Ir para o conteúdo principal

O conteúdo do post foi ocultado

Para desbloquear este conteúdo, por favor clique aqui

É
Noivo Novato Outubro 2021 Porto (Concelho)

o segredo de um bom casamento

Élio, a 8 de Novembro de 2021 às 17:24 Publicado em Fórum Antes do casamento 1 14

Boas...

Acabei de casar a 23 de Outubro e venho por este meio dar aqui algumas dicas daquilo que eu considero o segredo para se ter um bom casamento.

ENTRE O CASAL/CERIMÓNIA: Para o dia, FAÇAM SEMPRE COISAS COM AS QUAIS SE SINTAM MINIMAMENTE À VONTADE. Lembrem-se, vão ser o spotlight de dezenas/centenas de pessoas.

Dou um exemplo no meu: Os votos. Para quem não se case pela igreja, começou por aqui uma mania Americana de publicamente puxar um papel e começar a contar o que vai na alma. Mas nós não somos americanos. Nem temos o à vontade deles para com o público. De repente, o clima passa de festa para um choro incrivel... são os noivos, as mães, os tios, bla bla.... Este ponto estava-me a tirar horas de sono, pois tive problemas de ansiedade e pânico em falar para públicos... Falei com ela e ao decidirmos não fazer, acabou por me alegrar MUITO mais o dia do casamento e tirar um peso enorme das costas.

DURAÇÃO DO DIA: Façam cerimónias curtas e comecem o casamento mais tarde. Quem de nós, nunca foi a um casamento que "começava" ao meio dia e eram 14h e ainda estamos na igreja já a "bufar"? A minha sugestão é que marquem para por exemplo às 16h, assim tanto o noivo como PRINCIPALMENTE a noiva terão tempo para a preparação/fotografia. No nosso caso, marcamos para as pessoas estarem pela quinta às 16h e eram 16h30 estávamos a subir ao "altar". Tivemos tempo para tudo o que acabou por não trazer mais nenhuma ansiedade/pressão ao dia.

FOTOGRAFIA: Aconselho VIVAMENTE a que façam a sessão de solteiros. E com o mesmo fotógrafo que vos vai tirar fotos no casamento. Para alguém como eu, que ODEIA fotografia e ODEIA ter uma camera apontada, foi o truque. Percebi que tudo não passa de um role play e no dia do casamento não estranhei nadinha mesmo. A sessão de solteiros custa mais uns euros, mas acreditem, vale a pena nem que seja para criar uma relação com o fotógrafo para que, no dia, não achem um estranho constantemente em cima de vocês a tirar fotos e também para vocês já estarem a par do que fazer e como fazer.

DIVERSÃO: Este é para mim o ponto chave de um bom casamento. Desculpem dizer isto, mas o dia do vosso casamento não é o vosso dia... mas sim o dos vossos convidados. Quantos de nós já não foram a casamentos que foram uma VERDADEIRA seca? Quantos de nós não estamos nesses casamentos, a olhar uns para os outros com cara de tédio? Ao acontecer isso, vai também desaguar nos noivos, que concerteza querem os convidados felizes... certo?? Um bom DJ FAZ a diferença. Há DJ´s que antes no jantar fazem uma série de pequenos joguinhos com o público que ajudam a matar os tempos mais mortos (antes e durante o jantar). Vou-vos dizer mais uma coisa que aconteceu no meu casamento... Passamos uma Playlist ao DJ, o qual percebeu logo no inicio da festa, que o publico não aderia ao tipo de música escolhido, pelo que esqueceu quase totalmente a nossa playlist e começou ele a passar música. Resultado? Eram 3h da manhã e ainda tinhamos uma fatia grande dos convidados a dançar. Ou seja, ele conseguiu ler o público e adaptou-se logo. Invistam também numa Photobooth que imprima fotografias na hora... o pessoal adora e sempre levam recordações com eles....!

Acreditem, os convidados e o seu mood são o segredo para um casamento animado e memorável. Levem sempre um ou dois convidados que consigam puxar a malta para a festa. Se tiverem convidados animados, de certeza que o casamento vai ser espetacular.

Estes são para mim os pontos chave do casamento, e por favor, simplifiquem e não compliquem... Ainda agora vi aqui um tópico de alguém a fazer decoração para uma despedida de solteira...??!! As coisas que o pessoal se mete/inventa....

Os convidados no fim só vão querer saber uma coisa: se comeram bem e se se divertiram.

Não querem saber das vossas lembranças, não querem saber se o convite é bonito ou feio, não querem saber se a decoração está linda ou feia....

O texto não vai com grande estrutura, confesso que tenho muito para escrever mas poucas ideias de como. Alguma dúvida ou curiosidade, digam.

