Ir para o conteúdo principal

O conteúdo do post foi ocultado

Para desbloquear este conteúdo, por favor clique aqui

Catarina
Noivo Novato Outubro 2023 Ovar

Padrinhos de casamento

Catarina, a 22 de Abril de 2023 às 13:13 Publicado em Fórum Organizar um casamento 1 18
Boa tarde noivas(os)!
Estou com dúvidas em relação ao número de padrinhos e testemunhas que devemos ter. Já partilhei a com algumas pessoas, as opiniões dividem-se e cada vez fico mais confusa! 😅
Digam-me por favor, precisamos de padrinhos para o noivo e padrinhos para a noiva basta 1 par para apadrinhar o casamento? Quantas testemunhas são necessárias?
Grata a todos e votos de um dia muito feliz! 😘

18 respostas

Última atividade por Cristele, a 21 de Agosto de 2023 às 14:35
  • Cristele
    Super Noiva Agosto 2024 Setúbal (Concelho)
    Cristele ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Olá, ele vai ter madrinha e padrinho eu só vou ter madrinha, não vou ter damas, as meninas das alianças são as nossas filhas.
    • Responder
  • Lena
    Noiva Ativa Dezembro 2024 Vila Franca de Xira
    Lena ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo

    Olá! Assim, precisar não precisas de ninguém em termos legais.

    Mas para assinar, podem assinar até 4 pessoas.

    • Responder
  • Etã
    Top das Noivas Julho 2022 Sintra
    Etã ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo

    Realmente... as opiniões são tão diversas que às tantas ficamos perdidas. Hoje em dia, para o casamento civil não é preciso testemunhas. Para a igreja católica, 2 pessoas assinam, normalmente. Agora quem queres ter como padrinho/madrinha é à vontade. Há quem use 2 de cada lado (normalmente casais, mas podem não ser) ou 1 de cada lado (1 homem para o noivo e 1 senhora para a noiva). Há, ainda, quem chame madrinhas às damas e também escolha cavaleiros de honra além das damas de honra. Há quem só tenha damas. Há quem tenha meninos das alianças e meninas das flores e há quem opte por não ter nada disso. Na verdade nada é obrigatório e tudo pode acontecer... depende dos noivos quererem. Smiley smile

    • Responder
  • Diana
    Noiva Ativa Julho 2023 Sintra
    Diana ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo

    Nao precisa de nenhum, pode ter ate 4.

    • Responder
  • Vanessa Alexandra Pereira
    Noiva Experiente Junho 2024 Seixal
    Vanessa Alexandra Pereira ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo

    Olá, Catarina! Nós vamos ter imensos padrinhos xD! Como são amigos e todos em comum, não conseguíamos fazer a distinção de uns serem padrinhos e outros não ou uns serem só padrinhos do noivo e outros da noiva. Como vamos casar pelo civil no dia antes da cerimónia na quinta e para nós essa parte do cívil só significa assinar um contrato, não vamos ter testemunhas nesse dia. Na cerimónia mesmo, que vamos celebrar na quinta, vamos fazer uma dinâmica para que todos os padrinhos tenham um momento connosco. Beijinhos*

    • Responder
  • C
    Noiva Curiosa Agosto 2023 Madeira
    Carolina ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo

    Nós vamos casar no Hotel cerimónia civil e optamos por não ter padrinhos. Todos os convidados são especiais e não queríamos estar a selecionar. Então perguntamos no Registo e não é necessário. Para nós é o que mais sentido faz e então decidimos assim. Todos serão nossas testemunhas sem termos que selecionar.

    • Responder
  • Ana
    Noiva Constante Dezembro 2018 Amarante
    Ana ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Eu tive o meu pai e a minha tia como padrinhos e o noivo teve o irmao e a Avó dele... testemunhas nao tivemos e foi um casamento civil na quinta
    • Responder
  • Marlene
    Noiva Ativa Junho 2023 Valongo
    Marlene ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo

    Olá Catarina! Se fores casar apenas pelo civil, não precisas de padrinhos nem testemunhas. Basta tu e o noivo, que é o meu caso. E mesmo apesar de termos uma cerimónia com celebrante, não teremos padrinhos. Agora em termos de casamento pela igreja, já não te sei dizer.

