Olá Noivas e Noivos!
Decidi criar este debate, porque acho que como eu me senti ontem na entrega dos ovos, várias pessoas devem ficar sem saber muito bem como fazer.
A tradição: entregar cerca de duas semanas antes ou 1 dúzia de ovos ou o número de ovos correspondente ao dia do casamento.
Onde: Mosteiro de Santa Clara - Vila do Conde
Como fazer: Quando chegarem ao local vão se deparar com 3 edifícios: igreja de São Francisco, Mosteiro e Igreja de Santa Clara, e Convento de Santa Clara. A dúvida onde entregar é legítima, mas só terão hipótese de entregar na igreja de São Francisco, porque tanto o Mosteiro como o Convento estão fechados e não abrem ao público (pelo menos foi o que me informaram pessoas locais).
A igreja de São Francisco fica do outro lado da rua dos outros dois monumentos, e tem um casal a tomar conta dela, que abre a igreja. Há hora de almoço, mais ou menos entre as 12h e as 14h30 eles estão a almoçar, pelo que a igreja se encontra fechada. (Nós só estivemos com o senhor, a mulher deveria estar a descansar, foi logo a seguir ao almoço)
A igreja é muito bonita, e tem um altar dedicado a Santa Clara, onde colocamos os ovos.
O senhor que estava lá a tomar conta indicou-nos o local onde colocar os ovos, fez-nos um breve explicação de algumas questões sobre a igreja e deu-nos 3 orações para fazermos para pedir o sol para o dia
A experiência foi muito bonita, e mesmo que não tenha sol, valeu por conhecer a igreja e a simpatia do senhor que toma conta da igreja.
E que dia 11, com sol ou chuva, seja abençoado
Beijinhos!