Ir para o conteúdo principal

O conteúdo do post foi ocultado

Para desbloquear este conteúdo, por favor clique aqui

Anita
Noiva Constante Setembro 2024 Vila Nova de Famalicão

Organização 🖋️

Anita, a 25 de Janeiro de 2023 às 12:08 Publicado em Fórum Organizar um casamento 0 11
Bom dia Noivinhas e Noivinhos ☀️
Eu preciso de ajuda 🙏🏼
Nós temos algumas questões em relação ao regime de casamento e no registo civil não nos deram informações suficientes 😔Nós não sabemos quem nos podia ajudar ou seja a que sítio podemos contactar para mos poder explicar tudo direitinho 🙈Alguém com experiências ou com o mesmo problema 🥰 ?

11 respostas

Última atividade por Anita, a 30 de Janeiro de 2023 às 11:46
  • Anita
    Anita ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada
    Bom dia, é sempre complicado quando ninguém tem a mesma situação 🙈
    Mas muito obrigado pela tua ajuda 😘
    • Responder
  • Jéssica
    Noiva Master Setembro 2023 Santo Tirso
    Jéssica ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada

Bom dia Anita, então o melhor mesmo é fazer uma marcação no registo e ir lá perguntar. Porque o processo é mesmo assim que funciona. Ou então há padres que também ajudam nesse processo. O meu caso é totalmente diferente visto que não sou católica Smiley laugh

• Responder
  • Anita
    Anita ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada
    Olá Jéssica, tudo bem ?
    Aqui parece ser igual, mas achei um bocado estranho abrir o processo só meio ano antes porque é um bocado em cima da hora 🙈
    Por causa dos regimes de casamento - nós queríamos esclarecer isso antes - mas não sei quem me podia explicar tudo. Alguma ideia ?
    • Responder
  • Eduarda
    Noiva Master Maio 2023 Maia
    Eduarda ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada
    Percebi que respondi com o teu nome mas era para responder à pergunta da Rafaela 😅
    • Responder
  • Eduarda
    Eduarda ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada
    Boa 😉
    • Responder
  • Jéssica
    Jéssica ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada

Exatamente, nós escolhemos em qual deles queremos tirar a licença de casamento e acordamos com a entidade patronal, tanto que eu sempre avisei que eu iria casar no dia 3/9 nunca mencionei quando seria o civil.

• Responder
  • Jéssica
    Jéssica ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada

Bom dia Rafaela, tudo bem?

Tu é que escolhes quando queres tirar a licença, tanto podes tirar logo a seguir ao dia do casamento civil ou após o casamento religioso, tens que escolher e acordar com a tua entidade patronal em qual dos casamentos preferes tirar a licença, só podes escolher ou 1 ou o outro. A licença começa a ser contada logo no dia após ao casamento (seja civil ou religioso). No meu caso eu vou casar em março pelo civil, mas no dia 3 de setembro caso me pelo religioso e começa a contar 15 dias seguidos (10 úteis) logo no dia 4.

Espero ter compreendido a tua pergunta Smiley smile

• Responder
  • Eduarda
    Eduarda ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada
    Olá Jéssica. O suposto é contarem a licença a partir do dia religioso ou civil, se fizeres apenas celebração simbólica em setembro não conta. Mas é tudo acordado com a entidade patronal. Eu vou ter tudo no mesmo dia mas o mês passado estive quase para antecipar o civil e só ter o simbólico em Maio. O que a minha entidade patronal me disse foi para pedir a licença e não especificar isso que eles depois não iam implicar, mas que por lei o simbólico não é contabilizado.
    • Responder
  • Eduarda
    Eduarda ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Olá noivinha. Nós só vamos casar por civil. Só podíamos abrir o processo 6 meses antes. Abrimos o processo online, escolhemos a conservatória indicada pela quinta por ser a que é mais perto e assim pagar menos em deslocação. No processo online indicamos dia e hora, depois tivemos que preencher um documento e fomos contactados por telefone. Mais perto seremos novamente contactados. Se fizerem casamento na conservatória em dias de funcionamento habitual são 120€, fora do horário e em fins de semana ou feriado são 200€. Depois vamos ter que pagar o táxi para deslocação à quinta.
    • Responder
  • Rafaela
    Noiva Ativa Setembro 2023 Vila Nova de Famalicão
    Rafaela ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada
    Olá Jessica Smiley smile
    Já agora, não sei se sabes responder. Mas no caso também caso em Setembro. Como é que eles contam a licença de casamento no caso de não termos casamento religioso nem civil na data no nosso casamento mesmo? Ou seja, eles contam a licença de que dia? Do dia do casamento civil?
    Obrigada e beijinho!
    • Responder
  • Jéssica
    Jéssica ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo

Olá noiva Anita, tudo bem?

Em relação ao casamento civil é simples, primeiro deves fazer uma marcação na conservatória (não sei se na tua zona é assim, mas na minha a conservatória funciona por marcação) e eles vão te perguntar se querem fazer casamento religioso ou não, se querem ou não adotar o apelido, qual o regime de bens que querem se casar. Após isso eles marcam a data do casamento durante os 6 meses. Ou seja, eu caso-me em setembro, entre março a agosto eles irão marcar uma data para irmos fazer o casamento civil, porque depende sempre da disponibilidade do juíz. Se casares ao fim de semana, feriados e fora da hora da conservatória, é mais caro, assim como, se quiseres que o juíz vá ao teu casamento pagas o registo + a deslocação. Se for durante a semana e no horário de funcionamento o valor é o normal.

Espero ter ajudado, foi assim que a tia do meu futuro marido que trabalha na conservatória me explicou que funcionava Smiley smile

• Responder

Escolheste . Escreve um comentário e adiciona mais detalhes à tua escolha 👇

Artigos relacionados

Grupos gerais

Inspiração