Menin@s, cheguei a casa há cerca de 1h atrás, de viagem a Cracóvia (Polónia) para fazer as últimas provas ao meu vestido e trazê-lo comigo para Oslo.
Nao vos vou mostrar (ainda), mas queria partilhar este check tao importante. Em Março, quando estoirou a pandemia e tivemos que adiar o nosso casamento, faltava uma semana para viajar e ir buscar o vestido, por isso hoje, ainda que viva com muita ansiedade e incertezas, sinto-me um passo mais perto da meta.
Conseguem imaginar o stress, de além de viver longe de onde será o nosso casamento, ainda ter esta viagem extra por fazer? Pois é, em Setembro de 2019 quando viajei pela primeira vez para Cracóvia com este propósito, nada faria imaginar o que ia acontecer. Mas nao me arrependo da escolha que fiz, mesmo que agora me aguardem 10 dias de quarentena com o rabiosque colado em casa.
Vou, entao, partilhar como foi todo o processo de escolher e comprar o vestido. Façam um cafézinho ou um chá, tragam um snack, porque quando eu escrevo é quase um romance de capa dura.

No problem! Comecei a googlar por designers mais dentro do meu orçamento, e encontrei alguns nomes interessantes. Mas calhou de me encantar com os vestidos da Anna Kara, eram mesmo o meu estilo, o tal que eu nem sabia que tinha. Enviei uma mensagem via Instagram para saber a baliza de preços, e informaram-me o preço do mais barato e do mais caro que tinham, assim eu já sabia qual o máximo que poderia ser.
Tive a sorte de em Setembro sair a nova colecçao (tal como saiu agora a de 2021), e sabia que o meu vestido seria dela. No site fiz uma pré-selecçao de 8 modelos que queria experimentar (e confesso que tinha alguns preferidos). Enviei-lhes um e-mail e pedi marcaçao para o atelier de Cracóvia (têm noutras cidades, mas Cracóvia é uma cidade mais pequena e tinha voos directos e super baratos a partir de Oslo), e dei a minha lista de vestidos que queria experimentar, para garantir que tinham lá no atelier quando fosse. No entanto, também lhes disse que estava aberta a outras sugestoes
Informaram-me, também, que precisava comprar o vestido no mínimo 6 meses antes do casamento, e que para os estrangeiros (tal como eu), eles tinham uma opçao chamada "express fitting", em que quando viajasse para lá a ir buscar o vestido, fazia a primeira prova, e eles ajustavam tudo e no prazo de 3 dias me entregavam o vestido, com um extra de 10% do preço. Como ainda assim estava dentro do meu orçamento, achei fantástico, porque nao me dava jeito nenhum andar lá sempre a fazer provas.
Marquei a viajem e fui sozinha para lá.
Quando lá cheguei elas já tinham num cabide as minhas pré-escolhas e foi só começar a experimentar.
Posso dizer que acabei comprando o primeiro vestido que experimentei
Experimentei todos os outros, e até algumas das recomendaçoes delas. Curiosamente o modelo que eu achava que ia gostar mais nao foi o que acabei por escolher. Mas ficou entre os 2 finalistas, e acho que experimentei esses 2 umas 4 vezes, só para ter a certeza.
E foi assim, em menos de 2h tinha escolhido o vestido, tirado medidas e assinado o contrato. Vim de volta para casa.
Continuaram os preparativos, até faltar 1 semana para ir buscar o vestido e fecharam fronteiras e tivemos que adiar o casamento.
Eventualmente marcamos a nova data, desta vez para Outubro. E entrei novamente em contacto com o atelier. Foram super compreensivos, apesar de ter datas no contrato, deixaram remarcar as provas e o deadline. Até sugeriram enviar via DHL, mas nao me ia servir de nada. Preferi ir pessoalmente e marcamos para Setembro.
Inicialmente, a ideia era reunir algumas amigas e fazer uma espécie de bachelorette party em Cracóvia, e até já tinhamos planos em Março. Mas desta vez decidi ir sozinha, aquilo que eu chamo "viagem cirúrgica, in and out" durante 3 dias. Fiz a primeira prova em menos de 1h, e se demorou tanto tempo foi porque eu pedi uma alteraçao nas costas do vestido, entao foi o tempo de alfinetar as mudanças. Levei soutien e sapatos, e para ser sincera, ainda demorou algum tempo a ter aquela alegria de vestir o vestido de noiva. Foi, aliás, no dia em que abri este debate, sobre a fase do desgaste .
No segundo dia, já estava a alteraçao feita, e o cumprimento ajustado a mim e aí sim, pude dar uma volta no atelier e olhar-me ao espelho (ainda que com cara miserável do stress e da falta de sono). Nao foi preciso alterar mais nada, era perfeito e lindo, super confortável, facílimo de vestir. E já o levei de volta para o hotel nesse mesmo dia.
Custou-me enfiá-lo dentro do trolley de viagem, apesar de nao ser de um tecido que amarrote, mas assim que cheguei a casa pendurei logo, e aconselharam-me que se ficar muito amarrotado, posso passar um steamer.
E foi esta a minha experiência com o meu vestido. Nao sei o que irá acontecer no futuro, com toda esta expectativa e ansiedade, mas hoje decidi partilhar com todas vocês este bocadinho bom da nossa jornada difícil no que é preparar o casamento.
P.S. ah, e fizeram-me uma máscara a combinar com o vestido, tao linda