Ir para o conteúdo principal

O conteúdo do post foi ocultado

Para desbloquear este conteúdo, por favor clique aqui

Alexandra
Super Noiva Setembro 2026 Porto (Concelho)

o momento mais triste da minha vida.

Alexandra, a 12 de Janeiro de 2026 às 09:46 Publicado em Fórum Casamentos.pt 0 11

Bom dia, queridas Noivas/os.

Estou a viver o momento mais triste e doloroso da minha vida. Muitos planos que tinha para o dia do meu casamento foram anulados na quarta-feira, com a partida do meu Pai.

Encontrava-se internado há mais de 1 mês devido a uma infeção respiratória e o coração dele não resistiu a tanto esforço. O meu Pai estava acamado há 24 anos devido a um AVC, mas teve uma vida muito feliz, falava connosco, ria-se, brincava. Nos primeiros anos pós-AVC, passeávamos com ele para todo o lado em cadeira de rodas. Foi extremamente bem cuidado pela minha Mãe e por mim. Não lhe faltou nada, principalmente amor.

Eu já sabia, desde o momento que comecei a planear o meu casamento, que o meu Pai não ia conseguir estar presente. Já não se equilibrava numa cadeira de rodas e mesmo a própria festa podia deixá-lo mais agitado. Mas antes e depois da cerimónia eu já tinha acordado que estaria um bom pedaço de tempo com ele e alguém depois ficaria responsável por lhe transmitir e mostrar toda a festa.

Tudo isso são agora planos anulados. E agora, a próxima fase, é tentar homenageá-lo de todas as formas possíveis. E era por isso que eu precisava da vossa ajuda. Não pretendo algo que me vá trazer mais sofrimento, a mim e à minha Mãe, mas quero algo que simbolize a presença dele. Conseguem ajudar-me?

11 respostas

Última atividade por Catarina, a 20 de Fevereiro de 2026 às 09:58
  • Catarina
    Super Noiva Junho 2026 Mira
    Catarina ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada
    Pois eu percebo-te... e quanto às homenagens também tenho um certo receio... por esse peso que fica num momento tão sensível!
    • Responder
  • Alexandra
    Alexandra ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada

Obrigada, Catarina. Smiley heart

Passados quase dois meses ainda é muito sofrido, muito doloroso. Eu já sabia que ele não estaria presente no meu casamento, tendo em conta as circunstâncias, mas ainda esperava que ele cá estivesse para me ver vestida de noiva. Vê-lo partir foi um misto de emoções muito grande... entre alívio e dor.

Quanto às homenagens, sou muito honesta... Penso em muita coisa, mas ao mesmo tempo fico muito reticente por medo da minha mãe ficar com aquele peso emocional.

• Responder
  • Alexandra
    Alexandra ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada

Obrigada, Leonor.

Sim, de várias homenagens que possa fazer, uma das principais será levar uma fotografia dele no meu ramo. Uma vez que me vai acompanhar uma boa parte do dia. Smiley heart

• Responder
  • Raquel
    Super Noiva Agosto 2026 Sintra
    Raquel ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ola Alexandra,
    Sei bem a tua dor, o meu também partiu, de forma inesperada, a meio dos preparativos e eu senti muita vontade de desistir - mas depois percebi que ele estava super feliz e ansioso com o evento e celebra-lo era de certeza a forma mais bonita de o homenagear.
    Quanto à homenagem, eu ainda não decidi a 100%, mas sei que nao quero nada visual (como fotografias) porque ia mexer muito comigo.Pensei em deixar um lugar na primeira fila reservado para ela, com um papel bonito (no pinterest tens muitas ideias).
    o momento mais triste da minha vida. 1
    o momento mais triste da minha vida. 2

• Responder
  • Mariana
    Noiva Curiosa Julho 2026 Mafra
    Mariana ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo

Lamento imenso Alexandra Smiley sad

Como as outras noivas também já sugeriram, irei utilizar as fotografias dos meus avós no ramo, e na quinta fazer uma "cantinho da memória" com uma vela e provavelmente um quadro com uma frase ou talvez fotografias. Tens alguns exemplos no Pinterest, mas, lá está, é sempre uma coisa que custa muito planear.. Eu e o meu noivo já desatamos os dois a chorar só de pensar nisso..

Beijinhos e força neste momento difícil Smiley heart

• Responder
  • Daniela
    Noiva VIP Novembro 2027 Paredes
    Daniela ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo

Querida Alexandra, sei bem o que estás a passar neste momento.. O meu também partiu faz amanhã um mês.. e termos familiares a partir nesta fase bonita da nossa vida, que tanto faríamos muito gosto que eles estivessem presente, é uma dor horrível.. que nos faz desistir do casamento.

Mas pensa que o sofrimento dele acabou, que ele agora está bem e que está certamente muito feliz por ver o percurso da filha .. Não estará, infelizmente, presente fisicamente, mas estará de espirito.

E acredito que no dia, terás um dia muito bonito, bastante abençoado e com ele a teu lado a dar-te imensa força!

