Ir para o conteúdo principal

O conteúdo do post foi ocultado

Para desbloquear este conteúdo, por favor clique aqui

Flávia
Noiva Constante Agosto 2019 Santarém (Concelho)

o nosso investimento para o Casamento

Flávia, a 4 de Setembro de 2019 às 10:57

Publicado em Fórum Recém-casad@s 88

Caríssimas Noivas, migas suas loucas... depois de casada acho que agora tenho mais a dizer do que antes. Quer dizer..."No antigamente" eram apenas opiniões fundadas em nada, hoje são opiniões justificadas, visto que já casei e já assentou poeira e já pude refletir um cadidinho. Portanto vamos a uma...

Caríssimas Noivas, migas suas loucas...

depois de casada acho que agora tenho mais a dizer do que antes. Quer dizer..."No antigamente" eram apenas opiniões fundadas em nada, hoje são opiniões justificadas, visto que já casei e já assentou poeira e já pude refletir um cadidinho.

Portanto vamos a uma assunto que ainda é um pouquinho "Tabu" porque ninguém é 100% sincero, e ninguém gosta de falar no assunto porque deixa um nó na garganta, mas que todas (ou quase todas) as noivas têm no topo da sua mente super hipre mega pensativa e cenas... DESPESAS, VALORES, EUROS, GASTOS.... e por conseguinte INVESTIMENTO.

Para quem tem um pé de meia que por milagre conseguiu juntar ao longe de 16 anos, 3 meses e 12 dias, ou para quem jogou na raspadinha lá no quiosque da terra e por muita sorte lhe saiu um belo prémio, ou até para quem recebeu um mega bónus do patrão e decidiu que era melhor investi-lo num casamento do que num safari a África, ou para quem tem uns papás/sogros que fazem questão de suportar a maior parte do gastos, este debate também se aplica a vós. Mas para quem, como nós, não tinha nada disto aliás o que tinha era -2,32€ de parte, a frase DESPESAS DE UM CASAMENTO faz muito eco no cérebro durante muitas noites.

E para quem diz "Ah! Não tens dinheiro, não cases"... eu respondo "Não tens cérebro, não penses nem fales por favor"

Para nós casar não era só a festa, era o sentimento, a união, o significado e o simbolismo. E visto que o investimento era reduzido, tentámos fazer uma "festa" à imagem do investimento, e claro à nossa imagem. Podíamos fazer a festa mais pequena, ou casar os dois em segredo (nada que não fosse posto em cima da mesa). Mas nós queríamos partilhar tudo com os nossos, queríamos partilhar aquele dia e o nosso amor, não fossemos nós pessoas demasiado sociais e que recebem sempre pessoas em casa, foi uma decisão difícil mas decidimos que não íamos deixar de convidar ninguém.

E aqui está o truque - Não tentes ser mais do que aquilo que és, nem tentes gastar o que não tens, o casamento é amor não é ostentação.

Nós fizemos um crédito: Simmm, um C-R-É-D-I-T-O aquele bicho papão que toda agente tem medo e diz "Ah, crédito corror eu nunca na vida faria um crédito, corror..." pois eu tenho a mesma reação quando me dizem que compraram um par de sapatos por 270€ em saldos, e ficou a esse preço "fantástico" porque tinha um defeito que mal se nota. No entanto fizemos um crédito que não gastámos, felizmente, e o final devolvemos todinho. Era um backup que estava ali guardado para uma eventualidade. É mais correto ficar eu a pagar um despesa que eu quis ter, do que deixar uma dívida a fornecedor que por infelicidade aceitou trabalhar comigo e precisa do pagamento para poder sustentar a família. Há que haver controlo meninas.

Quando começam a ver quintas, espaços, caterings, vestidos, brindes, etc pensem, por favor, que eles pedem aquilo que acham que valem, mas há alguns que acham demais, e mesmo que gostem muito muito muito e achem que não há melhor que aquilo que viram, primeiro olhem para a folhinha excel dos investimentos, e depois pensem se aquilo fará mesmo que o vosso amor seja maior ou diferente ou se não passa de um pequeno luxo para distrair a atenção daquilo que realmente interessa. E tentem pensar fora da caixa. Fornecedores locais, familiares, amigos. Toda a ajuda é bem vinda. E se mais barato melhor.

Casamento é amor. NADA MAIS!