14 respostas

Última atividade por Hlei, a 26 de Novembro de 2021 às 02:13
  • Hlei
    Noiva Master Junho 2021 Castelo Branco (Concelho)
    Hlei ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Concordo PLENAMENTE. Preocupamo-nos demais com coisas que não interessam nadinha. Só discordo do casamento tardio 🤪 o meu foi ao meio dia e foi óptimo eheheh
    • Responder
  • Rute
    Super Noiva Julho 2023 São Miguel
    Rute ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Parabéns pelo seu casamento e também obrigada pelas dicas, é sempre bom ouvir as opiniões, mesmo que sejam visões diferentes. Muito sinceramente no meu ponto de vista acho que o casamento deve começar cedo, visto que é um dia em foi programado com muita antecedência... e para não falar que mesmo que não se queira, gasta-se sempre muito dinheiro. Aquele dia convém que dure... imagine casar às 16h no inverno, praticamente está prestes anoitecer. Convém aproveitar ao máximo a luz do dia. Já fui a muitos casamentos e as horas voam. E sem dúvida que o dia é dos convidados.
    • Responder
  • Ines
    Noiva Master Setembro 2022 Lisboa (Concelho)
    Ines ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo

Olá Élio obrigada pela tua partilha e felicidades pelo teu dia de casamento!

Concordo com várias das tuas visões do que torna um casamento memorável mas não com todas e tudo bem é assim mesmo, não somos todos iguais e assim sendo importamo-nos com coisas diferentes.

• Responder
  • Filipa
    Noiva Experiente Setembro 2022 Leiria (Concelho)
    Filipa ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo

Respeito, mas não concordo com muita coisa. Acho o teu post muito critico aos gostos das outras pessoas. Não me leves a mal, mas penso que seja o tom com que dizes certas coisas sobre o esforço de alguns noivos.

Ainda bem que correu bem como idealizas-te! Cada um deve fazer aquilo com que se identifica, e acho que a cerimónia e festa deve ser de acordo com o ideal dos noivos e não dos convidados, afinal são eles que casam e são eles que pagam. Claro que é importante pensar no que os outros vão gostar e eu também pondero isso, mas primeiro os noivos! é a minha opinião.

• Responder
  • Filipa
    Noiva Experiente Setembro 2022 Leiria (Concelho)
    Filipa ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada

Concordo com tudo o que dizes! Smiley heart

• Responder
  • Rute
    Noiva Experiente Novembro 2022 Amadora
    Rute ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Olá Élio obrigada pelas dicas super importantes, felicidades 🙂
    • Responder
  • Nicole
    Super Noiva Setembro 2022 Lisboa (Concelho)
    Nicole ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo

Obrigada pela partilha, super importante!

• Responder
  • Rita
    Porto (Concelho)
    Rita ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo

Olá Élio! Smiley smile

Obrigada por partilhares a tua visão com a comunidade!

É sempre importante para nós termos várias visões do grande dia.

Beijinhos

• Responder
  • Ana
    Noiva Master Maio 2022 Lisboa (Concelho)
    Ana ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Olá Elio obrigada pelas dicas é sempre importante ter alguém já casado a dar esta perspectiva mas além disso um noivo o que ainda dá um outro olhar.
    • Responder
  • Catia
    Top das Noivas Outubro 2021 Sintra
    Catia ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Olá Elio 🤗 por aqui casei também rm. Outubro, alias faço amanhã 1 mês ☺️🎉🎉🎉 olha, eu na altura pensava como tu, o casamento é os convidados, mas estava enganada, o casamento é os noivos, ru preparei este dia com o meu marido mais de 1 ano, tanto k mudei imensa coisa na última semana do casamento 😂😂😂 juro... Pensei mais em nós que nos convidados e adorei o nosso dia, e os convidados também sabes...
    A minha despedida de solteira foi um. Arraso só para teres noção a malta pede mais, despedidas e mais casamento ❤️🤣🎉🎉🎉 sabes o que a malta ainda hoje me fala??? Da minha decoração.... Da minha música ao vivo e do vídeo de sessão de solteiro 😂😂😂, portanto como vês, nós noivos e que damos experiências aos convidados e não o contrário... Casei ao meio dia... Cedoo e a malra era 2 da manhã não queria bazar... Malta de festa sabes como é ☺️ fico feliz que o teu casamento tenha sido a vossa visão, é o mais importante.... Mesmo k tenham comido mal ou bem, daqui a um mês não sr vão lembrar 😉... As lembranças... Eu tive solidárias r no dia a seguir a mandar fotos a comer compota com requeijão 🤗🤗😁🙂.. Quando fazemos com gosto e à nossa semelhança os convidados, reconhecem ❤️ casei na Igreja, ☺️ e todos gostaram da cerimónia, alias quando casamos não é pla festa e o vestido, bonito..mas isso sou eu 😉
    Felicidades para vocês ❤️🎉🎉🎉 logo logo chega a vossa boda do beijinho
    • Responder
  • Dani
    Top das Noivas Setembro 2022 Lisboa (Concelho)
    Dani ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Obrigada pela partilha Elio🤩

• Responder
  • Carla
    Noiva Master Julho 2021 Madeira
    Carla ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Olá Élio, concordo com algumas coisas que disseste, noutras nem tanto porque somos pessoas diferentes. Mas obrigada pela tua partilha. Felicidades a vós.
    • Responder
  • Rita
    Noiva Master Setembro 2021 Braga (Concelho)
    Rita ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo

Olá Élio! Partilhas aqui a tua opinião do que achas ser o segredo de um bom casamento, e é válida como a opinião de quaisquer outros noivos que decidiram fazer coisas diferentes.

