Ir para o conteúdo principal

O conteúdo do post foi ocultado

Para desbloquear este conteúdo, por favor clique aqui

Tatiana
Noiva Novata Julho 2026 Vila Nova de Gaia

Organizar um casamento

Tatiana, a 24 de Junho de 2024 às 20:13 Publicado em Fórum Organizar um casamento 0 20
Olá Noiv@s! Fui pedida em casamento este mês e já temos data definida (2026) porém para “oficializar” a data temos de ter a confirmação da igreja em primeiro pra podermos avançar para a escolha da quinta?
E qual a diferença entre casamento civil, casamento católico ou civil sob forma religiosa?
Desculpem a ignorância mas por estes lados é uma noiva que gosta de ter tudo organizado e com tempo🙈

20 respostas

Última atividade por Tatiana, ontem às 08:35
  • Tatiana
    Noiva Novata Julho 2026 Vila Nova de Gaia
    Tatiana ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada
    Olá Bruna🥰
    Exatooo 🤯🙈🤣
    • Responder
  • Bruna
    Noiva Novata Agosto 2026 Vila Nova de Famalicão
    Bruna ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada
    Devagar se vai ao longe como de costuma dizer 😅
    Se fores como eu é uma mistura de sentimentos, se por um lado " faltam 2 anos é imenso tempo " por outro lado " tenho de tratar do maximo possivel o mais rápido possível senão não vai dar tempo " 😅
    • Responder
  • Tatiana
    Noiva Novata Julho 2026 Vila Nova de Gaia
    Tatiana ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada
    Olá Bruna
    Parabéns 🥰
    Obrigada por este lado já comecei a contactar quintas e ver orçamentos e depois começarei a visita las assim que puder😊 em relação à igreja irei falar com o padre em agosto para poder ver quando marcar.Por estes lados também já tenho muita coisa “programada” vai ser homemade os cones de arroz, as lagrimas de alegria, adereços para a festa, enfeites de bancos da igreja, decoração carros noivos, kit ressaca, convites, menus, lembranças e tudo o que conseguirei fazer eu própria 😁 vestidos também já sei quais lojas visitar, fotógrafos já ando a pedir orçamentos e animação também já a “despachar” algumas coisas pra não deixar tudo para a última 😊
    • Responder
  • Bruna
    Noiva Novata Agosto 2026 Vila Nova de Famalicão
    Bruna ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Olá Olá 😊
    Parabéns!! e estou tal como tu 😅
    Pedida em casamento este mês, e com plano de casar em 2026.Entretanto começamos por selecionar a data que gostaríamos, fizemos (e finalizamos) a lista de convidados e começamos a pedir orçamentos para as quintas, como no nosso caso a cerimónia será na quinta, já falei com a celebrante para mal tenha quinta reservada puder reservar.Comecei a fazer o layout dos convites onde só falta colocar o nome da quinta e a hora (e alterar a data caso não esteja disponível a que queremos), fiz a contabilização para a quantidade de lembranças que serei eu a fazer também, comecei a dar uma vista de olhos a vestidos porque sou simples mas super esquesita 😅 e a decorações porque quero ser eu a fazer aproveitando que são relativamente poucos convidados e assim sei que fica exatamente como quero.Estou a tratar já dos orçamentos das quintas porque como estou no estrangeiro consigo restringir melhor quais realmente quero visitar e vão de acordo ao que queremos.Depois de ter Quinta reservada, celebrante tratada vou passar a fotógrafo e ao resto das coisinhas que faltam.
    • Responder
  • Tatiana
    Noiva Novata Julho 2026 Vila Nova de Gaia
    Tatiana ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada
    Olá Alexandra parabéns também 🥰
    Obrigada pela opinião 🥰
    Essa data era uma das escolhidas também pra nós em SOS🙈
    • Responder
  • Alexandra
    Noiva Novata Setembro 2026 Porto (Concelho)
    Alexandra ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo

    Olá, Tatiana. Smiley smile
    Antes de mais, parabéns pelo noivado. Nós vamos casar a 5 de setembro de 2026 e o primeiro passo foi a escolha da quinta. Muitas já têm agenda aberta e algumas das que vimos (e também as mais requisitadas) já tinham praticamente o ano de 2026 completamente preenchido.

    Na igreja onde estamos a pensar casar, só nos permitem marcar a data com cerca de 10 meses de antecedência. Portanto, oficializa primeiro a quinta, de seguida o fotógrafo e a animação. O restante, vai-se fazendo. Estes passos, na minha opinião, são os que carecem de ser marcados com alguma antecedência.

    Bons preparativos. Smiley smile

    • Responder
  • Tatiana
    Noiva Novata Julho 2026 Vila Nova de Gaia
    Tatiana ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada
    Obrigada🥰🫶🏼
    • Responder
  • Cristele
    Noiva VIP Agosto 2024 Setúbal (Concelho)
    Cristele ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Olá Tatiana, parabéns pelo noivado.
    Primeiro a quinta depois vês se queres igreja ou não, o casamento na igreja tem que ser sempre tratado em conjunto com o civil mas as igrejas já fazem isso pq o casamento na igreja só não tem valor nenhum para o próprio casamento. A igreja tem apenas a ver com a religião, para o nosso país o que conta é sempre o civil que entra nos registos.
    Existem quintas com a data de 2026 já aberta.
    • Responder
  • Tatiana
    Noiva Novata Julho 2026 Vila Nova de Gaia
    Tatiana ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada
    Obrigada Wanessa🥰
    Ajudou mesmo obrigada🫶🏼🙏🏼
    • Responder
  • Wanessa
    Noiva Novata Setembro 2025 Tondela
    Wanessa ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo

    Olá Tatiana! Antes de mais, muitas felicidades Smiley love

    O casamento civil é realizado na conservatória do registo civil ou apenas pela conservadora do registo civil (ou seja, quer te cases na conservatória ou na quinta com a conservadora a oficializar, será um casamento civil), o casamento religioso é realizado por um padre, na igreja católica, e o casamento civil sob forma religiosa realiza-se quando queres casar em uma religião diferente da católica.

