Ir para o conteúdo principal

O conteúdo do post foi ocultado

Para desbloquear este conteúdo, por favor clique aqui

Vânia
Super Noiva Outubro 2015 Coimbra (Concelho)

Ofertório

Vânia, a 25 de Março de 2015 às 15:18 Publicado em Fórum Cerimónia Nupcial 0 26

Meninas,

Alguém tem ideias para fazer um ofertótio original?

Queria alguma coisa diferente...

Obrigada

26 respostas

Última atividade por Joana, a 28 de Março de 2015 às 00:54
  • Joana
    Top das Noivas Julho 2016 Alenquer
    Joana ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo

    Entretanto vou à paróquia ver disso Smiley winking

    • Responder
  • Paula
    Noiva Experiente Agosto 2015 Vouzela
    Paula ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo

    A maioria dos padres até é acessivel e 1 mês a 3 meses de preparação e fica resolvido... não te stresses por antecipação vais perguntas e depois decides Smiley winking

    • Responder
  • Joana
    Top das Noivas Julho 2016 Alenquer
    Joana ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo

    É verdade Paula... Acho muito mal cada um fazer à sua maneira... eu se colocarem muitos entraves não sei se mudo de ideias e caso apenas na quinta...

    • Responder
  • Paula
    Noiva Experiente Agosto 2015 Vouzela
    Paula ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo

    Eu vou casar na paróquia onde nasci e onde fiz tudo Smiley laugh , mas se fosse na paróquia onde moro :/ um ano de preparação todos os sabados à tarde (e se se faltar tem de justificar) portanto acho mal que não seja regras iguais para todos cada padre faz o que quer Smiley sad

    • Responder
  • Joana
    Top das Noivas Julho 2016 Alenquer
    Joana ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo

    Eh eh!! Acho isso muito bom!! Acho que todos os padres deviam deixar-nos à vontade em relação a isso Smiley laugh

    • Responder
  • Paula
    Noiva Experiente Agosto 2015 Vouzela
    Paula ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo

    Obrigada Smiley laugh bem eu sou das poucas noivas que tem a sorte de ter um padre que não exige esse curso Smiley laugh umas 3 reuniões antes do casamento e tamos prontos hihihi

    • Responder
  • Ana Filipa
    Noiva VIP Outubro 2016 Lisboa (Concelho)
    Ana Filipa ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo

    Eu dou catequese e em todos os ofertórios é algo simbólico, as coisas ficam para nós, mas confirma com o Padre que te vai casa.

    Para mim o ofertório é simbólico, sendo que é um pedido de benção e de ofereceres algo que transmite um sentimento/idea.

    • Responder
  • Ana & Pedro
    Noiva Experiente Agosto 2015 Ílhavo
    Ana & Pedro ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada

    Gostei muito desta ideia e ainda nao tinhamos decidio sobre isto. Só uma questao, os objetos que ofertamos são simbolicos ou seja depois ficam connosco na mesma, é isso?

    • Responder
  • Joana
    Top das Noivas Julho 2016 Alenquer
    Joana ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada

    O CPM é o curso pré matrimonial que fazemos nas paróquias!!!

    Podes encontrar aqui a explicação http://cpm-portugal.pt/WP/

    Beijinho

    • Responder
  • Vânia
    Super Noiva Outubro 2015 Coimbra (Concelho)
    Vânia ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo

    CPM é o curso pre nupcial que temos de fazer quando casamos pela igreja

    • Responder
  • Pliiim
    Super Noiva Novembro 2015 Oeiras
    Pliiim ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Eu também acho um momento muito bonito. Como queremos ter 3 madrinhas/damas de honor e 3 padrinhos, pensamos em inclui los nesta ocasião.
    Ainda nao estão definidos os objectos mas pensamos em ter:
    - chaves de casa e mota/carro: para que nos guarde dentro e fora de casa
    - sapato da noito e noivo: para que nos acompanhe na nossa jornada
    - velas de baptismo: para que nos oriente e guie para o melhor caminho.
    -pão e vinho

    Falta-nos um item mas queriamos algo relacionado connosco, porque é o nosso ofertório a Deus. Pensei num livro (eu) e num rato PC(namorado) porque são is nossos hobbies preferidos, mas como incluir? Qual a explicação/motivo?
    • Responder
  • Pati
    Super Noiva Junho 2015 Vila do Conde
    Pati ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo

    Nós vamos ter ofertório Smiley smile Já mostrei o nosso esboço ao padre que vai presidir a nossa cerimónia e já acertamos tudo. O único pormenor que ele referiu é que o Pão e o Vinho (cálice e óstia) são obrigatórios em todos os ofertórios, seja qual for a celebração.

    Podem oferecer a chave de vossa casa, as vossas fardas/uniformes de trabalho, uma imagem da sagrada família, uma foto vossa, as velas de batismo, flores (com alguma simbologia que vos signifique algo), um crucifixo, etc

    Se realmente quiserem fazer personalizem. Torna-se mais giro e com mais significado Smiley winking

    • Responder
  • Paula
    Noiva Experiente Agosto 2015 Vouzela
    Paula ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo

    Que é CPM? também nunca ouvi falar de ofertório

    • Responder
  • Daniela
    Top das Noivas Agosto 2016 Ovar
    Daniela ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo

    Nós não vamos fazer, normalmente cá não se faz em casamentos

    • Responder
  • Hélia
    Noiva Constante Novembro 2015 Espinho
    Hélia ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo

    Lamento mas não sei do que falas. Não sou Católica.

