Ir para o conteúdo principal

O conteúdo do post foi ocultado

Para desbloquear este conteúdo, por favor clique aqui

A
Noiva Constante Agosto 2021 Azambuja

o nosso dia c (parte 1). Parte 2 em 2021 - Cerimónia simbólica/renovação de votos feita por um familiar/amigo?! 😮😋

Andreia, a 24 de Setembro de 2020 às 23:04 Publicado em Fórum Organizar um casamento 0 16

Olá noivinhas,

Nem tenho muito por hábito fazer debates mas hoje vinha pedir-vos uma ajuda.

Como muitos casais em 2020 infelizmente, também eu e noivo (maridão aliás, já passo a explicar) tivemos de alterar por completo os nossos planos. Inicialmente tinhamos casamento agendado para Agosto de 2020 e quando chegou a Maio e com a situação do covid tão instável e como tinhamos muitos convidados de risco e a viajar do estrangeiro, decidimos inevitavelmente adiar! No entanto, a vontade de casar era tanta que decidimos colocar em marcha um plano B! 😍😎

Casar pelo civil este ano numa cerimónia íntima (na verdade só podemos mesmo estar os dois, regras da conservatória) e fazer um pequeno jantar para a família mais próxima e para o ano quando fizessemos 1 ano de casamento teriamos então a grande festa na quinta como estava planeado.

Ora assim foi, tivemos um dia lindo e casámos no passado dia 28.08.2020 seguido de um pequeno mini-wedding para família próxima literalmente apenas pais, irmãos e avós.

o nosso dia c (parte 1). Parte 2 em 2021 - Cerimónia simbólica/renovação de votos feita por um familiar/amigo?! 😮😋 1

E agora? Bem agora faltam pouco mais de 11 meses para planear o que falta do copo d'água e pensar o que vamos querer fazer para a cerimónia/renovação de votos?!

Nunca iamos casar pelo religioso por isso não é uma possibilidade para nós por isso pensamos em fazer uma cerimónia mais simbólica à base de discursos de familia e amigos, leitura dos votos (que não fizemos este ano) e "abençoar" as alianças ou algo assim.

Como não estava totalmente convencida em contratar um celebrante, pensei e se for uma grande amiga nossa a fazer a cerimónia? O que dizemos e como estruturamos?

Já alguém fez algo assim? Eu sei que é muito comum nos EUA por exemplo mas nunca assisti a nenhuma aqui em Portugal.

Obrigada! 😘

16 respostas

Última atividade por Teresa, a 23 de Outubro de 2020 às 08:05
  • Teresa
    Noiva Ativa Junho 2021 Lisboa (Concelho)
    Teresa ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada
    Para ser sincera ainda nao decidimos mas provavelmente iremos organizar a estrutura apenas e ele que dê asas á imaginação 😊
    • Responder
  • Joana
    Noiva Ativa Abril 2021 Mafra
    Joana ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada
    É isso mesmo. Eu inicialmente pensei num dos meus pais porque ambos são actores e estão habituados a falar. Mas sobretudo o meu pai é muito palhacinho. Acho que não ia correr bem. Hahah. Vou pensar melhor em quem poderia ser porque eu gostava mesmo de não saltar a parte da cerimónia. Quem diria, eu que nunca quis casar.
    ... E agora só me imagino a caminhar até ao altar. 🤷🏼‍♀️
    • Responder
  • A
    Andreia ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada

Olá Joana. Obrigada Smiley smile Nós estamos bastante convencidos em ter uma amiga próxima a guiar a cerimónia, aliás já falei com ela e ficou tudo mais ou menos alinhavado. Também não me convenceu ter um celebrante porque não nos conhece e seria um gasto extra afinal de contas. Acho que o ficar mais informal brincadeira ou não, depende acima de tudo da pessoa que escolherem e o guião por onde seguirem. Nós vamos escrever o guião em conjunto com essa amiga e depois ela vai só guiar a cerimónia, vão falar familiares e amigos e no final lemos os nossos votos com "troca de alianças". Apesar de já utilizarmos as alianças desde o dia do casamento civil, vamos querer ler os votos e fazer renovação dos votos Smiley smile

• Responder
  • Joana
    Noiva Ativa Abril 2021 Mafra
    Joana ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Olá Andreia! Antes de mais, parabéns?! 😁 Nós queremos casar no civil e fazer uma cerimónia simbólica no dia seguinte, também, mas não estou convencida com um celebrante porque ambos somos muito reservados. Queria chamar alguém conhecido para celebrar, mas tenho medo que fique meio tipo brincadeira. Vou seguir o teu post para ver se mais alguém dá ideias giras. : )
    • Responder
  • I
    Noiva VIP Novembro 2021 Barcelos
    Inês ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Muitas felicidades querida ❣️
    • Responder
  • Krizitah
    Top das Noivas Julho 2021 Loures
    Krizitah ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo

