Ir para o conteúdo principal

O conteúdo do post foi ocultado

Para desbloquear este conteúdo, por favor clique aqui

Alexandra
Super Noiva Setembro 2026 Porto (Concelho)

Padrinhos de Casamento em risco...

Alexandra, a 2 de Março de 2026 às 09:30 Publicado em Fórum Organizar um casamento 0 8

Bom dia, Noivinhas.

Lá venho eu em modo desabafo. E por favor, não me interpretem mal.

Os nossos padrinhos de casamento já estão escolhidos há bastante tempo, tanto meus como os do noivo. Acontece que, ontem soubemos que os dois filhos dos padrinhos do noivo vão ser pais. Cujas gravidezes foram planeadas e cujos bebés estão previstos nascer em Setembro, o mês do nosso casamento.

Ao mesmo tempo que estou muito feliz por eles e só lhe desejo o melhor, sinto que uma vez que foram gravidezes planeadas, não tiveram o cuidado de pensar no casamento do primo e pensar que os pais deles são padrinhos de casamento - que ainda para mais sempre foram todos tão chegados. E eu, conhecendo a madrinha do noivo como a conheço, e sei que se tiver de dar apoio à filha ou à nora e aos respetivos bebés, não vai estar minimamente capaz de se apresentar no casamento.

O noivo não é capaz de agora "desconvidá-la", porque nem ela falou nessa hipótese e nós sentimo-nos de pés e mãos atados. A verdade é que o noivo precisa de padrinhos para casar e não vai ser no dia do casamento que vamos andar atrás de outros. Sinto-me mesmo arrasada e sem saber o que fazer.

8 respostas

Última atividade por Daniela, a 5 de Março de 2026 às 11:14
  • Daniela
    Noiva VIP Novembro 2027 Paredes
    Daniela ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo

Olá minha querida, é um tema delicado de se falar e quando se toca em gravidez planeada, nós nunca sabemos quando iremos conseguir engravidar.. planearam mas com certeza não imaginariam que fossem engravidar e que por acaso vai nascer em setembro, como poderia a gravidez não ter acontecido, e nascer mais tarde

Eu e o Ricardo também já tentamos e foi bastante complicado.. engravidar não é nada fácil.. já do meu Bernardo estive um ano com imensa dificuldade em conseguir engravidar

Agora temos planos para engravidar após o casamento, mas nada me garante que até case grávida.. como posso não engravidar como estou a planear.

Não desvalorizo o que estás a sentir, atenção.. Percebo perfeitamente a tua angústia. Isto são situações inesperadas que acontecem e é normal sentirmo-nos um pouco perdidas quando mexem com algo que já tínhamos imaginado de outra forma.. sendo inclusive o nosso casamento.

Ainda falta algum tempo até ao casamento e pode ser que tudo se alinhe. E mesmo que seja preciso adaptar algo, de certeza que vão encontrar uma solução que faça sentido para vocês. O mais importante é não deixares que isso te tire a alegria de preparar o vosso dia.

E certamente que os vossos padrinhos irão estar presentes, acredita. Não acho que vá correr fora do planeado.

Vai com fé e confia

• Responder
  • Magda Calisto
    Noiva Master Maio 2025 Tavira
    Magda Calisto ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Olá Daniela e Alexandra!
    Assino por baixo do que disseste acima Daniela, nada melhor que uma conversa aberta e esclarecedora de uma vez por todas e doa a quem doer, vocês é que não podem ficar nessa incerteza até ao dia do casamento e os padrinhos em causa só têm de compreender a vossa situação...
    • Responder
  • Alexandra
    Alexandra ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada

Eu e o noivo já estamos a ponderar ter uma nova conversa com eles.

Vou ser franca, Catarina. A madrinha e avó dos bebés que estão a chegar, é literalmente uma mãe-coruja e 'panica' com muita facilidade. Atenção, não estou a censurar porque eu sou igual.

Se por alguma coincidência, o(s) bebé(s) nascer no dia do nosso casamento ou as mamãs estiverem no hospital, sei que a atenção dela estará virada para tudo menos para o nosso casamento. E a saúde mental dela poderá estar mais fragilizada, pela legitimidade da situação em si... entre preocupação e felicidade. Já fui mãe e vi nos olhos da minha mãe também o que ela sentiu naquele momento. O que é perfeitamente compreensível. E por isso, para bem de todos e na minha forma de ver as coisas, se eles quisessem manterem-se como convidados e no dia logo se vê tudo bem. Mas como padrinhos, torna-se difícil, incerto e de alguma forma injusto e preocupante para o noivo. Mas neste momento, os intervenientes pretendem deixar as coisas ao sabor do vento e "logo se vê", como disseram.

