Ir para o conteúdo principal

O conteúdo do post foi ocultado

Para desbloquear este conteúdo, por favor clique aqui

Catarina
Noiva Constante Setembro 2022 Sintra

o que Não vou ter/fazer no meu casamento

Catarina, a 21 de Julho de 2022 às 15:51 Publicado em Fórum Organizar um casamento 0 30

Olá a tod@s!

Com vão os vossos preparativos?

Hoje venho desafiar-vos a partilhar as coisas que não vão ter ou fazer no vosso casamento! Quando começamos a procurar inspirações para o nosso dia C, o pinterest é um mundo sem fim verdade? Começamos a guardar fotos e a dada altura começamos a perceber que não temos tempo (leia-se €€€€€€), ou afinal não funciona bem, ou vendo bem não é assim tão indispensável... sei que me entendem! Por isso hoje vim partilhar aquelas coisas que não vou ter no meu casamento.

(P.S. obviamente que isto é uma brincadeira e tudo é válido de ter no dia desde que vocês gostem e vos faça feliz!!!)


1. Sparkles: eu via fotos e pensava aiiii quero tanto, que lindo, que fotos lindas! mas depois comecei a pensar, eu, a pessoa que quer o fogo de artifício longe, a passar no meio de faisquinhas fofas prestes a saltar para cima de alguém e deixar tudo a arder? não não não!!!

2. Atirar o bouquet: esta eu sempre soube que não ia acontecer, não gosto do momento de juntar um grupo de "olha as encalhadas!" à luta por um ramo de flores (minha opinião!) como se estar solteiro fosse uma coisa horrível... nunca participei enquanto convidada por isso sabia que não o ia querer fazer.

3. Liga da noiva: eu sei que é tradição mas não me diz nada... por isso vou deixar passar!

4. Usar 'algo velho, algo novo, algo emprestado e algo azul': esta também é daquelas difíceis... uma pessoa fica a pensar que se não cumprir vai tudo correr mal! não sendo de propósito, acabo por cumprir os 3 primeiros, mas o azul acho que não... oh bolas...

5. Livro de honra: nem o tradicional nem um diferente... a ideia que eu tenho é que a maior parte das pessoas não escreve de livre vontade nem sabe muito o que dizer! já fui a um casamento em que a noiva andou com o livro a pedir a pessoas para escreverem algo! depois fica um livro bonito com meia dúzia de coisas lá escritas à força... optei por não ter.

E vocês? O que não vão ter no vosso casamento?


30 respostas

Última atividade por Etã, a 1 de Setembro de 2022 às 21:38
  • Etã
    Top das Noivas Julho 2022 Sintra
    Etã ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada
    Nem imaginas o jeito que deu ter o segundo vestido, Carla. Vou depois contar o final da saga... 😉👰🏻
    • Responder
  • Etã
    Top das Noivas Julho 2022 Sintra
    Etã ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Muito bem lembrado, Catarina. Ótimo post. Ajuda a pensar, especialmente para quem anda mais "perdida/o".
    Nós por cá tivemos quase tudo, mas não tivemos sparkles nem fogos na hora do bolo (foram bolas de sabão), não tivemos as fitinhas para os carros (não achamos piada), não tivemos menina das flores, não tivemos livro de honra (substituímos por postais e a adesão foi incrível) e não tivemos animação infantil (tínhamos pouquíssimas crianças). Acho que foi isso.
    • Responder
  • Carla
    Noiva Master Julho 2021 Madeira
    Carla ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Olá noivinha, por aqui não tivemos os missais, as lágrimas de alegria, não tivemos votos nem discursos; nada de photobooth ou acessórios para fotos divertidas. Também não tivemos "hora louca" com máscaras para o baile... nada de jogos ou actividades nem coreografias 🤣
    • Responder
  • Carlota
    Noiva Master Julho 2024 Madeira
    Carlota ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Olá Catarina...
    Só decidi que não teremos carro dos noivos alugado ...
    Gostaríamos de ter um antigo só que não há tempo para isso 😅
    • Responder
  • Ines
    Noiva Master Setembro 2022 Lisboa (Concelho)
    Ines ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada

    Hehe nem imaginas a quantidade de gente que me enviou a noticia da parceria da Vans com a Sailor Moon! E olha que estou super agradecida mostra que as pessoas que lêem os meus debates estão a gostar de acompanhar tudo e se lembram de mim!

