Ir para o conteúdo principal

O conteúdo do post foi ocultado

Para desbloquear este conteúdo, por favor clique aqui

Teresa
Noiva Curiosa Outubro 2014 Barreiro

Ouro no dia do casamento e prendas entre noivos

Teresa, a 20 de Fevereiro de 2014 às 19:21 Publicado em Fórum Antes do casamento 1 13

Olá a todas!

Noiva de noivado recente (pedido dia 1 de Fevereiro) ando a ler imensa coisa sobre o assunto, e toda a gente dá palpites e ideias.

E há duas coisas que me intrigam e para as quais ainda não tenho resposta:

- é verdade que para a cerimónia do casamento nao se deve levar nada de ouro connosco? Nem o anel de noivado, nem nos brincos, nem nada?

- a outra coisa é: é mesmo tradição o noivo oferecer algo à noiva (habitualmente os brincos) e a noiva oferecer os butões de punho ao noivo, para cada um usar no dia do casamento?

Se alguém me puder ajudar... Smiley smile

13 respostas

Última atividade por Patricia, a 12 de Março de 2019 às 15:06
  • Patricia
    Noiva Novata Dezembro 2018 Ourém
    Patricia ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Olá, eu vou lhe oferecer um relógio 😉
    • Responder
  • Daniela e Fábio
    Top das Noivas Julho 2016 Barcelos
    Daniela e Fábio ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Eu já ouvi falar que não se deve levar ouro e mesmo que o Anel de noivado seja de ouro não se deve levar. Quanto oferecer algo ao noivo acho que vai de cada um **
    • Responder
  • Nádia
    Noiva Constante Maio 2015 Figueira da Foz
    Nádia ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo

    Desconheço essas tradições,... Mas por aacso, acho que não vou levar ouro, apenas prata dourada,... E em relação aos botões de punho, vão ser oferta do padrinho do noivo, juntamente com o fato. E os brincos que vou usar fotam a minha Mãe que me ofereceu.

    • Responder
  • Jorge
    Top dos Noivos Agosto 2015 Figueira da Foz
    Jorge ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo

    Honestamente não conheço essa tradição, mas penso que cada um de nós deve ir de acordo com o nosso gosto inclua isso brincos ou não Smiley winking

    • Responder
  • S
    Noiva Constante Outubro 2014 Setúbal (Concelho)
    Susana ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo

    Olá querida Teresa,

    Já estou como a Patrícia! São superstições e/ou tradições somente!

    Os meus brincos, por acaso não são de ouro, nem vou levar nada de ouro. Aliás a única bijuteria que irei levar são mesmo os brincos. São de quartzo azul, em forma de cubo (por causa da decoração do vestido, ver debate sobre os estilos de vestido).

    Quanto ao anel de noivado se se deve ou não levar... Eu por acaso não o vou levar, mas é porque está um bocadinho lasso e tenho medo que me caia.

    Quanto aos botões de punho, vou oferecê-los ao noivo, porque eram do meu pai!

    Um beijinho querida Teresa

    • Responder
  • Patrícia
    Noiva Novata Maio 2014 Évora (Concelho)
    Patrícia ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo

    Em primeiro lugar, penso que tudo isso são apenas tradições ou superstições. Olha os punhos foram os pais do noivo a oferecer. eu vou levar o meu anel de noivado, que por acaso até condiz com o vestido. E vou levar os brincos da minha mãe que são de ouro branco e brilhantes. Penso que tudo correrá sempre bem, apesar do que digam...

    Felicidades!!

    • Responder
  • Teresa
    Noiva Curiosa Outubro 2014 Barreiro
    Teresa ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo

    Obrigada a todas! Eu tb vou levar uma coisa nova, outra velha, outra azul e outra emprestada... Acho imensa graça a essas tradições. E também acho que cada casal deve escolher para si o que mais tem de ver consigo.

