Ir para o conteúdo principal

O conteúdo do post foi ocultado

Para desbloquear este conteúdo, por favor clique aqui

Carolina
Top das Noivas Maio 2017 Nazaré

O noivo não é baptizado - faro

Carolina, a 6 de Agosto de 2015 às 23:28 Publicado em Faro 0 16

Boa noite noivinhas,

Então é assim, o meu noivo não é baptizado e eu quero muito casar pela igreja, visto que fui criada numa família católica e sou bastante crente (problema é que não vou muito à missa e há muitas coisas que não sei).

Ora eu e o meu noivo vivemos em Faro e ele tem que se baptizar.
Alguém sabe o que é preciso?
Sei que se tem que ir falar com o padre, os de Faro, sabem em que igreja e a que horas é mais conveniente?


16 respostas

Última atividade por Edna, a 20 de Agosto de 2015 às 08:02
  • Edna
    Noiva Constante Outubro 2015 Seixal
    Edna ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Olá Rute...foi a informação q me foi dada pelo diácono da igreja... Agora se depende dos padres pertencendo a mesma igreja isso já n sei...sei sim q difere de paróquia p paróquia... Jokas.
    • Responder
  • Isabel
    Noiva Constante Agosto 2022 Vila do Conde
    Isabel ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ola olha o meu cumhado casou pela igtaje e nao e baptizado e que eu saiba nao se baptizou alegou que a familia dele nao e da mesma religiao... Portanto caspu pela igrja com acordo que a familia que estavam a criar iria ser catolica como a da noiva mas nao se converteu
    • Responder
  • Rute & Pedro
    Noiva VIP Novembro 2015 Silves
    Rute & Pedro ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada

    Ola edna....

    á padres que facilitam bastante mas não te fies na ideia de que lá por viverem juntos é que o padre concordou pois eu ja vivo com o meu namorido á 10 anos e quando fui falar com o padre ele lembrou se de mim e perguntou se ele era batizado, e eu disse sim e o padre disse logo se ele não for não caso sem que sejam batizados.....

    • Responder
  • Carolina
    Top das Noivas Maio 2017 Nazaré
    Carolina ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo

    Obrigada a todas pelas respostas. Smiley laugh
    Vamos esta semana ainda falar com o Padre .

    • Responder
  • Carolina
    Top das Noivas Maio 2017 Nazaré
    Carolina ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada

    Pois, vou fazer isso e falar com o Padre .

    • Responder
  • Edna
    Noiva Constante Outubro 2015 Seixal
    Edna ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    O meu caso é o seguinte: eu não sou batizada o noivo é...como já vivemos juntos a nossa igreja aceitou casar-nos e depois poderia batizar-me quando quisesse...não tenho por hábito ir à missa...logo não nos conhecem...mas como vivemos juntos lá está podemos casar...se fosse noutra igreja por exemplo teriam pedido que eu batizasse 1° e só depois casaria...isso implicava frequentar entre 6 a 7 meses o catecismo.
    • Responder
  • Rute & Pedro
    Noiva VIP Novembro 2015 Silves
    Rute & Pedro ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo

    Ola carolina ....

    por experiencia propria eu não era batizada e o noivo fazia muita questão de casar pela igreja e pediu me se eu me importava em batizar.

    para ser sincera preferia ter continudo sem batismo mas como o noivo pediu e estou completamente palerma por ele cedi ao seu pedido e disse lhe que então quando quissessemos casar loga falaria com o padre e trataria disso..... pouco tempo depois ele veio com essa conversa de que teria de haver algum tipo de preparação e poderia levar 2 ou 3 anos a preparação e perante isto fui falar com o nosso paraco e a resposta dele foi.....

    deixa aqui o teu contacto que assim que começar ligo te.

    e assim foi mas quem recebeu o telefonema foi o namorado e a conversa foi :-

    olha mor o senhor padre ligou e disse que as reuniões seriam todas as quintas feiras as 21h a começar em dezembro e o batizado é em março....

    ao que eu respondo assim tão rapido???? em 3 meses?????? não pode estar correto e a verdade é que iniciei as reuniões em dezembro de 2006 e batizei me em março de 2007 precisamente 3 meses e não foi preciso mais nada. por isso aconcelho te a falar com o padre para te explicar os procedimentos ou como é....

