Ir para o conteúdo principal

O conteúdo do post foi ocultado

Para desbloquear este conteúdo, por favor clique aqui

Mariana
Noiva Constante Setembro 2021 Alandroal

Padre

Mariana, a 13 de Junho de 2021 às 12:43 Publicado em Fórum Cerimónia Nupcial 0 26

Ola noivinhas!

Pensei muito se devia fazer esta publicação, mas achei que se haveria alguém que me poderia ajudar, aconselhar seriam aqui as noivinhas…

A situação é a seguinte: estou a 89 dias do meu casamento, e as coisas com o padre não estão nada fáceis. Eu sempre pensei que na igreja, era onde encontrava amor, paz, acolhimento e calma. Mas neste momento, é onde encontro nervos, ansiedade e só consigo chorar. O padre da paróquia onde vamos casar, é extremamente rígido, e ele é que escolhe a decoração e as músicas. Ou seja, não me deixa escolher nada. Mas a situação é que eu também não queria nada de extraordinário, apenas queria um casamento alegre e calmo.

Durante uns anos pertenci a um coro da igreja ( e outra paróquia), e gostava de que no meu casamento pode-se haver as músicas que eu cantava, mas o padre não deixa. Diz que são músicas de escuteiros, e não de louvor a Deus. E as músicas que ele deixa, são músicas de 1917, que celebrações que já não se usa… já para não falar de que não quer fotografias, e que não autoriza que ninguém fique na rua, nem que saia da igreja, pois para imediatamente o casamento e já não casa os noivos.As flores, também é ele que escolhe, as flores e a localização.

Eu também não queria nada de extraordinário, apenas queria um casamento bonito e que me relembra-se do dia do meu casamento como algo bonito e que fosse um dia especial. E não como um casamento triste, em que o padre estragou tudo!

Ohh noivinhas, o que faço?

Não sei o que fazer… estou mesmo desorientada! Eu sou muito católica, mas acho que até este padre está a exagerar. O que faço? Como consigo dar a volta a esta situação??

26 respostas

Última atividade por Catarina, a 3 de Agosto de 2023 às 10:37
  • Catarina
    Noivo Principiante Outubro 2023 Matosinhos
    Catarina ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Olá, Mariana!
    Como resolveste o problema?

Estou em situação idêntica…Após já ter marcado a Igreja, o representante do Padre (segundo ele em nome do Sr.Padre) está a causar muitos entraves.
    - Não deixa colocar no adro uma pequena mesa de receção aos convidados (algo que hoje em dia é muito comum);- Implicou com as canções que escolhemos juntamente com o coro (coro que faz centenas de casamentos católicos, super habituado) e eu própria sou ligada e tenho consciência se fosse impróprio…
    Alguém com os mesmos problemas?Como resolveram?
    Posso pedir para que seja outro Padre a casar-me naquele Paróquia? E se o fizesse, quem “ditava” as regras seria o que me iria casar?
    Obrigada pela ajuda.
    • Responder
  • Catarina
    Noivo Principiante Outubro 2023 Matosinhos
    Catarina ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada
    De onde é?
    • Responder
  • Andreia
    Noiva Constante Maio 2021 Castelo de Paiva
    Andreia ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo

Querida Mariana,

Porque não tentas mudar o casamento para a freguesia ao lado onde seja outro padre? Não é possível fazeres isso no teu concelho?

Eu tive de mudar a uma semana do casamento de igreja, porque a da minha freguesia estava em obras (que supostamente terminavam antes do dia C ) e fui casar na freguesia ao lado.

No teu caso tenta mudar de freguesia, pagas mais 15€ mas pelo menos ficas com uma cerimónia que te faça mais feliz.

Beijinhos

• Responder
  • Cr.
    Noiva Ativa Agosto 2021 Porto (Concelho)
    Cr. ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ola Mariana , pode sempre pedir para mudar de padre!!
    Que metam restrições ok, agora tantas por amor de deus. Daqui a pouco quer casar por si , ahah.