    Espero ter ajudado Smiley smile

    • Responder
  • Tatiana
    Noiva Novata Julho 2026 Vila Nova de Gaia
    Tatiana ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada
    Obrigada Teresa 🫶🏼🥰
    • Responder
  • Teresa
    Noiva VIP Setembro 2024 Coimbra (Concelho)
    Teresa ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo

    Parabéns pelo noivado Smiley love

    Primeiro quinta só depois igreja. As quintas já têm agenda aberta para 2026, as igrejas só pro ano é que abrem. Vou casar em Setembro, reservei a quinta em Outubro do ano passado (já em cima, tive sorte que tinham a data que queria) e a igreja marquei uns dias depois.

    Bons preparativos Smiley heart

    • Responder
  • Tatiana
    Noiva Novata Julho 2026 Vila Nova de Gaia
    Tatiana ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada
    Obrigada😍🙏🏼
    • Responder
  • Beatriz
    Super Noiva Setembro 2025 Mafra
    Beatriz ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada

    O que podes fazer em primeiro lugar é ver quintas e reservar a que gostarem mais, as quintas são muito mais concorridas do que igrejas por isso é o mais urgente caso queiram uma data específica.

    Depois de marcarem a quinta podem ir à igreja, mas pelo menos a igreja onde nós vamos casar só me deixa marcar em janeiro de 2025.

    Quando tiverem pelo menos a quinta acertada, podem começar com aqueles fornecedores mais urgentes - foto e vídeo, cabeleireiro, maquilhagem.

    De resto, vai fazendo tudo com com calma até porque muitos fornecedores não têm já agenda para 2026 Smiley smile Daqui fala uma noiva que vai a meio de um noivado de 2 anos e só agora está a começar a marcar algumas coisas...

    Qualquer dúvida estamos aqui para ajudar Smiley heart

    • Responder
  • Tatiana
    Noiva Novata Julho 2026 Vila Nova de Gaia
    Tatiana ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada
    Obrigada🥰
    Tenho de começar por algum lado e começarei então por ir à igreja falar com a pessoa adequada e ver as indicações que me dão obrigado 🙏🏼
    • Responder
  • Mariana Duarte
    Noiva VIP Julho 2024 Sintra
    Mariana Duarte ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada
    Pois, sem data oficializada não porque, para adjudicares o serviço, é preciso saber isso e o sítio também (no caso da animação e fotógrafo).
    No entanto tens mais que tempo para ires fazendo estas coisinhas todas com calma. Talvez veres a quinta primeiro e depois a igreja, não sei o que pretendem garantir: se a localização da quinta ou a localização da igreja. De qualquer das maneiras, em caso de muitas dúvidas vão à igreja e falem sobre as vossas questões, podem ajudar nesse aspeto.
    • Responder
  • Tatiana
    Noiva Novata Julho 2026 Vila Nova de Gaia
    Tatiana ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada
    Obrigado Mariana🥰
    Em relação a tema, cor e orçamento também já temos🙏🏼
    Queríamos era ter a “data oficializada” para dar seguimento às coisas (convites, lembranças, decoração) marcar as coisas com antecedência como cabeleireiro maquilhagem, indo vendo fotógrafos e animação etc mas sinto que sem data oficializada não poderei “iniciar” estes pedidos todos😅
    • Responder
  • Tatiana
    Noiva Novata Julho 2026 Vila Nova de Gaia
    Tatiana ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada
    Obrigado Beatriz 🥰
    Como noiva organizada já temos datas suplentes e a lista de convidados também😅
    Só questiono quando poderei marcar quinta pois tenho de marcar uma data na quinta e depois ter de vir a mudar a data devido à igreja, esse é o meu receio😁
    • Responder
  • Mariana Duarte
    Noiva VIP Julho 2024 Sintra
    Mariana Duarte ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Olá Tatiana, parabéns pelo noivado!
    Eu vou casar pelo civil e, para te ser sincera, não te sei dizer a diferença entre as 2 outras opções.
    Em relação ao resto é como a Beatriz disse, a quinta e um ou outro fornecedor podes ir começando a ver mas, mais importante, é definirem orçamento, verem o tema, cor, quantidade de convidados...o resto depois vai-se fazendo ao longo do tempo ❤️
    • Responder
  • Beatriz
    Super Noiva Setembro 2025 Mafra
    Beatriz ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Olá Tatiana! Muitas felicidades 🥰
    Com esta antecedência dificilmente te deixam já marcar na igreja. Podes é ir perguntar quando abre a agenda. Da quinta em princípio já podes reservar, por norma deixam com 2 anos de antecedência.
    Para já o meu concelho é verem a data, com uma o duas datas suplentes, verem bem orçamento, e fazerem um rascunho de lista de convidados para terem uma ideia!
    • Responder

Escolheste . Escreve um comentário e adiciona mais detalhes à tua escolha 👇

×

Artigos relacionados

Grupos gerais

Inspiração