Ir para o conteúdo principal

O conteúdo do post foi ocultado

Para desbloquear este conteúdo, por favor clique aqui

Cláudia
Noiva Curiosa Junho 2025 Évora (Concelho)

Ovulação

Cláudia, a 11 de Janeiro de 2021 às 22:49 Publicado em Fórum Futuras Mamãs 0 19
Boa noite meninas! Precisava de ajuda.

Deixei de tomar a pílula, após os 4 comprimidos de placebo.
Não tive menstruação porque como a pílula é à base de drospirenona, não sei porquê não tinha menstruação com ela. Agora que deixei... Qual é o processo a partir de agora? Quando é que eu poderei estar no período fértil e a ovular? Quanto tempo levará a conseguir engravidar? Como não tive menstruação não sei como me guiar... Como foi com vocês? Obrigada!

19 respostas

Última atividade por Cláudia, a 13 de Janeiro de 2021 às 21:46
  • Cláudia
    Cláudia ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada
    Muito obrigada! Beijinhos 😘
    • Responder
  • Rita
    Noiva Master Setembro 2021 Braga (Concelho)
    Rita ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada

Nem todas, como algumas dores em certos meses, e a sensibilidade aumentada. Mas acho que o melhor que podemos fazer para nós mesmas é abraçar estas coisas que nos caracterizam e fazem de nós Mulheres. Não temos de ser indolores nem insensíveis como esta sociedade nos exige (ou os homens)... E por isso, ter eliminado a bomba de hormonas que usava foi muito mais positivo do que qualquer outro sintoma associado ao nosso ciclo normal. Sem stress, querida Cláudia 😉Relaxa e ocupa a tua mente com outras coisas que te fazem feliz, e vais ver que quando deres por ela "já está"! Beijinhos 😘

• Responder
  • Cláudia
    Cláudia ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada
    Realmente as mudanças foram todas positivas!
    Espero que sim, que consigamos e que não leve muito tempo 😍
    Tenho é de ter calma que a ansiedade na situação também não ajuda muito 😁
    • Responder
  • Rita
    Rita ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada

Olha, eu tive de parar por questões de saúde, e por isso quase todas as diferenças vejo-as como vantagens em ter parado com o contraceptivo hormonal. Mais do que tudo, notei que a minha menstruação ficou muito mais saudável e dentro do normal, já que estive 15 anos com uma menstruação "falsa", sangramento por privação provocada pelos métodos hormonais. E se estou a menstruar, é sinal de que estou a ovular, então aí é que fico feliz por saber que estou saudável nesse aspecto. Desinchei consideravelmente, inclusive no peito, mas gostei porque nunca quis peito grande. Estou a começar a conhecer os meus padrões de humor e sensibilidade ao longo do mês (que não eram tão evidentes), o que me permite prever o meu nível de energia, quando é que estou mais irritada ou sensível; isso ajuda-me muito a planear as minhas tarefas, e a reconhecer as minhas fases mais produtivas. Acho que como menos, ou não tenho tanta tendência para carboidratos. Tive alguns meses em que tive dores menstruais consideráveis (tive de tomar analgésicos), o que não me acontecia antes. Acho que perco menos cabelo. Sinto o corpo mais cíclico e a ter os sintomas normais que as mulheres têm. E, pode não parecer relevante, mas soube-me muito bem deixar de pagar com o meu corpo a responsabilidade da contracepção 😂, que passou a ser partilhada também com o homem e a dar-lhe esta preocupação de prevenir uma gravidez (no nosso caso).

Esta é a minha experiência, e vejo tudo muito pela positiva porque senti mesmo o meu corpo a querer que eu parasse com aquelas hormonas... E foi preciso ter estado com a minha saúde em risco para perceber que voltar ao normal era o melhor para mim.