    Temos e já tivemos aqui ótimos exemplos de casamentos fora do esquemas com ideias fantásticas. Seja na escolha do vestido, quer na decoração fora da caixa como em criar as suas próprias tradições ou fazer casamentos bem temáticos. Há aí um casal que até está a fazer um casamento medieval que adooooro!

    Acho que o casamento é um dia especial que celebrar o amor que liga duas pessoas e que é importanto ser super especial para o casal desde que não seja à custa de deixar os convidados super desconfortáveis claro.

    Beijinhos

    • Responder
  • Carla Costa
    Noiva Master Junho 2023 Vila Nova de Gaia
    Carla Costa ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo

    Adorei este post! Smiley sexy

    Ora bem, por cá não irei atirar bouquet mas sim fazer o jogo das fitas e o noivo irá fazer um jogo engraçado com os homens também.

    Não terei também isso do 'algo velho, algo novo, algo emprestado e algo azul' nem terei liga da noiva.

    Quanto a livro de honra, não é bem livro nem é para dedicatórias, é apenas um quadro onde os convidados podem deixar o seu nome numa rolha de cortiça.

    Não vou ter vestido branco!

    Não vou ter cerimónia religiosa. Em vez disso, vou ter uma cerimónia celta. E não vou ter votos nem discursos durante esta cerimónia.

    Não vou tirar as típicas fotos chatas em que os noivos são obrigados a ficar parados no mesmo sitio 2 horas. Vou ter apenas fotos dos momentos vividos e as expressões naturais de todos a aproveitar cada segundo.

    Não vou ter damas de honor.

    Não vou ter carro dos noivos!

    Não vou ter um segundo vestido (parece que agora é moda ter um segundo vestido... why? Smiley xd )

    Acho que por agora é isto! Smiley tongue

    • Responder
  • Mariana
    Noiva Principiante Maio 2022 Coimbra (Concelho)
    Mariana ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo

    Bom debate!

    Não tive:

    - Meninos das alianças (foi uma das madrinhas que as entregou na hora);

    - Damas de Honor (tive duas madrinhas);

    - Livro de honra (nao nos fazia sentido e no fim constatei que várias pessoas entregaram postais com mensagens);

    - Igreja, para grande desgosto dos pais mas para nós foi o que fez sentido;

    - Preparação em casa, como casámos ambos fora da nossa terra natal e onde vivemos fizemos a preparação no local do casamento, embora separados;

    - Entrar só com o pai. Entrei com pai e mãe. Sou filha unica e para mim fazia sentido entrar com os dois;

    - Jogos com convidados. Prefiro o convivio expontâneo e no dia correu tudo bem;

    - Liga;

    - Coreografia na primeira dança. Dancei de forma expontânea. Não sei bem como correu porque ainda nao tenho foto/video, mas na minha cabeça correu super bem eheh;

    - Algo usado. Tinha uma pregadeira para usar que ia prender a cauda do vestido mas nao senti necessidade de usar no dia e por isso nao usei;

    - Carro especial. Como nao tivemos deslocações nao tivemos carro;

    - Lembranças. Nao nos fez sentido oferecer algo, vamos enviar fotos quando as tivermos com uma mensagem personalizada para cada convidado (foto do proprio convidado com os noivos - os que tiverem - foto sozinho ou com outros convidados e para quem nao tiver nas fotos foto dos noivos);

    - Cabides especiais e lágrimas de alegria. Sinceramente acho lame (opinião pessoal);

    - Animação infantil. Tivemos apenas 2 crianças com menos de 10 anos.