Eu posso dar-vos o meu exemplo, eu casei numa associação de caçadores. Sim numa associação. Tem uma pinhal manso muito giro, mesas de pedra, um grande pavilhão e uma enorme cozinha. Era elegante ou glamoroso? Não, mas para fazermos a festa e com um pouquinho de criatividade ficou lindo.

Investimento: CRIATIVIDADE e muitoooo amor.

Eu não fiquei menos linda por isso, o Michael não estava menos feliz e o nosso amor ou a nossa festa não deixou de ser melhor ou menos divertida por isso.

O comentário de todos os nosso convidados foi quase todo o mesmo, e isso deixou-me a pensar, e transcrevo alguns:

"Foi lindo, foi dos casamentos que gostei mais de ir até hoje, por ser tão genuíno""Foi o casamento mais fofinho a que já fui, sem exageros sem ostentação só amor""Quando o calor humano é muito, todos os imprevistos se transformam em alegria. O vosso casamento foi dos mais bonitos a que já fui"

Ou seja, ninguém disse que a decoração era a mais linda e mais pomposa de sempre, ninguém disse que o espaço tinha sido um requinte e uma elegância transcendentes, ou que a noiva levava um véu mesmo grande e o noivo foi num bruto ferrari, toda agente adorou, porque todos respiravam amor, nós emanávamos amor, e foi isso que as fez gostar tanto. Porque um casamento é isso, são duas pessoas que se amam, que se comprometem perante todos e perante Deus, que se continuaram a amar e a respeitar até ao fim dos seus dias. Não foi o dinheiro investido, ou o grande vestido que eu levava, ou o grande carro que nos transportou, ou o fotografo premiado que lá foi, não houve ostentação nem exageros, foi o amor e o sentimento que pusemos em tudo que fez toda agente gostar, porque toda agente saiu de lá com um brinde fantástico, o coração quente e a alma tranquila.

E quanto a valores reais: digamos que evitar certos luxos nos deu uma pequena surpresa que não esperávamos, depois dos presentes que nos deram, conseguimos juntar uma pequena quantia que nos deixou muito felizes, e que nos deixará mais confortáveis durante uns tempos.

Por isso invistam 100% de amor e desapeguem-se do material, e vão ver que vai ser o melhor casamento de sempre.

Amor Smiley heartcfb_554021.jpgAmor Smiley heartcfb_554023.jpgAmor Smiley heartcfb_554025.jpge mais amorcfb_554027.jpg

88 respostas

• Daniela
    Noiva Master Outubro 2020 Albergaria-a-Velha
    Daniela ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada
    Obrigada 🙂 e igualmente,muitas felicidades 😊😘
    • Responder
  • Flávia
    Flávia ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada

Obrigada e muitas felicidades Smiley smile

• Responder
  • Vanessa
    Noiva Master Maio 2021 Cinfães
    Vanessa ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo

P-A-R-A-B-E-N-S!
    é só isso!
    Adorei!

• Responder
  • Catarina
    Noiva Master Julho 2019 São Miguel
    Catarina ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo

Parabéns Flávia pelo vosso dia. As fotos mostram isso mesmo, o vosso amor. Dinheiro não é nem nunca foi sinónimo de felicidade nem de amor. Cada casal vive o seu dia à sua maneira e de acordo som as suas personalidades e possibilidades. Sinceramente, não importa se gasta-se muito ou pouco, logo que o dia reflita a essência do casal. Muitas Felicidades Smiley heart

• Responder
  • Barbara
    Noiva Constante Setembro 2021 Vila do Conde
    Barbara ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo

Adorei! Parabéns e com certeza dos melhores conselhos que podemos ter, porque mais do que um dia lindo de festa nós queremos um dia especial que nos aqueça a alma e que nos deixe radiantes por saber que o amor está lá e estará para sempre!

