Ir para o conteúdo principal

O conteúdo do post foi ocultado

Para desbloquear este conteúdo, por favor clique aqui

Helena
Noiva Constante Agosto 2015 Mafra

Pagamentos no dia do casamento

Helena, a 17 de Junho de 2015 às 19:17 Publicado em Fórum Cerimónia Nupcial 0 21

Noivinhas e noivos,

No dia do casamento convem levarem um dinheirinho extra, quando procuro na net informação não encontro, portanto partilho o que sei e espero sugestões vossas.

No dia do casamento, cerimonia religiosa, no final o padre "pede" sempre um "apoio" para a paroquia, uma doação aos Padrinhos dos noivos para a igreja.

E quanto se tem diacono a celebrar o evento eu sei que eles tambem "pedem" para eles (ajuda despesas, gasolina, portagens....), neste caso aos noivos.

Nunca fui madrinha, mas o meu futuro marido ja foi padrinho e aquilo que costuma dar são 30 a 50 euros (total por todos os padrinhos) para a igreja. Como noivos não sei! Quanto se deve dar ao diacono? O mesmo???

Se o Padre não for da paroquia, tambem se deve dar, creio eu...

Sugiro que levem ja envelope com nome e numerario. Lol.

Quanto doavam vocês (igreja e a Diacono/Padre)?

Saudações,

Faltam-me 58 dias!!!!

Helena.

21 respostas

Última atividade por Helena, a 21 de Julho de 2015 às 12:24
  • Helena
    Noiva Constante Agosto 2015 Mafra
    Helena ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Posso acrescentar que no local onde vou casar, património mundial também ja paguei caro pelo usufruto da igreja 120 eur. Paguei tambem 80 euros por tratar da documentação da vida religiosa de cada um dos noivos. Pagamos 120 eur no registo civil. Ja passo dos 300... decoração igreja, tive a sorte da noiva anterior querer dividir comigo e cada uma vai pagar 175 eur. Quanto à celebração, teremos um diácono que não é da paroquia, mas de uma outra paroquia perto e para casarmos teriamos de ter alguém e sei de fonte segura que dos 120 pagos para reserva do convento nada vai para o diácono. Embora tenha decidido ser diácono nao era obrigado a casar-me. Porque o vai fazer, vai perder 1 dia que podia estar com a família, vai ter gastos na deslocação, tenho de aceitar pagar-lhe qualquer coisa. Quantos de vós "trabalham de graça", eu não... E sei que o casamento é um negócio caro, mas no religioso se nao houver padre ou diácono não casamos... Acho que vamos dar 40 euros ao diácono.
    • Responder
  • Andreia
    Super Noiva Setembro 2016 Porto (Concelho)
    Andreia ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ai do padre que peça alguma coisa ao padrinhos no dia do casamento! Não deve acontecer porque conheço-o desde miúda, era o padre quando eu andava na catequese e é mesmo boa pessoa. Provavelmente, ofereço-lhe, eu e o meu noivo não os padrinhos, qualquer coisa porque quero, não porque ele peça. Acho que já pagamos uma exorbitância por casar na igreja!
    • Responder
  • Diana
    Noiva Experiente Agosto 2015 Vila Flor
    Diana ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada

    Pois Daniela, pensei exactamente o mesmo que tu!

    Acho que vou falar com o padre a pedir expressamente para não pedir nada aos padrinhos, acho que depois de todo o € gasto com processos religiosos, "aluguer" da igreja e afins não faz sentido ir pedir € aos padrinhos!

    Mas lá está...sou um bocado mau feitio nestas coisas...

    • Responder
  • Mónica
    Top das Noivas Abril 2016 Paredes
    Mónica ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo

    Por acaso desconheço valores.. Ainda vou ter que falar com o padre sobre isso...

    • Responder
  • Alexandra
    Top das Noivas Agosto 2014 Porto (Concelho)
    Alexandra ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo

    Ola Helena Smiley smile

    Eu nao faço idea, o padre é amigo do meu sogro, nao sei se chegou a aceitar alguma coisa. Eu convidei-o para o casamento mas ele no dia anterior disse que afinal nao podia ir...Assim sendo acabei por lhe pagar o jantar mas ele nao usufruiu :p

    • Responder
  • Carina
    Noiva Ativa Maio 2016 Sintra
    Carina ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Olá Helena,
    Nós fomos à igreja falar com um responsável que nos explicou os procedimentos todos...já com a papelada toda tratada, com a utilização da igreja e com o casamento civil deu-nos um valor total de 300€...
    • Responder
  • Joana
    Top das Noivas Julho 2016 Alenquer
    Joana ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo

    Olá Helena,

    Já sabia que se pedia algum para a paróquia, mas por acaso não sabia os valores!

    Eu vou ter um diácono a acompanhar, mas é um amigo de família que é convidado Smiley winking

    • Responder
  • Inês
    Noiva VIP Setembro 2015 Sobral de Monte Agraço
    Inês ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    No nosso caso, o padre disse que o valor era fixo Smiley heart 150€..só pela igreja (que é património da UNESCO, não escolhemos por isso, mas pronto..).. pela passadeira, etc, mas nada de papelada incluída nem temos/podemos escolher quanto dar.. Smiley smile
    • Responder
  • Pati
    Super Noiva Junho 2015 Vila do Conde
    Pati ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo

    Olá Smiley smile

    Nós não doamos nada à igreja e muito menos faríamos isso no dia.

