Ir para o conteúdo principal

O conteúdo do post foi ocultado

Para desbloquear este conteúdo, por favor clique aqui

Sabrina
Noiva Constante Junho 2022 Braga (Concelho)

Ofertório e Consagração à nossa Senhora (entrega do Ramo)

Sabrina, a 10 de Maio de 2022 às 11:21 Publicado em Fórum Cerimónia Nupcial 0 17
Bom dia meninas,

Comecei a dedicar-me ao programa do casamento na Igreja e pelo que o padre nos disse o Ofertório é facultativo e a consagração à nossa Senhora tb é facultativa. Como vcs fizeram? Acham que parece mal deixarmos fora o Ofertório? Se assim for, os ritos da comunhão tb é cortada automaticamente?
Estou um pc perdida... do meu lado vamos ter falantes de Alemão que não vão perceber patavina...
E fizeram a cobsagração à nossa Senhora e se sim também entregaram o ramo ou não entregaram ramo sequer??
Eu nem me recordo de ter visto isso nos poucos casamentos que fui...
Obrigada!!!

17 respostas

Última atividade por Carla, a 17 de Maio de 2022 às 08:45
  • Carla
    Noiva Master Julho 2021 Madeira
    Carla ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Sabrina, ainda não estou nessa fase, mas já decidi não ter o ramo para Nossa Senhora pois não me revejo no sentido prático. Será algo que irei aprofundar num post após o casamento religioso. Sei que há padres que o tornam "obrigatório" mas se no vosso caso não, então vê no que tem significado e é prático numa cerimónia bilingue como mencionaste. Beijinhos e bons preparativos
    • Responder
  • Etã
    Top das Noivas Julho 2022 Sintra
    Etã ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo

Olá, Sabrina.

Eu não sou católica, mas o noivo é e vamos casar pela igreja numa cerimónia católica normal. Teremos missa. A única diferença que teremos será eu não comungar, mas o noivo vai comungar. Peguei em vários missais que encontrei na internet e no livrinho que o nosso padre partilhou connosco e fiz toda a cerimónia, escolhendo as leituras juntamente com o meu noivo. Depois, reunimos com o padre duas vezes e ele disse o que estava certo e o que deveríamos acrescentar ou alterar (algumas coisas tivemos que trocar a ordem) e depois ele aprovou tudo. Acho que é assim que deve ser feito... com o apoio de quem vai presidir a cerimónia.

Como é natural, visto não ser católica, não farei a oferta do ramo. Não é obrigatório, mesmo que eu fosse católica.

Espero ter ajudado.

Beijinhos.

• Responder
  • Carlota
    Noiva Master Julho 2024 Madeira
    Carlota ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada
    Fazes bem.. depois partilha connosco 😘
    • Responder
  • Sabrina
    Sabrina ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada
    Olá Mariana
    OMG Sim!! Vou te enviar msg pessoal!!
    Muito obrigada!Beijinhos
    • Responder
  • Sabrina
    Sabrina ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada
    É verdade, uma pessoa até tem medo de poder escolher e por causa disso fazer algum erro...
    • Responder
  • Sabrina
    Sabrina ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada
    Olá Carlota,
    Obrigada, sim é verdade que a missa segue igual quer em alemão quer em português. Irei revisar a situação e logo vejo! Beijinhos
    • Responder
  • M
    Super Noiva Maio 2022 Santarém (Concelho)
    Mariana ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Olá Sabrina. O ofertorio no casamento é opcional mas se optares por "missa completa" (não me recordo o termo correcto), mesmo que não tenhas ofertorio, terás o rito da comunhão na mesma, faz parte da Eucaristia. Se optares por celebração apenas do casamento, chamada de celebração da palavra, a comunhão não faz parte (o ofertorio também é opcional aqui mas não tendo comunhão não faz muito sentido teres o ofertorio).
    Em relação à consagração é opcional, se tu gostares podes fazer mas não faz parte da cerimónia do casamento em si, é algo que acrescentas.
    No nosso caso o nosso casamento foi adiado porque pelo meio engravidei, agora ao irmos celebrar finalmente o nosso casamento e como não vamos batizar a menina em conjunto, o padre sugeriu fazermos os 3 (eu, noivo e a bebé) a consagração a nossa senhora em que apenas iremos os 3 até ao altar de nossa senhora enquanto o nosso coro cantará um cântico de Maria. Não vou oferecer o meu bouquet, vamos fazer antes uma bênção da nossa nova família.
    Se precisares posso enviar-te o PDF que o nosso padre nos enviou em que tens as várias hipóteses dentro da celebração, o que acontece se escolheres X ou y. Beijinhos
    • Responder
  • Margarida
    Noiva VIP Junho 2022 Braga (Concelho)
    Margarida ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada
    Exato, eu já fui a casamentos com ofertório onde os noivos oferecem um data de coisas e outro onde foi só a bênção.
    É estranho sermos nós a decidir os momentos da celebração porque temos receio de não estar a fazê-lo direito. No entanto o padre tem de aprovar o missal por isso se faltar algo ele vai dize-lo.
    • Responder
  • Carlota
    Noiva Master Julho 2024 Madeira
    Carlota ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Bom dia Sabrina..
    Se são facultativos são a tua escolha e deverás fazer p q faz sentido para ti.
    Nos não teremos ofertório e ainda não sei em relação ao ramo, verei mais para a frente.. No meu casamento terei alguns convidados que não falam português mas a verdade é que o seguimento da missa é igual em todo o mundo católico.. por isso mesmo q não entendam a língua acabam por perceber o q s passa..A noiva Top Milhinha e a Destacada Catia ambas casaram na igreja sempre podes mandar msg e perguntar.. 😘
    • Responder
  • Sabrina
    Sabrina ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada
    Obrigada Margarida pela tua resposta.

