Faz parte das tradições do casamento a noiva levar uma liga branca com uma fita azul,simbolizando o branco a pureza e o azul a fidelidade. Mas desde a Idade Média, este simbolismo também tem evoluído!
A liga faz parte da indumentária da noiva desde a Idade Média e está associada à pureza e à virgindade, além de servir para dar sorte e trazer felicidade no casamento.
É também uma forma de a noiva poder usar algo em azul, seguindo o ditado que diz que ela deve levar "algo velho, algo novo, algo emprestado e algo azul".
Mas a liga da noiva também está associada a um lado mais lúdico do casamento. Em décadas passadas, era muito comum em Portugal fazer-se um leilão onde a noiva subia e descia o vestido consoante as ofertas de quem desse mais dinheiro.
Há ainda quem corte a liga aos bocadinhos e venda aos convidados, podendo se repetir o mesmo ato com a gravata ou o laço do noivo.
Outra tradição associada à liga é colocá-la na perna da convidada solteira que apanhou o bouquet ou lançá-la aos homens solteiros, tal qual se faz com o bouquet para as mulheres solteiras.
Contudo, há noivas que não pretendem usar a sua liga em jogos ou brincadeiras durante o casamento e que dispensam a cor azul, servindo a liga apenas de acessório complementar da lingerie de noiva.