    • Responder
  • Daniela e Fábio
    Top das Noivas Julho 2016 Barcelos
    Daniela e Fábio ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Nunca fui a um Casamento que houvesse ofertorio propriamente dito, apenas uma prima ofereceu ramo à Nossa Senhora mas isso tmb eu Vou fazer. Para mim ofertorio é nas comunhoes e nas missas Pascais :s
    • Responder
  • Ana Filipa
    Noiva VIP Outubro 2016 Lisboa (Concelho)
    Ana Filipa ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo

    Olá

    Eu ainda não pensei nisso, mas em casamentos de amigos que tiveram ofertaram os seguintes objectos:

    - velas de baptismo

    - vela que se tornou a vela da nova familia

    - guião (referente a uma peregrinação que ambos fizeram)

    - ramo que depois foi ofertado a Nossa Senhora

    - biblia

    - alblum de fotografias da familia

    - oblatas (hostia e vnho)

    - crucifixo

    Não me recordo de mais nada. mas de resto acho que deves levar elementos que marcaram a fossa relação ou mesmo que vos caracterize individualmente

    • Responder
  • Andreia
    Top das Noivas Agosto 2015 Seixal
    Andreia ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Também nunca ouvi falar! Mas já estou habituada. Ao princípio andava aqui às aranhas e achava que era a única alma que não sabia o que eram missais ou CPM Smiley tongue
    • Responder
  • Mónica
    Top das Noivas Abril 2016 Paredes
    Mónica ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo

    Talvez seja só coincidência porque somos mais ou menos do mesmo sitio! Nem toda a gente opta por fazer!

    • Responder
  • Alexandra
    Top das Noivas Agosto 2014 Porto (Concelho)
    Alexandra ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada

    É que nunca na minha vidinha ouvi falar disto! É alguma prática de algum ponto particular do país ou é so coincidencia de nunca ter visto um casamento com essa cerimonia?

    • Responder
  • Alexandra
    Top das Noivas Agosto 2014 Porto (Concelho)
    Alexandra ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada

    Ah... Nunca fiz catequese por isso estou mesmo a ter dificuldade em imaginar essa parte. Espero que alguma das noivas esteja mais dentro do assunto!

    • Responder
  • Olga
    Super Noiva Agosto 2015 Ovar
    Olga ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada
    Tambem concordo com a Alexandra .. Nao sei até que ponto se poderá alterar essa pratica Smiley amazing
    • Responder
  • Mónica
    Top das Noivas Abril 2016 Paredes
    Mónica ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo

    Nós estamos a pensar utilizar vários objetos que para nós são importantes e ir alguem ler uma explicação para cada um...

    • Responder
  • Patrícia
    Noiva VIP Agosto 2015 Lisboa (Concelho)
    Patrícia ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo

    Eu não vou ter, logo nem pensei nessa questão...

    Mas já passei uma boa vergonha por causa disso, lol.Smiley shame Eu nao sabia disso do ofertório na missa, e quando a rapariga do coro (que pertence á igreja onde vou casar) me perguntou qual a musica que eu queria para o ofertório, o que eu pensei logo (ou aliás nao pensei) foi que o ofertório fosse para os noivos, e eu nao queria os convidados a dar mais dinheiro em lado nenhum, ao que eu respondi logo que não queria nada de ofertórios que não era preciso musica nenhuma..Smiley ups Smiley xd

    Só bem depois, quando pensei nisso é que me apercebi que o ofertório referido seria o ofertório para a igreja... Mas acabei por não mudar a opiniao, não vou mesmo fazer

    • Responder
  • Vânia
    Super Noiva Outubro 2015 Coimbra (Concelho)
    Vânia ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo

    Lolol sim! Habitualmente os noivos fazem um "ofertório" a Deus, enquanto se prepara o altar para a Comunhão. Por exemplo oferecem objetos simbolicos que sejam importantes para o casal, enquanto alguém lê um pequeno texto que explique o que está a ser oferecido. Este tipo de ofertório também costuma ser usual nas festas da Catequese

    • Responder
  • Alexandra
    Top das Noivas Agosto 2014 Porto (Concelho)
    Alexandra ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo

    Olá Vania! Smiley smile

    Eu como sou uma pessoa muito "distraida", tive de ir ver o que era ofertório lol Fica aqui a definiçao para quem sabe mas nao se lembra lol

    Chama-se «ofertório» - «tempo ou acção de oferecer» - à parte da Missa em que, depois da Liturgia da Palavra, se preparam o altar e os dons para a liturgia eucarística.


    A introdução ao Missal Romano descreve os diversos elementos do Ofertório: a procissão dos dons para o altar, as orações da sua apresentação, a colecta na comunidade, o canto do Ofertório, o incenso, o lavabo e a oração sobre as oblatas.


    Tem também sentido que o pão e o vinho, frutos da terra e do trabalho, assim como o «dinheiro ou outros dons para os pobres e para a Igreja» (IGMR 73), se apresentem com intenção ofertorial, não só como algo funcional e prático, mas também simbólico, a modo de preparação e de incorporação pela parte dos fiéis à oferenda sacrificial que de si mesmo fez Cristo na cruz e que se actualiza na Eucaristia. Assim, a Igreja, ao mesmo tempo que «oferece a Deus Pai, no Espírito Santo, a hóstia imaculada», deseja que os fiéis «aprendam a oferecer-se também a si mesmos».

    Estranhamente continuo sem perceber muito bem o que queres dizer com 'alguma coisa diferente'... Pode-se alterar de algum modo essa parte da cerimonia?

    • Responder

Escolheste . Escreve um comentário e adiciona mais detalhes à tua escolha 👇

×

Grupos gerais

Inspiração