    • Responder
  • Celeste
    Super Noiva Setembro 2023 Viseu (Concelho)
    Celeste ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo

    Olá Catarina. Nós iremos ter os meus padrinhos de batismo do meu lado e os pais do noivo no lado dele. Para nós é o que faz mais sentido, mas acho que cada um é que sabe. Faça o que achar melhor para si e o seu noivo.

    • Responder
  • Letícia
    Noiva Ativa Junho 2023 Guimarães
    Letícia ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo

    Depende muito de como será o casamento... sendo pela igreja, o ideal será questionar o padre. No nosso caso será pela igreja e perguntamos logo isso no início. O padre disse que podemos ter entre 2 e 4, garantindo que essas pessoas iriam assinar como testemunhas. Assim sendo, escolhemos um casal de padrinhos para a noiva, e outro casal para o noivo 🥰

    • Responder
  • Cátia
    Noivo Ativo Novembro 2023 Matosinhos
    Cátia ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Olá Catarina 🙂 no meu caso, por exemplo, só vou casar pelo civil, então só duas pessoas é que assinam. No entanto, vou ter dois padrinhos e o meu noivo outros dois, por uma questão de amor pelas pessoas que nos acompanham desde sempre. Acho que deve ser sempre uma decisão só nossa, não havendo obrigatoriedade para o número de pessoas, é o que o coração mandar! 🥰🥰🥰
    • Responder
  • Eduarda
    Noiva Master Maio 2023 Maia
    Eduarda ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Olá Catarina. Dizes que há muita coisa que já te disseram e ao ler aqui os comentários de outras noivas vi que também há informações discordantes.
    Vou tentar ajudar da melhor maneira:
    Casamento civil: a conservadora disse-nos que agora não precisávamos de nenhuma testemunha, tanto que quando abrimos o processo não colocamos nada e só depois acrescentamos. Casamento religioso: em 2017 fui madrinha de um casamento, havia 3 padrinhos e 3 madrinhas mas apenas 2 pessoas podiam assinar. Entretanto, alguns padres, com pedido prévio, já permitem assinar 2 pessoas de cada lado. Espero ter ajudado
    • Responder
  • Cláudia Silva
    Noiva Master Julho 2023 Vila Franca de Xira
    Cláudia Silva ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Olá olá... No registo já nem precisas de padrinhos... No nosso caso quisemos ter é seres um casal para cada um de nós pois serão os padrinhos de batismo
    • Responder
  • Jéssica
    Noiva Master Setembro 2023 Santo Tirso
    Jéssica ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Querida noiva,
    Eu acho que, na minha opinião, podes ter os que tu quiseres 😅 o casamento é teu e se te sentes bem com pessoas especiais ao teu lado, não vejo mal nenhum 😘
    • Responder
  • Alexandra
    Noiva Ativa Novembro 2023 Madeira
    Alexandra ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo

    Olá Catarina,

    Antes de mais muitos parabéns e muitas felicidades a ambos.

    Na minha opinião acho que apenas um casal será suficiente, pois após a cerimónia serão necessárias duas pessoas para assinar o documento do matrimónio .

    • Responder
  • Beatriz
    Noiva Master Agosto 2024 Óbidos
    Beatriz ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Olá noiva, é como a andreia escreveu 1 padrinho e 1 madrinha para o noivo e 1 padrinho e 1 madrinha para a noiva
    • Responder
  • Carla Costa
    Noiva Master Junho 2023 Vila Nova de Gaia
    Carla Costa ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Olá Catarina! Podes ter o número que quiseres. Mas habitualmente, a nível de testemunhas, apenas 1 padrinho e 1 madrinha assinam. Posso isso ate podes ter 50, mas efetivamente apenas 2 serão “necessários” 😊
    • Responder
  • Andreia
    Noiva Master Julho 2024 Sintra
    Andreia ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Querida noiva,
    Podes ter os padrinhos e madrinhas que quiseres...o céu é o limite...contudo so 2 testemunhas da noiva e 2 testemunhas do noivo assinam!!!
    Portanto oficialmente cada um terá 1 padrinho e 1 madrinha.Beijinhos
    • Responder

Escolheste . Escreve um comentário e adiciona mais detalhes à tua escolha 👇

×

Artigos relacionados

Grupos gerais

Inspiração