Ir para o conteúdo principal

O conteúdo do post foi ocultado

Para desbloquear este conteúdo, por favor clique aqui

Bruno
Noivo Novato Agosto 2017 Ponte da Barca

Papeis de casamento para emigrantes

Bruno, a 3 de Maio de 2017 às 18:38 Publicado em Fórum Cerimónia Nupcial 0 17

Ola eu estou a morar em frança e vou casar em portugal precisamente no Bom Jesus de Braga gostava e saber como fazer os papeis para o casamento nao sei se faço aqui ou em portugal alguem me pode ajudar.

17 respostas

Última atividade por Moreira, a 3 de Março de 2018 às 07:55
  • M
    Noiva Novata Agosto 2018 Felgueiras
    Moreira ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Olà est y est où an morar en franca e somos os dois portugueses . Casei no civil en Portugal mas qu’embêter mes trata dodo papéis e o padre de franca onde eu moro agora ele mandou tudo para a dioces en franca que depois ela manda para Portugal. Eu caso dia 17 de agosto 2018!
    • Responder
  • Bruno
    Noivo Novato Agosto 2017 Ponte da Barca
    Bruno ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo

    Obrigada a todas vou fazer os papeis com o padre que nos ajudou na preparaçao para o casamento aqui em frança que vai em enviar a diocese que por sua vez vai enviar a diocese de braga onde vou casar mais uma vez obrigada.

    • Responder
  • Angela
    Noiva Constante Agosto 2017 Mira
    Angela ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Olà noivinho,
    tenta falar com o padre da paroquia para verificar, porque os padres nao dizem todos a mesma coisa, depende do que eles pedem (ou manda alguem falar com ele se nao estás lá), mas normalmente é o seguinte:

    para te explicar um pouco a minha situaçao, que parece ser a mesma do que a tua:
    o meu noivo e eu temos os dois a dupla nacionalidade, estamos a viver na frança, casamos por civil na mairie em frança e vamos casar na igreja em portugal em agosto.

    entao foi assim :
    - falei com o padre da paroquia onde caso em portugal, ele disse-me que a preparaçao, (CPM), tem de ser feita no pais onde moro.

    - fui inscriver-me na paroquia perto da minha casa em frança para fazer a preparaçao. Expliquei que queria fazer a preparaçao em frança mas que casava em portugal.

    - Tive várias reunioes com padres e outros casais, pediram-me vários papéis (certidao de batismo dos dois, acte de naissance de menos de 3 meses dos 2).

    - Logo a seguir ao casamento civil, fiz marcaçao no consulado portugues para eles fazerem a traduçao do "acte de mariage". Tambem pediram papeis (acte de mariage, peça de identidade, justificatif de domicile...). Tem que ser logo a seguir ao casamento civil porque às vezes demoram tempo a entregar esse papel e atrasa o processo. se estiveres na zona de paris esse serviço agora é só com agendamento, e até pode ser que eles te deem o papel logo porque foi o meu caso mas nem o fazem sempre...dizes que é para um casamento em agosto e que tem que estar tudo prontinho (senao o padre nao te casa :s)

    - O documento que eles entregam no consulado tem que ser enviado ao padre da paroquia de portugal para ele ter a prova que estás casado por civil com tua noivinha.

    - entao depois de ter o papel do consulado, entreguei-o ao padre que nos fez a preparaçao ao casamento em frança e ele juntou-o com o resto dos papéis que eram preciso. foi entao o tudo junto o papel do consulado, a certidao do casamento em francês, o acte de naissance dos dois, a certidao de batismo e 3° comunhao dos dois (em frança nao pedem a 3° comunhao mas há padres que querem em portugal entao é melhor juntar tudo), e uma carta que escreves na preparaçao que chamam "lettre d'intention".
    Esses documentos sao enviados pelo padre de frança, uma vez que acabaste as reunioes, para o diocese da paroquia onde fizeste a preparaçao em frança. O diocese de frança verifica tudo e manda para o diocese da paroquia onde vais casar em portugal, e esse diocese manda depois para a paroquia onde casas.


    Espero ter ajudado, desculpa là parece que escrivi aqui uma romance Smiley xd

    e tens que iniciar esses processos agora porque as reunioes demoram tempo e a papelada tambem !


    Smiley winking


    • Responder
  • P
    Super Noiva Agosto 2017 Chaves
    Patricia ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada


    Normalmente tens que te dirigir numa paroquia (em paris podes ir onde quiseres) e eles tratam de tudo !