Neste momento, tira o tempo que for preciso para ti, estarás mal, em negação, com porquês.. estive assim este tempo todo e só agora é que ganhei coragem e força de andar em frente.. não é facil, mas acabamos por aceitar e a seguir em frente

E eu sei que irás conseguir!

Um abracinho bem apertadinho minha querida, e muita, mas muita força neste momento dificil!Smiley heart

• Responder
  • Maria João
    Noiva Ativa Maio 2026 Matosinhos
    Maria João ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Alexandra, lembrava-me de termos falado sobre isso. Lamento muito. Um abraço bem apertado.
    Ideias para homenagear de forma discreta: a medalha com a fotografia dele (ou de vocês os dois juntos) no bouquet é uma excelente ideia, vou fazer igual com uma prima minha que infelizmente partiu com cancro. E de forma a homenagear não só ela mas todos os presentes e já não presentes, não vamos comprar lembranças para os convidados e vamos fazer uma doação à Liga Portuguesa Contra o Cancro. Também podes ver alguma instituição do género que faça sentido para vocês… caso seja uma opção, claro. Tens várias no mbway, podes começar por aí.
    Um abraço 🫂
    • Responder
  • Daniela
    Noiva Ativa Junho 2026 Viseu (Concelho)
    Daniela ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Um grande abraço Alexandra, não imagino o que seja passar este dia seu o meu pai. Claro que te irá doer, mais ainda no dia, mas este agravar só era indicativo de mais sofrimento para ele!
    Perdi os meus avós que me criaram no ano passado e vou fazer questão de marcar a presença deles. Primeiro no ramo vou colocar uns pendentes com foto que vi na Shein/temu (basta pesquisares, pendentes foto ramo personalizado, algo do género) e na quinta teremos um cantinho com as fotos dele (há várias ideias de inspiração no Pinterest). Sendo que é algo muito recente, vê o quão isto é possível para não vos fazer "doer" e sentir ainda mais a falta no dia..
    Porque o tempo nunca anula a falta ou a saudade, mas ajuda a gerir as emoções.. Espero ter ajudado!Um beijinho
    • Responder
  • Maria
    Noivo Experiente Junho 2026 Santa Maria da Feira
    Maria ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Lamento muito querida Alexandra! Perdi o meu pai com 9 anos e é uma dor que não desejo a ninguém. Ainda não sei bem de que formas o vou homenagear e sinto que ando a evitar focar nesse assunto pelo peso que me vai acrescentar. Mas sei que vou levar no meu ramo aquelas fotografias penduradas e vou fazer uma visita ao cemitério para lhe deixar um raminho pequenino como se ele o levasse na lapela para o meu casamento ❤️ é sempre uma perda e vai ser sempre um momento pesado ainda para mais sendo tão recente, mas tenta fazer algo com as memórias mais felizes que tens dele porque também existem lágrimas de alegria e eu adorava ter mais memórias com o meu pai para o poder homenagear de outra forma ❤️ beijo grandes de muita força
    • Responder
  • Catarina
    Super Noiva Junho 2026 Mira
    Catarina ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Olá Alexandra.....
    Lamento profundamente ❤️
    Já tinhamos falado sobre a tua situação. Lembro-me perfeitamente. Um fim é sempre um fim. E por mais inevitavel que seja traz sempre muito sofrimento... acredito mesmo que o melhor é honrares a sua memória com tudo o que ele deixou em ti.No meu caso, que perdi a minha avó (que era mesmo uma segunda mãe) e o meu padrasto, eu vou ter um quadro em madeira na igreja e depois na Quinta com o seguinte texto:Embora não vos possamos ver, não tenhamos o vosso abraço, nem as vossas palavras,não esquecemos nunca o vosso sorriso e muito menos todo o amor que nos deram.Vocês são muito amados!Com a vossa presença nos nossos corações, dizemos SIM, convosco a olharem por nós para sempre!Talvez façamos também um brinde no jantar e mostremos uma foto não só deles mas de também de outras pessoas que perdemos. Eu quanto a isto confesso que estou muito reticente mas o noivo gostava de o fazer.
    • Responder
  • Leonor
    Noiva Ativa Maio 2025 Braga (Concelho)
    Leonor ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Olá Alexandra, antes de mais, lamento imenso a vossa perda. Muita força para vocês, de modo a poderem enfrentar esta fase 😔 tentem encontrar alguma paz sabendo que o teu pai foi amado e cuidado até aos seus últimos momentos ✨️

Quanto a homenagea-lo no dia do casamento, sugeria teres algo do teu pai contigo, ou no vestido ou no ramo, por exemplo, como forma de o sentires junto a ti. Também vejo que algumas noivinhas colocam no local da festa um espaço com velas dedicadas às pessoas que já não se encontram entre nós, como forma de as ter presentes na festa...
    Um abraço apertado ✨️
    • Responder

Escolheste . Escreve um comentário e adiciona mais detalhes à tua escolha 👇

Artigos relacionados

Grupos gerais

Inspiração