    - Placas. Nem para a entrada nem para boas vindas. A de boas vindas ainda esteve em cima da mesa mas acabámos por desistir da ideia (€);

    - Photo/video booth. Acho bem cliché e caro por isso nunca esteve em cima da mesa;

    - Fotos formais com os convidados. Este ponto nao foi compreendido por todos os convidados na altura do cocktail porque acabámos por tirar algumas (poucas);

    - Mini ramo para madrinhas. Optei por corsage (pulseirinha com flores) e ficou super giro.

    E é isto que me lembre.

    • Responder
  • Catarina
    Noiva Constante Setembro 2022 Sintra
    Catarina ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada

    Olá Mafalda! Também não vou ter algumas dessas coisas! Acho que deve ser um dia em que tudo faz sentido para os noivos e por isso tudo deve ser como os faz sentir bem, confortáveis e felizes! beijinhos

    • Responder
  • Catarina
    Noiva Constante Setembro 2022 Sintra
    Catarina ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada

    Olá Beatriz! As flores são uma coisa €€€€€€€ como eu não tinha ideia! deve ter sido o que mais me surpreendeu pelo preço que cobram! Também ainda não sei o que vou ter no final de cerimónia (arroz? pétalas? confettis?) nada me dá aquele chamamento ahah não vou ter carro alugado nem photobooth também. Quanto ao vestido, tenho a certeza que vais estar muitooo bonita! beijinhos e bons preparativos!

    • Responder
  • Sofia
    Noiva VIP Setembro 2022 Porto (Concelho)
    Sofia ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada
    Talvez estarei nervosa sim mas como não uso eyeliner creio que não existirá problema. Ando já à algum tempo a treinar a maquilhagem que pretendo e numa das vezes foi para um evento em que estava atrasada e estava stressada tive de fazer tudo rápido e mesmo assim correu bem. No meu caso como me maquilho sempre e tenho um estilo muito natural acabo por não me identificar com as maquilhagens de muitas maquilhadoras. É as que o fazem segundo a minha vibe são demasiado caras a meu ver. É uma loucura? Sim! Mas vou arriscar!
    • Responder
  • Catarina
    Noiva Constante Setembro 2022 Sintra
    Catarina ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada

    Olá Inês! Tu és o melhor exemplo desta comunidade em que devemos fazer o que faz sentido para nós! eu adoro os teus debates porque mesmo não tendo um casamento temático, me inspiram bastante!

    No outro dia li esta notícia e lembrei-me de ti!Smiley laugh

    beijinhos

    • Responder
  • Catarina
    Noiva Constante Setembro 2022 Sintra
    Catarina ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada

    Olá Sandrina! obrigada! acho que ainda há alguma dificuldade em "assumir" quando não queremos algo que todos acham que tem que ser só porque era assim no último casamento que foram há 15 anos atrás ou porque está na moda...

    Também não vamos ter despedidas de solteiro/a, nem damas de honor, nem varinhas, nem kit wc (eu quando vou a um casamento levo o básico comigo... acho que não custa nada levar na malinha lenços, uns ben-u-ron, pensos rápidos, pensos para bolhas -super necessário para mim- e qualquer outra coisa que possa fazer sentido)

    • Responder
  • Catarina
    Noiva Constante Setembro 2022 Sintra
    Catarina ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada

    Olá Sofia! também não vou ter damas nem alugar carro, maquilhadora vou ter porque não tenho capacidade para me maquilhar, e sou uma chorona, preciso de garantir que tudo fica no sítio e eu não ia conseguir. Achas que não vais ficar nervosa no dia para te maquilhares? Smiley xd bjs bons preparativos

    • Responder
  • Catarina
    Noiva Constante Setembro 2022 Sintra
    Catarina ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada

    Olá Margarida! Sou sincera, por mim também não era preciso álcool, não gosto e não bebo e ainda não sei como vou controlar a cara do brinde com o champanhe! costumo brindar nas ocasiões especiais mas preciso controlar aquela cara de ewwww Smiley xd mas não é algo que me incomode particularmente e portanto está disponível para os convidados, mas também te digo que sou feroz e se alguém passar a linha que eu entendo ser o limite, vai levar comigo que eu não tenho problema em fazê-lo! beijinhos