Acho muito bem e concordo que estabeleçam prioridades. Mas assim como nós não estamos aqui para "estragar" a felicidade de alguém, também não podemos permitir que "estraguem" a nossa num dia que não se vai repetir.

• Responder
  • Catarina
    Super Noiva Junho 2026 Mira
    Catarina ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Já perguntaste diretamente aos padrinhos se está em causa não irem ao vosso casamento?
    Eu compreendo que os avós possam ter de dar apoio aos filhos nesse momento. Mas....... espera. Vamos ser racionais.
    Pai e mãe, à partida, não vão precisar de assistência 24h por dia certo? Os pais dos bebés são certamente adultos e autónomos para cuidar dos bebés...! É o que se supõe de alguém que decide ter filhos.Percebo a tua preocupação mas acho honestamente que deves respirar fundo e falar diretamente com os padrinhos e confiar neles.
    • Responder
  • Alexandra
    Alexandra ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada

É desmotivante para o noivo ver-me com padrinhos de casamento e ele não ter nenhum. Principalmente ele, que acho que ainda é mais tradicional do que eu.

Por isso, não interpretes de forma errada aquilo que digo. Mas o deixar correr e confiar no processo para quem já tem tanto com que se preocupar...

Não faz parte do nosso principio desconvidar quem quer que seja. Mas também não considero justo fazerem-nos esperar e pensar no que vai ser.

• Responder
  • Daniela
    Noiva Ativa Junho 2026 Viseu (Concelho)
    Daniela ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada

Então se já tiveram essa conversa, deixa correr e confia no processo.

Na verdade, neste momento já nem de testemunhas precisas (para o civil) e no religioso foi-nos dito que são no máximo 4 mas pode até ser só uma.

Percebo a tua ansiedade, mas acho que vai adiantar de pouco para resolver esta questão.. eu não conseguiria voltar atrás com um convite, muito menos um destes, mas creio que é algo que terão que decidir os dois e conversar porque de uma forma ou de outra, terão que lidar com as consequências disto.

• Responder
  • Alexandra
    Alexandra ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada

Olá Daniela,

Percebo perfeitamente o que me dizes e acredita que a minha preocupação não é a ausência dos futuros pais. O que me preocupa é a "despreocupação" dos atuais padrinhos de casamento do noivo, que ontem pretenderam manter tudo como está.

Mas nós noivos, conhecendo as pessoas tal como as conhecemos, que são próximas e padrinhos de batismo dele, terão e muito bem a prioridade dos netos e dos filhos. Mas da minha parte, também não posso chegar ao dia do casamento e ter que andar à última da hora a procurar testemunhas para o noivo. De todas, gostaria que essa fosse a nossa menor preocupação. Na minha perspetiva, considero que os padrinhos de batismo dele fossem compreensivos e não levassem a mal que os desconsiderássemos. Mas não foi isso que aconteceu.

Uma boa semana para ti. Um beijinho. Smiley smile

• Responder
  • Daniela
    Noiva Ativa Junho 2026 Viseu (Concelho)
    Daniela ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo

Olá Alexandra.

Mas quanto a isto, permite-me discordar. Acho um tema muito sensível mesmo para ser falado com “consideração” pelas pessoas e eventos à volta que estivessem ou não marcados. Eu também pretendo engravidar e tenho um plano para isso mas quem me diz que o vou conseguir no mês que quero? Tenho imensas amigas que planearam e ficaram com meses vazios de incerteza e medo. Algumas ainda assim continuam, e outras foram surpreendidas..

O teu casamento, assim como o meu, é importante para nós e para a nossa família mais chegada. Os restantes, naturalmente estão contentes mas não mudarão a vida por isso, como no teu caso não mudaram.

Se é uma situação que te preocupa, (com legitimidade atenção) fala com eles abertamente sobre isso.. se são padrinhos, serão pessoas próximas e com quem vocês se sentem confortáveis a falar de praticamente tudo. Acho sempre que uma boa e transparente conversa, deixa todos os envolvidos mais esclarecidos e descansados.

Sei que está a ser um ano deveras pesado emocionalmente para ti, e desculpa se de alguma forma ainda carrego mais na ferida do que propriamente te dou alento, mas não o consigo ser de outra forma.

Não leves tudo para o lado pessoal, por mais sensível que te sintas. A maioria das pessoas pensa nelas e na sua vida, a sua gestão, assim como tu estás a pensar e a centrar-te apenas na tua.

Um beijinho e boa semana

• Responder

Escolheste . Escreve um comentário e adiciona mais detalhes à tua escolha 👇

Artigos relacionados

Grupos gerais

Inspiração