Olá querida Smiley smile mutias felicidades Smiley smile podes contratar um celebrante Smiley smile

• Responder
  • Joana
    Noiva VIP Outubro 2020 Alenquer
    Joana ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada

Olá! Smiley smile

Tivemos uma reunião com ela, posteriormente enviámos " a nossa história". Por acaso, tivemos uma ideia, que foi cada um de nós enviar a nossa história e assim não sabemos o que cada um escreveu Smiley smile ela irá elaborar o texto para a cerimónia com base no que enviámos. Este texto será validado por nós também. Iremos sim, ler os nossos votos e está incluída a parte simbólica também, em que neste caso há 3 ou 4 que podemos escolher, mas é algo que não nos diz muito. Se optarmos por alguma delas, será pela garrafa de vinho Smiley smile

• Responder
  • Marta Vieira
    Top das Noivas Junho 2021 Penafiel
    Marta Vieira ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Olá Andreia,
    A ideia é muito gira, mas não sei como funciona!
    • Responder
  • Isabel
    Porto (Concelho)
    Isabel ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo

Que excelente ideia Andreia! Gosto muitooo Smiley heart Muitos parabéns aos dois e que corra tudo pelo melhor! Aqui estaremos para ajudar eheh

• Responder
  • A
    Andreia ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada

Olá Joana. Pois um celebrante dá logo outra segurança de ser profissional mas estava mesmo a tentar evitar o gasto adicional. Como fizeram, têm uma reunião com a pessoa para contar a vossa história etc e depois ele/a escreve um guião baseado nisso? Vão ler votos ou fazer alguma parte mais simbólica, areias ou handfasting? Obrigada e beijinho Smiley kiss

• Responder
  • A
    Andreia ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada

A sério Teresa? Que giro, nunca fui a um casamento celebrado por um familiar mas parece-me uma ideia mesmo gira. Como vão fazer a estrutura do texto? Vão escrever um guião juntos e depois os noivos também lêm os votos? Obrigada Smiley kiss

• Responder
  • Teresa
    Noiva Ativa Junho 2021 Lisboa (Concelho)
    Teresa ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Olá Andreia.
    Eu vou fazer o mesmo. Vou ao registo casar no dia anterior e quem celebrará o casamento será um primo nosso.
    Ele dirá slgumas palavras, fazemos a cerimónia das areias e teremos os votos Smiley smile beijinhos
    • Responder
  • Joana
    Noiva VIP Outubro 2020 Alenquer
    Joana ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo

Olá!

Muitas felicidades Smiley smile

Nós contratámos uma celebrante porque, não queríamos deixar nenhum convidado/amigo com esse papel. Mas ponderámos! E acho que fica super intimo !

• Responder
  • Telma
    Top das Noivas Agosto 2021 Oliveira de Azeméis
    Telma ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo

Olá Andreia 😍

Por cá tivemos um plano B semelhante mesmo idêntico, apenas com a diferença que para o ano será na igreja 😍

Quanto à cerimónia simbólica, sim é possível acontecer da forma que estão a idealizar! A estrutura é livre de vocês a escreverem, contando a vossa história e planeando a troca de alianças (não sei se o fizeram/querem fazer novamente)! Espreita a MP privada que te enviei querida 😘

• Responder
  • Milhinha
    Top das Noivas Outubro 2020 Madeira
    Milhinha ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ola Andreia! Bem-vinda à App. Tal qual como a Catarina disse, podes casar no civil na véspera e fazer uma cerimónia simbólica no dia a seguir com a tua família e amigos. Podes contratar um celebrante ou convidar um amigo que vos faça uma cerimónia simbólica. Podes ler mais neste fantástico debate da Virgínia Animação (18): Cerimónias e Rituais https://comunidade.casamentos.pt/forum/animacao-18-cerimonias-e-rituais--t223913 Bjs
    • Responder
  • Catarina
    Top das Noivas Agosto 2021 Madeira
    Catarina ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Olá Andreia.
    Desde já, muitas felicidades aos dois❤
    Quanto à questão da estruturação da cerimónia simbólica, não existe nenhuma regra. Podes deixar ao cargo de uma amiga ou redigires tu própria ( juntamente com o noivo se for o caso) toda a cerimónia do começo ao fim. Ano passado fui a um casamento do género e foi muito emotivo.❤ Acho que neste tipo de coisas menos é mais e basta abrir o coração para tudo fazer sentido. Bjs
    • Responder

Escolheste . Escreve um comentário e adiciona mais detalhes à tua escolha 👇

Artigos relacionados

Grupos gerais

Inspiração