    • Responder
  • Catarina
    Noiva Constante Setembro 2022 Sintra
    Catarina ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada

    Olá Marisa! também não vou ter véu, nem me lembrei desse ponto! damas de honra também não, vou ter madrinha e padrinho de batismo, e também acho a bela lanterna do telemóvel uma excelente opção e espero que os convidados o façam! beijinhos

    • Responder
  • Catarina
    Noiva Constante Setembro 2022 Sintra
    Catarina ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada

    Olá Cátia! também acabei por não fazer DIY sinceramente... comecei a perceber que o que eu gostava e todos os passos para o fazer (e nem sequer ficava como imaginava porque o meu talento é fraco) não compensava as dores de cabeça que estava a ter! estou bastante satisfeita com as escolhas e valores, acho que até agora temos tomado boas decisões (veremos no dia ahahah)

    • Responder
  • M
    Noiva VIP Julho 2022 Alenquer
    Mafalda ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Olá Catarina!


    Nós optámos por cortar algumas coisas:
    Damas, padrinhos, madrinhas, meninos das alianças, as tradições do velho, azul etc., carros, lembranças, sparkles, varinhas, photobooth, liga, topo de bolo, caixa das alianças (usámos uma da quinta)...
    Bouquet atirei mas para todos, não foi só para as solteiras 😅 e o livro de honra foi umas peças de puzzle, não o tradicional.
    Acho que as pessoas têm de fazer o que lhes faz sentido, e se com isso pouparem dinheiro, melhor!
    Boas preparações 😊
    • Responder
  • Catarina
    Noiva Constante Setembro 2022 Sintra
    Catarina ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada

    Olá Daniela! Compreendo eu também sou tímida e ia ser muito difícil fazer os votos! Nós vamos ter lembrança mas será comestível, quem não gosta de comer ahah

    • Responder
  • Catarina
    Noiva Constante Setembro 2022 Sintra
    Catarina ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada

    Olá Marlene!

    Também não vamos ter photobooth nem contratámos um carro específico (é de familiar) pois eram preços que valha-me nossa... 400€ por um trajeto de 15min não obrigada!

    • Responder
  • Catarina
    Noiva Constante Setembro 2022 Sintra
    Catarina ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada

    Olá Diana! também não vou ter damas de honor, vou ter madrinha e padrinho de batismo, mas vou ter uma menina das alianças por acaso! beijinhos e bons preparativos

    • Responder
  • Beatriz
    Noiva Ativa Julho 2022 Mangualde
    Beatriz ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Aqui venho contribuir com o nosso lado 😁
    A maioria das coisas é mais por uma questão de orçamento:

    1# Não vou ter liga;

    2# Não vou com o vestido de sonho;

    3# Não vou ter carro clássico;

    4# Não vou ter photobooth mas vou ter os acessórios disponíveis se alguém quiser tirar umas fotos em modo party 😄;

    5# Não vou ter nenhum tipo de confettis no final da cerimónia;

    6# Não vou ter sparkles;

    7# Vamos ficar os dois hospedados no local na noite anterior e vai ser tudo realizado no mesmo espaço, por isso, nada de deslocações extras;

    8# Os centros de mesa vão ser mais simples do que eu queria por uma questão monetária (queria corredor de flores mas andava por volta dos 50-55€/metro).