    No nosso caso acho que vamos manter a tradição, pelo menos eu vou-lhe oferecer uns botoes de punho (ele vai levar o relogio q era do Avô) e penso q ele tb me vai oferecer os brincos. Mas já o avisei q tem de os ir comprar com a sogra, pq a minhaMãe já sabe o tipo de brincos q eu quero e q vai ficar bem com o vestido. Smiley tongue

    O resto dos preparativos... Já falámos com o Padre, e à partida a data está acordada, e a Igreja tb. Já tratámos das certidões de Baptismo... Já temos lista de convidados e sabemos o tipo de casamento que queremos (e o orçamento que temos!)... Agora andamos à procura do local... Como não queríamos uma quinta, ainda andamos a ver. Há, e comecei esta sexta feira a experimentar vestidos... Ai os vestidos são um mundo!! E quando encontramos 3 ou 4 que nos ficam lindamente... qual escolher?!?! Há, e temos andado a dar a novidade do casamento e já escolhemos os Padrinhos e Madrinhas

    Por agora é só nisto que tenho pensado... O resto vai sendo um passo de cada vez Smiley smile

    • Responder
  • Sabrina
    Noiva Constante Agosto 2016 Vila Real (Concelho)
    Sabrina ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada
    Sim, para nos tb e assim, mas oferecer algum coisa, para mim, acho que nao e obligatorio! (mesmo se gostamis de prendas Smiley winking)
    • Responder
  • C
    Super Noiva Julho 2014 Viseu (Concelho)
    Cátia ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Quanto a troca de prendas, o que se aplica aqui e o noivo oferece o anel de noivado e a noiva oferece um relógio uma caneta ou os botões de punho para ele levar no dia! Mas nem todos os casais aplicam isso, eu ja ofereci a minha prenda
    • Responder
  • C
    Super Noiva Julho 2014 Viseu (Concelho)
    Cátia ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ola,

    Olha a parte do ouro desconheço, sei k não podes levar o anel de noivado!
    Quant
    • Responder
  • Maria
    Coimbra (Concelho)
    Maria ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo

    Olá Teresa, tudo bem? Bem-vinda pa comunidade! Smiley smile
    Sobre a questão de se levar ou não ouro para a cerimónia, o protocolo não faz qualquer referência a tal, e cada casal é livre de escolher como quer ir no seu dia. No entanto, talvez nesse dia, e para que se veja melhor a aliança, fosse aconselhável deixar os restantes anéis em casa.

    A tradição dos brincos e dos botões de punho é antiga e nem todos os casais optam por segui-la. Tal como a primeira questão, esta tradição é deixada a cargo dos noivos.

    Espero ter ajudado! Smiley smile
    Qualquer coisa que precises estou aqui! Smiley smile

    • Responder
  • D
    Noiva Constante Agosto 2014 Leiria (Concelho)
    Daniela ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ola noivinha!! Smiley smile por acaso so ouvi dizer que nao se deve levar aneis, nem o de noivado, porque o q tem de realcar e a alianca nas fotos etc... mas n e supersticao... depois aqui na mnh zona o q se usa e levar uma peça azul, uma velha e uma oferecida...( se nao me engano e isto :p )
    • Responder
  • Diana
    Noiva VIP Outubro 2014 Loulé
    Diana ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo

    Olá Teresa,

    Bem vinda à comunidade e parabéns pelo noivado Smiley smile

    eu nunca ouvi dizer o que estas a dizer, mas acredito que dependendo da terra devam existir superstições e tradições que algumas noivas querem cumprir e outras não.

    No meu caso eu ainda não vi a bijutaria, mas nunca ouvi nada contra o ouro...

    E a oferta até é giro, mas no meu caso não vai ser assim, pois quero escolher eu os brincos e tudo...

    E de resto os preparativos já viste algo?

    beijinhos

    • Responder

Escolheste . Escreve um comentário e adiciona mais detalhes à tua escolha 👇

×

Artigos relacionados

Grupos gerais

Inspiração