Tudo vai correr bem. Tente informar-se de mudar de padre. Acho q é o mais indicado. Beijinhos boa sorteeee **
    • Responder
  • Sofia
    Noiva Experiente Maio 2022 Sintra
    Sofia ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Bom, que stress!!! Nem imagino pelo que estás a passar!!! Tenta mudar de paróquia! Ou fazes questão que seja nessa? É a tua paróquia, é onde estiveste na altura que pertencias ao coro? Essa situação do Sr padre querer escolher as flores... e os cânticos... normalmente são os noivos que fazem isso... eu sou organista e na paróquia onde estou (e onde vou casar) o Sr Padre até costuma dar o meu contacto para os noivos tratarem dos cânticos comigo, ele n se “mete” nesse assunto... e o mesmo se passa com as flores...
    • Responder
  • Catia
    Top das Noivas Outubro 2021 Sintra
    Catia ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Hello Mariana que pesadelo a sério nem. Quero imaginar.. Realmente há padres que pararam no tempo... Muda de igreja já pensas te nisso, e claro procura outro padre... Ele é padre.. Não é Papá
    Beijinhos
    • Responder
  • Mariana
    Mariana ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ola noivinhas!
    Obrigada pela ajuda e pelas palavras.
    Já liguei para a diocese a expor a situação, e já ando em busca de um novo padre. So espero que tudo se resolva, e que o padre não negue, pois ele tem de aprovar um novo padre.
    • Responder
  • E
    Noiva Experiente Outubro 2021 Braga (Concelho)
    Eduarda ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada
    Eles está a ser completamente irracional. Eu no teu caso trocava. E se ele tentasse fazer pior eu fazia queixa à diocese. Há limites que tem que ser estabelecidos numa cerimónia religiosa mas o que ele está a fazer é inadmissível.
    • Responder
  • Mariana
    Mariana ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada
    Ola querida.
    E será que ainda posso trocar de padre? Visto já ter falado com este algumas vezes? Será que não fica mal pedir para trocar agora tao em cima? Até tenho receio de que ele depois ainda faça pior! 😭
    • Responder
  • Telma
    Top das Noivas Agosto 2021 Oliveira de Azeméis
    Telma ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo

Olá Mariana 😍

Que situação lamentável! Mas de facto alguns padres têm "esse dom" de afastar em vez de "chamar" para a igreja! Tenta falar com a diocese ou trocar de paróquia querida! Ainda tens tempo!

Espero que tudo de resolva pelo melhor 😘

• Responder
  • E
    Noiva Experiente Outubro 2021 Braga (Concelho)
    Eduarda ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Infelizmente ainda há padres que em vez de aproximarem as pessoas da igreja, as afastam cada vez mais.
    Eu na tua situação, e se queres mesmo casar nessa igreja, convidava outro padre caso conheças. Mesmo que não conheças há imensos padres mais jovens disponíveis para fazer cerimónias lindíssimas. Infelizmente os bispos acabam por estar um pouco limitados porque não lhes dá jeito contrariar os padres que são cada vez mais escassos mas eu avançava com uma reclamação para a diocese e tentava um padre alternativo.
    • Responder
  • Romina
    Noiva Ativa Julho 2021 Sintra
    Romina ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Olá Mariana, se tiveres um padre amigo da família ou conhecido podes pedir para ser ele a celebrar a cerimónia, caso contrário tbm podes pedir a transferência do processo para outra paróquia.

Desejo-te toda a sorte do mundo. Vai correr tudo bem vais ver. Tem fé. Muitas felicidades. Bjinhos
    • Responder
  • Zélia
    Noiva Master Junho 2021 Rio Maior
    Zélia ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Olá Mariana!
    Eu tentaria mudar de padre ou de igreja na tua situação... mesmo a 89 dias ainda pode ser possível, já finalizaste o processo religioso ou civil? O padre no meu processo não é o que me vai casar (embora neste caso era ele que não podia). Ou seja vou casar por um padre mas o processo é tratado por outro...
    • Responder
  • Alexandra
    Noiva Master Setembro 2021 Porto (Concelho)
    Alexandra ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Olá Mariana! Antes de mais, lamento a situação. Efectivamente a igreja deve ser um local de amor e conforto e lamento que não esteja a ser essa a tua experiência. Ia sugerir mudar de local ou de padre mas vi que a igreja tem valor sentimental para tu e com o processo civil aberto, pode não ser tão fácil. Fala com a Sé, explica a situação e questiona se podes mudar de padre. Vai correr tudo bem. 😘
    • Responder
  • Rita
    Noiva Master Setembro 2021 Braga (Concelho)
    Rita ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo

Olá Mariana! Tenho mesmo pena por tudo o que esse padre te anda a fazer... Não acho normal e também já frequentei muito a igreja desde criança quando estava na minha cidade, e pertencia ao coro, acólitos, etc. E nunca vi tal coisa! Um padre meter-se até na decoração das flores??? O desespero do patriarcado é tão grande que até nas tarefas das noivas alguns se metem... Está demasiado desocupado naquela cabeça e mais interessado em ser nightmare wedding planner em vez de padre... Honestamente, desapega-te a essa igreja em específico e tenta ter um dia feliz num espaço novo e que te dará novas memórias! É perfeitamente possível mudar as coisas, mas é preciso tratar o quanto antes. Tenta encontrar outro padre e explicar a situação. Pode ser que esse novo padre até vos ajude e facilite na alteração de dados no vosso processo religioso 😉 Beijinhos e muita força! 💚

• Responder
  • Laura
    Noiva Master Dezembro 2021 Matosinhos
    Laura ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Olá Mariana! Que situação tão chata 😔
    Mudar de padre ou de igreja pode ser opção? Lamento mesmo muito que isto vos esteja a acontecer e espero que tudo se resolva pelo melhor 😘
    • Responder
  • Patrícia
    Noiva Ativa Outubro 2021 Vila Franca de Xira
    Patrícia ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Olá,