Desculpa os testamentos nestas respostas 😅Espero ter ajudado, e espero que tenhas também uma experiência positiva nesta tua mudança, e vais ver que o teu corpo esteve sempre preparado e a aguardar pelo vosso bebezinho 🥰😘

• Responder
  • Cláudia
    Cláudia ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada
    Sim, espero que seja bem rapidinho e que o meu corpo não demore a ficar regulado 🙏
    • Responder
  • Cláudia
    Cláudia ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada
    Quais foram as principais diferenças que notaste quando deixaste a pílula? É que eu não me lembro da minha vida sem contraceptivo.
    Vou aguardar pacientemente até o meu corpo querer aceitar um bebezinho 😍
    • Responder
  • Rita
    Rita ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada

De nada, querida! Para isso é que cá estamos 😊Eu acho muito importante nós mulheres fazermos esse estudo e monitorização do nosso corpo, e começarmo-nos a conhecer melhor do que ninguém, isso é que é a verdadeira literacia corporal! A menstruação acabará por vir, e vais ver que te sentirás muito melhor quando estiveres mais regulada. Afinal de contas, a ovulação é um sinal de saúde para a mulher. Essas alterações são muito normais, e eu tenho bem fresco na memória pois deixei o meu método contraceptivo hormonal (nuvaring) há menos de um ano, e estive 15 anos com pílula e depois nuvaring. Este tempo que passou não interfere com a fertilidade, meu bem, sem stress. Estou a adorar conhecer-me melhor e a ver-me livre dos efeitos secundários do contraceptivo. E principalmente depois de ter aprendido mais sobre este assunto com colegas que foram para essa especialidade. Como te disse, o melhor remédio é relax e muito amor! Beijinhos 😘

• Responder
  • Zélia
    Noiva Master Junho 2021 Rio Maior
    Zélia ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada
    Não te stresses porque isso não vai ajudar também, Espero que não te demore tanto a vir como o meu, agora lembra-te que podes nem menstruar, ovulares, engravidares logo e não menstruares porque estás grávida, se suspeitares que estás grávida, segue a tua intuição 😉
    • Responder
  • Cláudia
    Cláudia ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada
    Eu gostava de conseguir! Mas realmente também tomei a pílula muito tempo, também foram 8 anos... Tenho receio é de demorar muito tempo até ficar tudo regulado e até engravidar.
    Vou esperar até ao final deste mês a ver se tenho o período, para poder começar a controlar a partir daí 😊
    • Responder
  • Cláudia
    Cláudia ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada
    Muito obrigada pela ajuda!
    Eu tomei a pílula gynera por quase 8 anos, há 2 meses mudei para uma pílula de drospirenona (a Slinda) e como era diferente, não tinha menstruação.
    Tenho de estudar melhor então as alterações corporais que o período fértil me trará, mas agora com a paragem da pílula é difícil, até porque tenho sentido muitas alterações devido à paragem. Mas vou procurar mais coisas sobre o assunto e seguir a tua colega então 😊😘
    • Responder
  • Zélia
    Zélia ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Há apps o telemóvel que ajudam a determinar quando é a ovulação, eu já tenho há 3 anos desde que deixei a pílula e tem-me ajudado a não engravidar mesmo sem tomar nada 😅 mas suponho que para engravidar a mágica seja mais difícil.

Se o teu sistema funcionar corretamente significa que se o teu ciclo for de 28 dias, a ovulação é ao 14dia depois da menstruação. Se o teu ciclo for the 30 dias a ovulação acontece ao dia 16, se for 32 dias a evolução acontece ao dia 18... por isso é importante conhecer o corpo ( e isto aplica-se se o nosso sistema reprodutor funcionar bem). Podes engravidar no dia da ovulação, 4 dias antes ou 1 dia depois, o problema aqui é saber por certo qual o dia da ovulação, normalmente temos estimativas 😚😚
    • Responder
  • Zélia
    Zélia ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Olá Cláudia, eu já não tomo a pílula há muitos anos, mas antes de parar definitivamente eu... espera como é que explico isto? Vou por tópicos:
    1. Tomei a pílula por uns 5 anos e o fluxo menstrual foi sempre reduzindo até não ter.
    2. A ginecologista mudou a minha pílula, passei a menstruar mas pouquíssimo.3. Decidi parar. Parei em dezembro (já não tinha menstruado em novembro) e não tive menstruação até agosto.
    Ou seja, quando parei definitivamente estive 8 meses sem menstruar. Depois desse agosto esteve uns 3 meses desregulado e agora, 3 anos depois de me ter livrado disso, está tudo reguladinho e muito melhor do que antes de tomar. Espera e ele há-de voltar. Se estiveres a planear engravidar tem confiança que há-de acontecer, se não quiseres engravidar é que tens que ter cuidado 😚
    • Responder
  • Rita
    Rita ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo

Alô Cláudia! Já há muito tempo que não trato de saúde materna e obstetrícia (sou enfermeira), mas há algumas coisas que podes ficar atenta se quiseres começar a tentar engravidar. Não sei durante quanto tempo tomaste essa pílula, mas o teu corpo pode demorar um bocadinho a se habituar à omissão dessas hormonas que tomavas (a pílula), e a produzir as tuas hormonas naturais que te levarão a ovular e a menstruar. Da formação que tive, sei que a mulher nunca sabe ao certo quando é que vai ovular (era fantástico se assim fosse), mas estima-se que seja +- 10 dias após a última menstruação (varia muito de mulher para mulher) e tu consegues ter maior noção do teu calendário corporal e menstrual se o fores observando. Essa observação ajuda-te a prever a tua "janela fértil", e podes fazer isso observando e registando o teu muco cervical (que abre essa janela) e a tua temperatura basal (que fecha a janela fértil). Eu não dou credibilidade aos testes de ovulação de farmácia, desculpa Joaninha, nem a nenhuma app de telemóvel. Só tu saberás quando a tua "janela fértil" abre e fecha, com essa monitorização.

Se não estás a usar qualquer método contraceptivo, tens sempre a probabilidade de engravidar, mesmo que tenha sido logo a seguir a parares de tomar a pílula. Se não menstruas há mais de 4 semanas desde a última vez que paraste a pílula e tiveram relações sem qualquer método contraceptivo nesse período de tempo, o melhor é fazeres um teste 😉.

Eu gosto muito deste tema da fertilidade, e acho muito importante a Mulher conhecer e dominar a natureza do seu corpo, principalmente nesta questão da fertilidade que é só nossa e ninguém nos tira! Aconselho-te a seguires uma colega minha de profissão que tem uma página no Instagram e que explica tudo isto de forma muito simples e acessível, procura por @cosmic_feminine. E se quiseres aprender mais sobre este método do muco cervical e temperatura basal, fá-lo através de um profissional de saúde com formação específica na área.

Ninguém consegue prever quanto tempo demorará a engravidar, mas a ansiedade é inimiga da fertilidade... por isso: relax, muito amor e pimenta nesses próximos tempos 😜

Beijinhos 😘💚

• Responder
  • Cláudia
    Cláudia ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada
    Muito obrigada 🙏😍
    • Responder
  • Joana
    Noiva Master Julho 2021 Sintra
    Joana ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada
    De nada! Que corra tudo bem e tenhas logo esse positivo🙏
    • Responder
  • Cláudia
    Cláudia ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada
    Está bom, muito obrigada pela ajuda! 😊
    • Responder
  • Joana
    Joana ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada
    Haver há.. Mas não sei se não será reduzida. Pq o organismo ainda não se readaptou à paragem da pílula. Quando menstruares a primeira vez desde que deixaste começa a contar os 12-14 dias e é nessa altura mais ou menos que se dá a ovulação.
    • Responder
  • Cláudia
    Cláudia ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada
    E agora nesta fase, até à menstruação, não há possibilidade de engravidar? Ou há mas é pouca?
    Obrigada 😘
    • Responder
  • Joana
    Joana ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Olá Cláudia,
    Primeiro tens que deixar vir a menstruação e começares a menstrual mensalmente. Depois disso podes fazer uns testes de ovulação que há à venda para perceberes quando ovulas, e tentares "treinar" mais nesse período.
    Boa sorte 🥰❤
    • Responder

Escolheste . Escreve um comentário e adiciona mais detalhes à tua escolha 👇

Grupos gerais

Inspiração