Ir para o conteúdo principal

O conteúdo do post foi ocultado

Para desbloquear este conteúdo, por favor clique aqui

Andreia
Noiva Principiante Outubro 2026 Vila Franca de Xira

Organizar, por onde começar?

Andreia, a 9 de Outubro de 2025 às 14:22 Publicado em Fórum Organizar um casamento 0 8

Olá noivas/os, eu vou casar em outubro de 2026 se tudo correr bem até à data, mas sou muito ''crua'' sobre este assunto, não sei por onde começar.. começaram pela papelada? pelas quintas? Help please!!! Smiley xd

8 respostas

Última atividade por Maria João, a 11 de Outubro de 2025 às 09:46
  • Maria João
    Noiva Ativa Maio 2026 Matosinhos
    Maria João ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Alô! Acho que já te deram todas as dicas necessárias 🙏🏽 apressem-se com os fornecedores grandes, nomeadamente quinta, fotógrafos e dj/animação. Nesta fase do ano já há alguns bons e conhecidos que já fecharam as agendas do próximo ano. Não percam tempo! Depois de terem “a festa” garantida já podem acalmar 😊 vê também com celeridade como queres fazer com o vestido, para garantir que consegues tudo a tempo.
    • Responder
  • Maria
    Noivo Experiente Junho 2026 Santa Maria da Feira
    Maria ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo

Olá noivinha, vou deixar por tópicos para ser mais fácil Smiley love está por ordem!

- Primeiro esboço de lista de convidados

- Estabelecer um orçamento máximo

- Ver quintas online, marcar visitas e ver orçamentos (+/- 60% do orçamento é para a quinta)

- Escolher a quinta e ver uma data que eles tenham disponível

- Antes de marcar a quinta, se for casamento religioso falem com o padre para alinhar as datas

- Contratar Fotografo e Videografo

- Contratar músicos e DJ (Igreja e Quinta)

- Contratar Make e Cabelo

- Vestido de Noiva (há fábricas que demoram cerca de 9/12 meses a produzir os vestidos)

- Alianças (não é um processo demorado, mas o ouro sobe todas as semanas)

- Lua de Mel (cerca de 9 meses antes)

- Fazer convites (entregar cerca de 6 meses antes)

- Fato do Noivo (cerca de 6 meses antes)

- Papeis do registo civil (6 meses antes porque tem a validade de 6 meses)

Espero ter ajudado! Smiley love

• Responder
  • Bárbara
    Noiva Ativa Junho 2026 Gondomar
    Bárbara ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada

Hey, Andreia! Tal como já referiram aqui, comecem por definir o número médio de convidados! E, a partir daí, tentem fechar a quinta e posteriormente todos os "grandes fornecedores" pois muitos já têm as agendas de 2026 praticamente preenchidas!

Bons preparativos e dúvidas já sabes, publica aqui à vontade que todas tentam sempre ajudar! Smiley star

• Responder
  • Alexandra
    Super Noiva Setembro 2026 Porto (Concelho)
    Alexandra ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo

Olá, Andreia. Smiley smile

Relativamente à documentação, só com antecedência de 6 meses.
    Então, tal como a Catarina recomendou, estabeleceres a lista de convidados e começares a ver quintas. Deduzo que algumas já estejam com a Agenda 2026 praticamente carregada. Eu caso em Setembro de 2026 e a quinta foi o primeiro fornecedor que reservamos em Junho de 2024. E já tinham muitas vagas preenchidas para o nosso ano.

Após isso, fotógrafo, animação, maquilhagem (muitas também já têm agenda 2026 preenchida e algumas já com agenda aberta para 2027) -, cabeleireiro, vestido. As coleções de 2026 já estão nas lojas, se for necessário encomendar um vestido ao fornecedor, pode demorar entre 12 a 9 meses a chegar.

• Responder
  • Andreia
    Andreia ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada

Smiley surprise ainda bem que me avisas !! Vou-me preocupar sem duvida com isso! Obrigada Smiley kiss

• Responder
  • Catarina
    Super Noiva Junho 2026 Mira
    Catarina ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada
    A colecção de 2026 sai habitualmente em Setembro/Outubro do ano anterior. Ou seja, já está nas lojas!
    Eu caso a 06 de Junho. Fui agora em Setembro ver... e como é loja de fabrica de vestidos, o vestido que experimentei não é o meu, é só um modelo! O meu vai ser feito de raiz para mim com as alterações que eu pedi. Ou seja, só em Abril vou lá fazer a prova do vestido que vai ser efetivamente meu. E ver se é preciso alterar mais alguma coisa!
    Já vi noivas aqui a dizer que as encomendas de vestidos de catálogo, já prontos, podem demorar até 9 meses a chegar!
    • Responder
  • Andreia
    Andreia ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada

Olá Catarina!

Obrigada pela partilha, os vestidos é assim tão caótico? Estava a pensar em começar em meados fevereiro/março quando chegassem as coleções de 2026, já tenho uma pequena ideia do que gostaria de usar mas depois de ver vestido posso sempre mudar de ideias.

Irei começar realmente pelas quintas que é o que vai dar mais trabalho em questão de despesas!

Obrigada pelas dicas Smiley shame

• Responder
  • Catarina
    Super Noiva Junho 2026 Mira
    Catarina ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo

Olá Andreia!

Então... primeiro, ver mais ou menos quantas pessoas gostavas de convidar. Com esse numero estimado, começar à procura de Quintas, marcar visita e pedir o respetivo orçamento.

Esta é a parte mais dispendiosa e também a que tem as possibilidades esgotadas mais cedo, por isso, convém ser a que despachas primeiro.

Fotografo.... Muito importante também! E vestido... começa já a ver porque muitas vezes os vestido podem demorar alguns meses até chegarem ou a serem arranjados para ti!

• Responder

Escolheste . Escreve um comentário e adiciona mais detalhes à tua escolha 👇

Artigos relacionados

Grupos gerais

Inspiração