    • Responder
  • Catarina
    Noiva Ativa Setembro 2017 Maia
    Catarina ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Mas já começaram a tratar dos papéis na vossa paróquia aqui em França?
    • Responder
  • S
    Noiva Constante Agosto 2017 Santo Tirso
    Stéphanie ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Na frança não sei eu na suíça tive que fazer todos os papeis na suíça.Voces são so portugueses ou são franceses porque isso muda muito.Na suíça para um casamento em Portugal, civil e religioso foi preciso.Mandar vir de Portugal se foi feito la a certidao de batismo validade de 6 meses, com informaçoes de quando se foi crismado e onde.Consulado : iniciar o processo civil, tem que ir os dois, com os vossos BI. Ai voces vao ter que escolher o contrato de bens que querem. O processo tambem so è valido 6 meses. O consulado entrega um certificado que tem que dar ao Padre onde vai casar.Igreja na frança : fazer curso de preparaçao ao matrimonio.Em portugal : Ir falar com o Padre para preencher as informaçoes sobre os padrinhos, quem vai ler as leituras e que leituras escolheram. Ou vao com os padrinhos ou tiram copia dos BI deles.
    Na frança normalemente é como na Suíça mas não tenho certezas. O que te disse foi o que tivemos que fazer para o meu noivo que è so portugues.
    • Responder
  • Bruno
    Noivo Novato Agosto 2017 Ponte da Barca
    Bruno ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada
    Foi precisamente o que me disse o padre aqui em frança so nao sei como posso saber se os papeis chegaram e se estao a ser tratados e isso que tenho medo.
    • Responder
  • Catarina
    Noiva Ativa Setembro 2017 Maia
    Catarina ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Olá! Eu vivo em França assim como o meu noivo e nós fomos obrigados a fazer todos os papéis na paróquia de residência aqui de França. Isto porque os papéis se tratam na paróquia da noiva e quando nos dirigimos a minha paróquia em Portugal para tratar dos papéis e nós disseram que uma vez que estamos no estrangeiro o dossiê de casamento tinha que ser feito cá e enviado para a respectiva diocese em Portugal. Acredita que tentei de tudo para que os papéis fossem feitos em Portugal uma vez que somos os 2 portugueses mas sempre sem sucesso! A parte civil já podes escolher, no consulado aconselharam me uma vez que a festa é em Portugal para fazermos a parte civil lá também é depois com a certidão de casamento ir ao consulado e validar aqui em França! Dissera-me que assim é mais simples a nível burocrático! Espero ter ajudado!
    • Responder
  • Bruno
    Noivo Novato Agosto 2017 Ponte da Barca
    Bruno ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    O casamento civil ja esta quase tratado vou casar no próximo dia 20 mas tenho dificuldades com os papéis para casar na igreja em Portugal nao sei se faço em Portugal ou faço com o padre da paróquia onde estou a morar em frança
    • Responder
  • Sara
    Super Noiva Setembro 2017 Tavira
    Sara ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Se forem os dois portugueses tratam de tudo cá.
    • Responder
  • P
    Super Noiva Agosto 2017 Chaves
    Patricia ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Pk é que vais casar no consulado ? Casas na mairie ?
    • Responder
  • Silvia
    Noiva Master Agosto 2018 Ponte de Lima
    Silvia ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Se têm os dois CC português fazem tudo aqui. Se um de vocês for francês, casam na Mairie e vão ao consulado validar o casamento é trazem o certificado para Portugal, para o casamento religioso caso haja e para depois alterar os dados no CC
    • Responder
  • Tania
    Top das Noivas Setembro 2017 Sintra
    Tania ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo

    Olá Bruno. Também estou fora do país, mas precisamente na Alemanha. No nosso caso, como não tivemos tempo de tratar em portugal fizemos tudo através do Consulado em Berlin.
    1º Tivemos que escolher a conservatória (tem de ser a conservatória da zona onde irás casar)

    2º Tivemos que "inscrevermo-nos" no Consulado e para isso foi preciso os nossos cartões de cidadão e o comprovativo da residência que tivemos que trazer da câmera municipal de onde vivemos

    3º Para dar inicio ao processo precisamos de uma foto de cada um e de pagar 120€

    4º Após o processo estar concluido precisamos de voltar ao consulado para ler e assinar

    5º Agora estamos a aguardar que o consulado envie para a conservatória escolhida o processo com o nosso conhecimento para então podermos enviar um email para a conservatória a agendar o dia e a hora.

    Se conseguires ir a Portugal para tratar disto talvez seja mais directo e rápido, se não informa-te junto ao consulado em França.

    Boa sorte!Smiley winking

    • Responder
  • Bruno
    Noivo Novato Agosto 2017 Ponte da Barca
    Bruno ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada
    Vou casar pelo civil em frança e depois no consulado português
    • Responder
  • Joana
    Top das Noivas Junho 2017 Setúbal (Concelho)
    Joana ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo

    Terás de tratar apenas em Portugal. O meu noivo também está em França. E vocês só têm de ter os vosso Cartões de Cidadão e irem à convervatória abrir o processo e tratar do restante na igreja.

    • Responder
  • P
    Super Noiva Agosto 2017 Chaves
    Patricia ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Olá, vais casar pelo civil em franca o em Portugal ?
    • Responder
  • Bárbara & Mário
    Noiva VIP Setembro 2016 Figueira da Foz
    Bárbara & Mário ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Olá Bruno, eu vivo na Alemanha e não tive que tratar de papéis nenhuns na Alemanha! Tratei de tudo em Portugal, mas também depende da pessoa com quem vais casar, se é de nacionalidade Francesa ou Portuguesa. Se for portuguesa não precisas de fazer nada, basta ires a Portugal tratar de tudo, se é francesa então essa pessoa tem que tratar dos papeis no consulado francês. Agora é casamento civil ou religioso? Se for civil até podes tratar do papel no dia anterior ao casamento propriamente dito (eu fiz 1 semana antes), se for religioso tens que falar primeiro com o padre da igreja, só ele para saber como quer fazer =) beijinhos
    • Responder

Escolheste . Escreve um comentário e adiciona mais detalhes à tua escolha 👇

×

Artigos relacionados

Grupos gerais

Inspiração