Boas...
Acabei de casar a 23 de Outubro e venho por este meio dar aqui algumas dicas daquilo que eu considero o segredo para se ter um bom casamento.
ENTRE O CASAL/CERIMÓNIA: Para o dia, FAÇAM SEMPRE COISAS COM AS QUAIS SE SINTAM MINIMAMENTE À VONTADE. Lembrem-se, vão ser o spotlight de dezenas/centenas de pessoas.
Dou um exemplo no meu: Os votos. Para quem não se case pela igreja, começou por aqui uma mania Americana de publicamente puxar um papel e começar a contar o que vai na alma. Mas nós não somos americanos. Nem temos o à vontade deles para com o público. De repente, o clima passa de festa para um choro incrivel... são os noivos, as mães, os tios, bla bla.... Este ponto estava-me a tirar horas de sono, pois tive problemas de ansiedade e pânico em falar para públicos... Falei com ela e ao decidirmos não fazer, acabou por me alegrar MUITO mais o dia do casamento e tirar um peso enorme das costas.
DURAÇÃO DO DIA: Façam cerimónias curtas e comecem o casamento mais tarde. Quem de nós, nunca foi a um casamento que "começava" ao meio dia e eram 14h e ainda estamos na igreja já a "bufar"? A minha sugestão é que marquem para por exemplo às 16h, assim tanto o noivo como PRINCIPALMENTE a noiva terão tempo para a preparação/fotografia. No nosso caso, marcamos para as pessoas estarem pela quinta às 16h e eram 16h30 estávamos a subir ao "altar". Tivemos tempo para tudo o que acabou por não trazer mais nenhuma ansiedade/pressão ao dia.
FOTOGRAFIA: Aconselho VIVAMENTE a que façam a sessão de solteiros. E com o mesmo fotógrafo que vos vai tirar fotos no casamento. Para alguém como eu, que ODEIA fotografia e ODEIA ter uma camera apontada, foi o truque. Percebi que tudo não passa de um role play e no dia do casamento não estranhei nadinha mesmo. A sessão de solteiros custa mais uns euros, mas acreditem, vale a pena nem que seja para criar uma relação com o fotógrafo para que, no dia, não achem um estranho constantemente em cima de vocês a tirar fotos e também para vocês já estarem a par do que fazer e como fazer.
DIVERSÃO: Este é para mim o ponto chave de um bom casamento. Desculpem dizer isto, mas o dia do vosso casamento não é o vosso dia... mas sim o dos vossos convidados. Quantos de nós já não foram a casamentos que foram uma VERDADEIRA seca? Quantos de nós não estamos nesses casamentos, a olhar uns para os outros com cara de tédio? Ao acontecer isso, vai também desaguar nos noivos, que concerteza querem os convidados felizes... certo?? Um bom DJ FAZ a diferença. Há DJ´s que antes no jantar fazem uma série de pequenos joguinhos com o público que ajudam a matar os tempos mais mortos (antes e durante o jantar). Vou-vos dizer mais uma coisa que aconteceu no meu casamento... Passamos uma Playlist ao DJ, o qual percebeu logo no inicio da festa, que o publico não aderia ao tipo de música escolhido, pelo que esqueceu quase totalmente a nossa playlist e começou ele a passar música. Resultado? Eram 3h da manhã e ainda tinhamos uma fatia grande dos convidados a dançar. Ou seja, ele conseguiu ler o público e adaptou-se logo. Invistam também numa Photobooth que imprima fotografias na hora... o pessoal adora e sempre levam recordações com eles....!
Acreditem, os convidados e o seu mood são o segredo para um casamento animado e memorável. Levem sempre um ou dois convidados que consigam puxar a malta para a festa. Se tiverem convidados animados, de certeza que o casamento vai ser espetacular.
Estes são para mim os pontos chave do casamento, e por favor, simplifiquem e não compliquem... Ainda agora vi aqui um tópico de alguém a fazer decoração para uma despedida de solteira...??!! As coisas que o pessoal se mete/inventa....
Os convidados no fim só vão querer saber uma coisa: se comeram bem e se se divertiram.
Não querem saber das vossas lembranças, não querem saber se o convite é bonito ou feio, não querem saber se a decoração está linda ou feia....
O texto não vai com grande estrutura, confesso que tenho muito para escrever mas poucas ideias de como. Alguma dúvida ou curiosidade, digam.