Venho por aqui mostrar o convite que fiz juntamente com o noivo e cunhada para o nosso casamento.
Custos:
- O design compramos na Etsy por cerca de 8 euros, mas alterámos muito.
- A impressão foi feita no trabalho do sogro, pelo que não pagamos por ela. Pagamos apenas pelo papel que ficou bastante em conta (menos de 6 euros e ainda nos sobrou para outras manualidades). Compramos papel de uma gramagem alta, com boa apetência para cor na staples.
- Depois compramos uma maquineta para arredondar cantos (que acho que fez toda a diferença no aspeto final do convite(; e folha de ouro para aplicar; e a cera e molde, no nosso amigo aliexpress.
- O "envelope" exterior é papel vegetal de gramagem mais alta que lá consegui encontrar no Continente (procurei durante algum tempo).
- Iremos entregar todos em mão, menos a pessoas que morem longe, a quem já enviámos convite digital (excepto a pessoas de uma certa idade, como alguns tios avós, etc. para quem iremos enviar). Pelos que os custos de envio serão muito pequenos.
O total ficou-nos a menos de 25 euros.
Processo:
1. Imprimir os convites - frente e costas - dois por folha.
2. Cortar com X-Acto (tenho que admitir que houve aqui alguns erros, e a minha veia perfeccionista foi levada ao limite)
3. Aplicar a folha de ouro - nenhum convite ficou igual e gosto deles por isso.
4. Arredondar cantos do convite
5. Envelope cortar com x-acto à medida do convite
6. Aplicar o selo de cera.
Erros:
- Ao aplicar a cera devem ter atenção para não aquecerem demais, pois irá criar bolhas (os primeiros ficaram piores neste aspeto, os últimos já ficaram bem melhores);
- Só me apercebi que a cera estava a deixar uma pequena marca no convite a já a meio da pilha (mas isto foi mesmo estupidez minha);
- Eu fiz isto e portanto não foi um erro meu, mas pode ajudar alguém a evitar isto: com caneta permanente fiz uma pequena marca no carimbo, de forma a saber qual era o topo, de forma a o carimbo ficar sempre bem colocado.
- Deveria ter comprado um x-acto melhor, o que comprei a lâmina era fraquinha, e ter uma régua de metal à mão tb teria sido melhor para cortar os convites.
De resto acho que ficaram super bem, e quer eu quer o noivo estamos super contentes com o resultado.
Espero que gostem e fica aqui a inspiração.