Ir para o conteúdo principal

O conteúdo do post foi ocultado

Para desbloquear este conteúdo, por favor clique aqui

Maria
Noiva Master Setembro 2019 Mafra

Organizar um casamento e batizado (no meu caso 3)

Maria, a 2 de Setembro de 2019 às 19:14 Publicado em Fórum Organizar um casamento 1 20

Olá meninas.

Todos os dias aparecem debates sobre o mesmo assunto, "Organizar casamento com batizado".Como sou sempre a ser chamada à conversa, decidi fazer este debate e assim, quem sabe, ajudar. Smiley xd
Eu não sou nenhuma perita no assunto, apenas vou dar dicas e exemplos de como fiz, se no final acharem que não respondi às vossas dúvidas, digam nos comentários que posso tentar ajudar.

Nós tentamos fazer tudo de forma económica, mas também tivemos muitas ajudas. Devemos rondar os 7 a 8 mil€ de orçamento. E se o podia ter feito ainda mais economicamente? SIM, Podia.
Por isso não desesperem.
O meu lema é: "tudo se faz", com menos ou mais dinheiro, tudo está no trabalho de pesquisa e paciência.

Mas o debate não é sobre orçamentos, mas sobre organizar um casamento com batizado(os).

Organizar um casamento e batizado(os) ao mesmo tempo não é nenhum bicho de 7 cabeças.
Na verdade requer a mesma organização de um casamento, com o acréscimo de uns extra para as crianças em relação ao batismo, como velas, toalhas, velas, roupas brancas e mais uns padrinhos.


LOCAL DA CERIMÓNIA
Crianças apenas podem ser batizadas na igreja, não o podem fazer na quinta.

O batismo é uma entrega a Deus, e por isso tem de ser feito num local religioso.
Quando os noivos querem casar pela igreja, a coisa fica facilitada, porque tudo acontece na mesma cerimónia, primeiro casam os pais, depois batizam as crianças.

No nosso caso: Nós optamos por esta cerimónia. Acho que torna o momento muito especial.

Ou também podem batizar na igreja e depois realizar um casamento civil na quinta.
Quando assim é, os noivos vestem uma roupa diferente para o batismo e trocam-se na quinta, enquanto os convidados estão entretidos, com comida, bebidas e música, nem dão conta que os noivos "fugiram" e conseguem desfrutar da espera, sem que percebam que estão de facto à espera.


NA QUINTA
Eu já vi esta dúvida, a quinta, não vos vai cobrar mais, por ser casamento e batismo, apenas cobram um evento por cabeça, mais frequentemente, o valor de ementa de casamento.
Existem várias quintas, com vários valores e vários mínimos de convidados. Pesquisem bem um orçamento à vossa medida.
Querer sentar os batizados com os noivos na mesa é uma questão pessoal, podem fazer como quiserem.
Honestamente, não vejo necessidade das crianças ficarem na mesa dos noivos, para terem protagonismo, eles não ligam a mínima para isso, querem é brincar.

No nosso caso: têm uma mesa só para crianças, com uma ementa infantil em que é comer, levantar e brincar, não há necessidade de stressarmos com comida, nem os stressarmos a eles. Se o dia também é deles, então que o aproveitem como gostam, sem regras, sem dramas para comer, comida que eles adoram e muita brincadeira.

O dia não é importante para eles, eles não entendem, para eles é uma festa. Para nós é que é especial e importante. Aproveite-mos nós como sempre sonhámos e deixe-mos-os brincar como gostam.

DECORAÇÃO
Há quem faça decoração alusiva a casamento e batizado e tente criar uma harmonia entre ambos. É respeitável. Tal como é, se tiverem uma decoração neutra que não vai de encontro nem uma coisa nem a outra.
Por isso façam como a vossa cabeça vos diz.

No nosso caso: Decoração neutra, uma cor neutra a ambos. O casamento e batismo está na igreja (ou no civil), o resto é festa, por isso se tivemos ambas celebrações juntas, no dia estamos a fazer uma festa junta, dos 5, logo tudo é neutro e é uma festa com família e amigos.