Há aqui várias coisas que eu, por exemplo, não concordo. A começar com ter uma cerimónia "à americana" ou de os convidados estarem a apanhar seca na cerimónia. Provavelmente, essa é a tua opinião como convidado. Para mim, a cerimónia é a parte mais importante do dia, é o motivo pelo qual estamos todos ali reunidos. Só depois é que vem a segunda parte mais importante, a festa/banquete, e é de boa-educação que os convidados estejam presentes na cerimónia (e não à porta da igreja como muitos fazem, à espera que chegue a parte de comer e beber). E uma cerimónia é seca ou não dependendo da forma como foi preparada, e do que os noivos valorizam para marcar a sua união em frente à família e aos amigos. A minha cerimónia foi católica, com missa completa, e correu tudo tão bem, o padre foi espetacular, o coro incrível, nós noivos também tivemos um gesto diferente, e tivemos TODOS os convidados a dizer que adoraram a nossa cerimónia, pela diferença e envolvência que nos esforçamos por ter. Assim como recentemente fui a um casamento celta, cheio de discursos super emotivos dos noivos, padrinhos, filhos e pais, e foi a cerimónia mais bonita e diferente que vi até hoje (tirando a do meu casamento, ups!). Nada seca, e só queria que durasse mais! Somos todos diferentes... não há receitas iguais para todos.

Também do ponto de vista ecológico, fazer um casamento o mais tarde possível não é uma boa escolha pelo consumo de eletricidade. O meu foi ao contrário, começou cedo às 12h e acabou cedo, na verdade mais tarde do que o previsto, à 1h (prevíamos terminar às 23h, era um dia da semana). Assim, pudemos aproveitar ao máximo a luz do dia, e estava mesmo um dia de sol maravilhoso.

Concordo muito, e revejo-me no que dizes sobre o fotógrafo! É dos melhores investimentos que se pode fazer num casamento! E sim, com a sessão de solteiros que quebra muito o gelo 😉 Já a animação, também não tem de ser a receita que vocês encontraram para o vosso casamento. Já fui a um casamento em que o DJ teve a capacidade de estragar o ambiente do casamento!!! Vi a noiva a passar-se com ele, e com razão. É uma sorte encontrar um bom profissional, e nem sempre se consegue escolher através de reviews ou numa conversa antes do casamento. Nós tivemos duas bandas, uma à tarde e outra no jantar, e foi o melhor ambiente que poderia ter tido! Toda a gente adorou, e senti a honestidade desse feedback dos meus pais e sogros (que fazem questão de dizer sempre a verdade crua e dura).

Decoração de despedida de solteira, "coisas de gaja", né? Então deixa isso com as meninas, porque eu também não me meti na despedida de solteiro do meu marido 😜

Lembranças... percebo o que queres dizer, por vezes as escolhas que noivos fazem não são muito úteis, não. Mas cabe aos noivos fazerem essa decisão. E um casamento sem lembranças, para mim, é como um casamento sem bolo dos noivos. Opiniões...

E por fim, também partilho um pouco desse esforço por dar prioridade ao conforto e divertimento dos convidados. Mas o dia de casamento só pode ser o dia dos noivos, e não dos convidados! É o dia que os noivos prepararam segundos os seus gostos e personalidade, e cabe aos convidados ter a delicadeza, cortesia e respeito de entenderem isso, e apreciarem o esforço que esse casal fez por darem uma festa bonita à família e aos amigos. Eu tive grande parte dos meus amigos e família a dizerem-nos "este casamento é mesmo a vossa cara"! Objectivo cumprido ✅

Espero que entendas que estas minhas palavras servem mais de apoio a todos os noivos que não se revêem nas tuas palavras, do que uma crítica às tuas opiniões. Beijinhos

• Responder
  • Diana
    Top das Noivas Julho 2022 Viseu (Concelho)
    Diana ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Olá Élio,
    Obrigada pela partilha.

Concordo que para os convidados é importante se comeram bem e se se divertiram.
    Quanto à parte da decoração para despedida de solteira, não concordo contigo. Primeiro, a despedida de solteira é feita com pessoas muito próximas (pelo menos para mim) e é uma lembrança que eu como noiva gostaria de ter.
    Tudo é uma questão pessoal. Às vezes o que é importante para ti, não é para os outros, e vice versa.
    • Responder

Escolheste . Escreve um comentário e adiciona mais detalhes à tua escolha 👇

Artigos relacionados

Grupos gerais

Inspiração