Hum, isso tb seria uma solução, pois eu perguntei à minha prima se teve ofertório e consagração e ela disse que sim e perguntei que objetos ofereceu (já foi há tt tempo q n me recordo) ela disse que só ofereceu um envelope com dinheiro na altura das assinaturas...
    • Responder
  • Sabrina
    Sabrina ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada
    Pois Ana, a questão é que os objetos que se oferece são acompanhados por um texto lido pela pessoa que leva esse objeto ao Altar... ou seja terá de ser tudo previamente estabelecido...
    • Responder
  • Margarida
    Noiva VIP Junho 2022 Braga (Concelho)
    Margarida ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Olá Sabrina,
    Nós também estamos a elaborar o nosso missal e tinha a mesma dúvida em relação ao ofertório. O que o nosso padre disse é que enquanto oferendas podiamos excluir mas a oração feita pelo sacerdote seria feita na mesma.
    Quanto á consagração a Nossa Senhora nós vamos ter e a minha florista vai fazer um ramo alternativo para colocar como oferenda.Acho que o que tens fazer é esclarecer com o teu padre as tuas dúvidas porque como já deu para perceber varia muito.Beijinhos
    • Responder
  • Ana
    Noiva Master Maio 2022 Lisboa (Concelho)
    Ana ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada
    Eu caso no civil mas se casasse pela igreja fatia como no dia o meu coração ditasse pois há coisas que não podemos decidir antes
    • Responder
  • Sabrina
    Sabrina ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada

Olá Ana

Obtigada pela tua resposta, Ah então uma coisa está dependente da outra... Pois li que há noivos que oferecem coisas no Ofertório, outros nem por isso... posso saber como tu fazes? Ou náo casas pela Igreja?

Obrigada e beijinhos

• Responder
  • Sabrina
    Sabrina ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada

Olá Mariana

Pois realmente é bastante confuso. Eu ainda pesquisei antes de fazer o Post aqui mas como tu também não encontrei grande resposta...

Pode ser que ainda mais algumas meninas respondam entretanto Smiley smile

• Responder
  • Ana
    Noiva Master Maio 2022 Lisboa (Concelho)
    Ana ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Olá querida bem o ofertório não é obrigatório mas se fazes é para deixar o ramo… mas não sei se já percebeste que o padre já colocou a pressão mesmo dizendo que não era obrigatório. No dia vais fazer o que te vai no coração independente de quem perceba ou não é o teu coração que dirá as regras
    • Responder
  • M
    Destacada Maio 2024 Peso da Régua
    Mariana ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Olá! Tudo bem?
    Bem, eu ando a fazer o meu missal e essa é realmente a parte que mais confusão me fez. Vejo missais com, vejo missais sem. Em liturgia.pt não refere algumas coisas... fico sem saber se acontecem ou não. Acho que vai depender meu do Sr. Padre, talvez! 🤷‍♀️
    • Responder

Escolheste . Escreve um comentário e adiciona mais detalhes à tua escolha 👇

Artigos relacionados

Grupos gerais

Inspiração