Ir para o conteúdo principal

O conteúdo do post foi ocultado

Para desbloquear este conteúdo, por favor clique aqui

N
Noiva Ativa Setembro 2015 Santarém (Concelho)

Planear o bébé

Nessy, a 12 de Novembro de 2015 às 02:10 Publicado em Fórum Futuras Mamãs 0 14

Boa noite mamãs, noivinhas e casadinhas Smiley smile Tenho andado um pouco desaparecida aqui da comunidade, mas continuo a vir sempre cá dar um saltinho.

Ora, hoje venho partilhar a nossa decisão. O próximo passo é planear um bébé! :-)

Até á pouco tempo ter filhos era um assunto que pouco abordava a minha mente! Queria ter filhos, mas não era algo que realmente me despertasse o "interesse". Entretanto fui começando a pensar em bébés, a reparar nas grávidas, a imaginar como será o momento em que descobrir que estou grávida, o momento em que vou contar ao marido e pronto! Quando dei por mim o relógio biológico tinha disparado!!! Sempre fui demasiado racional e preocupada e acho que o motivo de nunca me ter deixado levar muito pela ideia de ter um filho foi esse, penso demais nas coisas más que podem acontecer com uma criança... Mas entretanto o instinto despertou e levou a melhor.

Sendo assim, pela vontade do marido podiamos começar a tentar já amanhã. Smiley smile Mas eu decidi, depois de falarmos sobre o assunto, que iremos começar a tentar em 2017.

Tenho pesquisado sobre a preparação para uma gravidez e 1 ano e pouco pareceu-me o ideal no meu caso.

Tendo em conta tudo o que li o meu plano passa por tudo isto(e espero que ajude outras meninas na procura por informação) :

-Médico - Sou acompanhada regularmente pelo ginecologista, infelizmente, porque tenho muitas infecções durante o ano. Isto já à alguns anos. Mas não é nada de grave(em comparação com outros problemas) e segundo os exames e o médico posso engravidar sem grandes problemas.

É essencial sermos acompanhadas pelo médico, seja de família, seja o ginecologista, depende também dos casos. Há exames que têm de ser feitos antes de engravidar, dúvidas que se têm de tirar, suplementos para tomar como o ácido fólico que é muito importante para evitar problemas na formação do bébé logo nos primeiros meses. Quem tem doenças pode ter de ajustar a medicação.

-Alimentação - Desde o início do ano que mudei muita coisa, não sou vegetariana, mas deixei de comer muita coisa de origem animal. O leite principalmente. Noto muitas diferenças e sinto-me melhor.

Temos de comer muitas verduras, frutas, cereais integrais e cortar nas gorduras, açúcares, entre outros. Quanto melhor for a alimentação, melhor o corpo vai estar para dar ao bébé tudo o que ele precisa sem nos faltar tanto a nós.

- Exercício físico - Vou começar este mês, corrida porque é o que mais gosto. Estou a precisar porque tenho estado parada já à alguns anos e começo a notar a falta que faz na saúde e no corpo. Apesar de não estar muito acima do peso ideal começo a ficar gordita na cara e com o "pneu" a aparecer.

É muito importante para quem não faz desporto e quem está um pouco acima do peso ideal tentar começar a fazer exercício antes de engravidar, ajuda muito na gravidez, a suportar melhor o peso de um bébé. Ajuda muito no parto e no pós-parto. Até porque juntando o peso de antes da gravidez, com o que se ganha durante, mais tarde vai ser mais difícil perdê-lo.

Foi mais ou menos isto, resumidamente, que recolhi pela internet sobre como devemos preparar o corpo para engravidar. Não fumo nem bebo álcool, portanto o meu plano passa mesmo pelo acompanhamento médico, alimentação saudável e exercício físico.

Além disto, também já tenho um seguro de saúde que me tem sido bastante útil e se for necessário por essa altura pode ser usado no parto. E teremos de pensar na questão da conservação das células estaminais.

Há muita coisa que não está nem vai estar nas nossas mãos, mas tudo o que estiver iremos fazer o melhor que pudermos.

Que vos parece? Como se estão a preparar? E quem tiver mais dicas por favor partilhe! Smiley winking

14 respostas

Última atividade por Andreia, a 15 de Maio de 2016 às 19:43
  • Andreia
    Top das Noivas Agosto 2016 Nazaré
    Andreia ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Sim isso e. Acabei por ter de tomar foi magnesio por causa das dores musculares e das caimbras. Mas no ultimo trimestre so
    • Responder
  • C
    Noiva Constante Setembro 2017 Montijo
    Cláudia ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Isso é verdade Smiley smile eu também me interesso muito pela maternidade
    • Responder
  • N
    Nessy ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada

Olá Cláudia. Obrigada e de nada. Smiley smile Ando sempre em busca de informações relacionadas com a maternidade por isso é bom irmos publicando ideias, ajudamo-nos umas ás outras Smiley laugh

• Responder
  • N
    Nessy ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada

Olá Andreia. Li esta semana num artigo de um jornal que não me lembro qual é, que o ácido fólico a mais até pode estar relacionado com o autismo.... Penso que desde que se tome nos primeiros meses de gravidez, deve ser o suficiente.