    Poderia escrever mais mas acho que dá para entender 😅

    • Responder
  • Ines
    Noiva Master Setembro 2022 Lisboa (Concelho)
    Ines ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Que otima ideia de post! Nao vou ter sparkles nem varinhas. Nao vou fazer lançamento do bouquet porque nao acho piada nenhuma às solteiras a correrem atras do ramo nem quero que ngm se magoe mas vou fazer o joguinho das fitas. Nao vou fazer um casamento nada tipico :p optei por ter tudo temático bem ao nosso gosto. Nao vou ter cerimónia na igreja para grande tristeza dos meus pais. Nao vou ter a tipica maquilhagem de noiva. 😋 Estes são assim os que me lembro! Beijinhos 😁
    • Responder
  • S
    Top das Noivas Agosto 2022 Braga (Concelho)
    Sandrina ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Olá Catarina. Gostei do teu debate sincero.
    Não vamos ter: videografo( eu e o noivo não gostamos nada da ideia de ter o nosso dia filmado só porque é moda e todos fazem....e já as fotos fiz questão de procurar um que não fizesse as típicas fotos porque pura e simplesmente não gosto disso( o noivo nem lhe diz quente nem frio...só mesmo o orçamento😆);Nao vamos ter despedida de solteira...porque já vivemos juntos a 10 anos,não ligamos nada a isso;
    Não vamos ter varinhas da felicidade (o noivo nem sabe o que isso é e eu olho para isso e penso num brinquedo para crianças... peço desculpa a minha sinceridade mas eu claro respeito quem o faz..só a trabalheira!) , nem kit wc( acho isso completamente desnecessário visto as quintas portuguesas como são com casas de banho muito boas já com sabão e papel higiénico e toalhas para as mãos...o resto os convidados têm que ter um mínimo de atenção e trazer o resto que de facto lhes pode vir a fazer falta nesse dia); Não vamos ter o carro XPTO tradicional ..vai ser o Peugeot cinza dos meus pais, com eles, que me vai levar e vai ser o nosso Fiat vermelho que vai levar o noivo.Não vamos ter prendas para padrinhos(Casamos pelo civil sem testemunhas igualmente), ...a prenda será um rico casamento com as suas lembranças( mini Porto homens, sabonete senhoras);Não vamos ter damas de honor nem meninos das alianças porque não faz sentido para nós;Não vamos ter( a noiva) o tradicional vestido branco, nem véu, nem isso de antigo velho emprestado e novo...vai ser tudo novo para mim;Não vamos ter essa de " Tu dormes na tua casa e eu na minha"...o quê?! Já dormimos juntos a 10 anos...porquê de fazer diferente só porque vamos casar?;Não vou ter liga nem vendê-la...nunca gostei dessa tradição;
    Vou atirar o ramo skm porque acho piada, vamos ter livro de honra? Mini envelopes) porque eu sei que vão haver determinadas pessoas muito importantes para nós que vão skm escrever nem que seja" sejam felizes!"Vamos ter sparkles porque achamos giro pura e simplesmente😉
    Para terminar, não vamos ter algumas coisas mas eu tenho imenso respeito por quem o decide fazer porque o casamento é algo único e se fizer sentido é o que interessa 😊
    • Responder
  • Sofia
    Noiva VIP Setembro 2022 Porto (Concelho)
    Sofia ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Olá!
    👰🏻Por cá não vamos ter liga nem a tradição de algo velho, emprestado e azul.
    👭🏻Não teremos damas. 🚙Não vamos alugar transporte. 💋Não teremos maquilhadora, vou eu própria maquilhar - me📖E não teremos livro de honra acho chato, pelo menos o tradicional e fora tradicional não vejo que utilidade lhe darei.

    • Responder
  • Margarida Galvão
    Super Noiva Março 2024 Lagos
    Margarida Galvão ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo

    Olá Catarina! É verdade, isto no mundo dos casamentos parece que há detalhes (leia-se dinheiro para gastar) que nunca mais acabam, e muitas vezes em coisas que os noivos e os convidados nem se apercebem... Mas enfim, no nosso caso é bem polémico, por nós não tínhamos álcool no casamento. Quanto muito para o brinde do corte do bolo, nós não temos mesmo hábito de beber...

