Olá chiquititas,
Já não vos fazia um debate há algum tempo, mas entre o casamento e o regresso ao Luxemburgo e às rotinas não foi possível mais cedo. No entanto cá estou eu de volta e vou tentar fazer-vos alguns debates sobre o nosso dia que podem ser úteis a algumas noivinhas.
Hoje trago-vos um ponto em que muitas noivinhas têm duvidas e ficam bastantes aflitas com a escolha... as músicas para o grande dia.
Confesso que também estive preocupada durante algumas semanas com este tópico, principalmente para os momentos chave na quinta, mas como tenho um maridão com bom gosto na música recorri a ele. Além disso o dia é dos dois que queria que tudo reflectisse um pouco disso.
Para a cerimónia religiosa, não tive qualquer dúvida que queria um coro infanto-juvenil em vez dos agora muito usados duos e trios. E porquê a minha escolha? Simples, gosto de ir à missa e a outra cerimónia religiosa em que consiga cantar e seguir as músicas, em que elas me sejam familiares e tendo eu uma família bastante tradicional e religiosa queria que todos pudessem seguir e fazer parte da celebração. Não sou contra quem contrata os Duos e Trios, acho que essa é uma escolha muito pessoal de cada casal, mas para aquilo que eu imaginava ser a nossa cerimónia religiosa estava fora de questão. Em conversa com uma amiga ela recomendou-me o coro que mais tarde eu viria a escolher, o coro Infanto-Juvenil Nossa Senhora da Conceição de Cucujães.
Acabei por escolher este coro porque adorei a maneira alegre como eles cantavam e além disso como eram um coro de igreja estavam mais que habituados a estas cerimónias e o padre da minha paróquia que já os conhecia não iria colocar muitos entraves às músicas escolhidas. Coro escolhido, era tempo de escolher as músicas mas aí já tinha mais ou menos uma ideia do queria mas principalmente do que não queria, o que incluía as típicas músicas como Marcha Nupcial ou Avé Maria de Schubert. Para a minha entrada sabia que queria algo clássico e com violino e sem querer e após ver um filme tinha a minha escolha feita. Para o noivo foi pior já que ele gosta de heavy metal e mesmo na cerimónia religiosa queríamos ter um pouco do gosto dele na música da sua entrada e após reunirmos com o coro chegamos a um meio termo.
Para o copo de água, mais uma vez por recomendação de uma amiga, escolhemos o Tiago Montenegro para a animação e não podíamos estar mais certos e confiantes da nossa escolha. Em todas as reuniões que fizemos foi sempre muito prestável tentando ir de encontro ao que queríamos, menos quando as ideias eram diferentes do usual. Nas músicas para a quinta, como já disse acima, pedi ajuda ao noivo e tentamos não ir pelo mais usual mas sim por algo que nos dissesse algo e fugisse um pouco aos clichés.
No final o resultado foi muito positivo, tanto para as músicas da cerimónia religiosa como para as músicas escolhidas para a quinta e tivemos alguns convidados a darem-nos os parabéns pelas nossas escolhas e também pelo momento do corte do bolo onde fizemos algo diferente mas que resultou muito bem. Posso dizer que neste ponto ficamos mesmo com a sensação de dever cumprido porque além de termos ido de encontro aos nossos gostos conseguimos agradar à grande maioria dos convidados.
Posto isto, deixo-vos a lista das músicas que tivemos.
Cerimónia religiosa:
- Entrada do noivo: Nothing else matters dos Metallica - instrumental com violino e guitarra
- Entrada Noiva: Canon de Johann Pachelbel - só violino
- Início da cerimónia: Já se ouvem os nossos passos
- Salmo: Ditosos os que seguem o senhor
. Aleluia: Aleluia de Cohen traduzida em português
- Alianças: Aliança Eterna entre tu e eu
- Pai Nosso: não tivemos música, foi simplesmente rezado devido a ordens do Padre
- Comunhão: É o meu corpo tomai e comei...
- Ação de Graças (Ramo): Avé Maria de Frei Hermano da Câmara - esta música colocou todos os nossos convidados a chorar
- Bênção final: Até ao meu final
- Saída dos noivos: Allegria do Cirque du Soleil
Músicas para a quinta:
- Entrada na Quinta: Canção do Engate de António Variações ~foi cantada ao vivo bem como toda a música durante os aperitivos
- Entrada Salão: I Was Born To Love You dos Queen - esta música fez muito sucesso entre os convidados de várias gerações
- Corte Bolo: Douro, coração D'ouro - corredor de varinhas da felicidade + I'll be there for you dos Bon Jovi, entre-calado com um texto lido por mim e pelo noivo que tinha sifo gravado meses antes. Esta parte deixou os convidados de boca aberta quando se aperceberam que eramos nós a "falar"
- Dança Noivos: The Orient Express Waltz de Richard Rodney Bennett
- Lançamento do Ramo: Girls Justa wanna have fun de Cyndi Lauper
Mais tarde faço um debate com mais detalhes sobre a nossa cerimónia religiosa e também sobre todos os pontos de animação que tivemos. Fiquem atentas!!
Beijinhos