1) Cabeleireiro
Para conseguir poupar, em vez de levar uma cabeleireira a casa, acabei por ir a um cabeleireiro que me recomendaram e que oferecia um pack super em conta de 140 euros por cabelo, maquilhagem, depilação, manicure, pedicure, limpeza de pele e massagem. Acabei por trocar a massagem por prova do penteado e oferecer a maquilhagem a minha mãe, porque já tinha contratado uma maquilhadora para ir a casa, e o preço ainda assim compensava. Casava às 14h30 e combinei as 9h30 e tinha marcado estar em casa com a maquilhadora as 11h45 (pela experiência da prova seria mais do que suficiente). Levei mais 6 pessoas comigo.
a) Primeira coisa a correr mal: o noivo no dia antes aparou a barba e o cabelo nesse mesmo cabeleireiro e uma delas combinou que dava um jeito nas unhas dele na manhã do casamento, antes da minha chegada. Escusado será dizer que atrasaram-se e eu só às 10h15 é que consegui entrar no cabeleireiro, já estavam as pessoas que levei comigo a ocupar toda os cabeleireiros.
b) ESQUECI-ME DOS ACESSÓRIOS DO CABELO E DO VÉU EM CASA!! Isto não foi nada normal, aqui não sei bem o que se passou comigo. EU não sou habitualmente nervosa, mas devia estar mentalmente bloqueada ou algo assim... Com os atrasos lá deu tempo de ir a casa. (eu moro a 12 mins de carro do cabeleireiro)

c) Até aqui tudo bem, (dentro dos possíveis) porque eu sabia que tinha tempo de sobra. Acontece que surpreendentemente sempre que alguem entrava no cabeleireiro (sim, não estava fechado ao publico, apesar de saberem que iamos ser 7 e eles só tem 4 pessoas e 4 lugares sentados!), essas pessoas eram atendidas, ou era para tirar as unhas, ou era para cortar o cabelo a um homem, enfim... Não sei se estão bem a ver o meu filme, a ver as minhas convidadas a serem postas de lado, a meio do cabelo, para serem atendidas outras pessoas! O casamento foi a 27/10 e marquei aquela gente toda antes de meados de Agosto. Duvido que alguem tenha marcado cortar o cabelo e tirar unhas de gel antes de mim.
Resumindo e concluindo: cheguei atrasada a casa! Eu que sou super organizada e quero ter tudo sob controlo! Cheguei as 12h30, fui maquilhada mais rapido do que na prova (felizmente) e as 13h15 lá fui vestir e tirar fotos, mas sempre a pressionar os fotógrafos para se despacharem porque longe de mim chegar atrasada. As 14h30 em ponto estava pronta a entrar na igreja.
2) BOUTINERES
A) Mas ainda tem a ver com o ponto 1. A decoradora foi quem fez os meus dois ramos e os botonieres e tinha ficado decidido que ia entregá-los ao cabeleireiro. E assim foi, às 10h30 estava lá tudo direitinho e bonitinho. Acontece que os boutonieres do padrinho e do noivo iam ser levados pela madrinha do noivo antes do fotografo chegar às 11h00 a casa do noivo. Onde estava a madrinha do noivo a ser penteada? ISSO MESMO QUE VOCES PENSARAM. No cabeleireiro comiigo e a ver outras pessoas a passarem a frente. Nunca mais me lembrei do atraso para os fotografos e as 11h15 estava o noivo a ligar a perguntar pelos botonieres. Às pressas lá se arranjou alguem que fosse a casa do noivo deixar os botonieres.
B) BOTONIERES DE ORQUIDEA É UM NÃO!!!
A minha inspiração de boutonieres que mandei para a decoradora foi com rosas. As flores do nosso casamento todo eram: margaridas, rosas, orquideas e gipsofilas. A minha decoradora é fenomenal e eu confiava (e continuo a confiar) plenamente nela. No dia antes ela perguntou-me se eu confiava nela para surpreender nos boutonieres, e eu: claro que sim! Vieram orquideas. Tudo bem, parecia super giro. Acontece que antes de entrar na igreja ja foi preciso andarem a remendar a orquidea do noivo (descobri depois), porque como imaginam é super fragil e nao resiste tanto. ERRO. Depois da missa caiu mesmo e tivemos de improvisar.

mesa do bolo
mesa de honra
boutonier padrinho à esquerda e o improviso para o noivo à direita
3) NÃO DELEGAR TAREFAS:
No dia antes tive um break down de nervos, porque as 22h00 ainda tinha imenso que fazer. Nessa altura tive mesmo uma descarga de energia, com choro à mistura. Eu estive ate à semana anterior a trabalhar no Porto e só fui na Sexta Feira antes de madrugada. E na sexta ainda tive de ir dar uma formação. So na sexta a tarde é que consegui assentar e foi claramente insuficiente, com despedida de solteiros pelo meio, reuniões com todos os fornecedores, etc etc.
4) NÃO TER PESSOAS CALMAS à MINHA VOLTA NESSE DIA
De manhã dava jeito ter tido alguem calmo para me ajudar a controlar os nervos. Acontece que eu era a pessoa que desempenhava esse papel habitualmente e o resto da familia tambem estava uma pilha de nervos e isso nao ajudou nada. Nem as minhas damas estavam propriamente calmas e como tudo se atrasou porque foram ao cabeleireiro comigo também estavam um pouco ansiosas com toda a preparação delas.
5) NÃO TER IMPRESSO AS LEITURAS
Eu escolhi as leituras, pedi a minha sogra que as entregasse ao padre (porque estava fora como já disse) com mais de 2 meses de antecedencia. Assim foi. Depois distribui-as pelos nossos irmãos e ficou essa parte encerrada. Cada um deles preparou-a e nunca mais pensei nisso. As 14h10 quando me preparava para sair de casa para ir para a igreja, o meu telemovel que ia ficar em casa toca - era o padre a perguntar que leituras tinha eu escolhido! Tive de ir ao mail ver melhor o titulo para nao me enganar e dizer-lhe enfim,....
6) NÃO PREPARAR CONVENIENTEMENTE A LUA DE MEL
Atendendo a estar a trabalhar fora do sítio onde me casei, pouco tempo sobrou depois de ntrar de férias/licença para pensar na lua de mel e acabei por esquecer-me de levar algumas coisas importantes (lingerie e bikinis não faltou, não foi isso), tipo calções? Um vestido mais elegante para um jantar mais especial? Quem é que se esquece destas coisas?
O resto correu tudo de forma mágica, como o dia pedia. Após entrar na igreja tudo acalmou, todo aquele stress desapareceu. MAS ATE ESSE MOMENTO, EU QUE QUERIA UMA MANHÃ CALMA!! O que precipitou grande parte destes problemas foi mesmo o cabeleireiro. Ainda nao a confrontei com isto, porque desde que sai de lua de mel que ainda nao voltei a Madeira, mas definitivamente, por melhor que seja o trabalho delas, não se faz! Nada disto foi critico como imaginam, mas deu para me enervar bastante desnecessariamente.
DESCULPEM O TESTAMENTO, SO QUERIA DESABAFAR E AJUDAR OUTRAS NOIVAS A NAO CAIR NOS MESMOS ERROS. Acreditem que fui preparando tudo com qb de antecedencia, mas naquela semana tudo parecia estar empancado.