    • Responder
  • M
    Super Noiva Agosto 2022 Albufeira
    Marisa ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Olá Catarina, abaixo deixo-te a minha lista de "não vou ter":
    > liga;
    > véu;> noivo e noiva dormirem em casas diferentes na véspera;> fotos em casa do noivo e da noiva quando se estão a preparar;> damas de honra, meninos das alianças, madrinhas e padrinhos (não é necessário para o casamento civil);> alianças novas;> atirar o bouquet ou o jogo das fitas, vou fazer algo diferente;> sparkles (preferimos a boa laterna do telemóvel)...De momento já não me lembro de mais, mas considero estas as mais importantes.Beijinhos
    • Responder
  • Catia
    Top das Noivas Outubro 2021 Sintra
    Catia ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Hello 😊o pinterest é uma verdadeira miragem para a vida de uma noiva é o que é 😂😂😂, olha eu queria sparkles no meu dia, chegou ao dia esqueci me... A sorte é que tinha feito varinhas da felicidade e ficou top, apenas com alguns sparkles dados pla quinta... Livro de honra queria com a Polaroid e escreviam o nome ou algo na parte pequena branca.. Conclusão ficou no carro estávamos todos a curtir... Não tive carro especial usei esses € na decoração 😂😂💖, a minha irmã desencanto uma carrinha Mercedes ao patrão, pois o meu vestido era gigante...
    Tive liga e não fiz o jogo, já não se enquadra nestas eras😁🙏... Bouquet da noiva não vejo como um monte de encalhadas, mas sim cm diversão num casório, eu fiz o jogo das fitas e até divorciadas lá andaram e crianças 😂😂a malta quer apenas divertir se...
    Tinha ideia de fazer imenso DIY e depois vi que isso era cm o pinterest 😂😂😂, gasta se não fica algo por além e ainda ficas com o produto todo no fim que acaba no lixo, portanto contratei tudo e no fim só fui buscar a placa de boas vindas 😂... Se fizerem bem as contas e toda a conveniência sai mais em conta e ajuda de facto o ambiente 😜Os meus parabéns gostei muito do debate
    • Responder
  • Daniela
    Noiva VIP Abril 2023 Santo Tirso
    Daniela ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Olá 😁
    Bem não vou ter votos (o noivo é tímido e não o posso obrigar a falar a frente de um monte de gente 😂)
    E devido ao que tivemos que gastar em santuário e coro , o aluger do carro clássico está em standby até vermos se vai dar ou não 😅Nós vamos oferecer a foto com os noivos como lembrança , se não contar como tal , podemos dizer que não vamos ter , nao por questões de dinheiro mas porque as lembranças a bem ser da verdade vão parar a uma gaveta , por isso não nos faz sentido,De resto , até agora não há nada que tivesse pensado e não vai acontecer, mas ainda falta a reunião com decoradores e etc , xD
    • Responder
  • Marlene
    Super Noiva Setembro 2022 Braga (Concelho)
    Marlene ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Olá Catarina!
    Eu também não ia ter o atirar o bouquet (e mesmo assim não o vou atirar 😂) mas fui convencida a fazer algo do género… é mais pela interação com os convidados! Confesso, que de todas as coisas que tu não vais ter eu só dispensei a liga; a parte do algo velho, algo novo e algo emprestado vou ter porque faço questão de levar umas jóias da minha mãe e avó 🥹

    Portanto, eu não vou ter; Algo Azul; Photobooth/Videobooth (era uma coisa que queria imenso, mas não justifica o valor); Contratar carro específico para nos levar de ponto A a ponto B. Vamos no nosso mesmo; Não vamos casar na igreja; Não vou usar varinhas porque não lhe acho piada; Não vamos ter coreografia XPTO somos os dois pés de chumbo; Vamos dormir juntos na noite anterior (vivemos junto há 4 anos lol não faz sentido);
    E não me lembro de mais nada 😂 mas aposto que há…
    • Responder
  • Diana Sofia
    Noiva Constante Setembro 2023 Vale de Cambra
    Diana Sofia ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo

    Olá Catarina,

    nós não vamos ter damas de honor nem meninos das alianças Smiley shame

    beijinhos

    • Responder

Escolheste . Escreve um comentário e adiciona mais detalhes à tua escolha 👇

×

Artigos relacionados

Grupos gerais

Inspiração