Tente alterar o pároco , caso não exista essa hipótese exponha o caso ao patriarcado
    • Responder
  • Heloísa
    Noiva Master Maio 2021 Sintra
    Heloísa ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Olá Mariana!
    Até fico nervosa só de ler o teu debate... Que chatice!!! 😬
    Na verdade... Não queria mesmo esse padre!Se houver possibilidade de mudar de padre, sugiro que o faças! Só não conheço esses procedimentos... Só tive casamento civil seguido de cerimónia simbólica.Espero que consigas resolver o mais rapidamente possível! 🤞Beijinho 😘
    • Responder
  • Catia
    Noiva Constante Agosto 2021 Póvoa de Varzim
    Catia ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada
    Liga pra diosese do teu conselho e pregunta se podes mudar de padre. acho que sim podes mudar de padre. Eu no proceso nao notifique o nome do padre.
    • Responder
  • Mariana
    Mariana ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada
    Ola Catia.
    Como estou a 89 dias, e já estou a meio do processo, será que ainda posso mudar de padre?
    É que efetivamente esta igreja tem um valor sentimental muito grande, pois fui baptizada aqui, os meus pais casaram a foram baptizados aqui, os meus avós também, aliás toda a minha família…Mas está difícil!
    • Responder
  • Catia
    Noiva Constante Agosto 2021 Póvoa de Varzim
    Catia ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ola Mariana ja pensaste ir casar noutra freguesia? Onde o padre fosse menos problemático? Ou procurar outro padre pra te casar.? O padre da minha zona ê um pouco assim entao arranjei outro que todo alegre e mais jovem. Boa sorte bjs
    • Responder
  • A
    Noiva Principiante Julho 2021 Viseu (Concelho)
    Ana ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Olá, Mariana. Que triste que estejas a passar por isso. É normal que o padre dê algumas opiniões relativamente à cerimónia religiosa, mas o que descreves é um perfeito abuso. Se não tiveres especial apego à Igreja onde te vais casar, talvez devesses pensar em casar noutra. Ou então arranjar a melhor forma de casares nessa com tudo o que sonhaste. No meu caso, como fiz a catequese noutra paróquia, falei com o padre da minha paróquia para que o casamento fosse feito pelo padre que conheço desde sempre (de outra paróquia), o que foi aceite. Por uma questão de respeito, o padre da paróquia também estará na cerimónia, mas será tudo combinado com o padre que tenho confiança, relativamente à cerimónia em si. O padre da paróquia, para além de estar na cerimónia, fica encarregado de tratar das questões com o registo civil. Depois de eu ter falado com cada um deles, eles próprios falaram um com o outro, seguindo o protocolo religioso. No teu caso, como já começaste os procedimentos com esse, agora convidarem outro, senão for feito com pinças, será quase um problema diplomático. O mesmo se pedires diretamente autorização ao bispo. Mas com algum jeito, e se gostares de outro padre, conversa com esse padre para que realize a tua cerimónia (mesmo que o outro também esteja presente), porque assim era com o teu padre que organizarias a cerimónia em concreto, o resto já seriam eles a entenderem-se um com o outro. Boa sorte e espero que corra tudo bem😊🍀
    • Responder
  • Carla
    Noiva Master Julho 2021 Madeira
    Carla ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Mariana, sou sincera, eu não deixava que esse padre me casasse. Nem há palavras para descrever esse comportamento, é por pessoas como ele que os mais jovens não vão à igreja. Lamento minha querida, espero mesmo que encontres uma solução. Beijinhos
    • Responder
  • Alex
    Noivo Experiente Maio 2022 Vila Nova de Famalicão
    Alex ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Olá Mariana, é uma situação frustrante, a menos que tenham algum apego específico a essa igreja e gostavam mesmo de casar nela, eu tentaria mudar. Se não for opção mudar de igreja então seria mudar de padre.
    Eu as vezes leio cada coisa relacionada ao assunto que em certas situações quase que preferia fazer só uma cerimónia civil na quinta.
    Não desanimes tenta dar a volta a situação, o tempo aperta mas ainda tens margem. Boa sorte aos dois!
    • Responder
  • Joana
    Super Noiva Maio 2022 Vila Nova de Famalicão
    Joana ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Olá Mariana! Realmente é muito triste aquilo que nos contas...
    Apesar do casamento ser na igreja, penso que os noivos, dentro de certos limites claro, devem ter algum poder na matéria e poder fazer as coisas à sua maneira, afinal é o VOSSO casamento e vocês deviam poder casar como sempre idealizaram!
    Na minha mais sincera opinião, eu mudava de igreja se fosse possível e tentar encontrar alguma com um padre menos rígido. Quando fomos falar com o padre que nos vais casar falamos lhe logo em certas questões como músicas, se podíamos ter os nossos votos individuais, de coração da igreja... E ele pôs se à vontade em tudo, no entanto, óbvio que quer que lhe mostremos antes para ele dar autorização. Acho que não vale a pena estarem a fazer esse sacrifício para depois no final pensarem "não era isto que eu queria". O casamento é algo único na vida! Por isso pensem bem nisso. Beijinhos e força ❤️
    • Responder
  • M
    Super Noiva Maio 2022 Santarém (Concelho)
    Mariana ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Olá Mariana, lamento que estejas a passar por essa situação.. Não me parece de todo normal 🤦‍♀️
    Não sei como possas resolver.. Estando perto da data do casamento.. Não podes pedir para ser outro padre a celebrar a cerimónia? Não sei bem como se processa mas sei que é possível, ainda no final deste mês de Maio uma amiga teve um casamento e o padre que casou os noivos não foi o padre da paróquia e nem sequer era de perto, era um padre conhecido do noivo que veio do Norte se não estou em erro para os casar.
    Como disse, sei que é possível mas não sei o que precisas de fazer e se necessitas de aprovação do bispo.. Talvez outra Noivinhas te consigam dar uma ajuda melhor. Por aqui também vamos querer músicas que são maioritariamente escutistas dado ter pertencido ao agrupamento de escuteiros da nossa vila durante muito tempo, do que falei com o meu padre inicialmente não me pareceu colocar problemas portanto não percebo a forma de pensar do vosso padre... Espero que tudo se resolva e que possas ter o teu dia como sonhaste 🙏
    • Responder

Escolheste . Escreve um comentário e adiciona mais detalhes à tua escolha 👇

Grupos gerais

Inspiração