Bonitas palavras Flávia, muitos parabens e muitas felicidades aos 2!Smiley heart

• Responder
  • Andreia
    Noiva Master Outubro 2019 Nazaré
    Andreia ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Muitos parabéns pela coragem.
    Em tempos comentei aqui pela comunidade que achava muito triste julgarmos alguém que pediu um crédito para casar... Cada um faz o que acha melhor e vive os seus sonhos à sua maneira. Também eu e o Tiago a certa altura ponderamos esta situação pq tivemos muitos imprevistos que felizmente conseguimos superar.
    Estavas linda, aa fotos estão lindas.
    Muitas felicidades e continua a viver esse amor lindo que os teus convidados descreveram ❤️
    • Responder
  • Flávia
    Flávia ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada

E ficará tudo lindo e simples e toda agente irá adorar de certeza Smiley smile Parabéns e que tudo corra pelo melhor

• Responder
  • Chris
    Noiva Ativa Junho 2022 Gondomar
    Chris ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Eu vou casar no civil , numa quinta lindíssima , e ao mesmo tempo vou fazer a festa de primeira comunhão do meu filho , vai ser tudo muito simples e a medida do nosso orçamento que é muito reduzido, contudo acabamos por decidir fazer as duas festas juntas na mesma quinta para poupar algum dinheiro as lembranças e os convites vão sem em conjunto para que assim possamos poupar mais um pouco , o meu vestido não vai ser o branco tradicional pois eu não quero e tudo que vejo é excessivamente caro ! Está a ficar tudo lindo exatamente como sonhei , e com ajuda o ALIEXPRESS é fantástico e podemos poupar muitos €!
    • Responder
  • Virginia
    Noiva Master Maio 2019 Tavira
    Virginia ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada

Obrigada Flávia, e é mesmo isso, o que fica é o amor. Conheço um casal que gastou tudo o que tinham, os pais ajudaram, fizeram créditos, tiveram um casamento super glamouroso e uma lua de mel de luxo, e separaram-se ao fim de 4 meses. Até hoje estão os dois a pagar pelo crédito, e já estão separados há mais de um ano. Ela própria admitiu que gastaram mais de 30 mil euros no casamento, e eu só penso pra mim, isso tudo para que? Os dois dizem que tinham dúvidas sobre o casamento mas ela queria casar, por isso lá casaram. Por isso penso que os casamentos mais "pipis" são todos uma fachada, e prefiro algo simples, pequeno e íntimo (como o meu e pelos vistos o teu também), onde se sente o amor.

• Responder
  • Beatriz
    Super Noiva Agosto 2021 Évora (Concelho)
    Beatriz ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Muitos parabéns, por Tudo, por o casamento, por este debate e pela preparação, pelas ideias por tudo. Beijinhos
    • Responder
  • Flávia
    Flávia ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada

Obrigada

Corre sempre bem, a verdade é essa Smiley smile Espero que seja um dia inesquecível e muita sorte e amor claro Smiley laugh

• Responder
  • Flávia
    Flávia ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada

É mesmo Virginia, tenho a dizer-lhe que eu própria gosto muito dos seus debates pois são sinceros e frontais parabéns por isso, e também pelo seu dia Smiley smile Não censuro quem faça tudo para ter o dia que deseja, e para ter certas coisas que faz questão de ter, eu própria tive apesar de tudo. Mas tenho visto noivas que stressam muito, que acabam por se chatear por não conseguir o que querem, por quase odiarem o processo do casamento e por vezes entrarem numa espiral de stress com coisas que até podiam controlar de outra forma, e esquecem-se da essência que é um casamento, focam-se em coisas sem significado para dar atenção a outras que são usadas naquele dia e nada mais, mas o que realmente importa e o que fica é o amor, e esse sim deve ser o foco de tudo Smiley smile

• Responder
  • Filipa
    Super Noiva Agosto 2019 Mira
    Filipa ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Lindo debate!
    Muito inspirador! 😍
    Beijinhos e viva o Amor!
    • Responder
  • Daniela
    Noiva Master Outubro 2020 Albergaria-a-Velha
    Daniela ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Olá Flávia, escreveste exatamente aquilo que penso acerca do casamento e adorava que o meu fosse assim❤️. Eu sempre sonhei com um casamento muito grande cheio de luxo e ostentação, hoje em dia vejo que isso não é importante nem reflete aquilo que eu e o noivo somos e o nosso casamento deve refletir aquilo que nós somos como casal. O nosso orçamento é apertado porque nós assim estabelecemos, tínhamos possibilidade de gastar mais dinheiro no casamento, mas temos outras prioridades e sempre dissemos que não íamos gastar mais daquilo que estipulam os e para já tem corrido bem 🙂. Espero sinceramente conseguir aquilo que vocês conseguiram fazer no vosso casamento 🙂. Muitas felicidades para vocês 😘😘
    • Responder
  • Virginia
    Noiva Master Maio 2019 Tavira
    Virginia ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo

Adorei o teu debate Flávia. Realmente não julgo quem tenha de fazer um crédito para o casamento, nós próprios quase tivemos de o fazer não fosse o santo IRS que foi generoso.

