Ir para o conteúdo principal

O conteúdo do post foi ocultado

Para desbloquear este conteúdo, por favor clique aqui

Joana
Noiva Experiente Novembro 2019 Portimão

Papéis na conservatória

Joana, a 27 de Novembro de 2019 às 09:21 Publicado em Fórum Casamentos.pt 0 8

Olá meninas Smiley smile

Estou aqui com uma dúvida que me está a assombrar o juizo... Este debate poderá ser mais direccionado às casadas do que às ainda noivas.

Então é assim: casei no início do mês, e adquiri o nome do noivo. Como estou no estrangeiro, e já sei o que a casa gasta com a embaixada, marquei logo em Agosto para lá ir fazer a renovação do CC. Marquei para 3 semanas depois do casamento, porque já não havia mais vagas para depois, e pensei eu que 3 semanas era suficiente para estar tudo actualizado. Pois bem, ontem chegou o dito dia, e estava a tratar disso com a menina da embaixada, quando ela me diz que no sistema não está nada! Ou seja, a conservatória, ou o padre (já lhe mandei email a perguntar), ainda não deram entrada dos documentos, e não posso fazer o CC.

O meu maior problema com isto é o passaporte. Sem CC actualizado, não posso fazer o passaporte, e sem passaporte, vamos ter de adiar a lua-de-mel porque não quero arriscar a não ter passaporte quando chegar a altura de ir. Na pior das hipoteses, iria a Portugal fazer o CC, mas como só vou lá para o Natal, corro o risco de bater com o nariz na porta ou por estar fechado, ou por já não haver senhas, porque toda a gente vai a Portugal nessa altura, e muitos aproveitam para renovar CCs, e passaportes também...

Alguém sabe quanto tempo costuma demorar a estar tudo actualizado? As meninas que adoptaram o nome, foram tratar dos documentos quanto tempo depois do casamento? É normal esta demora toda?

8 respostas

Última atividade por Paula, a 28 de Novembro de 2019 às 22:15
  • Paula
    Noiva Ativa Junho 2020 Matosinhos
    Paula ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Portugal é rápido
    • Responder
  • Catnun
    Super Noiva Maio 2018 Lisboa (Concelho)
    Catnun ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada
    Eu como casei no UK (e pelo UK, não por Portugal) só a transcrição (q efectivamente é igual ao registo) é que foi feita na embaixada a meio de Julho. Não sei quanto tempo demorou mas foi menos de 3 meses que quando fui a Portugal no início de outubro já me deixaram fazer o CC. Em relação ao CC super urgente podes fazer em qq lado, simplesmente tem de ser levantado em Lisboa (que para quem não é da zona é uma chatice) e se fores de avião tem cuidado com o fazer o CC em Portugal, as viagens tem de ser marcadas no mesmo nome que o documento e podem-te recusar a entrada no avião. (No meu caso não tive problemas pq tinha o passaporte válido por isso viajei com passaporte quando fui fazer o CC e depois viajei com o CC quando fui fazer o passaporte)
    • Responder
  • Joana
    Noiva Experiente Novembro 2019 Portimão
    Joana ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada

    Ola Patricia! Ok, nos ainda nao recebemos nada, e o padre ja confirmou que enviou tudo para a conservatoria logo a seguir ao casamento, de maneira que temos de esperar :/

    • Responder
  • Patricia
    Top das Noivas Outubro 2019 Lisboa (Concelho)
    Patricia ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Olá Joana ! Eu não adoptei o nome do marido mas sei que já está atualizado porque tipo há mais ou menos duas semanas recebemos uma carta em casa dos meus sogros da conservatória. Casei no início de outubro
    • Responder
  • Joana
    Noiva Experiente Novembro 2019 Portimão
    Joana ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada

    Sim, a sra aqui disse me que o CC ia levar 3 semanas, e sem CC nao ha passaporte para ninguem. O meu passaporte caducou este ano, e como ja sabia que ia casar, nao o renovei logo, porque ja sabia que o ia renovar no final do ano, e nao me estava a apetecer pagar a dobrar, entao esperei casar para o renovar. Mas estou a ver que vou ter de o fazer com o meu nome de solteira, se quiser fazer a lua de mel (queremos fazer em Fevereiro).


    Mas o teu casamento levou 3 meses a ser lavrado???


    No Algarve, infelizmente nao funciona como Lisboa e nao esta pronto no proprio dia, e como so vou a Portugal na semana do Natal, as probabilidades de fazer o CC e sair de Portugal com ele renovado sao poucas Smiley sad Tudo porque o casamento ainda nao foi lavrado pela conservatoria....

    • Responder
  • Catnun
    Super Noiva Maio 2018 Lisboa (Concelho)
    Catnun ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Eu casei no UK o ano passado e fiz o registo do casamento na embaixada em Londres em Julho, em outubro fui a Portugal e o processo já estava no sistema por isso consegui fazer o CC mas a senhora disse-me que era capaz de demorar cerca de 1 mês.


    Calculo que se precisas de novo CC é pq vais mudar o nome, se não mudares não é preciso que a actualização é feita automaticamente no sistema. Em relação ao passaporte para a lua de mel(fui em Novembro), eu viajei com o meu nome de solteira e o meu passaporte antigo que foi como fiz a reserva e não quis arriscar não ter passaporte a tempo. Depois só mudei o passaporte em Janeiro quando voltei a Portugal.
    Quando fiz o CC (em Portugal) fiz com marcação na minha conservatória para não ter de estar à espera, pedi super urgente e fui levantar no mesmo dia ao parque das nações (é a única maneira de o poderes levantar no mesmo dia, se não tens de esperar para os códigos serem enviados para casa)Só podes fazer o passaporte quando o CC estiver actualizado, e mais uma vez pedi super urgente e fui levantar no dia seguinte ao aeroporto.
    • Responder
  • Mariana
    Noiva Master Julho 2021 Barcelos
    Mariana ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo

    Olá Joana, concordo com o que disse a Telma!

    • Responder
  • Telma
    Top das Noivas Agosto 2021 Oliveira de Azeméis
    Telma ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo

    Olá Joana 😍

    Cá em Portugal, normalmente consegues tratar disso rápido, podes é ter de te sujeitar a filas e esperas! Na embaixada, não te consigo ajudar! Esperemos que alguma casadinha o faça 😘

    • Responder

Escolheste . Escreve um comentário e adiciona mais detalhes à tua escolha 👇

×

Artigos relacionados

Grupos gerais

Inspiração