácido fólico que é muito importante para evitar problemas na formação do bébé logo nos primeiros meses. Quem tem doenças pode ter de ajustar a medicação.
-Alimentação - Desde o início do ano que mudei muita coisa, não sou vegetariana, mas deixei de comer muita coisa de origem animal. O leite principalmente. Noto muitas diferenças e sinto-me melhor.
Temos de comer muitas verduras, frutas, cereais integrais e cortar nas gorduras, açúcares, entre outros. Quanto melhor for a alimentação, melhor o corpo vai estar para dar ao bébé tudo o que ele precisa sem nos faltar tanto a nós.
- Exercício físico - Vou começar este mês, corrida porque é o que mais gosto. Estou a precisar porque tenho estado parada já à alguns anos e começo a notar a falta que faz na saúde e no corpo. Apesar de não estar muito acima do peso ideal começo a ficar gordita na cara e com o "pneu" a aparecer.
É muito importante para quem não faz desporto e quem está um pouco acima do peso ideal tentar começar a fazer exercício antes de engravidar, ajuda muito na gravidez, a suportar melhor o peso de um bébé. Ajuda muito no parto e no pós-parto. Até porque juntando o peso de antes da gravidez, com o que se ganha durante, mais tarde vai ser mais difícil perdê-lo.
Foi mais ou menos isto, resumidamente, que recolhi pela internet sobre como devemos preparar o corpo para engravidar. Não fumo nem bebo álcool, portanto o meu plano passa mesmo pelo acompanhamento médico, alimentação saudável e exercício físico.
Além disto, também já tenho um seguro de saúde que me tem sido bastante útil e se for necessário por essa altura pode ser usado no parto. E teremos de pensar na questão da conservação das células estaminais.
Há muita coisa que não está nem vai estar nas nossas mãos, mas tudo o que estiver iremos fazer o melhor que pudermos.
Que vos parece? Como se estão a preparar? E quem tiver mais dicas por favor partilhe!