BRINDES

Há quem dê brindes alusivos aos casamento e outro ao batismo. Ou podem só dar uma que relembre o dia, no seu geral. Mais uma vez, façam o que a vossa cabeça diz (ou a carteira).

No nosso caso: Temos apenas uma, uma lembrança do dia, com todos mencionados.


BOLO
Ai o bolo... O bolo é sempre a confusão. Um bolo, dois bolos...Façam como quiserem.
Querem um bolo para o casamento e outro para o batismo? TENHAM.
Querem um para toda a família? TENHAM.
Façam como quiserem e poderem, não há regra.
Só apelo a que analisem bem os vossos convidados e a comida que o vosso dia oferece, acham mesmo necessário dois bolos? Acham mesmo que os convidados irão comer dois bolos?
Depois de terem analisado e tendo em conta tudo o que vão ter, então façam como gostariam, um bolo, dois bolos...

No nosso caso: Temos um bolo só. Com um topo com a família toda representada.
Para nós é o dia da nossa família, como já mencionei, casámos e batizamos, mas fomos todos nós, os 5. Por isso é um festejo com a família sobre as nossas cerimónias, não havia necessidade de separar os festejos. Além que temos um buffet com doces e frutas, dois bolos era um exagero e ninguém iria comer dois bolos, ou comia um, ou outro e sobraria, ainda mais coisas.


CONVITES
Podem ter um convite 2 em 1 que contenha; um convite que fale só no casamento; e outro que fale só no batismo.
Podem ter apenas um convite que convide ao dia e mencione as cerimónias que se vão realizar. Usem a vossa imaginação e façam um convite que puxe à vossa personalidade.
Nós usamos apenas um convite a mencionar as cerimónias que se irão realizar.


TEMA
Não é obrigatória haver um tema. Mas para haver, usem algo que vos defina como família. Algo que mal as pessoas vejam digam "opa só podia mesmo ser eles a fazer isto".
Na minha opinião se isto não acontece, acho que não vale a pena, porque não se torna o vosso dia, não vos reflecte e o dia tem de vos reflectir. Nós não temos tema.


MAS AFINAL... POR ONDE COMEÇO?

Comecem a vossa organização, estipulando um orçamento, quanto podem gastar?

Quantas pessoas podem convidar e querem? A partir daí podem fazer o resto.
Primeiro comecem por tudo o que necessita de vaga e marcação com antecedência, como quintas, igrejas, fotografo, maquilhadoras. São fornecedores chave e que ficam sem vagas muito rapidamente.

Depois pensem no resto aos poucos, vestidos, fatos, floristas...etc etc.

Usem o separador tarefas para vos orientar.

Vejam os debates por aqui para vos ajudar.

Aos poucos as ideias vão fluir e vão descobrir um mundo com imensas coisas que podem fazer.
Aconselho o pinterest para ideias, têm de tudo. Para mim foi um aliado.


Não sei se me esqueci de algo, mas espero que já tenha sido uma ajuda. Isto já vai (muitooooo) longo, por isso despeço-me.

Beijinhos e boa sorte a todas Smiley heart

20 respostas

Última atividade por Maria, a 2 de Janeiro de 2020 às 21:38
  • Maria
    Noiva Master Setembro 2019 Mafra
    Maria ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada
    Eu não vesti as crianças. Foi pessoas que tinha em casa a ajudar. A fotografa tirou fotos às crianças enquanto me maquilhava. Depois veio me fotografar enquanto me vestia e depois tirei fotos com quem tinha em casa para ajudar. Não tive convidados em casa. Porque casamos muito cedo. Não houve tempo. E tbm não decidi nada a fotógrafa fez como achou melhor para gerir o trmpom
    • Responder
  • Lara
    Noiva Constante Setembro 2021 Vila do Conde
    Lara ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Olá,
    Obrigada pela partilha!
    Podes esclarecer-me por favor como fizeste com as fotos em casa?Qual a ordem entre maquilhagem, vestir o bebé, fotos com o bebé e padrinhos, fotos de noiva, fotos do noivo... fotos do bebé com cada um dos pais...Obrigada!
    • Responder
  • Virginia
    Noiva Master Maio 2019 Tavira
    Virginia ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo

    Ninguém melhor que tu para fazer o impossível, Super Mãe! Smiley kiss

    • Responder
  • Maria
    Noiva Master Setembro 2019 Mafra
    Maria ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada
    Obrigada ❤️
    • Responder
  • Isabel
    Porto (Concelho)
    Isabel ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo

    É o que eu digo: mamã VIP da Comu! Obrigada por este debate, está ótimo Smiley heart

    • Responder
  • Patricia
    Top das Noivas Outubro 2019 Lisboa (Concelho)
    Patricia ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Olá Maria ! Ótimo debate para todas as noivinhas que apareceram com dúvidas nos últimos tempos
    • Responder
  • Maria
    Noiva Master Setembro 2019 Mafra
    Maria ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada
    Obrigada Catarina. Gosto de simplificar. Para que complicar um processo já tão difícil.
    • Responder
  • Maria
    Noiva Master Setembro 2019 Mafra
    Maria ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada
    Sim últimamente tem havido muitas noivas com dúvidas 😊
    • Responder
  • Maria
    Noiva Master Setembro 2019 Mafra
    Maria ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada
    Pois é. Também tem. Havido muitos debates sobre isso
    • Responder
  • Maria
    Noiva Master Setembro 2019 Mafra
    Maria ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada
    De nada valeria, era mesmo para ajudar 😊
    • Responder
  • V
    Noiva Ativa Setembro 2021 Torres Vedras
    Valeria ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Muito bom. Maria muito obrigado me tinhas ajudado num debate e agora ilucidou muito mais.. Maravilhoso 🤩
    • Responder
  • Hlei
    Noiva Master Junho 2021 Castelo Branco (Concelho)
    Hlei ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Debate mesmo top. Parabéns Smiley smile concordo e identifico-me com muitos fatores que mencionaste 😘
    • Responder
  • Milhinha
    Top das Noivas Outubro 2020 Madeira
    Milhinha ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada
    So falta a Patricia e A Ana V. Fazerem um debate sobre casar na Praia! Bjs
    • Responder
  • Catarina
    Noiva Master Julho 2019 São Miguel
    Catarina ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Acho que não podias ter escrito melhor. Nada melhor que alguém que esteja a passar por isso para explicar melhor o processo. Concordo com tudo o que disseste e se já tivesse filhos e os batizasse no dia do casamento era assim que faria. Parabéns Maria, um super debate ☺️.
    • Responder
  • Catarina
    Top das Noivas Agosto 2021 Madeira
    Catarina ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Espetáculo Maria. Adoro este debate, super prático e direto😁😁
    De certeza que o teu debate vai ajudar muitos noivinhos, cada vez mais vemos casamentos/batizados.
    Bjs
    • Responder
  • Maria
    Noiva Master Setembro 2019 Mafra
    Maria ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada
    Ahahah exacto. Foi tbm a pensar nisso. Nós últimos dias. Tem havido muitas noivas com dúvidas.
    • Responder
  • Maria
    Noiva Master Setembro 2019 Mafra
    Maria ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada
    Obrigada Rita. Tentei pelo menos 😊
    • Responder
  • Milhinha
    Top das Noivas Outubro 2020 Madeira
    Milhinha ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Excelente debate Maria! A partir de agora ê só citá-li sempre que vier uma nova noivinha aflita! Bjs minha guru!
    • Responder
  • Ana V.
    Noiva Master Outubro 2019 Figueira da Foz
    Ana V. ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Olá Maria. Excelente debate. De certeza que ajudará muitos noivos que pretendem fazer um dia sobre a família, como dizes, e celebrar casamento e batizado num só 😊
    • Responder
  • Ritinha
    Top das Noivas Novembro 2021 Viseu (Concelho)
    Ritinha ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Olá Smiley smile Aqui está um fantástico debate cheio de boas dicas, vê-se que é uma duvida constante de várias noivas e aqui elucidaste bem o tema. Muitos parabéns Smiley winking
    • Responder

Escolheste . Escreve um comentário e adiciona mais detalhes à tua escolha 👇

×

Artigos relacionados

Grupos gerais

Inspiração