    • Responder
  • Cristina
    Super Noiva Setembro 2015 Vila Nova de Gaia
    Cristina ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada
    Estou de acordo! Vamos pagar o processo religioso e como vamos depois pedir transferência para outra igreja mais um tanto. ... o padre k me peça alguma coisa mais que eu responde lhe à altura. Lol
    fazendo as contas:
    pagamos 140€ p tratem do processo civil
    mais 120€ por tratarem do processo religioso
    mais 75€ na igreja onde vamos casar
    E como vamos batizar a nossa bebé
    para avançar com o processo 20 €
    mais 45€ na igreja a onde vai ser batizado. ..
    faz agr as contas!
    • Responder
  • Daniela
    Noiva Master Agosto 2016 Vila Nova de Gaia
    Daniela ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo

    Olá Helena!Smiley smile
    Pois realmente já sabia disso também,quando foi o baptizado do meu irmão também pediram, os padres aproveitam sempre qualquer hipotese para pedir mais dinheiro. Alguns padrinhos já sabem disso é a sorte.

    • Responder
  • S
    Noiva Master Junho 2016 Sintra
    Sílvia ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo

    Olá Helena

    Não te consigo ajudar pois nós não vamos casar pela igreja, espero que alguma noivinha ou casada te ajude.

    Beijinhos

    • Responder
  • Jorge
    Top dos Noivos Agosto 2015 Figueira da Foz
    Jorge ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo

    No nosso caso não iremos casar por igreja....

    • Responder
  • Cátia
    Noiva Constante Outubro 2015 Loulé
    Cátia ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Olá. Pois nos fomos informados que os padrinhos davam uma doação a igreja mas ao padre nada. Logo como tb já fui informada que naquela igreja se paga por ser um santuário não quero que os padrinhos tavam doação. Pois se já estamos a pagar pela igreja não vejo sentido algum ainda ser feita uma doacão. Bem mas eu sou um mau feitio. Smiley sexy
    • Responder
  • Ana Sofia
    Top das Noivas Setembro 2015 Montemor-o-Velho
    Ana Sofia ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ola querida. Pois quanto a esse assunto não te posso ajudar... O meu casamento não vai ser religioso...
    • Responder
  • Daniela
    Top das Noivas Agosto 2016 Ovar
    Daniela ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo

    Realmente eles pedem dinheiro para tudo e mais alguma coisa Smiley atonished não fazia ideia dessa de pedirem dinheiro aos padrinhos, e se eles não estiverem a contar? A minha madrinha não tem muitas possibilidades. Que estupidez

    • Responder
  • A
    Noiva Master Setembro 2015 Trofa
    Andreia ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Olá Helena, por acaso nunca tinha ouvido falar sobre isso, mas sinceramente acho um abuso.
    O padre da minha paróquia só nos falou que a única coisa que tinhamos de pagar eram os 70€ para os gastos do processo e para o padre, que é ele próprio.
    Se me pedir alguma coisa no dia só respondo que ninguém nos informou sobre donativo algum e se quiser dar dou depois.
    Sempre achei que os noivos nem sequer levavam dinheiro no dia, nem os padrinhos têm obrigação de dar dontivos quando já devem dar na paróquia deles.
    Posso estar a ser mazinha, mas é o que eu acho.
    Acho que muitos dos problemas da Igreja reside precisamente neste tipo de abusos.
    No meu caso acho que isso não vai acontecer porque o meu padre é super correto com tudo e se tivesse que dar mais alguma coisa ele dizia-me.
    • Responder
  • Filipa e Fábio
    Top das Noivas Setembro 2016 Cascais
    Filipa e Fábio ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Não sabia Smiley sad também é dinheiro para tudo e mais alguma coisa...
    • Responder
  • Célia & Filipe
    Noiva Master Outubro 2014 Silves
    Célia & Filipe ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Não sei ao certo, mas não passou dos 50€... Bjs
    • Responder
  • Helena
    Noiva Constante Agosto 2015 Mafra
    Helena ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada

    Obrigada,

    Tambem ja pagamos os processos, no meu caso a igreja foram 120 euros, pedidos certidoes casamento pela igreja foram mais 62 euros. E autorização para casar notario 120 euros.

    Mas sabes de quanto foi o contributo dos padrinhos?

    Saudações.

    • Responder
  • Célia & Filipe
    Noiva Master Outubro 2014 Silves
    Célia & Filipe ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Olá Helena,
    No nosso dia o padre só pediu um contributo aos padrinhos de casamento. Antes já tínhamos pago o processo religioso e envio dos documentos para o civil, cerca de 50€.
    Beijinhos
    • Responder

Escolheste . Escreve um comentário e adiciona mais detalhes à tua escolha 👇

×

Artigos relacionados

Grupos gerais

Inspiração