Ir para o conteúdo principal

O conteúdo do post foi ocultado

Para desbloquear este conteúdo, por favor clique aqui

Catarina
Noiva Novata Outubro 2027 Barreiro

Pessoa do notário ou celebrante ?

Catarina, a 15 de Setembro de 2025 às 00:05 Publicado em Fórum Organizar um casamento 0 8
Boa tarde a todas, Alguém que tenha casado em quinta que possa partilhar a sua opinião por favor?

Escolher um Celebrante ou basta a pessoa do notário? Faz uma cerimónia bonita na mesma?
Obrigada 😊

8 respostas

Última atividade por Catarina, a 19 de Setembro de 2025 às 10:21
  • Catarina
    Catarina ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada
    Muito obrigada pela sua opinião ☺️
    • Responder
  • Marisa
    Noiva Principiante Setembro 2026 Lisboa (Concelho)
    Marisa ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Olá Catarina

Isto vai depender muito do que queremos na cerimónia. Por exemplo, já fui a um casamento numa quinta com a senhora da conservatória e foi um desastre, com a senhora basicamente a reclamar da sua vida e falar em divórcio na própria cerimónia. Por outro lado, fui na semana passada a um casamento no espaço da conservatória mesmo e a senhora, para além de ler os dados todos, disse coisas muito bonitas sobre o casamento e as relações.
    Nós vamos optar por uma celebrante pois é um intermédio entre o religioso e civil, sendo mais personalizado, com a nossa cara e a nossa história 😊
    • Responder
  • Catarina
    Catarina ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada
    Muito obrigada pela partilha 😚🙏🏻
    • Responder
  • Leonor
    Noiva Ativa Maio 2025 Braga (Concelho)
    Leonor ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Olá Catarina, no meu primeiro casamento fiz casamento civil na quinta com a senhora da Conservatória. Apesar da cerimónia ser a leitura do contrato, a senhora embelezou um pouco mais. Não demorou muito tempo, então não foi maçudo.

Já no meu segundo, optamos por ir à Conservatória sozinhos. A senhora além da leitura do contrato fez observações bonitas acerca do que é o casamento e no final leu um poema sobre amor. Foi uma cerimónia muito bonita, atendendo ao facto de existir sempre o pro-forma burocrático. Pelo que tenho ouvido, alguns conservadores tiram também curso de cerimónia, então juntam os dois serviços. Acredito que varie muito da consciência de cada um para embelezar a cerimónia civil também. Pessoalmente, não me identifico com as cerimónias que agora estão bastante popularizadas, porque as acho demasiado íntimas para partilhar com muita gente 🤭 mas isso são ideias, e cada pessoa deve fazer aquilo que ache mais confortável para si 😁
    • Responder
  • Catarina
    Catarina ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada
    Muito obrigada pelo seu testemunho😊
    • Responder
  • Sara
    Noiva Novata Setembro 2025 Cartaxo
    Sara ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Fiz o meu casamento na conservatória e odiei, a senhora era super antipatica e fez um discurso bastante pessoal. Contratei uma cerimonialista para a quinta e foi um sonho. A cerimónia foi bastante elogiada Smiley smile pessoalmente nao chamava ninguém da conservstoria para a quinta.
    • Responder
  • Catarina
    Catarina ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada
    Muito obrigada pela sua atenção e pelo o seu esclarecedor comentário 😊
    Ajudou bastante. Obrigada. E bons preparativos 💍
    • Responder
  • Bárbara
    Noiva Ativa Junho 2026 Gondomar
    Bárbara ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo

Olá, Catarina! Ainda não posso partilhar contigo a experiência do meu casamento, mas posso partilhar contigo as experiências que já tive em casamentos que estive presente.

No que toca a casamentos em quinta - sendo que neste momento é o mais usual - , gosto muito da dinâmica; principalmente quando o casamento é a meio da tarde (15:30/16:00) e depois faz-se um sunset, janta-se e fica-se por lá até a última pessoa abandonar a pista de dança! ahah

Relativamente ao celebrante vs. notário: já fui a ambos, sendo que devo dizer que ter apenas um notário torna-se (pelo menos em todas as experiências que tive até agora), imensamente maçudo tendo em conta que trata-se da redação e leitura de um contrato... Já tive feedbacks de que há notários que colocam sempre ali um bocadinho de brilho, mas claro é sempre a redação/leitura de um contrato...

Já tive também em casamentos com celebrante e foi bastante bonito. Claro que depende sempre do tipo de celebração que eu pretendem fazer, mas algo mais único e pessoal...

Nunca estive em nenhum com as duas coisas (notário e celebrante), mas pensei em fazermos dessa forma e toda a gente nos diz - e nos vários fornecedores com quem já conversei - que torna-se mesmo uma coisa muito, muito, muito maçudo e para não irmos por esse caminho!

Não sei se ajudei alguma coisa, mas pronto! Bons preparativos. Smiley ring

• Responder

Escolheste . Escreve um comentário e adiciona mais detalhes à tua escolha 👇

Artigos relacionados

Grupos gerais

Inspiração