Pelo que tenho lido sobre a preservação das células também começo a achar que não vamos fazer.

• Responder
  • C
    Noiva Constante Setembro 2017 Montijo
    Cláudia ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Olá Nessy Smiley winking estás muito bem encaminhada e deste me excelentes dicas muito obrigado Smiley kiss
    • Responder
  • Andreia
    Top das Noivas Agosto 2016 Nazaré
    Andreia ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Fazem bem. Eu por acaso nao tomei acido folico antes. Mas tomei nos prineiros meses assim como omega 3. A minha bebe e saudavel ate agora e gracas a deus. E tem estado com desenvolvimento sempre acima do tempo dela. Em relacao as celulas estaminais tambem pensamos fazer. Mas desistimos quando lemos que mesmo tu fazendo um investimento que se outra crianca precisar k nao seja o teu filho que eles podem usar. Mas informa-te bem pode mudar de empresa pra empresa. Mas fazem bem planear tudo com calma.
    • Responder
  • Filipa e Fábio
    Top das Noivas Setembro 2016 Cascais
    Filipa e Fábio ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Opa é verdade ehehe Smiley winking
    • Responder
  • Estrelinha
    Top das Noivas Abril 2016 Coimbra (Concelho)
    Estrelinha ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo

É como nós Smiley winking Beijinhos!

• Responder
  • N
    Nessy ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada

Olá Sandra. Concordo, acho que não é um ovo estrelado que vai fazer super mal. Temos que balançar as coisas e evitar aquelas que sabemos mesmo que fazem mal. E claro que cada caso é um caso.

Beijinhos e espero que tudo corra bem com o teu bébé também Smiley smile

• Responder
  • N
    Nessy ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada

Olá Estrelinha. Claro, ás vezes acontece sem se estar á espera. E se me acontecesse seria sempre bem vindo. Smiley smile Mas até hoje não aconteceu e assim posso planear melhor as coisas.

Nós compramos casa no início do ano e pensamos sempre em filhos, por isso o espaço é grande. Em termos de trabalho somos os dois efectivos, embora isso hoje em dia não signifique muito. E claro que como estamos a planear tudo com antecedência, vamos fazer um pé de meia só para coisas relacionadas com a gravidez e o bébé.

Sim, muito disto é por questão de tranquilidade e ter sempre em mente que fizemos o que podiamos para que tudo corra bem. Obrigada. Smiley smile Beijinhos

• Responder
  • N
    Nessy ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada

Já vi que os homens andam mais apressados com os bébés. eheheh

Obrigada Filipa. Smiley smile

• Responder
  • Sandra
    Noiva Master Julho 2016 Oeiras
    Sandra ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Boa tarde Nessy..excelente debate..para quem tenciona ter um filho há determinadas coisas que devemos fazer e seguir..mas não precisamos ser tão estritos..Ainda hoje na minha consulta falei que tava com saudades de comer ovo estrelado e disseram-me que posso comer..outra coisa que me aconselhou para a constipacao foi gengibre algo super proibido na gravidez!! Tudo depende de muita coisa!!
    • Responder
  • Estrelinha
    Top das Noivas Abril 2016 Coimbra (Concelho)
    Estrelinha ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo

Bom dia Nessy.

Acho que fazes muito bem em planear com calma e parece que tens um plano bem delimitado Smiley winking Há mulheres que engravidam quando menos esperam (não vejo mal nenhum nisso), mas penso como tu e acho que deve de existir um minimo de preparação para um momento tão importante. Quando digo preparação, falo em acompanhamento médico (no meu caso não o posso fazer de outra forma, pois tenho um problema cardíaco ) e pensar em criar algumas condições financeiras para a chegada de uma criança.

Há coisas para as quais não nos conseguimos preparar, mas aquilo que conseguirmos "controlar" um pouco já nos dá alguma tranquilidade. Desejo que te corra tudo bem. Muitas felicidades!

• Responder
  • Filipa e Fábio
    Top das Noivas Setembro 2016 Cascais
    Filipa e Fábio ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Olá Nessy! Nós estamos a pensar em ter o primeiro filho logo a seguir ao casório ...pelo noivinho já tínhamos tido, mas não quero "inchada" para o casamento claro, nenhuma noivinha quer ir Smiley amazing Mas pronto fora isso, acho que estás a pensar muito bem e a fazer as coisas com calma Smiley smile Se pudermos controlar algumas coisas, porque não melhora-las ??!! Muito bem !! Espero que corra tudo bem nesse sentido Smiley smile Beijinhos*
    • Responder

Escolheste . Escreve um comentário e adiciona mais detalhes à tua escolha 👇

Artigos relacionados

Grupos gerais

Inspiração