Eu estou farta de dizer, casamento é uma festa, são todos os dias depois, junto ao amor, que fazem um casamento como deve de ser. O que importa é ter amor e o resto arranja-se. Eu tenho pra mim que casamentos onde se gastam milhares de euros e são cheios de coisas brilhantes são mais uma indicação de que falta ali alguma coisa, e a festa é para tentar esconder.

Parabéns, tiveste um dia lindo cheio de amor e é isso o que importa.

• Responder
  • Filipa
    Super Noiva Setembro 2019 Oliveira de Azeméis
    Filipa ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Parabéns Flávia. Gostei muito do teu debate..que sejam muito felizes e isso nota se nas vossas fotografias. Beijinho 😘
    • Responder
  • S
    Top das Noivas Agosto 2022 Braga (Concelho)
    Sandrina ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Olá Flávia. Muito bonita a tua descrição de casar é vejo-a dessa forma..parabéns e muitas Felicidades!
    • Responder
  • Diana
    Noiva VIP Novembro 2019 Lisboa (Concelho)
    Diana ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo

Olá Flávia em primeiro lugar muitos parabéns estavas lindíssima. E pelas fotos parecem muito felizes e que foi um dia fantástico. É verdade às vezes uma pessoa distrai-se com todas estas distracções do casamento.. (contra mim falo)

No nosso caso poupamos muito, mas eu farto-me de olhar para o orçamento e até me dá um frio na espinha Smiley xd

O que interessa é que o vosso dia vos reflectiu. Que conseguiram celebrar o vosso amor, junto da vossa familia e amigos.. o resto são bibelôs acessórios Smiley smile

• Responder
  • Cristiana
    Noiva Experiente Setembro 2019 Maia
    Cristiana ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo

Concordo a 100% .. casamento é amor, é a consagração e celebração de um amor... sejam muito felizes!!!

• Responder
  • Flávia
    Flávia ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada

É mesmo isso... desde que haja amor o resto é bónus. Já no nosso foi igual. Houve gente que caiu de tanto dançar. Foi até ás 5h da manhã ehehe

• Responder
  • Patricia
    Top das Noivas Outubro 2019 Lisboa (Concelho)
    Patricia ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Olá Flávia ! É o que dizias no debate estamos a celebrar o amor, mas não somos todos iguais e sonhamos com o nosso dia de maneira diferente, e sonhar não custa.

Felicidades e parabéns pelo teu casamento
    • Responder
  • Tânia
    Noiva VIP Agosto 2019 Porto (Concelho)
    Tânia ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo

Olá Fávia, muitos parabéns pelo teu texto e concordo plenamente com tudo o escreveste...no meu caso também andamos a ponderar em fazer um crédito para pagar parte das despesas mas entretanto não o chegamos a fazer e fomos fazendo uma ginástica enorme para ir juntando dinheiro para pagar a todos os nossos fornecedores e ceder em algumas (muitas coisas) que sempre idealizávamos para um casamento mas que para o dia, aquilo que é mesmo mais importante é mesmo o amor e a companhia de todas as pessoas que nos acompanharam ao longo destes anos todos.

Não tive o vestido que sempre sonhei, nem casei num sitio estupendo com danças exóticas, um fotógrafo todo XPTO nem uma decoração fenomenal, mas estive com pessoas fantásticas e onde toda a gente se divertiu (algumas disseram que nunca tinham dançado sem cantado tanto como naquele dia), foi um dia muito farto e bom em todos os aspectos... Smiley heart

• Responder
  • Flávia
    Flávia ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada

É mesmo Ana Smiley heart Ás vezes esquecemo-nos do que realmente motiva o casamento.

• Responder
  • Ana V.
    Noiva Master Outubro 2019 Figueira da Foz
    Ana V. ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo

Olá Flávia. Parabéns pela partilha! É isso mesmo, trata-se de celebrar o amor de cada casal...
    Ter tudo do bom e do melhor não importa, se ficarmos mais apegados às coisas materiais do que o que realmente importa: a felicidade e o amor!
    E as vossas fotos transmitem isso mesmo!! Muitas felicidades 🎉

• Responder

Escolheste . Escreve um comentário e adiciona mais detalhes à tua escolha 👇

Grupos gerais

Inspiração