    • Responder
  • Ana Filipa
    Noiva VIP Outubro 2016 Lisboa (Concelho)
    Ana Filipa ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo

    Olá
    Pode depender de paróquia para paróquia, mas ao ser baptizado ele tem que fazer preparação para o mesmo, que pode durar 1 a 3 anos (depende da paróquia), sendo que ao ser agora baptizado, faz os 3 sacramentos de iniciação: Baptismo, 1.ª comunhão e Crisma (supostamente esta parte já não depende da paróquia, pois são ordens do patriarcado).

    O ideal é falarem com o Padre ou com alguem do secretariado, que pode indicar o que devem fazer, o tempo que demora e documentação necessária. Sendo que se em Faro demorar 3 anos e na paróquia 1 ano podem optar por frequentar a formação da paróquia ao lado, pois o que prevalece para tratar da documentação do casamento é a paróquia da noiva.

    Caso vejam que a preparação é muito tempo, podem casar-se com separação de credos, ou seja católico e não crente.

    • Responder
  • Filipa e Fábio
    Top das Noivas Setembro 2016 Cascais
    Filipa e Fábio ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ola noivinha.. Pois o melhor será mesmo falarem com o padre Smiley smile
    • Responder
  • Cátia
    Noiva Constante Outubro 2015 Loulé
    Cátia ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ola. Nos estamos na mesma situacao. Mas qd falamos com o padre nao houve impedimento nenhum. Logo vamos casar e ele nao e batisado. E o padre de Faro e 5 Smiley star se for o padre Pedro, os outros nao conheco.
    • Responder
  • Carla
    Noiva Constante Maio 2016 Braga (Concelho)
    Carla ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo

    Olá!

    Eu estou na mesma situação... Quando falamos com o padre ele disse que não havia impedimento nenhum, mas por acaso não sabia acerca do regime... Desde já agradeço esta informação...

    • Responder
  • Andreia
    Super Noiva Maio 2016 Sintra
    Andreia ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    A Francisca tem razão, o meu noivo tb não é batizado e vamos casar em disparidade de culto, quando fores à Igreja informa que é esse regime que queres. Smiley winking
    • Responder
  • Rita
    Noiva VIP Março 2016 Sintra
    Rita ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada
    Eu estou na mesma situação porque não fui batizada, hoje em dia é muito comum Smiley smile ele só tem de aceitar que a educação dos vossos filhos é feita segundo a religião católica, e que não impede que assim seja
    • Responder
  • Francisca
    Noiva VIP Setembro 2015 Porto (Concelho)
    Francisca ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Encontrei! O regime é o casamento com disparidade de culto e é basicamente, isto:

    "O casamento com disparidade de culto é o matrimónio celebrado entre um noivo católico e um não batizado. Quando existir disparidade de culto, é necessária uma dispensa do impedimento, para que o matrimónio católico seja válido.

    Embora nos matrimónios mistos sejam necessárias permissões, não existe um impedimento do matrimónio.

    Casamento entre um católico e um não católico
    Por norma, a igreja católica aceita o casamento religioso entre um católico e um não católico.

    Por exemplo, será permitido que um islamita, anglicano ou ateu se una a uma católica, sem que se ponha a questão da conversão. O noivo não católico assume apenas o compromisso de não obstar à fé e prática católica do cônjuge e de permitir a educação católica nos filhos ou, pelo menos, compatibilizá-la com a transmissão dos valores próprios da sua religião."
    • Responder
  • Carolina
    Top das Noivas Maio 2017 Nazaré
    Carolina ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada

    Uau, interessante. Obrigada, fico À espera.

    • Responder
  • Francisca
    Noiva VIP Setembro 2015 Porto (Concelho)
    Francisca ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Olá, Carolina. Hoje em dia já não é preciso os dois noivos serem batizados. A minha prima casou em Maio e o marido dela não era, nem é batizado. Basicamente, casaram-se na igreja, mas só ela comungou e teve de rezar, etc, ele só assinou os papeis do civil. Vou procurar como se chama este regime informo-te mal saiba. Bj
    • Responder

Escolheste . Escreve um comentário e adiciona mais detalhes à tua escolha 👇

×

Artigos relacionados

Grupos gerais

Inspiração